Implementação do planejamento estratégico em 5 passos: transforme ideias em planos de ação!

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“A estratégia torna as escolhas sobre o que não fazer tão importantes quanto as escolhas sobre o que fazer”.
Esta frase do mestre do planejamento estratégico, o professor de Harvard Michael Porter, ilustra com precisão a importância da implementação do planejamento estratégico nas empresas.
Mas afinal, por que fazer a implementação do planejamento estratégico?
Mais do que conhecer as forças competitivas do mercado, estudar as forças e fraquezas da empresa, as ameaças e oportunidades que se divisam no horizonte por meio da matriz SWOT e usar outras ferramentas para traçar objetivos, metas e ações, é na tomada de decisão do dia a dia que tudo isso se torna palpável e real.
Mesmo com o norte traçado e bem definido, é nas escolhas diárias do que fazer e do que não fazer que uma empresa faz a implementação do planejamento estratégico, transformando um objetivo abstrato em resultados na ponta do lápis.
Mas como fazer o que foi planejado se transformar em, realidade? Isto é: como fazer a implementação do planejamento estratégico organizacional de forma prática e objetiva?
Continue a leitura e saiba mais!
A tecnologia pode ajudar de alguma forma?
Nesta postagem, você vai entender como fazer a implementação do planejamento estratégico para que ele deixe de ser uma ideia na cabeça e passe a ser uma série de metas cumpridas em suas mãos. E vamos combinar que essa é a parte mais difícil: tirar os planos do papel!
Antes de desvendar os segredos da implementação da estratégia organizacional, confira este vídeo e conheça 3 ferramentas que podem ser essenciais para começar a planejar:
E o uso de ferramentas e softwares pode ser o que está faltando na implementação do planejamento estratégico na sua empresa. Muitas vezes, o controle das informações feito de forma manual, bem como a pouca visibilidade do planejamento estratégico ao longo do ano podem dificultar e até atrapalhar na hora de colocar em prática.
Por isso, usar a tecnologia como aliada faz toda a diferença na implementação do planejamento estratégico. Ao contribuir na análise de dados, em automações de processos e na colaboração do time, a execução da estratégia se torna bem mais simples.
Como fazer a implementação do planejamento estratégico?
A importância do planejamento estratégico nas empresas é reconhecida e valorizada pela grande maioria dos gestores.
Todos se esforçam em estudar o mercado e os concorrentes, as forças e fraquezas da empresa, as oportunidades e as ameaças do ambiente externo para, assim, traçar os planos de ação que vão levar a organização a alcançar seus objetivos.
Mas onde muitos ainda pecam é, exatamente, na implementação do planejamento estratégico.
O segredo desta etapa do processo estratégico organizacional está no monitoramento constante.
Dessa forma, baseando-se em indicadores de performance, que precisam ter sido definidos anteriormente, quando se fez o planejamento estratégico, o gestor saberá se está no caminho certo ou se é preciso ajustar o rumo.
Mas você sabe como usar indicadores na hora de fazer a implementação do planejamento estratégico? Então, continue a leitura de nosso texto.
1. Use indicadores de performance para a implementação do planejamento estratégico
Antes de prosseguirmos, é preciso entender o que são indicadores de performance, também chamados de KPI (Key Performance Indicator).
Indicadores de performance são parâmetros definidos pela empresa que devem ser usados para mensurar o desempenho da organização, avaliar seus resultados e auxiliar na tomada de decisão.
Só de ler essa descrição, já começa a ficar mais clara a importância de uma implementação do planejamento estratégico bem realizada. Sem ela, não será possível corrigir os rumos e saber se a empresa está “indo bem”, dentro do que foi planejado.
DICA: Os 5 mitos da estratégia: conheça e entenda por que não acreditar neles
Mas como fazer esse monitoramento?
Nessa hora, a tecnologia e transformação digital nas empresas se tronam duas grandes aliadas do gesto empresarial.
Por que o ideal é que se conte com softwares de gestão de performance que forneçam esses dados de forma automatizada, com painéis de controle que mostrem as informações em tempo real e possibilitem a execução, por exemplo, da chamada gestão à vista.
2. Entenda a gestão à vista
O que é a gestão a vista?
Usar um painel de controle com dados e informações de desempenho das esquipes e funcionários em tempo real e mantê-lo em exposição para os colaboradores em monitores estrategicamente posicionados. Isso é a gestão à a vista.
Trata-se de uma forma ágil e motivadora de manter todos a par do desempenho da empresa, a hora que se desejar.
Veja um exemplo de painel de controle de KPIs:
Perceba que ele é bastante visual e intuitivo. Dessa forma, por meio de cores e formas, é possível saber rapidamente se as metas foram alcançadas, mês a mês.
Além disso, há um resumo, nas primeiras colunas, mostrando a meta desejada e o resultado real alcançado, para que se tenham esses números bem claros e comparativos, mostrando o quanto se precisa melhorar (ou continuar fazendo certo!).
Assim, além de criar um senso de propósito, fazendo com que todos percebam que suas ações se refletem no resultado final da empresa, a gestão à vista proporciona muita agilidade. E mais: traz os subsídios necessários para quem precisa tomar decisões rápidas e baseadas em dados e fatos, não em opiniões e conjecturas.
E para que os resultados fiquem ainda mais evidentes, bons softwares de gestão de performance costumam usar gráficos o mais intuitivos possível, assim, todos entendem tudo rapidamente.
