Siteware e Vale

Como a Siteware ajudou a Vale a elevar a maturidade de Gestão e melhorar a Performance Corporativa

Com seus 78 anos de existência, a Vale se tornou uma das maiores empresas de mineração do mundo. Construída inicialmente como parte da rede pública em 1997 a então Companhia Vale do Rio Doce foi privatizada, enfrentando assim, diversos desafios na Gestão e na Performance Corporativa.

Com o passar dos anos a Vale foi crescendo e aumentando sua presença pelo mundo, o que elevou ainda mais os desafios da alta Gestão do negócio. Assim, em 2005, começou a parceria com a Siteware. Com o auxílio do STRATWs One, a empresa conseguiu efetivar seus processos de gestão internos e potencializar sua maturidade administrativa.

Por isso, agora, vamos contar para você como foi (e continua sendo) a trajetória da Vale com a Siteware, uma jornada que começou há 15 anos atrás e continua dando frutos que a ajudam a se tornar a maior operadora de logística do país.

Quais eram os desafios da Vale?

Uma pergunta um pouco difícil de ser respondida, uma vez que o relacionamento da Vale com a Siteware já é de longa data. No entanto, o principal desafio da companhia naquela época era o gerenciamento da rotina de forma sistematizada e colaborativa, visando o menor retrabalho possível. Além disso, havia a necessidade de uma consolidação de dados automatizada eficiente, que garantisse a produtividade e, principalmente, uma maturidade de gerenciamento da rotina maior.

Por que a Siteware?

De acordo com André Horta, Analista da Gestão de Performance, colaborador da companhia há mais de 10 anos, a Vale chegou a procurar outros sistemas com propostas similares. No entanto, nenhum deles trazia o dinamismo que o STRATWs One carrega, nem o propósito da Gestão por Resultados.

Ainda de acordo com André e sua experiência com nosso sistema, ele diz que o software evoluiu exponencialmente durante os anos, se tornando hoje um sistema global, tendo porte suficiente para atender uma multinacional tão relevante.

O processo de implantação

Como todo processo de implantação de uma nova ferramenta dentro da empresa, não foi um processo fácil, principalmente por parte dos usuários base. Contudo, com o tempo os colaboradores puderam perceber os benefícios, as oportunidades de melhoria e o aumento da produtividade que trabalhar com um sistema integrado de gerenciamento oferece. Dessa maneira, o sistema foi sendo aceito pelos usuários e amplamente utilizado dentro da empresa.

Para auxiliar nesse processo, a alta diretoria da Vale sempre procurou levar informações, capacitar os colaboradores e motivá-los no processo de adaptação e aperfeiçoamento. Sendo assim, uma ação chave para que o STRATWs conseguisse assumir seu papel estratégico dentro da organização.

“Rejeição é algo que sempre vai existir. Mas, uma vez que os benefícios são apresentados de forma clara, o usuário passa a ver não mais como um problema, e sim como uma solução”.

– André Horta, Analista de Gestão de Performance na Vale

Vale

Como a nossa solução ajudou a Vale

Consolidação, confiabilidade e atualização dos dados no prazo; esses foram os principais benefícios pontuados por André. O gestor ainda completou dizendo que o STRATWs One auxilia no processo de consolidação dos dados, até de fato gerar informação. Além disso, o sistema ajuda a fazer a análise de maneira confiável e manter a relação entre os dados apresentados e os planos de ação traçados em cima deles, tratamentos de desvio e até mesmo oportunidades de melhoria.

Falar sobre um possível antes e depois da Vale é um pouco complicado. No entanto, o que André nos conta é que o nível de maturidade de gestão das áreas que utilizam o sistema e as que não utilizam, é evidente. Ele ainda completa dizendo que agora que a implantação global foi iniciada, esse fato fica ainda mais claro; as áreas que utilizam o sistema estão muito à frente em maturidade de gestão dos setores que não o utilizam.

A Siteware e a Vale hoje

Já são 15 anos de relacionamento, mais de 2700 usuários no sistema e mais de 27 mil indicadores cadastrados. Recentemente, a Vale migrou o sistema para a nuvem; um processo que demonstrou grandes benefícios para a companhia.

De acordo com André, a partir do momento da migração para a cloud, a empresa agora tem acesso a atualizações automáticas, a ferramenta está mais disponível e a receptividade dos funcionários com relação ao sistema aumentou consideravelmente, além da companhia agora ter acesso a diversas funcionalidades que antes não tinham

E não para por aí…

Após muitos anos de uma história de muito sucesso, a parceria da Vale com a Siteware se fortalece mais a cada dia. Hoje, temos muito orgulho de dizer que o STRATWs One é a sua solução mundial em Performance. Esse resultado foi atingido com base em um relacionamento de benefícios mútuos e esperamos construir ainda muitos capítulos dessa história juntos.

Afinal, esse é o nosso propósito; ajudar as empresas a atingir uma maturidade de gestão saudável, para que possam focar mais na estratégia e menos em processos operacionais.

STRATWs One

Ideal para a necessidade da sua empresa

Para empresas que já possuem maturidade de gestão e querem:

Para empresas que já possuem maturidade de gestão e querem:

  • Fortalecer a cultura de gestão por resultados com estruturação de um robusto processo, capaz de aumentar a produtividade e reduzir a dependência das grandes consultorias
  • Alinhar toda a empresa em torno dos objetivos, metas e entregas
  • Estimular a comunicação, colaboração e disseminação das melhores práticas entre as diversas áreas da empresa
  • Garantir execução do planejamento estratégico
  • Consolidar as informações das diferentes unidades operacionais e/ou negócios de uma organização