.elementor-element .elementor-swiper .swiper { overflow: hidden; }

Como fazer gestão à vista e trazer mais engajamento para seu negócio?

CONTEÚDO

gestão à vista na empresa com dashboard

CONTEÚDO

A gestão à vista tem se destacado como uma prática eficaz para impulsionar o engajamento e o desempenho das equipes em diversos setores empresariais.

Inclusive, algumas pesquisas recentes comprovam os benefícios dessa abordagem, mostrando que organizações que a adotaram alcançaram resultados significativos.

De acordo com um estudo conduzido pela Harvard Business Review, empresas que implementaram a gestão à vista observaram um aumento médio de 27% no engajamento dos funcionários.

Diante desses dados, este artigo tem como propósito apresentar estratégias práticas para implementar a gestão à vista na sua empresa, visando impulsionar o engajamento e melhorar os resultados organizacionais.

Você também pode gostar:

O que é e como funciona a gestão à vista?

Gestão à vista é um modelo de gestão utilizado em administração de empresas que se refere a uma estratégia de comunicação e gerenciamento que visa tornar as informações sobre o desempenho da organização visíveis para todos os colaboradores.

Dessa forma, o gestão à vista permite que cada setor e toda a a equipe, independentemente do seu nível hierárquico, tenham a capacidade de entender o estado atual dos negócios, os objetivos estratégicos, as metas a serem alcançadas e o progresso em direção a elas.

Isso é frequentemente alcançado por meio do uso de quadros de avisos, painéis de controle, telas digitais e outras ferramentas visuais que exibem indicadores-chave de desempenho (KPIs), metas e realizações, entre outros.

Anteriormente, a gestão à vista era muito feita em painéis físicos, colocados estrategicamente na empresa. Atualmente, isso mudou e são utilizados softwares específicos para isso.

quadro de gestão à vista
Painel de gestão à vista

A lógica é que ao trabalhar a gestão à vista em telas de computadores, celulares e tablets, a integração entre as áreas fique mais fácil, otimize a visualização das informações para todos e facilite a tomada de decisão no dia a dia.

Como fazer um quadro de gestão à vista?

Um ponto muito importante é que existe vários métodos e ferramentas para fazer um quadro de gestão à vista, variando o uso conforme a preferência e os objetivos organizacionais. A seguir, separamos alguns deles que podem fazer sentido para você:

gestão à vista - como fazer

1- Balanced Scorecard – Mapeamento de processos

Também conhecido como Indicadores Balanceados de Desempenho, o BSC – Balanced Scorecard, é um método que compreende a definição de mapa estratégico, objetivos, indicadores, metas e planos de ação.

A metodologia é baseada em quatro pilares de perspectivas diferentes dentro da empresa:

  • financeira;
  • de clientes;
  • de processos internos;
  • de aprendizado.

O mapeamento de processos contribui para tornar as operações mais simples, além de trazer clareza na assimilação dos KPIs, facilitando o modo de como fazer gestão à vista.

A vantagem do BSC para quem quer implantar a gestão à vista é que ele apresenta indicadores de desempenho claros e para diversas áreas da empresa, o que combina muito bem com a ideia da gestão à vista.

bsc

2- e-Kanban – Quadro de fluxo de trabalho

O e-Kanban é uma versão eletrônica do Kanban, método que utiliza cartões para indicar o andamento dos fluxos de produção: “para executar”, “em andamento” ou “finalizado”.

Pode haver mais colunas, com outras tarefas específicas, dependendo do tipo de atividade que a empresa desenvolve.

Já é adotado por muitas empresas, pois, diferente do físico, o e-Kanban evita a perda de cartões e proporciona mais agilidade na atualização do quadro de tarefas.

3- Dashboards – Painéis de gestão

Dashboard, ou Painel de Controle, é a gestão visual das informações mais importantes da empresa, como dados e indicadores, representados por gráficos e tabelas.

Com as informações consolidadas e ajustadas em uma tela, fica fácil acompanhar e monitorar tudo que está acontecendo, como desempenhos e objetivos alcançados.

Para atender aos conceitos de como fazer gestão à vista, o painel precisa ser atualizado constantemente, assim, decisões podem ser tomadas quanto antes, visando melhorar os resultados do negócio.

4- BÔNUS: Ferramentas digitais

O STRATWs One é uma ferramenta que revoluciona a maneira como as estratégias são comunicadas e monitoradas dentro das organizações. Ao proporcionar clareza da estratégia para toda a corporação, essa plataforma digital facilita a criação, análise e controle de processos, engajando colaboradores de maneira eficaz.

Com o STRATWs One, a gestão à vista transcende os quadros físicos e se torna uma prática dinâmica, integrada e altamente interativa.

Além disso, uma das principais vantagens dessa ferramenta é a capacidade de proporcionar uma visão clara e objetiva dos objetivos estratégicos, indicadores de desempenho e metas, tornando-os acessíveis a todos os membros da equipe, independentemente de sua localização geográfica.

Dessa forma, o STRATWs One oferece recursos avançados para o monitoramento e análise de desempenho em tempo real, permitindo que gestores e equipes tomem decisões baseadas em dados concretos. Isso agiliza o processo de identificação de desvios e a implementação de ações corretivas, garantindo que a empresa permaneça no caminho certo para alcançar seus objetivos.

