Metodologias de Gestão

O que é meta SMART: veja as 5 características mais importantes para definir uma meta que funcione de verdade

O que é meta SMART: veja as 5 características mais importantes para definir uma meta que funcione de verdade

Publicação : 18/01/2019

Por Siteware

14 min

Meta SMART é um metodologia prática para a criação de metas para processos, projetos ou negócios que envolve as 4 primeiras letras da sigla SMART (inteligente ou esperto, em inglês). Dessa forma, a definição de objetivos SMART deve obedecer a 5 critérios: Specific (Específico); Measurable (Mensurável); Attainable (Atingível); Relevant (Relevante); Relevant (Relevante).

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Toda empresa sempre pensa em otimizar seus resultados, aumentar a produtividade dos colaboradores, vender mais e melhorar seu nível de produção.

Mas nada disso pode ser alcançado sem antes definir objetivos claros por meio de metas.

Afinal, como diria o escritor do livro Alice no País das Maravilhas:

O que é meta SMART
Fonte: Pensador

Mas como criar boas metas? Metas que realmente se alinhem com os objetivos da empresa e, ao emso tempo, engajem os colaboradores em busca dos melhores resultados para o negócio?

Se você já sabe o que é meta SMART, está em um bom caminho!

O método SMART é um termo que define as características que as metas precisam ter. Com elas, você conseguirá estimular todos os envolvidos e, assim, buscar os melhores meios de alcançá-las.

Se nunca tinha ouvido falar em metas SMART antes, não se preocupe, você está no lugar certo.

Vamos mostrar o que é meta SMART e quais os passos que precisa seguir para definir as metas ideais para o seu negócio, além de apresentar alguns exemplos de metas SMART para que tudo fique bem claro para você poder aplicar com segurança em seu negócio.

Veja mais: 5 objetivos e metas de marketing que você deve definir

O que é meta SMART?

As metas SMART se referem a uma metodologia de definição de metas consagrada. Ela ajuda você a definir expectativas claras e objetivas ​​para maximizar suas chances de alcançá-las.

Em vez de resoluções vagas, como acontece na maioria das vezes, a configuração das metas SMART criam trajetórias ​​em direção a um determinado objetivo, com marcos claros e uma estimativa de como atingir a meta.

Qualquer meta ou objetivo pode ser criado por meio da metodologia SMART. Caso você esteja se perguntando, o método SMART é um acrônimo que significa:

  • “Específico”;
  • “Mensurável”;
  • “Atingível”;
  • “Relevante”;
  • “Temporal”.

Cada letra da sigla identifica um componente essencial da definição efetiva de metas. Então, vamos conhecer os detalhes sobre cada uma delas. Assim, você poderá usar esse conceito para a definição de objetivos SMART no planejamento estratégico de sua empresa.

Leia também: Descubra como criar uma planilha de acompanhamento de metas ou baixe uma pronta!

“S” – Specific (Específico)

Quando existem objetivos de negócios parecidos com algo como “ganhar mais dinheiro” ou “vender mais”, eles raramente são atingidos.

Isso ocorre porque o objetivo não é específico o suficiente para ser acionável. Você precisa identificar o resultado desejado e direto de cada meta.

Ser específico significa que o conjunto de metas deve ser claramente definido. Não deve haver ambiguidade sobre elas em qualquer nível da hierarquia da empresa.

A maneira mais fácil de fazer isso é responder perguntas como:

  • O que você quer alcançar?
  • Por que você quer isso?
  • Quem está envolvido?
  • Onde esse objetivo vai levar o negócio depois de alcançar?
  • Quando você pretende realizá-lo?

Com essa abordagem, você pode trocar a meta de “ganhar mais dinheiro” pela meta específica: “conquistar um novo cliente até o final do mês”.

  • EXEMPLO: Para que o quesito específico fique bem claro em sua meta SMART, aponte detalhes. Dizer apenas: aumentar vendas, não é específico o suficiente. Você pode ser mais claro, incluindo em sua meta SMART uma frase como esta: aumentar as vendas principalmente dos novos lançamento e também dos demais produtos.

“M” – Measurable (Mensurável)

Se o seu negócio está estagnado, pode ser porque os objetivos que você está definindo não são mensuráveis ​​ou concretos.

Por exemplo, a meta de trabalhar mais em determinado projeto é muito mais vaga do que uma que estipula trabalhar 30 minutos a mais por dia nesse projeto.

Coletar e monitorar dados, usando sempre números, irá mantê-lo responsável pelo seu progresso em direção à meta.

Nesse exemplo, fica muito mais fácil medir e saber se está conseguindo alcançar a meta, superá-la ou se está ficando abaixo dela.

Essa abordagem mensurável para estabelecimento de metas separa os objetivos SMART de objetivos aleatórios.

