.elementor-element .elementor-swiper .swiper { overflow: hidden; }

O que é facilities: entenda o seu significado e conheça sua importância

CONTEÚDO

facilities - o que é facilities

CONTEÚDO

Saber o que é facilities é essencial para todo gestor que deseja se manter antenado em relação ao mercado e que quer aprimorar algumas áreas de seu empreendimento.

Composta por companhias terceirizadas que prestam serviços especializados, essa categoria tem um valor no mercado atual que já supera US$ 1 trilhão. A estimativa é de que esse setor cresça muito mais e que englobe outros campos, como Internet das Coisas (IoT), utilização de drones e edifícios inteligentes.

Logo, é possível perceber que a evolução tecnológica e o setor de facilities apresentam uma forte relação, não é mesmo?

Quer entender melhor o que é facilities?  Basta seguir lendo!

Afinal, o que é facilities?

Facilities nada mais é do que os serviços do cotidiano realizados por pessoas especializadas e que acontecem por meio de mão de obra terceirizada.

Ou seja, se um empresário, por exemplo, deseja aperfeiçoar melhorar a qualidade da recepção, ele pode, ao invés de montar uma equipe interna, contratar uma empresa de fora para realizar essa tarefa.

Essencial para manter a organização e promover a agilidade de uma companhia, as facilities englobam serviços importantes do dia a dia, como limpeza, portaria e segurança.

Além desses serviços gerais, há outros campos que fazem parte desse universo, como o setor de Recursos Humanos, por exemplo.

Em outras palavras, se a sua empresa estiver em fase de contratação, você não precisa montar um time robusto desse setor ou treinar seus funcionários internos. Basta contratar uma empresa de facilities especializada.

Agora que você entendeu o que são facilities, vale também compreender a sua importância.

A importância das facilities

Uma empresa é formada por vários setores. Logo, para que tenha sucesso e conquiste sua fatia no mercado, é crucial que todos funcionem bem. Para isso, um empreendimento precisa contar com serviços organizados, ágeis e, é claro, de qualidade.

Neste contexto, a ideia de realizar múltiplas contratos, além de cara, também apresenta um forte caráter burocrático e pode desviar o foco de seu core business.

De forma simples, isso quer dizer que se o seu negócio tiver como ramo de atuação o imobiliário, por exemplo, o seu objetivo, provavelmente, seja o de impulsionar vendas de imóveis, certo?

No entanto, se os serviços do dia a dia apresentarem falhas estruturais, como uma recepção defeituosa, é possível que você e o seu time se desviem das vendas para se preocupar com esse setor.

Além disso, uma recepção destreinada também pode prejudicar o seu negócio por não tratar, com excelência, os seus clientes em potencial. Nesse caso, uma empresa fornecedora de facilities pode ajudar.

Terceirizados

Outro ponto que é primordial destacar é que uma contração com carteira assinada demanda altos custos e encargos. Nesse cenário, contar com uma empresa de facilities representa uma vantagem significativa. Isso porque o contrato acontece de forma terceirizada.

Além de economizar, contratar uma empresa terceirizada promove o seu negócio, pois não sobrecarrega os seus funcionários. Outro benefício é que a qualidade dos serviços prestados também é elevada, pois os colaboradores são especializados e treinados.

Outra vantagem relevante é que a empresa de facilities também é responsável por seus produtos e equipamentos. Sendo assim, você também economiza com questões como estrutura física, manutenção e compras para atualizá-los.

Diante desses dados, além de compreender o que são facilities em uma empresa, é possível entender a sua importância, não é mesmo? Nesse quadro, é válido enfatizar que é preciso ficar muito atento na hora de contratar uma empresa terceirizada desse campo.

Ou seja, é fundamental realizar uma pesquisa sobre a sua atuação no mercado para saber se ela exerce seus serviços com qualidade e se o seu negócio cumpre toda a legislação trabalhista.

Isso porque um contrato que não segue as normas legais pode acarretar vários prejuízos e, você, é claro, não quer contribuir para esse cenário negativo, não é mesmo?

Principais serviços de facilities

Para ter uma visão mais completa sobre o que são facilities em uma empresa, é essencial conhecer seus principais serviços. Confira quais são eles, agora:

1. Serviços de limpeza

Contatar uma empresa terceirizada de serviços de limpeza assegura que o seu ambiente de trabalho esteja sempre limpo e agradável.

Neste item, é importante destacar que o mercado apresenta excelentes empresas que aliam qualidade com profissionalismo e colaboradores bem treinados.

2. Serviços de segurança

Essenciais para manter a segurança patrimonial de um estabelecimento, os serviços de segurança englobam a presença de profissionais capacitados e também apresentam equipamentos como câmeras e alarmes que realizam um monitoramento contínuo.

3. Serviços de portaria

Muito importante para garantir que pessoas não autorizadas não tenham acesso a sua empresa, os serviços de portaria contam, hoje, com inúmeros recursos, como o monitoramento de quem entra e sai, e colaboradores atualizados sobre questões de segurança e bom atendimento.

4. Serviços de recepção

Contar com serviços de recepção eficientes pode fazer toda a diferença para o seu negócio. Isso porque ao promoverem um bom atendimento, eles valorizam a imagem de sua organização e podem, até mesmo, contribuir para o fechamento de uma parceria ou negócio.

5. Serviços de RH

Como já abordado acima, os serviços de RH terceirizados podem auxiliá-lo bastante para selecionar colaboradores especializados. Esse departamento também exerce um papel indispensável em outros setores, como na área de folha de pagamento.

Próximos passos

A contratação de uma empresa de facilities no RH pode ajudar a sua empresa no processo de transformação digital desse setor. Saiba mais:

facilities rh O que é facilities: entenda o seu significado e conheça sua importância

Neste post, você pôde entender melhor o que são facilities e saber que contar com empresas que prestam esses serviços pode promover o seu negócio em vários cenários, certo?

Para fazer a gestão do desempenho e da eficiência das empresas prestadores desses serviços, os indicadores são uma ótima alternativa.

Para isso, um software de gestão estratégica é essencial! O STRATWs One, desenvolvido pela Siteware, possui essa e diversas outras funcionalidades, como:

  • Integrar pessoas, operação e estratégia;
  • Encontrar oportunidades de melhoria;
  • Fazer a gestão de reuniões e do portfólio de projetos;
  • Aumentar a produtividade;
  • Criar, acompanhar e compartilhar KPIs com agilidade e transparência;

Solicite agora uma demonstração 100% gratuita:

stratws one