Ouça o nosso conteúdo sobre planejamento estratégico e aproveite!
Muito se fala sobre planejamento nos dias de hoje e também em diferenciais estratégicos. No entanto, somente quem entende o que é planejamento estratégico, desde sua definição, consegue desenvolver planos de ação práticos capazes de impulsionar a empresa.
Estatisticamente, de 10 empresas que abrem anualmente no Brasil, seis fecham as portas antes de completarem cinco anos. Muitos dos problemas que acontecem são por conta da falta de um planejamento estratégico, segundo pesquisa do IBGE.
Se você está interessado em desenvolver um planejamento estratégico na sua empresa, acompanhe neste texto o que é, quais as três perguntas iniciais e mais importantes para se fazer neste tipo de plano, por que você deve adotar este modelo em sua empresa e mais! Continue a leitura e confira!
A Siteware preparou para você um kit gratuito para você montar o seu planejamento estratégico! Confira agora mesmo!
Trata-se de todo o processo de criação e execução de uma estratégia para alcançar objetivos dentro da organização. Desde a definição das metas e indicadores, até às tomadas de decisão, mobilizações e efetivas ações para alcançar o que se propôs com foco no sucesso empresarial.
Isso porque planejar nada mais é do que criar um plano para alcançar determinado objetivo. E a estratégia seria como uma “arte” de explorar as melhores condições para chegar também a um objetivo.
Dessa forma, o planejamento entra com a metodologia (os meios), enquanto a estratégia aparece com a parte criativa, de análise e decisão.
Esse plano pode ser feito anualmente; ou com uma proposta mais a longo prazo, como de três a cinco anos; ou até mesmo mensalmente. Tudo irá depender do que você quer alcançar com a sua empresa no momento.
Afinal, se você sente que a empresa está ficando para trás, que a concorrência está chegando perto ou tem alguma meta específica, seja para alavancar as vendas ou se diferenciar com um novo produto, por que deixar para depois?
Assim que entender o que é planejamento estratégico, você poderá (aliás, deverá) utilizá-lo imediatamente na hora em que mais precisar!
Leia também: 7 ferramentas e sistemas de planejamento estratégico para a sua empresa!
Dessa forma, podemos analisar que toda organização precisa de um planejamento estratégico. Seja para alcançar metas ou realizar um plano de ação com eficácia. Isso porque para chegar aos resultados, é necessário criar objetivos estratégicos e ações que façam sentido para todos os colaboradores envolvidos no dia a dia.
Se quiser saber mais como montar um planejamento estratégico assista ao vídeo!
Saber o que é planejamento organizacional envolve, inicialmente, as respostas a três perguntas:
Quem nunca ouviu a frase “se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”? Bem, no contexto do que é planejamento empresarial faz todo o sentido para entender o que NÃO fazer.
Afinal, aceitar “qualquer caminho”, sem estrutura, sem cultura organizacional, sem missão, visão, valores e regras raramente dará certo em uma empresa. Mas, para que tudo seja planejado, é preciso saber exatamente onde quer chegar.
Dessa forma, o planejamento estratégico só irá acontecer, de fato, quando se definem estas questões:
Alguns outros apontamentos que podem auxiliar nesta descoberta incluem:
A lógica é que todo o planejamento seja mapeado e analisado, de modo que as ações definidas possam ser realmente alcançadas pela equipe. Além disso, as informações deixadas ali devem estar o mais claras possíveis, afinal, gerar ambiguidade não será nada positivo.
Não existe uma receita de bolo para construir o planejamento estratégico. No entanto, existem metodologias que a empresa pode adotar, que vão ajudá-la a entender melhor como construir esse método.
A seguir, deixo algumas ações comuns nas etapas do planejamento estratégico de muitas empresas. Confira
O primeiro passo do planejamento estratégico costuma ser definir a missão, visão e os valores, como vimos anteriormente. Tendo esses três pontos bem definidos a empresa saberá a razão dela existir, as expectativas para o futuro e o que vai orientar o seu crescimento.
A matriz SWOT ou FOFA (em português) é uma ferramenta que ajuda a identificar e avaliar como os ambientes internos e externos da empresa podem ajudar na tomada de decisão e no crescimento dos resultados da empresa.
Essa ferramenta se divide em duas frentes. A primeira delas é a análise interna, que busca os pontos fortes e as fraquezas dentro do ambiente empresarial.
Além disso, temos a análise externa, que examina as oportunidades e as ameaças que seu planejamento pode enfrentar ao longo do tempo, por meio de fatores externos.
