Processos

Conheça exemplos de DMAIC na prática e veja como as 5 etapas do método otimizam processos organizacionais

Conheça exemplos de DMAIC na prática e veja como as 5 etapas do método otimizam processos organizacionais

Publicação : 12/02/2019

Por Siteware

10 min

O que significa DMAIC? É simples:

  • Define (definir)
  • Measure (medir)
  • Analyze (analisar)
  • Improve (melhorar)
  • Control (controlar)

Apenas de traduzir do inglês o significado do método DMAIC é possível ter ideias de como ele pode melhorar processos em sua empresa.

Afinal, definir, medir, analisar, melhorar e controlar, sejam dados, situações ou metas é algo imprescindível para auxiliar a gestão empresarial e tornar o negócio mais competitivo.

Mas, como cada uma dessas letras iniciais consegue transformar processos em diferentes empresas?

Para te explicar, hoje trazemos alguns exemplos de DMAIC na prática. Acompanhe nosso conteúdo e tenha insights valiosos para aplicar o DMAIC em sua empresa!

Saiba mais: O que é Ciclo DMAIC e como utilizar?

As 5 etapas do DMAIC

Antes de trazer exemplos de DMAIC, queremos esclarecer, rapidamente, o que cada uma das 5 etapas significa.

Importante destacar que a ferramenta tanto pode ser utilizada para solucionar problemascomo para melhorar e otimizar processos. Mas é importante que cada passo seja seguido corretamente.

Com base em uma “causa-raiz” de um processo, a ideia é que um plano seja acompanhado não somente por uma gestão de empresa, mas por diferentes profissionais e equipes.

Veja as 5 etapas do método DMAIC e exemplos de ferramentas e ideias que podem ajudar a colocá-las em prática.

1- Definir

Qual é o problema? Nesta primeira etapa é importante reconhecer e definir informações sobre o cliente, problemas, oportunidades, objetivos e cronogramas.

2- Medir

Aqui é necessário estabelecer os aspectos mais importantes do processo em questão e coletar métricas e dados relevantes.

Você pode usar ferramentas de causa e efeito, saída e entrada e diagramas de Ishikawa, por exemplo. O importante é definir como medir o desempenho da empresa de forma clara e assertiva.

Confira em nosso canal no YouTube:

3- Analisar

Com os dados coletados anteriormente, analise: erros, defeitos, problemas. Use ferramentas que identifiquem as lacunas entre o desempenho atual da empresa e o que você precisa alcançar.

A prioridade são as oportunidades de melhoria. Diagramas de dispersão e análise de modos de falhas e efeitos podem ser úteis.

4- Melhorar

Hora de aprimorar os processos usando técnicas e soluções criativas para desenvolver ações. Criar planos detalhados é necessário para implementar as melhorias.

5- Controlar

O controle envolve a institucionalização e padronização de melhorias. Nesta última etapa, o monitoramento se torna fundamental, pois garante que desvios futuros possam ser corrigidos – ou até evitados.

DMAIC, veja exemplos em diferentes cenários

Exemplo de DMAIC em revendas de fabricante

Empresa: Fabricante de pneus com 30 distribuidoras

Cenário inicial: Cada uma das 30 filiais tem muito estoque com todos os tipos de pneus da fabricante, o que faz com que o atendimento ao cliente seja sempre rápido e satisfatório.

Problema identificado: Os custos da empresa aumentaram consideravelmente no último ano.

E agora? Como implementar o DMAIC? Veja abaixo.

