O que é Green Belt Six Sigma: 5 benefícios da certificação

CONTEÚDO

green belt six sigma

CONTEÚDO

(Clique no player para o ouvir a narração do nosso post sobre O que é Green Belt! Deixe nos comentários o que achou.)

Ao contrário de muitas outras ferramentas de melhoria contínua de processos, o Lean Six Sigma tem grande ênfase na determinação. Assim, combate a causa que origina uma queda de produção de qualidade dos produtos ou serviços entregues por uma empresa.

O Green Belt Six Sigma é derivado da Metodologia Lean, também chamado de Gestão Enxuta. Quer conhecer outras metodologias ágeis e otimizar sua gestão? Então, assista ao nosso vídeo sobre o assunto: 

No caso de atuação em uma indústria, o Seis Sigma se esforça e entra em vigor para reduzir a quantidade de produtos defeituosos que uma empresa tende a produzir.

Para ser mais específico, a certificação Green Belt é, na verdade, uma credencial profissional usada para garantir a melhoria dos resultados encontrados em indicadores de qualidade das organizações, especialmente melhorias relacionadas ao gerenciamento de processos.

Neste artigo, vamos nos concentrar em entender o que é Green Belt. Portanto, também apontaremos os 5 benefícios principais da certificação.

Leia também:

O que é Green Belt Six Sigma

Green Belt é uma certificação em que os participantes receberão uma introdução sobre ferramentas e métodos que são essenciais para participar de projetos de melhoria contínua.

Assim, este curso enfoca a estrutura básica do DMAIC, uma sigla que abrange os seguintes conceitos:

  • definir;
  • medir;
  • analisar;
  • aperfeiçoar;
  • controlar.

A Siteware preparou, para você, um material 100% gratuito e completo do Ciclo DMAIC. Baixe agora:

banner ciclo dmaic

Ao concluir a certificação, os profissionais serão capazes de identificar os problemas de produção de um negócio e implementar soluções para erradicá-los.

O Seis Sigma é um processo orientado por pessoas. Com isso, o nível de desempenho do projeto tende a corresponder ao nível de persistência, especialização e comprometimento dos membros da equipe.

Ao analisar os papéis que contribuem para um projeto, muitas vezes nos concentramos  nas funções dos Black Belts para a implantação. Um Master Black Belt, por exemplo, é a posição mais alta dentro dos níveis de certificação no programa Lean Six Sigma. No entanto, para melhorar o desempenho, os Green Belts também desempenham um papel crítico na melhoria dos processos nas empresas.

O conceito de o que é Green Belt está relacionado a profissionais habilidosos, cujo objetivo é melhorar a qualidade do processo. Assim, eles ajudam a preencher a lacuna entre a teoria do Seis Sigma e a aplicação no mundo real.

Os profissionais certificados Green Belt Six Sigma desempenham um papel vital na:

  • melhoria contínua de processos;
  • inspeção de dados;
  • gerenciamento de projetos.

Dessa maneira, o treinamento Green Belt ensina aos candidatos as ferramentas básicas usadas por uma equipe de projeto e como aplicar as habilidades DMAIC relacionadas a um projeto Seis Sigma.

green belt six sigma

5 benefícios da certificação Green Belt Six Sigma

Existem inúmeras empresas e organizações no mercado de trabalho que estão em busca de profissionais que entendam o que é Green Belt e, mais do que isso, sejam certificados.

São inúmeras as vantagens de se tornar um certificado Green Belt. Portanto, esses benefícios podem ser o desenvolvimento estratégico ou financeiro, de clientes ou de pessoas, bem como competitivos.

A seguir, 5 vantagens diretas de ser certificado Green Belt:

1. Benefícios financeiros

Os benefícios financeiros do Lean Six Sigma Green Belt são numerosos. Assim, as empresas tendem a ter maior potencial em concluir os projetos no prazo.

A taxa de economia na produção também tende a ser bastante alta, seja em termos de tempo ou em termos do capital direto.

Os benefícios financeiros associados ao Green Belt Six Sigma estão sempre bem documentados. Na verdade, empresas que aplicam o Lean Six Sigma, tal como Motorola, GE e Honeywell são apenas algumas das corporações de sucesso que publicam grandes números há décadas com base em projetos de metodologia Six Sigma.

2. Benefícios estratégicos

Outro benefício da compreensão sobre o que é Green Belt está relacionado ao leque de novas estratégias e táticas as quais você terá acesso. Assim, essa certificação vai melhorar a natureza e a sua atitude sobre a solução de problemas.

Você será capaz de resolver um problema em um tempo comparativamente menor. Além disso, eliminar a causa raiz deste problema, em vez de resolvê-lo apenas superficialmente.

3. Benefícios de desenvolvimento de pessoas

Confiança é uma coisa que aumenta se você tiver essa certificação. Não apenas os méritos refletem no currículo, mas também em suas habilidades de comunicação.

Portanto, ter esta certificação lhe dará uma vantagem sobre os concorrentes e você acabará recebendo mais apoio da empresa para a qual trabalha.

4. Benefícios para o cliente

Os clientes são os que irão se beneficiar em termos da qualidade dos serviços e dos produtos que vão adquirir. Assim, eles poderão desfrutar de uma melhor forma de serviço, juntamente com melhor qualidade e entrega.

Essa também é a razão pela qual alguns clientes perguntam aos donos e gerentes de empresas se eles utilizam o Lean Six Sigma.

Fazer parte disso é uma ótima maneira de aumentar sua credibilidade e atrair clientes. Afinal, eles confiam que você oferecerá o melhor, seja em uma forma de serviço ou no produto que está tentando vender.

5. Vantagem competitiva

O último entre os benefícios listados aqui em relação ao conhecimento sobre o que é Green Belt é a vantagem de mercado adquirida.

Ter um profissional certificado na equipe pode ser usado em campanhas de marketing e nos argumentos de vendas. Assim, com a implementação do Lean Six Sigma, você poderá melhorar seu desempenho e superar seus concorrentes.

Saiba mais sobre a metodologia Lean Manufacturing, que dá origem à Lean Six Sigma!

metodologia lean green belt six sigma

Ao implementar o Lean Seis Sigma e obter uma certificação Green Belt, uma empresa pode desfrutar de grandes benefícios. Da mesma forma, isso também lhe dará a confiança na tomada de decisões, porque você terá a garantia de que tudo será baseado na análise dos dados reunidos.

Você deve considerar tudo isso e depois determinar por si mesmo se esse curso é benéfico ou não para você. Ao final do dia, você vai perceber que não há nenhum ponto negativo associado a ele. Além disso, existem muitos aspectos positivos desta certificação para a sua qualificação.

O Green Belt é certo para você?

A certificação Six Sigma destina-se a indivíduos interessados ​​em terminologias como:

  • melhoria contínua;
  • redução de desperdícios;
  • experiência de trabalho em qualquer cadeia de suprimentos ou gerenciamento de negócios.

A certificação ajuda os profissionais a aumentarem o domínio sobre esses assuntos. Consequentemente, amplia a confiança dos empregadores e seu salário.

Esta certificação para profissionais é responsável pelo:

  • controle de custos de um projeto;
  • melhoria de resultados;
  • contribuição geral para melhores resultados.

O STRATWs One, software de gestão desenvolvido pela Siteware, é uma plataforma que auxilia diretamente na melhoria contínua, gestão de projetos, acompanhamento de indicadores e muito mais!

stratws one

Este artigo foi escrito pela CAE Treinamentos. Oferecemos cursos de gestão e melhoria de processos desde o nível básico ao avançado.