Na terceira etapa do seu planejamento estratégico, é fundamental que as outras duas etapas já tenham sido realizadas, afinal, sabendo quais são os seus diferenciais no mercado e o que vai guiar a empresa, ficará mais fácil desdobrar e orientar esforços e recursos para que os resultados sejam alcançados.
Nessa etapa, o método do BSC (Balanced Scoredcard) costumo ser bastante aplicado. Com ele, fica mais fácil descrever, desdobrar metas e analisar os resultados nas quatro perspectivas: financeira, mercadológica, processos internos e aprendizado & inovação.
Aproveite e baixo agora mesmo o nosso kit BSC. Com ele, você terá acesso a materiais que vão te ajudar a construir o seu mapa estratégico e conteúdos para te auxiliar na construção. Baixe agora mesmo e aproveite!
A quinta etapa do seu planejamento estratégico deve ser a construção de planos de ação para apoiar os objetivos desenvolvidos na etapa anterior do seu mapa estratégico.
Esses planos podem ser executados por diferentes ferramentas e metodologias de apoio, uma delas pode é a 5W2H. Com ela, você deve responder a sete perguntas para definir qual o problema a ser solucionado e como construir um plano de ação em cima desse fato.
Dessa forma, na hora de entender o que é o planejamento estratégico e como construir um, verá que um planejamento existe uma série de ações dentro da empresa a serem tomadas, sejam elas a curto, médio e longo prazo.
Assim, ao definir as ações que serão tomadas, podemos falar ainda sobre outras ferramentas que vão ajudar a construir de fato o seu planejamento estratégico.
Por fim, mas bem longe de ser menos importante, depois de entender o que é o planejamento estratégico e construir o plano de ação, defina também etapas de controle e acompanhamento. Com as mudanças rápidas do mercado, seu plano exigirá adaptações constantes para que eles possam ser alcançados.
Muitas vezes, para que as ações sejam concluídas, o gerente precisará passar desde o plano de ação planejado, até as métricas que estarão sendo acompanhadas. Por isso, é fundamental um monitoramento contínuo, definindo responsabilidades e competências sobre todos os envolvidos.
Ao desenvolver um planejamento estratégico, as empresas podem enfrentar diversos desafios e cometer erros que comprometem a eficácia do plano. A seguir, confira os principais erros que muitos líderes acabam cometendo na hora de desenvolverem o planejamento estratégico da empresa:
Outro erro é criar um plano que não reflete a realidade atual da empresa, incluindo seus recursos, capacidades e contexto de mercado. Isso pode levar a metas irrealistas e estratégias inaplicáveis.
Infelizmente, é bastante comum, por exemplo, definir metas inatingíveis, tornando o planejamento rapidamente obsoleto. O ideal é levar em consideração as metas SMART, por exemplo.
Muitas vezes, as empresas enfrentam resistência interna à mudança. Ignorar essa resistência ou não gerenciá-la adequadamente pode sabotar a implementação do plano estratégico.
Além disso, o mundo dos negócios está em constante mudança. Um plano estratégico rígido que não permite ajustes e adaptações pode se tornar obsoleto rapidamente.
Ter um plano estratégico é apenas o começo. Muitas empresas falham por não focar suficientemente no acompanhamento e na execução do plano, incluindo a definição de responsabilidades, prazos e métricas de acompanhamento.
O ideal é contar com um software que possa dar uma visão do plano estratégico, por exemplo, permitindo que tanto a alta liderança possa acompanhar os KPIs, quanto os demais analistas possam reportar seus resultados.
Não monitorar e avaliar regularmente o progresso em relação aos objetivos estratégicos é um erro significativo. Isso impede a empresa de fazer ajustes necessários e responder a mudanças no ambiente de negócios.
Não envolver as partes interessadas, como funcionários, clientes e parceiros, no processo de planejamento pode resultar em falta de alinhamento e comprometimento com o plano.
Isso porque muitas vezes, ao definir metas e objetivos, sem alinhar com quem está na ponta, atuando, por exemplo, pode gerar definição de metas impossíveis e irrealistas, frustrando tanto a alta liderança, como também os demais stakeholders.
Um erro comum é não ter uma visão clara e objetiva do que a empresa deseja alcançar. Sem uma direção definida, o planejamento estratégico pode se tornar desfocado e ineficaz.
Além disso, a cultura organizacional terá um grande impacto na implementação do planejamento estratégico. Ignorar a cultura existente ou não trabalhar para alinhá-la com o plano pode criar obstáculos significativos.
