Gestão Estratégica

7 causas de alto número de turnover de funcionários

7 causas de alto número de turnover de funcionários

Publicação : 12/08/2016

Por Siteware

7 min

causas do alto Turnover
causas do alto Turnover

Já falamos aqui no blog sobre a importância de engajar seus colaboradores para melhorar os resultados da sua empresa. Agora vamos entender os motivos que causam a falta de comprometimento da sua equipe com seu negócio.

Veremos também como podemos evitar funcionários desmotivados e causas de alto turnover nas empresas.

Contratar um funcionário custa muito. Além de despesas com salário, existem os benefícios, recrutamento e integração. As empresas têm, ainda, que lidar com a curva de aprendizado: pode levar até 2 anos para que o novo contratado seja completamente produtivo.

Considerando isso, as organizações devem fazer tudo o que estiver ao seu alcance para reduzir o alto índice de turnover o máximo possível. Para fazer isso, você deve entender as razões mais comuns pelas quais seus funcionários resolvem sair da sua empresa, isto é, as causas de alto turnover nas empresas.

Em seguida, com ajuda de nossas dicas, você saberá como resolver a alta rotatividade nas empresas.

Veja também: Plano de ação para diminuir turnover: as 6 melhores práticas para implementar na empresa

O uso da tecnologia na gestão de recursos humanos pode ajudar muito a descobrir como resolver a alta rotatividade nas empresa.

Veja mais neste vídeo:

Estes materiais também podem auxiliar bastante:

7 causas de alto turnover nas empresas

Funcionários desmotivados, esta é uma das principais causas de alto turnover nas empresas. Mas como, afinal, isso acontece? O que leva seus colaboradores a se sentirem desmotivados?

São essas causas que vamos mostrar a seguir, assim, você poderá combater a alta rotatividade na empresas atacando a causa raiz do problema!

1. Os funcionários trabalham à exaustão

De acordo com o Report de Engajamento 2015 do TINYpulse, quase 70% dos empregados sentem que não há horas suficientes na semana para realizarem seus trabalhos. Ter coisa demais para fazer toda semana não é motivante.

Funcionários exaustos frequentemente deixam seus empregos para se juntar a empresas que entendem a importância do equilíbrio entre a vida e o trabalho.

2. Tratamento diferenciado dentro da equipe

Quando os funcionários favoritos do chefe começam a receber tratamento preferencial, é apenas uma questão de tempo até os outros se rebelarem.

Você não pode conceder facilidades a um funcionário se o resto da empresa não recebe o mesmo privilégio, sob o risco de gerar um alto turnover.

3. Trabalhadores gostam de ganhar dinheiro

Quase 25% dos empregados deixariam seus empregos por um aumento de 10% em outro lugar, segundo o report.

Se sua empresa paga abaixo da média e não dá aumentos, provavelmente seus funcionários estão sempre procurando outras oportunidades e será impossível conseguir a redução do turnover.

4. A cultura organizacional é tóxica

redução do alto turnover

A cultura da organização se relaciona fortemente com a felicidade dos colaboradores. Quando os funcionários amam a cultura da sua empresa, eles são mais felizes e produtivos. Quando não gostam, eles ficam infelizes e desmotivados.

Olhe ao seu redor. Seus empregados parecem felizes? Ou parecem estar sempre variando de humor? Como está o clima organizacional?

Leia também: Você sabe o que causa estresse no trabalho? Conheça os 8 principais fatores

5. Funcionários odeiam seus chefes

Você reparou que um gerente específico tem alto índice de turnover de membros na sua equipe? Isso não acontece porque sua empresa é tão rápida e inovadora que as pessoas não conseguem acompanhar o ritmo.

Provavelmente, a culpa é do gerente, que não faz boa gestão de pessoas. Lembre-se de que as pessoas se demitem de seus chefes, não suas empresas. Eles são os responsáveis por um alto turnover.

Evite isso, veja como neste vídeo:

6. Não há oportunidades suficientes de crescimento profissional

Seus funcionários querem se desenvolver profissionalmente. Eles querem oportunidades para avançar suas carreiras, não apenas morrer de trabalhar para o benefício financeiro de outro.

Apenas 25% dos trabalhadores sentem que existem amplas oportunidades de desenvolvimento em suas organizações. Se você não oferece à sua equipe oportunidades de crescimento, não se assuste quando eles lhe abandonarem. Afinal, essa é uma das causas de alta rotatividade nas empresas.

7. Os funcionários não são reconhecidos por seu trabalho

Não dá para esperar que seus funcionários se matem de trabalhar por você se você não os valoriza. Quando colaboradores não são reconhecidos por suas contribuições, pelo menos de vez em quando, eles começam a procurar por uma saída.

Se sua empresa tem alto turnover, provavelmente, você é culpado de algumas das ações desse texto. A boa notícia é que você pode mudar coisas que estimulem seu time a se comprometer no médio/longo prazo com sua empresa. Quanto antes o fizer, mais cedo verá seus números de retenção de talentos aumentarem.

Texto adaptado daqui por:

Leia mais: O que pesquisas dizem sobre programa de reconhecimento para funcionários

Agora que você já entendeu o que é turnover e principalmente, quais são as causas de alto turnover nas empresas, engaje seus funcionários!

Seja transparente e lidere uma equipe que seguirá com sua empresa.

Para isso, use o STRATWs One, um software de gestão de performance corporativa que é usado por mais de mil empresas ao redor do mundo.

Veja algumas de suas vantagens:

  • Compartilhar KPIs com agilidade e transparência;
  • Potencializar a governança corporativa;
  • Gerenciar riscos e analisar cenários;
  • Facilitar a troca de informação e a comunicação entre departamentos;
  • Usar a meritocracia e a gestão à vista para motivar e gerenciar equipes;
  • Empregar as principais metodologias de planejamento estratégico como BSC, OKR e SWOT;
  • Integrar pessoas, operação e estratégia;
  • Encontrar oportunidades de melhoria;
  • Fazer a gestão de reuniões e do portfólio de projetos;
  • Aumentar a produtividade.

 

Cecília DutraRelações Públicas por formação, apaixonada por tecnologia, antenada às novidades e analista de marketing na Siteware.