  • Definir: você percebe que os custos aumentaram naturalmente com novos funcionários e espaços alugados para as 30 revendas e estoque para todas elas.
  • Medir: os custos comparados com o último ano aumentaram em 20%, apesar de não gerar mais receita.
  • Analisar: junto com as 30 revendas, você analisa qual item tem maior custo para a empresa. Em média, os custos com estoque se mostraram 15% maiores no ano, e alguns modelos são deixados por mais tempo no depósito.
  • I(melhorar): para melhorar, você se reúne com representantes de todas as 30 filiais e analisa os métodos possíveis. Uma proposta seria oferecer um depósito central, que forneceria pneus três vezes por semana, por exemplo. Outra alternativa seria ter somente pneus convencionais em estoque, mantendo os tipos específicos nesse depósito central. Agora, vamos supor que a primeira proposta foi a escolhida.
  • Controlar: depois de um período de teste, é lançada uma avaliação com todas as filiais e a gerência. Só que os representantes demonstram que muitas vendas são canceladas em função da falta de pneus convencionais, que vendem mais. A avaliação mostra que talvez a segunda proposta de melhoria fosse a ideal. Assim, decidem estocar pneus convencionais e o restante fica para ser entregue pelo depósito central. Posteriormente, essa solução também deverá entrar no controle.

Exemplo de DMAIC em empresa de software

Agora supondo que você tenha uma empresa desenvolvedora de softwares. O método DMAIC pode ser útil para aplicar em processos mais vulneráveis e de risco.

Você consegue entender melhor as demandas, saber as certificações que precisa, como lidar com projetos e reduzir erros de equipes.

Veja o exemplo de DMAIC abaixo, retirado do estudo “O Seis Sigma na melhoria dos processos de software”:

  • Definir: a empresa percebe um aumento na quantidade de retrabalho na programação de software.
  • Medir: várias horas eram gastas com o retrabalho e uma medição mostra, também, mudanças entre as médias de equipes e diferenças técnicas.
  • Analisar: uma análise de causa e efeito mostra que as causas envolvem a falta de infraestrutura e seguimento de exigências nos processos, padronização de produtos e ferramentas de automação e treinamento.
  • I(melhorar): para melhorar, a empresa utiliza o modelo FMEA (Failure Model and Effect Analysis). Assim, pode priorizar as ações de melhoria de propostas com base nas etapas anteriores do DMAIC.
  • Controlar: um gráfico de controle estatístico mostrou a essa empresa, por exemplo, que após a implementação do processo de melhoria, a redução no tempo de construção do software foi de quatro horas totais.

Outros exemplos de DMAIC

Há casos relacionados à construção civil, onde construtoras reduzem significantemente desperdícios de materiais e mão de obra. Com o controle final, as empresas podem chegar ao percentual de diminuição de não conformidades, assim como outras análises possíveis com o monitoramento.

Em um hospital, o DMAIC pode até observar incidências de infecções e diminui-las de acordo com as métricas analisadas. E assim por diante.

Abaixo separamos mais um exemplo de DMAIC que pode beneficiar inúmeras empresas. O objetivo, aqui, seria melhorar e estabelecer a cultura empresarial.

  • Definir: criação de missão, visão e valores da empresa.
  • Medir: identificar os comportamentos de liderança que podem apoiar essa mudança na cultura da empresa. Comunicar metas, conduzir reuniões de equipe ou contratar consultores externos podem ajudar na medição.
  • Analisar: você pode analisar as lacunas dessa cultura que deseja estabelecer e definir ações para evitar problemas.
  • I(melhorar): ações de comunicação interna, oferecer treinamento tanto para a gestão como para a equipe, orientar líderes que precisam de melhorias, etc.
  • Controlar: pesquisas com funcionários podem ser uma boa forma de controlar se a cultura está sendo seguida e se todos compreenderam o processo.

Confira este infográfico e veja um resumo da metodologia DMAIC:

exemplos de DMAIC

Aplique o método DMAIC você também!

Conhecer o que é DMAIC, alguns exemplos e como eles vêm beneficiando empresas é uma forma de entender a diferença que o método pode fazer.

E em sua empresa? Algum problema ou processo em vista que gostaria de melhorar? Que tal aplicar o método DMAIC?

Se tiver alguma dúvida, escreva para nós!

Veja também: Melhore sua gestão imediatamente: aprenda como fazer PDCA passo a passo

O STRATWs ONE é um software de gestão de performance corporativa que ajuda a acompanhar o desempenho de projetos, equipes e colaboradores.

Com ele, estratégia e operação se integram, por meio da ação dos colaboradores.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!

Aproveite e baixe mais uma metodologia para resolução de problemas. Use nosso template gratuito: Método Ver e Agir