Gestão Estratégica

Você sabe o que é planejamento estratégico? Faça o seu respondendo 3 perguntas

Você sabe o que é planejamento estratégico? Faça o seu respondendo 3 perguntas

Publicação : 07/01/2019

Por Siteware Siteware

10 min

(Clique no player para ouvir a narração do nosso post sobre o que é planejamento estratégico! Deixe nos comentários o que achou.)

Você já se perguntou o que é planejamento estratégico? Sabe a importância que ele pode ter para a sua empresa?

Muito se fala sobre planejamento nos dias de hoje e também em diferenciais estratégicos. Mas somente quem entende o que é planejamento empresarial, desde sua definição, consegue traçar planos de ações práticos para impulsionar a empresa.

Pensando nisso, achamos que você também pode se interessar pelos seguintes conteúdos: 

Acompanhe neste texto o que é planejamento estratégico, quais as três perguntas iniciais e mais importantes para se fazer neste tipo de plano e por que você deve adotar este modelo em sua empresa!

Veja também: Conheça os 4 passos para criar uma planilha de planejamento estratégico empresarial no Excel e baixe uma pronta para usar

O que é planejamento estratégico?

Antes de refletir o que é planejamento estratégico, você precisa estar ciente da definição de planejamento em si.

Planejar nada mais é do que criar um plano para alcançar determinado objetivo.

E a estratégia? Seria como uma “arte” de explorar as melhores condições para chegar também a um objetivo.

Agora, à definição: o que é planejamento estratégico em uma empresa?

Trata-se de todo o processo de criação e execução de uma estratégia para alcançar objetivos dentro da organização. Desde a definição das metas, até às tomadas de decisão, mobilizações e efetivas ações para alcançar o que se propôs com foco no sucesso empresarial.

O planejamento entra com a metodologia (os meios), enquanto a estratégia aparece com a parte criativa, de análise e decisão.

Este plano pode ser feito anualmente; ou com uma proposta mais a longo prazo, como de três a cinco anos; ou até mesmo mensalmente. Tudo irá depender do que você quer alcançar com a sua empresa no momento.

Afinal, se você sente que está ficando para trás, que a concorrência esteja chegando perto ou tem alguma meta específica, seja para alavancar as vendas ou se diferenciar com um novo produto, por que deixar para depois?

Assim que entender o que é planejamento estratégico, você poderá (aliás, deverá) utilizá-lo imediatamente na hora em que mais precisar!

Confira: Quais são as etapas do planejamento estratégico: conheça as 4 principais e as melhores ferramentas

3 perguntas para entender o planejamento estratégico

Saber o que é planejamento organizacional envolve, inicialmente, as respostas a três perguntinhas:

  1. Onde sua empresa está?
  2. Onde quer chegar?
  3. Como chegará lá?

Quem nunca ouviu a frase “se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”? Bem, no contexto do que é planejamento empresarial faz todo o sentido para entender o que NÃO fazer.

Afinal, aceitar “qualquer caminho”, sem estrutura, sem cultura organizacional, sem regras e valores, raramente dará certo em uma empresa. Mas, para que tudo seja planejado, é preciso saber exatamente onde quer chegar.

o que e planejamento estrategico

O planejamento estratégico acontece somente quando se definem essas questões:

  1. Onde está atualmente? Qual é o cenário da sua companhia no mercado?
  2. Onde quer chegar? Qual é o objetivo em determinado período de tempo (em um mês, um ano, três anos etc.)?
  3. Como pretende chegar? Quais recursos precisa e ações imagina para alcançar as metas traçadas?

Alguns outros apontamentos que podem auxiliar nesta descoberta incluem:

  1. A missão da empresa, ou seja, a razão de existir, o que se propõe a fazer;
  2. A visão, aspirações e o que pretende atingir no futuro;
  3. Os valores, que seriam os princípios que orientam o comportamento;
  4. A análise SWOT, onde se definem as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças;
  5. Objetivos e metas: com objetivo, o que se pretende alcançar; e com as metas, o detalhamento (em números) do resultado que se deseja.

