Metodologias de Gestão

O que é meta SMART: veja as 5 características mais importantes para definir uma meta que funcione de verdade

O que é meta SMART: veja as 5 características mais importantes para definir uma meta que funcione de verdade

Publicação : 21/06/2021

Por Siteware

9 min

O que é meta SMART
O que é meta SMART

Meta SMART é um metodologia prática para a criação de metas para processos, projetos ou negócios que envolve as 4 primeiras letras da sigla SMART (inteligente ou esperto, em inglês). Dessa forma, a definição de objetivos SMART deve obedecer a 5 critérios: Specific (Específico); Measurable (Mensurável); Attainable (Atingível); Relevant (Relevante) e Time Based (Temporal).

Mas nada disso pode ser alcançado sem antes definir objetivos claros por meio de metas.

Afinal, como diria o escritor do livro Alice no País das Maravilhas:

O que é meta SMART
Fonte: Pensador

Mas como criar boas metas? Metas que realmente se alinhem com os objetivos da empresa e, ao mesmo tempo, engajem os colaboradores em busca dos melhores resultados para o negócio?

O método SMART é um termo que define as características que as metas precisam ter. Com elas, você conseguirá estimular todos os envolvidos e, assim, buscar os melhores meios de alcançá-las.

Se nunca tinha ouvido falar em metas SMART antes, não se preocupe, você está no lugar certo.

Vamos mostrar o que é meta SMART e quais os passos que precisa seguir para definir as metas ideais para o seu negócio, além de apresentar alguns exemplos de metas SMART para que tudo fique bem claro para você poder aplicar com segurança em seu negócio.

Antes de continuar a leitura acesse nossos materiais gratuitos para ter um apoio na construção e no acompanhamento das suas metas! Confira:

O que é meta SMART?

A meta SMART pode ser definida como uma metodologia de definição de metas em que são criados objetivos claros ​​a fim de maximizar as chances de alcançá-los. Esse método é um acrônimo onde cada letra da sigla SMART representa um componente essencial da definição de metas, que são:

  • S: Específico;
  • M: Mensurável;
  • A: Atingível;
  • R: Relevante;
  • T: Temporal.

Qualquer meta ou objetivo pode ser criado por meio da metodologia SMART.

Com essa configuração, ao invés de resoluções vagas, como acontece na maioria das vezes, é possível criar trajetórias ​​em direção a um determinado objetivo, com marcos claros e uma estimativa de como atingir a meta.

Então, vamos conhecer os detalhes sobre cada uma delas. Assim, você poderá usar esse conceito para a definição de objetivos SMART no planejamento estratégico de sua empresa.

Leia também: Descubra como criar uma planilha de acompanhamento de metas ou baixe uma pronta!

“S” – Specific (Específico)

Quando existem objetivos de negócios parecidos com algo como “ganhar mais dinheiro” ou “vender mais”, eles raramente são atingidos.

Isso ocorre porque o objetivo não é específico o suficiente para ser acionável. Você precisa identificar o resultado desejado e direto de cada meta.

Ser específico significa que o conjunto de metas deve ser claramente definido. Não deve haver ambiguidade sobre elas em qualquer nível da hierarquia na organização.

A maneira mais fácil de fazer isso é responder perguntas como:

  • O que você quer alcançar?
  • Por que você quer isso?
  • Quem está envolvido?
  • Onde esse objetivo vai levar o negócio depois de alcançar?
  • Quando você pretende realizá-lo?

Com essa abordagem, você pode trocar a meta de “ganhar mais dinheiro” pela meta específica: “captar um novo cliente até o final do mês”.

“M” – Measurable (Mensurável)

Se o seu negócio está estagnado, pode ser porque os objetivos que você está definindo não são mensuráveis ​​ou concretos.

Por exemplo, a meta de trabalhar mais em determinado projeto é muito mais vaga do que uma que estipula trabalhar 30 minutos a mais por dia nesse projeto.

Coletar e monitorar dados, usando sempre números, irá mantê-lo responsável pelo seu progresso em direção à meta.

Nesse exemplo de metas SMART, fica muito mais fácil medir e saber se está conseguindo alcançar a meta, superá-la ou se está ficando abaixo dela.

Essa abordagem mensurável para estabelecimento de metas separa os objetivos SMART de objetivos aleatórios.

“A” – Attainable (Atingível)

Ao descobrir o que é meta SMART, automaticamente você achou que iria transformar seu empreendimento em um negócio altamente lucrativo da noite para o dia?

Embora não seja totalmente impossível, já que as metas SMART são realmente poderosas, é preciso conhecer mais algumas características.

Uma delas é: as metas precisam ser atingíveis.

Objetivos atingíveis são aqueles que podem ser alcançados com os recursos materiais, financeiros e humanos disponíveis para você.

Definir metas inatingíveis pode desmoralizar os colaboradores da empresa quando eles não conseguem alcançar esses objetivos.

Por outro lado, estabelecer e alcançar metas atingíveis pode proporcionar um aumento de confiança e aumentar a produtividade na organização. Após atingir um objetivo, então defina uma barra mais alta para o próximo.

“R” – Relevant (Relevante)

Nem todas as metas que podem ser alcançadas valem a pena ser estipuladas. Determinados objetivos não são relevantes para suas necessidades, suas habilidades ou a realidade atual do mercado.

Por isso, se qualquer um desses critérios se aplicar, pode ser sensato evitar essa meta.

Por exemplo, em meio a uma crise econômica marcada por menores gastos do consumidor, pode não ser o momento ideal para introduzir um novo produto, de alto custo.

Assim, ter essa consciência da relevância das metas, ajudará você a se manter à frente das tendências e se destacar dos concorrentes.

Metas relevantes são aquelas que, se atingidas, realmente vão fazer a diferença para seu negócio.

“T” – Time based (Temporal)

Ao definir metas SMART, atribua um prazo limite para a obtenção delas. Por exemplo, defina uma meta de aumentar suas vendas totais em 10% até o final do ano.

Sempre defina um cronograma realista para o escopo de acordo com o esforço que pode colocar para essa meta.

Com um prazo claro, você pode planejar um objetivo, progredir em direção a ele e alcançá-lo.

Muita informação? Então, confira este infográfico que resume como criar metas SMART:

o que é meta SMART

Por que usar as metas SMART?

Depois de ver o que é meta SMART, você já entendeu a importância de usar esse caminho para definir todos os seus objetivos?

A metodologia de estabelecimento de metas SMART facilita a criação de diretrizes de negócios realistas.

Você deve usar as metas da SMART porque elas ajudam a esclarecer suas prioridades, permitem que você se concentre e fique direcionado para o que é mais relevante.

Em vez de objetivos obscuros, sem nenhuma clareza, as métricas SMART são específicas e permitem que você saiba o que precisa fazer, quando e a importância de atingir essas metas em relação aos objetivos estratégicos do negócio. Assim, isso força você a administrar melhor o seu tempo.

Além disso, desfruta de um sentimento de realização quando consegue superar as barreiras e chegar no ponto que planejou.

E se você deseja agregar ainda mais controle e organização em todas as suas metas, a Siteware pode lhe ajudar! O STRATWs ONE é um software de gestão da performance corporativa que ajuda você a acompanhar todas as suas metas em tempo real.

As informações são transparentes e podem ser compartilhadas facilmente com toda a equipe, gerando mais transparência, alinhamento e engajamento em seu negócio.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs ONE

Quer monitorar o desempenho de seus colaboradores? Então, baixe gratuitamente nossa planilha de acompanhamento de metas.