Conheça o STRATWs One

Qual a importância da gestão à vista para a empresa?

A gestão à vista é importante pois promove transparência, engajamento e foco nos objetivos. Essa exposição clara de indicadores e metas cria um ambiente de confiança, alinhando a equipe em torno de um propósito comum. 

Além disso, ela facilita a identificação de problemas e oportunidades de melhoria contínua, impulsionando a busca por ações corretivas e estimulando a comunicação eficaz entre os membros da organização.

Ela também promove aprendizado e compartilhamento de conhecimento, permitindo que todos compreendam facilmente o que está acontecendo e, assim, contribuam para o progresso da empresa.

Quais os desafios de implantar a gestão à vista?

Assim como todas as mudanças, implementar a gestão à vista na sua organização pode não ser simples, por enfrentar resistências de grande parte dos colaboradores.

Até porque muitos líderes ainda têm medo de comunicar abertamente quais são os planos futuros, o faturamento real da organização, os custos da operação, os fracassos e os sucessos.

E, nesse caso, a gestão à vista, nada mais é do que colocar à disposição de todos os colaboradores: dados de performance, indicadores do departamento, planejamento estratégico, negociações, indicadores de gestão, códigos de conduta e outras informações relevantes da empresa.

Além disso, as informações divulgadas devem ser estudadas de acordo com o impacto que terão em cada departamento, trazendo ainda mais relevância no uso de ferramentas de comunicação interna adequadas.

Fazer gestão à vista não é simplesmente mostrar informações que não farão sentido para quem está lendo.

O colaborador precisa, de certa forma, se sentir responsável e capaz de realizar eventuais mudanças em busca dos objetivos propostos.

Aliás, implantar um sistema de acompanhamento de resultados em tempo real, com o uso de dashboards disponibilizados para todos, é uma das formas mais práticas de conseguir a transparência desejada, como veremos mais adiante.

Veja também em nosso blog: Prestando atenção nos KPIs – indicadores de desempenho de processos

Quais as vantagens da gestão à vista?

São muitas as vantagens que a gestão à vista traz para o negócio, como: maior engajamento, controle de metas, gestão de resultados em tempo real, melhor relacionamento da equipe, foco no que realmente importa, dentre outros. 

Vamos falar um pouco mais sobre cada uma dessas vantagens.

1- Consciência de sua importância para os resultados da empresa

Os funcionários precisam entender o ambiente em que eles estão inseridos e o motivo de estarem ali. Assim, eles poderão ter consciência da amplitude de suas ações e o quanto elas influenciam nos resultados.

As metas e os objetivos do planejamento estratégico devem estar claros para todos. Portanto, não podem conter palavras difíceis e nem destoar da realidade dos colaboradores.

2- Controle de metas

Quando as metas estão à vista, todos conseguem acompanhar o andamento e fazer ajustes sempre que necessário.

A melhoria contínua deixa de ser um conceito abstrato e passa a ser encarada como uma maneira efetiva de alcançar os resultados.

Por sinal, acompanhar as metas em tempo real mostra rapidamente o efeito das ações de cada colaborador para atingir os resultados.

A melhor forma de definir metas é através da metodologia SMART. Saiba mais:

smart blog <strong>Como fazer gestão à vista e trazer mais engajamento para seu negócio?</strong>

3- Aumento do engajamento e da produtividade

Quando os colaboradores têm autonomia e retorno de seus esforços, o compromisso emocional com a empresa só aumenta, o que garante um maior esforço e engajamento da equipe.

A meta se transforma em motivação interna e isso resulta diretamente no aumento da produtividade.

4- Relacionamento melhor

Com todos lutando pelo mesmo objetivo, a tendência é que se unam. E, quando toda a empresa se une para conquistar um resultado, há uma troca de valores e conhecimentos determinantes para o êxito.

Um ambiente que reconhece o empenho da equipe e respeita cada um, desperta naturalmente a vontade dos funcionários de “vestirem a camisa”.

A colaboração e o trabalho em equipe se tornam poderosas ferramentas nas mãos dos funcionários, sendo essa uma das vantagens fundamentais.

5- Foco no que importa

Com acesso a todas as informações, sem precisar se desgastar para saber dos acontecimentos ou perder tempo com coisas desnecessárias, fica praticável focar no que realmente importa.

Próximos passos

Para ajudar você a realizar uma gestão à vista, o melhor caminho é contar com um software de indicadores que centralize toda a gestão de desempenho do seu negócio, desdobrando a estratégia, conectando projetos e executando seus planos de ação.

Por meio de um bom sistema de gestão empresarial, você acompanha o desempenho corporativo de forma conectada, monitora e centraliza os indicadores estratégicos, táticos e operacionais, facilitando assim a tomada de decisões.

E um dos melhores sistemas do mercado é o STRATWs One, um software de gestão que ajuda a organizar melhor sua rotina, além de gerenciar e engajar a equipe para manter o foco em resultados. Solicite uma avaliação grátis!

Banner 16 <strong>Como fazer gestão à vista e trazer mais engajamento para seu negócio?</strong>