Não precisa mais se perguntar o que é planejamento organizacional estratégico. Se você conseguir reunir as respostas para essas perguntas, estará pronto para organizar projetos e estabelecer as prioridades da empresa.

Como fazer o planejamento estratégico? 

1º passo – Saiba onde você está

O ponto de partida do seu planejamento estratégico deve ser determinar seu posicionamento, identificando os principais problemas do seu negócio. Você pode fazer isso conversando com clientes e colaboradores, além de analisar o mercado e sua posição dentro dele.

O essencial é que sua empresa possua autoconhecimento para conseguir ter uma visão de crescimento. Então, se pergunte: o que fazemos? Por quê? Qual é o nosso lugar no mercado? Qual posição pretendemos atingir?

2º passo – Crie planos de ação

Agora que a empresa já conhece sua identidade, é necessário saber suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Para isso, utilize as 5 Forças de Porter e a matriz SWOT:

O que é planejamento estratégico

Após feita essa análise, é hora de planejar quais ações colocar em prática. Para isso, priorize seus objetivos e não tenha medo de gastar mais tempo nessa etapa do que nas outras. É importante fazer uma boa reflexão a respeito das metas e objetivos da empresa para não acabar com um planejamento estratégico falho.

As ferramentas apresentadas aqui irão te auxiliar bastante na análise interna e externa da empresa. Utilize-as bem!

3º passo – Divulgue o plano de ação

Informe todo o time a respeito das ações pensadas para atingir o objetivo global. O planejamento estratégico deve ser desdobrado por toda a equipe e, por isso, é essencial que todos se alinhem com as ideias, não só os gestores e diretores.

Para motivar cada colaborador com as ações, é imprescindível que o planejamento faça sentido e contemple o trabalho de cada uma das pessoas da empresa. 

4º passo – Acompanhe as metas em cada etapa

Com um plano traçado, está na hora de acompanhar o desenvolvimento das metas de cada colaborador, equipe ou departamento. Garantir que as ações propostas estão acontecendo conforme o esperado é peça-chave para um planejamento estratégico bem-sucedido. 

Tendo um acompanhamento regular, é possível identificar falhas ou desvios e corrigi-los antes de um possível prejuízo. Além disso, otimizações constantes irão tornar o processo cada vez mais efetivo. 

Por que fazer um planejamento estratégico na sua empresa?

ferramentas de planejamento estratégico

Fazer um planejamento estratégico na empresa torna-se essencial, primeiramente, para ter uma visão clara da empresa, de sua identidade e seus objetivos.

Ao colocar tudo no papel e de fato planejar o que se quer para daqui a 2 anos, 5 anos ou 10 anos, você consegue traçar ações mais assertivas. Da mesma forma, o planejamento também antecipa riscos na tomada de decisões a curto e longo prazo.

O processo deve ser totalmente participativo, o que propõe o alinhamento e engajamento entre equipes. Mesmo que seja uma iniciativa do líder, o plano só será colocado em ação com o apoio do coletivo.

Lembrando sempre que o planejamento deve ser revisto periodicamente e reajustado, se necessário.

Por fim, quando o assunto é concorrência, você ainda sai na frente. Assim, você tem a chance de enxergar o seu negócio em 360º, planejando e executando estratégias que te ofereçam vantagens competitivas.

As iniciativas serão pautadas em uma visão de negócio futuro, e somente assim você conseguirá medir as ações e determinar os melhores caminhos para alcançar seus principais objetivos!

Assista a este vídeo de nosso canal no YouTube e conheça algumas ferramentas para auxiliar no planejamento estratégico! Se inscreva no nosso canal para ter acesso a mais vídeos como esse.

Saiba mais: Como apresentar um planejamento estratégico de forma incrível em 6 passos

O STRATWs ONE é um software de de gestão de performance corporativa robusto e muito fácil de ser utilizado por todos os níveis hierárquicos. Assim, ele disponibiliza dados e informações de forma transparente, auxiliando no acompanhamento do desempenho de processos e equipes.

Dessa forma, a tomada de decisão é mais ágil e certeira, além de facilitar muito na hora de fazer o planejamento estratégico.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs ONE

gerenciar kpis para planejamento estratégico