Logo siteware

O papel do STRATWs One e Siteware na Melhoria Contínua da Strauss Coffee

A Melhoria Contínua é uma prática que as empresas adotam quando buscam ininterruptamente aperfeiçoar seus produtos, serviços e processos. Os benefícios financeiros e a economia de tempo estão nos custos evitados e sem perder qualidade do produto ou serviço oferecido ao cliente.

Essa metodologia é o que guia a Strauss Coffee, gigante da indústria cafeeira, que opera em 10 países, possui mais de 16 marcas, dentre elas a 3 Corações e mais de 6000 funcionários.

Uma das líderes globais do setor, a Strauss é parceira Siteware desde 2017. E desde a implementação do STRATWs One, nosso software de gestão de desempenho, tem otimizado suas ações em prol da melhoria contínua e crescimento da empresa.

Veja alguns números dessa parceria e de uso do STRATWs One:

5 anos

de parceria

900

usuários ativos em 2021

17.708

Indicadores acompanhados em 2021

“Nós somos uma empresa do que é chamado de bens de consumo rápido. Este mercado é um mercado onde você precisa ser muito eficiente e precisa ser coordenado. E parte da nossa estratégia é um programa de melhoria contínua de desempenho para garantir que todas as partes dos negócios estejam alinhadas”, analisou Hilel Kremer, CFO da Strauss.

“É uma indústria em que não se pode ficar parado, você precisa melhorar o tempo todo. E é por isso que decidimos colocar o desempenho excelente como parte da estratégia da empresa. E para fazer isso, você não precisa apenas conversar, é preciso tomar ações para implementar o programa e a plataforma da Siteware nos permitiu implementar esse programa, até então muito bem-sucedido”, completou.

Se no passado os relatórios com os resultados eram obtidos apenas no fim do mês, gerando uma reação tardia a qualquer desvio, com o uso da ferramenta da Siteware a rotina mudou. 

“No passado, eu ou os gerentes obteríamos os relatórios próximo ao fim do mês sobre o que aconteceu nos meses anteriores e então começaríamos a nos perguntar por que algo deu errado e então elaboraríamos um item de ação ou um projeto para resolvê-lo”, destacou Hilel Kremer.

Agora as pessoas estão identificando os problemas quando eles aparecem e não estão esperando até obter um relatório para começar a resolver.

“Hoje, as coisas estão sendo feitas de uma forma proativa, já que cada um dos nossos usuários tem seu próprio pequeno portal, em que ele entra e vê os KPIs, e isso pode acontecer em apenas dois ou três dias após o fim do mês e já temos pessoas trabalhando proativamente para resolver o problema. A abordagem holística da solução é que realmente se encaixa no método de excelência empresarial que estamos tentando implementar.”, celebrou o gestor.

“Eu não vou mais discutir os resultados, eu já estou discutindo o item de ação, a causa raiz, e isso é proatividade”.
Hilel Kremer
CFO da Strauss Coffee

Uso da ferramenta pelos gestores

1733

reuniões agendadas no Stratws em 2021

752

painéis individuais de desempenho foram acompanhados em 2021

240

scorecards criados em 2021

Veja agora, nas palavras do CFO, quais as outras formas de impacto do STRATWs One e da Siteware na rotina de gerenciamento da Strauss Coffee.

O STRATWs One permite que todos os setores acompanhem em um único local as principais informações da organização, fazendo com que a tomada de decisão pelos gestores seja mais assertiva e feita com base em dados confiáveis. 

E para Hilel Kremer, essa é a uma das principais vantagens da ferramenta da Siteware.

“Em primeiro lugar, transparência e alinhamento entre os diferentes departamentos e a conexão dos diversos níveis de gerentes, o que chamamos de três ou quatro níveis abaixo do CEO, entendendo como eles contribuem para a visão geral e também a capacidade de identificar problemas rapidamente”, avaliou.

“Eles entenderem o que deu errado e montarem tarefas ou projetos para resolvê-los é o principal valor que vimos até agora, completou.

Não existe outra ferramenta como o STRATWs One

Aqui na Siteware, nos orgulhamos de oferecer uma ferramenta única e robusta, como tudo que você precisa para gerir de forma completa o desempenho corporativo da sua empresa. Não existe no mercado, um software como o STRATWs One. E não somos nós que estamos dizendo isso. 