Ao colocar tudo no papel e de fato planejar o que se quer para daqui a dois, cinco ou dez anos, você consegue desenvolver ações mais assertivas. Da mesma forma, o planejamento também antecipa riscos na tomada de decisões de curto a longo prazo.
Além disso, o processo deve ser totalmente participativo, o que propõe o alinhamento e engajamento entre equipes. Assim, mesmo que seja uma iniciativa do líder, o plano só será colocado em ação com o apoio do coletivo.
Ou seja, ainda na etapa de de descoberta o que é o planejamento estratégico e como definir um, será importante envolver a sua equipe, permitindo que elas opinem e construam juntos a jornada em uma grande parceria.
Lembrando sempre que o planejamento deve ser revisto periodicamente e reajustado, se necessário. Afinal, será comum que muitos planos sejam revisitados de tempos em tempos, pois eles foram definidos quando a empresa tinha uma visão passada e sabemos muito bem que no mundo da gestão, as coisas podem mudar rapidamente.
Por fim, quando o assunto é concorrência e o que é planejamento estratégico, você ainda sai na frente. Assim, você tem a chance de enxergar o seu negócio em 360º, planejando e executando estratégias que te ofereçam vantagens competitivas.
Isso porque as iniciativas serão pautadas em uma visão de negócio futuro, e somente assim você conseguirá medir as ações e determinar os melhores caminhos para alcançar seus principais objetivos!
Desenvolver uma cultura de planejamento estratégico na empresa é fundamental para alinhar a equipe em torno de objetivos comuns das demais áreas e garantir que todos estejam trabalhando de forma sincronizada para alcançar as metas organizacionais.
Por isso ser um pilar importante, a seguir estão algumas dicas como é possível desenvolver e fomentar a cultura do planejamento estratégico dentro da sua organização. Confira:
Comunique uma visão clara e tangível para o futuro da empresa, garantindo que todos os membros da equipe compreendam e se identifiquem com ela.
Muitas empresas tem feito uso de softwares e ferramentas capazes de gerar essa gestão à vista, por meio do acompanhamento de metas e reuniões mais assertivas.
Confira a seguir, algumas das principais dúvidas quando o assunto é planejamento estratégico:
Os principais componentes incluem uma visão clara, missão da empresa, valores, análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), objetivos estratégicos, planos de ação, métricas de desempenho e um processo de revisão e ajuste contínuo.
Garanta a comunicação clara dos planos e objetivos, envolva a equipe no processo, atribua responsabilidades claras, monitore o progresso regularmente por meio de KPIs e esteja pronto para fazer ajustes conforme necessário para manter o plano no caminho certo.
O planejamento estratégico deve ser revisado regularmente para garantir que permaneça relevante e alinhado com as condições de mercado. As revisões podem ser realizadas anualmente, semestralmente ou até mesmo trimestralmente, dependendo da dinâmica do ambiente de negócios.
Quando o plano não está gerando os resultados desejados, é crucial reavaliar as estratégias, identificar as áreas problemáticas, a causa raiz dos problemas, entender as causas subjacentes e estar disposto a fazer ajustes estratégicos. Isso pode envolver a modificação de objetivos, estratégias ou planos de ação.
O planejamento estratégico pode moldar a cultura organizacional ao estabelecer uma direção clara, promover o alinhamento da equipe, incentivar a colaboração e a comunicação, e ao criar um senso compartilhado de propósito e direção entre os membros da organização.
O sucesso do planejamento estratégico pode ser medido através do alcance dos objetivos estabelecidos, o desempenho em relação às métricas e KPIs definidos, bem como a capacidade da organização de se adaptar, crescer e prosperar no ambiente de mercado.
O STRATWs ONE é um software de gestão de performance corporativa robusto e muito fácil de ser utilizado por todos os níveis hierárquicos. Ele disponibiliza dados e informações de forma transparente, auxiliando no acompanhamento do desempenho de processos e equipes.
A ferramenta auxilia líderes e liderados a desenvolverem planos de ação que sejam eficazes dentro das organizações, compondo funções como:
Dessa forma, a tomada de decisão é mais ágil e certeira, além de facilitar muito na hora de fazer o planejamento estratégico.
Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs ONE
Sua parceira de tecnologia para te conectar com o que realmente importa.
A Siteware
Clientes
Aprenda
Sua parceira de tecnologia para te conectar com o que realmente importa.
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |