Gestão Estratégica

Modelos de KPIs: os 4 principais para acompanhar o desempenho da empresa e orientar melhor as tomadas de decisão

Modelos de KPIs: os 4 principais para acompanhar o desempenho da empresa e orientar melhor as tomadas de decisão

Publicação : 30/06/2020

Por Siteware

8 min

imagem de ícones simbolizando Modelos de KPIs
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(Clique no player para ouvir a narração do nosso post sobre modelos de KPIs. Faça o download para ouvir depois!)


Quais modelos de KPIs você utiliza na sua empresa?

Os indicadores-chave de desempenho (KPIs) são ferramentas imprescindíveis na garantia do sucesso das estratégias de negócio.

Pequenas e médias empresas, assim como as de grande porte, devem fazer uso de KPIs para avaliar a eficiência, eficácia e produtividade de suas ações e o cumprimento de metas importantes.

É por meio de acompanhamento de resultados dos indicadores que gestores e empresários conseguem identificar pontos que precisam ser melhorados e efetuar os ajustes necessários.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para mostrar quais os 4 principais modelos de KPIs que você pode implementar na sua empresa.

Continue a leitura e confira alguns exemplos de KPIs essenciais para orientar as tomadas de decisão no seu negócio.

Leia também: Conheça os principais tipos de KPIs B2B: os essenciais para acompanhar

E se você quer saber tudo sobre KPIs, baixe nossos materiais gratuitos:

4 modelos de KPIs para usar nos negócios + exemplos

Existem diferentes modelos de KPIs que você pode incorporar à sua gestão de acordo com os interesse, objetivos e necessidades da empresa.

Os 4 principais são:

  • Indicadores de capacidade;
  • Indicadores de qualidade;
  • Indicadores de produtividade;
  • Indicadores estratégicos.

Nas próximas linhas, vamos explicar como cada modelo funciona, além de apresentar alguns exemplos de KPIs para você usar na sua empresa.

1. Indicadores de capacidade

Os KPIs de capacidade servem para mostrar o potencial de produção de um colaborador, de uma equipe ou da empresa como um todo.

Os indicadores desse modelo fornecem informações sobre o quanto é possível produzir em um espaço de tempo específico. Junto com os próximos modelos que apresentaremos a seguir, os KPIs de capacidade indicam o quão competitiva uma empresa é.

Exemplos de KPIs de capacidade:

  • Itens produzidos por hora;
  • Total de atendimentos diários;
  • Follow-ups feitos no mês;
  • Total de leads qualificados mensalmente;
  • Atendimentos ao cliente por mês.

Veja mais: Como criar indicadores de desempenho e alinhar esses KPIs à estratégia da empresa?

2. Indicadores de produtividade

Os KPIs de produtividade é mais voltado para a avaliação da eficiência dos processos internos.

Em paralelo com o modelo anterior (o de capacidade), não basta ser capaz de produzir muito; é necessário que isso seja feito utilizando o mínimo de recursos possível. E é isso que os indicadores de produtividade se propõem a avaliar.

Geralmente, esses KPIs mostram a relação entre a capacidade de produção e os recursos necessários para as saídas de cada processo avaliado.

Exemplos de KPIs de produtividade:

  • Custo de Aquisição de Clientes (CAC);
  • Custo por Lead (CPL);
  • Total de itens produzidos por colaborador;
  • Relação entre os custos por funcionário e a receita que cada um representa;
  • Volume mensal de vendas;
  • Índice de lucratividade.

Este vídeo pode ser muito útil para você:

Veja também: 4 exemplos de indicadores de produtividade para otimizar seus resultados

3. Indicadores de qualidade

A qualidade também é um aspecto a ser considerado na hora de definir os indicadores-chave de desempenho de uma empresa. Isso porque de nada adianta ser capaz de produzir muito e utilizando o mínimo possível de recursos e a qualidade das entregas fica a desejar.

Tendo isso em vista, o objetivo desses KPIs é de atestar a qualidade das saídas dos processos e ajudar o gestor a evitar falhas e retrabalhos durante a produção.

Exemplos de KPIs de qualidade

  • Produtos entregues com defeito;
  • Taxa de devolução;
  • Entregas feitas em atraso;
  • Entregas não realizadas.

Veja mais sobre indicadores de qualidade neste vídeo:

Leia também: Quais são os indicadores de qualidade que você deve usar em seu negócio?

4. Indicadores estratégicos

Por fim, os KPIs estratégicos se referem ao desempenho da empresa rumo a seus objetivos de médio e longo prazo.

Os indicadores desse modelo mostram o quão próxima a empresa está do cenário que ela projetou em seu planejamento estratégico.

Portanto, a escolha dos KPIs estratégico vai depender da visão de futuro que a empresa tem e dos objetivo previamente determinados.

Exemplos de KPIs estratégicos

  • Taxa lucratividade;
  • Retorno sobre Investimento (ROI);
  • Market Share;
  • Ticket médio;
  • Taxa de churn;
  • Taxa de conversão;
  • Satisfação dos clientes.

Conhecer os modelos de KPIs é importante, mas e gerenciar seus KPIs, você sabe?

Por isso, de uma olhada em mais este vídeo:

4 dicas de como escolher os KPIs para o seu negócio

Agora que você já conhece quais são os principais modelos de KPIs, confira agora 4 dicas de ouro para que você possa escolher bem os indicadores da sua empresa.

Como escolher indicadores para sua empresa:

  1. Os KPIs devem estar alinhados aos objetivos do negócio;
  2. Evite implementar KPIs em excesso;
  3. Não deixe de observar o grau de maturidade da sua empresa;
  4. Escolha KPIs que sejam possíveis de monitorar.

Este vídeo pode mostra mais detalhes de como criar seus indicadores:

E aí? Ficou claro quais são os principais modelos de KPIs? Faça uso de indicadores de desempenho na sua empresa para orientar suas tomadas de decisão e alcançar resultados cada vez melhores.

Confira em nosso blog: Os objetivos do KPI: como criar indicadores de desempenho

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  • Fazer a gestão de reuniões e do portfólio de projetos;
  • Usar a meritocracia e a gestão à vista para motivar e gerenciar equipes;
  • Empregar as principais metodologias de planejamento estratégico como BSC, OKR e SWOT;
  • Potencializar a governança corporativa;
  • Gerenciar riscos e analisar cenários;
  • Facilitar a troca de informação e a comunicação entre departamentos;
  • Focar na busca dos resultados que sua empresa procura alcançar.

Essas e outras vantagens fizeram com que mais de mil empresas com mais de 160 mil usuários escolhessem o STRATWs One para o acompanhamento de seus indicadores de desempenho.

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