“Depois de examinar minuciosamente outra plataforma, não encontramos nenhuma outra que tenha todos os ingredientes em um só lugar”, destacou o CFO.

“Sim, existem algumas plataformas que possuem KPIs, algumas que possuem gerenciamento de projetos, algumas em que você pode agendar reuniões e ter tarefas. Mas, a plataforma que tem tudo junto e que nos permite criar o que chamamos de rede social operacional dentro da empresa, o único software que encontramos foi o STRATWs”, completou.

A escolha pelo STRATWs foi realmente pela necessidade da Strauss de realizar uma mudança radical na maneira como era executada a estratégia.

Adesão ao STRATWs One

114

soluções de problemas realizadas em 2021

868

unidades de negócio fazendo gestão através do STRATWs

1388

tarefas criadas em 2021

A adesão a um novo sistema, geralmente, não vem sem certa resistência por parte dos usuários. É uma mudança não apenas na rotina, mas na cultura da empresa, como destacou Hilel Kremer

Porém, com a ferramenta da Siteware, o processo foi muito mais tranquilo para a Strauss.

“Implementar um programa também é uma mudança cultural. Eu não falei sobre isso até agora, mas para fazer uma mudança cultural é muito difícil e uma das vantagens do sistema da Siteware foi que, por causa da forma como as coisas são apresentadas visualmente, é relativamente mais fácil implementar essa mudança”, avaliou.

“Preciso dizer que a Siteware tem componentes muito bons que ajudaram com a coleta de dados, transferindo do sistema ERP e alguns dados de RH e de outros sistemas. E as pessoas entendem o valor da plataforma e gerenciam suas rotinas” completou o CFO.

A implantação

“A implantação foi feita em fases, começamos país por país. Especificamente para nós, cada unidade de negócio (BU) é muito diferente, então não queríamos pegar todos os BUs juntos, mas sim um por um e mostrar que as coisas estavam funcionando em alta velocidade e, em seguida, passamos para outro BU”, explicou Hilel Kremer.

“Começamos com a Polônia, o primeiro lançamento foi em setembro de 2017. A flexibilidade para nós foi ótima, era como um produto pronto para uso, mas também sentimos que poderíamos trabalhar com a Siteware para atender nossas necessidades e melhorar ao longo do tempo”, continuou.

“Eu senti o tempo todo que estávamos fazendo isso por uma maratona e não para uma corrida”, concluiu o CFO.

Uma ferramenta mundial

O STRATWs One está disponível hoje em 13 idiomas e é utilizado em todo mundo. Um dos responsáveis pela disseminação da ferramenta ao redor do globo é a Strauss Coffe, que como mencionamos no início deste artigo, tem operação em mais de 10 países.

“Foi muito bom que utilizamos a plataforma bilíngue e isso tornou a barreira menor e a porta maior para as pessoas entrarem na plataforma. As pessoas estão muito engajadas, faz parte da rotina diária de alguns e em alguns lugares é uma rotina mensal”, celebrou.

“Vemos que a Siteware está ajudando as unidades de negócios a se alinharem entre os diferentes departamentos, então vemos uma melhor comunicação entre eles, especialmente nos países em que as pessoas não estão sentadas no mesmo lugar”, prosseguiu.

“Agora conseguimos avaliar melhor os países, e por isso temos também o que chamamos de multifuncional, então o país terá seu próprio conjunto de KPIs, mas nosso COO, por exemplo, terá seu conjunto de métricas que é único e unificado em países diferentes e ele pode facilmente comparar entre os países, executar seu núcleo de desempenho mensal da mesma forma em países diferentes, juntamente com diversos outros benefícios que percebemos”, concluiu.

Quer saber mais sobre o STRATWs e sobre como ele pode otimizar os processos de gestão da sua empresa, entre em contato com nossos especialistas.

STRATWs One

Ideal para a necessidade da sua empresa

Para empresas que já possuem maturidade de gestão e querem:

Para empresas que já possuem maturidade de gestão e querem:

  • Fortalecer a cultura de gestão por resultados com estruturação de um robusto processo, capaz de aumentar a produtividade e reduzir a dependência das grandes consultorias
  • Alinhar toda a empresa em torno dos objetivos, metas e entregas
  • Estimular a comunicação, colaboração e disseminação das melhores práticas entre as diversas áreas da empresa
  • Garantir execução do planejamento estratégico
  • Consolidar as informações das diferentes unidades operacionais e/ou negócios de uma organização