Pelos padrões mais rigorosos, “dados pessoais” são quaisquer informações que possam ser usadas para identificar o “usuário”, diretamente ou indiretamente, sozinho ou em conjunto com outras informações. Isso inclui dados como: login corporativo e/ou nome completo, endereço de e-mail, número de telefone, foto, IDs de dispositivos, alguns identificadores de cookies, identificadores de rede e identificadores de localização.
Dada a definição acima, algumas informações nossos aplicativos são caracterizadas como dados pessoais. No cadastro de usuários, os seguintes campos são obrigatórios: nome / login de usuário e e-mail. Os campos opcionais, quando disponíveis, são: CPF/ID, telefone, celular, aniversário, estado civil, gênero, registro/matrícula, unidade gerencial, posição de liderança, ocupação, superior imediato, data de admissão, data de admissão na função e foto. Os campos opcionais estão disponíveis apenas no STRATWs One.
Os administradores do sistema no cliente podem escolher, no momento de criação de um usuário, preencher ou não os campos opcionais no perfil, se esses estiverem disponíveis. Os usuário pode atualizar o seu cadastro, bastando para isso clicar no avatar de seu perfil (canto direito superior) sobre o seu nome.
Os aplicativos da Siteware não armazenam ou solicitam informações pessoais mais sensíveis, tais como números de cartão de crédito. Nas versões SaaS Premium o software permite o uso de identidade federada (o que recomendamos). Neste caso o acesso é garantido pelo diretório corporativo do cliente, sem a necessidade de armazenagem da senha de acesso.
Quando os aplicativos da Siteware são utilizados por um usuário, suas atividades são registradas para fins de auditoria. Isso é considerado como dado pessoal pelos preceitos mais restritivos. Veja um exemplo:
Quando o valor de um KPI é manualmente alterado no sistema, o nome do usuário que fez a modificação é registrado, refletindo as atividades profissionais ligadas ao seu papel. Isso atende logs comumente demandados (hora e data + nome de usuário + ação + valor). Exemplo: às 09:30h do dia 02/ago/19 usuário X muda o KPI Y para o valor Z.
Existem outras situações em que as atividades dos usuários ficam registradas. São elas: o acesso ao sistema, tarefas, arquivos anexados, workflows, reuniões e outros objetos do sistema. Como no exemplo anterior, essas informações são utilizadas para fins de auditoria.
A coleta, uso e compartilhamento de informações estão relacionadas à gestão de desempenho e podem variar de acordo com os módulos utilizados pelos clientes. Verifique quais módulos dos aplicativos da Siteware estão sendo usados pela sua empresa. Abaixo, são apresentadas as funcionalidades mais comuns de cada módulo e referenciados alguns logs de auditoria típicos:
O módulo Performance Corporativa (ou Valorae Metas) reúne em um único local os indicadores estratégicos, táticos e operacionais, extraindo as informações a partir de outros sistemas ou ERP’s utilizados na empresa. Informações podem ser alimentadas automaticamente por interfaces ou manualmente pelos usuários definidos (gerando logs). Neste módulo é possível acompanhar em tempo real o resultado do planejamento estratégico, envolvendo todos os colaboradores em torno da melhoria dos resultados, seja qual for o modelo de gestão utilizado.
O módulo de Performance Individual (ou Valorae Competências) auxilia no desenvolvimento e retenção dos talentos. Com ele, é possível avaliar o desempenho e remunerar colaboradores pelo resultado. Ele conta com a função de Programa de Resultados (RV), Avaliação de Competências para o desenvolvimento de Programas de Desenvolvimento Individual (PDI) e Matriz 9 Box.
O módulo de Gestão de Reuniões (ou Valorae Reuniões) apoia todo o ciclo de vida de uma reunião: do agendamento, a definição da pauta, o convite aos participantes, a criação das tarefas acordadas, até a elaboração e aprovação da ata. Em linha com a metodologia GTD (Getting Things Done), permite o monitoramento de tarefas definidas (log da criação e execução).
O módulo de Gestão à Vista (não tem correspondente no Valorae) automatiza o processo de gestão à vista, que torna a gestão transparente e focada no que realmente importa. Por meio de painéis ou relatórios, ele reúne as informações dos indicadores com o objetivo de compartilhá-los com toda a equipe. Isso pode incluir visualização de resultados por TVs LCD internas nas áreas comuns (função do STRATWs One). Dessa forma, é possível aumentar o engajamento, a produtividade e melhorar o relacionamento entre todas as áreas da empresa.
O módulo Oportunidades de Melhoria (ou Planos de Ação e FCA’s no Valorae Metas) conduz a análise e solução de problemas, fazendo com que a empresa implemente a melhoria contínua dos processos por meio de metodologias universais, tais como: PDCA, FCA, Ver & Agir, DMAIC, entre outras. Além disso, este módulo fornece apoio à obtenção e manutenção das principais certificações, agrupando análises em Ações Corretivas e Ações de Melhoria. Formulários podem ser criados neste módulo e tarefas definidas (mudanças são logadas). Os usuários acessam as tarefas a eles atribuídas, bem como os fluxo de aprovação (logados).
O módulo Gestão do Portfólio de Projetos (não tem correspondente no Valorae) permite acompanhar a evolução de um projeto, a gestão de mudanças, as entregas e seus custos, além de contar com a visualização gráfica e consolidada do status de toda a carteira de projetos. Projetos podem ser criados e cronograma definidos (mudança logadas). Usuários acessam projetos e cronogramas nas unidades a eles atribuídas. A liderança e executivos C-level conseguem ver todo o portfólio.