Gestão de Equipe

Entenda o que é cultura organizacional de uma empresa e conheça seu lado negro

Entenda o que é cultura organizacional de uma empresa e conheça seu lado negro

Publicação : 17/09/2018

Por Siteware

6 min

A Cultura Corporativa é extremamente importante para o bom desenvolvimento dos funcionários e alinhamento da estratégia.

O benefícios da cultura organizacional forte são muitos. Ela proporciona aos colaboradores e clientes um entendimento da personalidade da empresa, que gera identificação e compartilhamento de valores.

Porém existem dois lados da mesma moeda: Ao mesmo tempo que uma cultura bem planejada pode motivar equipes de trabalho e auxiliá-las no desenvolvimento, uma cultura sem preparação pode afetar negativamente a produtividade e o ambiente de trabalho.

Veja nesta postagem a importância da cultura organizacional de uma empresa.

A importância de uma cultura organizacional consolidada

Você sabe o que é cultura organizacional de uma empresa?

Lendo esta definição vai ficar fácil entender o que é cultura organizacional:

A cultura organizacional diz respeito às crenças, valores éticos e morais, comportamentos, hábitos e políticas de uma empresa. E por isso, a cultura é a grande responsável por guiar os processos, as ações e práticas de gestão de pessoas.

Além disso, é a cultura que direciona o comportamento dos funcionários para fazer com que todos estejam alinhados à empresa.

Para garantir bons resultados e o sucesso do negócio, todo gestor precisa ter em mente a importância de estabelecer uma cultura organizacional clara e forte.

Afinal, ela merece devida atenção, uma vez que é capaz de impactar diretamente não só os resultados do negócio, como o dia a dia da empresa.

Ficou claro para você o que significa cultura organizacional?

Mas o que é cultura organizacional forte e consolidada? Vamos ver isso também?

O que é cultura organizacional forte e consolidada?

Quando dizemos que tal empresa possui uma cultura organizacional forte e consolidada significa que tudo funciona de acordo com os mesmos valores e crenças.

Além dos funcionários possuírem comportamentos parecidos, até mesmo os processos, ações e decisões parecem expressar o que a empresa realmente valoriza.

Nesses casos, é possível perceber o alinhamento interno da organização que garante que todos estejam em sintonia, aumentando o seu desempenho. Daí a importância da cultura organizacional forte.

Foco e produtividade

Uma cultura organizacional eficiente atinge diretamente a produtividade dos funcionários no ambiente de trabalho.

Isso porque tendo uma cultura consolidada, a empresa consegue motivar seus funcionários e ajudá-los a crescer junto com ela.

Mas vale lembrar que para dar certo, a empresa deve deixar muito claro quais são as visões e valores que sustentam a sua cultura organizacional.

Afinal, para que o comportamento de seus funcionários seja compatível com o que a empresa quer transmitir, ele deve estar alinhado à cultura organizacional e ser aplicável a todos.

E uma empresa que se preocupa em tornar a sua cultura organizacional forte e eficiente é capaz de transformar o ambiente de trabalho, aumentando a produtividade, o foco e a sintonia entre todos os colaboradores.

Para gerar resultados positivos

Uma empresa que compreende a importância da cultura organizacional deve deixar bem claro quais são os valores e comportamentos que deseja transmitir.

Além disso, ela deve se fazer sempre presente, clara e envolver absolutamente todos os departamentos da empresa.

Só assim é possível garantir que os colaboradores compreendam quais os hábitos e comportamentos esperados para que estejam de acordo com as características que a empresa valoriza.

A disseminação da cultura tem que ser feita de modo que todos tenham acesso, independentemente dos cargos que ocupam.

Isso pode ser feito de formas simples como por meio de banners e informativos, intranet, entre outros.

A empresa que investe em uma boa cultura e na gestão de pessoas tem grandes chances de colher bons frutos e obter sucesso, pois estando atenta a esses fatores a empresa consegue satisfazer melhor os seus clientes e ainda gerar mais lucro.

Confira em nosso infográfico o lado negro da cultura corporativa e seus típicos comportamentos que muitas vezes dificultam seu negócio:

O que é cultura organizacional de uma empresa

Agora você sabe o que não fazer quando se trata de cultura organizacional! Siga a gente nas redes sociais e veja mais artigos de como melhorar a produtividade na sua empresa.

Linkedin | Facebook | Twitter | Instagram | Pinterest

A Siteware desenvolveu o STRATWs One, um software de Gestão de Performance Corporativa que vai ajudar sua empresa a alavancar seu desempenho, fortalecendo a cultura de gestão, envolvendo e engajando seus colaboradores.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

Baixe outro infográfico gratuito e saiba mais sobre cultura organizacional: 7 segredos do Google sobre cultura corporativa 

Kaissa LimaPublicitária, designer por amor, apaixonada por coisas coloridas (inclusive meias) e em treinamento para ser uma jedi.