Veja este exemplo do STRATWs One, com ponteiros indicando por meio de cores os resultados da empresa:
A gestão à vista é um tema muito abordado em nosso blog. Confiara alguns textos que podem te ajudar a entender melhor essa estratégia de gestão de equipes:
3. Acompanhe as listas de tarefas de seus colaboradores
Lembre-se que para fazer a implementação da estratégia organizacional seus colaboradores precisam por a mão na massa!
Isto é: precisam entregar no prazo as tarefas que lhes foram designadas nos planos de ação. Mas como saber se essas rotinas e projetos estão sendo realizados?
Para isso, é necessário acompanhar as entregas individuais de cada colaborador. Mas já pensou fazer isso manualmente, enviando e-mails cobrando as entregas, ou mesmo em planilhas complicadas e sempre desatualizadas?
Para que isso seja bem mais fácil e ágil de fazer, o STRATWs One disponibiliza telas com relatórios como este:
Fácil de acompanhar, não?
Aproveite e compartilhe esta dica com seus colaboradores: Métodos de organização no trabalho: 4 dicas para entregar todas as sua tarefas!
4. Use indicadores para a solução de problemas (Ciclo PDCA)
Outro ponto importante na implementação do planejamento estratégico é a solução de problemas. Assim, ao monitorar os indicadores e perceber que as coisas não vão como o planejado, é preciso tomar providências.
Mas como saber se as providências tomadas estão surtindo os efeito desejados? É preciso acompanhar os resultados continuamente e em tempo real.
Para isso, o STRATWs One também oferece funcionalidades focadas na solução de problemas, com telas e relatórios completos. Eles mostram tanto a situação atual como a tendência de melhoria ao longo tempo. E, além disso, o progresso das ações estipuladas.
Ne verdade, essas funcionalidades ajudam sua empresa a implementar a metodologia PDCA para a solução de problemas.
O Ciclo PDCA significa Plan (planejar), Do (executar), Check (checar/controlar) e Act (agir). Ele deve ser utilizado justamente para melhor estruturar a melhoria contínua dentro da sua empresa.
Vejas, agora, algumas telas que você pode usar ao solucionar problemas durante a implementação da estratégia:
Leia também: Conheça exemplos de DMAIC na prática e veja como as 5 etapas do método otimizam processos organizacionais
Outro método muito usado para fazer a implementação do planejamento estratégico é a chamada metodologia OKR, que vamos apresentar em seguida.
5. OKR: Objectives & Key Results
Um método consagrado por sua utilização no Google, OKR significa Objetivos e Resultados-Chave.
Seu segredo está na forma ágil como são definidos esses indicadores e em uma característica especial dos resultados-chave, que auxilia no monitoramento da execução da estratégia.
Como definir OKR: dicas e exemplos para colocar em prática em sua empresa
Para se definir o objetivo, deve-se responder à pergunta: o que eu quero alcançar?
Assim, o objetivo é o resultado final que a empresa deseja atingir, como por exemplo: conquistar mais 5% de Market Share até o final do ano.
Mas como saber se a empresa está no caminho certo?
É neste ponto que os resultados-chave são de extrema importância na implementação do planejamento estratégico, pois, para defini-los será preciso responder à pergunta: como eu vou saber se estou chegando lá?
Assim, podem-se definir resultados-chave como estes:
- Aumentar em 30% a publicação mensal de posts no blog da empresa
- Captar 20% a mais de leads nessas postagens
- Aumentar em 10% a taxa de leads qualificados para vendas
- Fechar 25% mais propostas enviadas para leads qualificados
Perceba que os resultados-chave se referem a ações que se derem certo, levarão ao atingimento do objetivo.
Assim, caso no segundo mês após a implementação do planejamento não se tenha conseguido alcançar alguns desses resultados-chave (proporcionalmente a esse período, claro), alguma medida adicional ou de ajuste deverá ser tomada para que sejam alcançados.
Portanto, percebe-se com antecedência se a implementação do planejamento estratégico está sendo adequadamente implantada ou se é necessário corrigir seus rumos.
Se você quer dominar plenamente a implementação do planejamento estratégico, então, baixe nosso e-book gratuito: A importância do Planejamento Estratégico Empresarial
Próximos passos
Após ficar claro para você a importância da implementação do planejamento estratégico e como ela pode ser monitorada, lembre-se: fazer um planejamento estratégico é fundamental, mas se não for executado adequadamente, de nada terá valido todo esse trabalho.
É por isso que o STRATWs One, nosso software de gestão de performance corporativa, é a solução ideal para te ajudar no mais difícil: a implementação do planejamento estratégico.
Nossa plataforma permite criar, acompanhar e compartilhar KPIs. Assim, é possível monitorar a implementação da estratégia organizacional e fazer os ajustes necessários.
Confira suas vantagens:
- Criar e acompanhar KPIs de processos, projetos e pessoas;
- Compartilhar informações com agilidade e transparência;
- Usar a meritocracia e a gestão à vista para motivar e gerenciar equipes;
- Empregar as principais metodologias de planejamento estratégico como BSC, OKR e SWOT;
- Potencializar a governança corporativa;
- Gerenciar riscos e analisar cenários;
- Focar na busca dos resultados que sua empresa procura alcançar.
Solicite uma demonstração gratuita e veja na prática como o STRATWs One pode transformar a implementação do planejamento estratégico na sua empresa.