  • EXEMPLO: Nosso exemplo de meta dado no item anterior não definia como medir o aumento de vendas. Assim, seria mais correto melhora essa meta SMART acrescentando uma unidade de medida, veja: aumentar as vendas principalmente dos novos lançamentos (em 20%) e também dos demais produtos (em 10%).

Este post também pode ajudar você: Métricas e indicadores de resultados: entendas as diferenças

“A” – Attainable (Atingível)

Ao descobrir o que é meta SMART, automaticamente você achou que iria transformar seu empreendimento em um negócio altamente lucrativo da noite para o dia?

Embora não seja totalmente impossível, já que as metas SMART são realmente poderosas, é preciso conhecer mais algumas características.

Uma delas é: as metas precisam ser atingíveis.

Objetivos atingíveis são aqueles que podem ser alcançados com os recursos materiais, financeiros e humanos disponíveis para você.

Definir metas inatingíveis pode desmoralizar os colaboradores da empresa quando eles não conseguem alcançar esses objetivos.

Por outro lado, estabelecer e alcançar metas atingíveis pode proporcionar um aumento de confiança.

Depois de atingir um objetivo, aí sim, defina uma barra mais alta para o próximo.

  • EXEMPLO: Você tem certeza de que esses aumentos de 20% e 10% nas vendas são realmente atingíveis, ou isso é algo pouco realista? Analise o mercado, os recursos disponíveis, as vendas passadas e certifique-se disso. Uma ideia é selecionar dois ou três colaboradores mais experientes e, antes de definir as metas, checar com eles o que acham. 

DICA: Como cobrar metas e motivar a equipe simultaneamente: 8 dicas que você precisa conhecer

“R” – Relevant (Relevante)

Nem todas as metas que podem ser alcançadas valem a pena ser estipuladas. Determinados objetivos não são relevantes para suas necessidades, suas habilidades ou a realidade atual do mercado.

Por isso, se qualquer um desses critérios se aplicar, pode ser sensato evitar essa meta.

Por exemplo, em meio a uma crise econômica marcada por menores gastos do consumidor, pode não ser o momento ideal para introduzir um novo produto, de alto custo.

Assim, ter essa consciência da relevância das metas, ajudará você a se manter à frente das tendências e se destacar dos concorrentes.

Metas relevantes são aquelas que, se atingidas, realmente vão fazer a diferença para seu negócio.

  • EXEMPLO: Como esse aumento de vendas vai impactar no atingimento dos objetivos estratégoics do negócio? Identifique isso e passe isso para os colaboradores. Explique qual a relação dessas metas SMART com as metas estratégicas da empresa e deixe clara a importância do papel de sua equipe para que o negócio prospere e se mantenha sustentável em longo prazo.

“T” – Time based (Temporal)

Ao definir metas SMART, atribua um prazo limite para a obtenção delas. Por exemplo, defina uma meta de aumentar suas vendas totais em 10% até o final do ano.

Sempre defina um cronograma realista para o escopo de acordo com o esforço que pode colocar para essa meta.

Com um prazo claro, você pode planejar um objetivo, progredir em direção a ele e alcançá-lo.

  • EXEMPLO: Não indicamos quanto atingir os aumentos percentuais de vendas nas metas que definimos nos passos anteriores. Assim, a definição de objetivos SMART seguindo o conceito que aprendemos deve ser corrigida e ficar assim: aumentar as vendas principalmente dos novos lançamentos (em 20%) e também dos demais produtos (em 10%) até o final do primeiro semestre desta ano.

DICA: Técnica Pomodoro: como gerenciar seu tempo de forma mais inteligente e ser mais produtivo

Muita informação? Então, confira este infográfico que resume como criar metas SMART:

o que é meta SMART

Saiba mais: O que é meta SMART: veja as 5 características mais importantes para definir uma meta que funcione de verdade

Por que usar as metas SMART?

Depois de ver o que é meta SMART, você já entendeu a importância de usar esse caminho para definir todos os seus objetivos?

A metodologia de estabelecimento de metas SMART facilita a criação de diretrizes de negócios realistas.

Você deve usar as metas da SMART porque elas ajudam a esclarecer suas prioridades, permitem que você se concentre e fique direcionado para o que é mais relevante.

Em vez de objetivos obscuros, sem nenhuma clareza, as métricas SMART são específicas e permitem que você saiba o que precisa fazer, quando e a importância de atingir essas metas em relação aos objetivos estratégicos do negócio. Assim, isso força você a administrar melhor o seu tempo.

Além disso, desfruta de um sentimento de realização quando consegue superar as barreiras e chegar no ponto que planejou.

Quer entender ainda melhor como usar a técnica SMART para metas e indicadores? Então, dê uma olhada neste vídeo de nosso canal do YouTube:

Confira também: Exemplos de metas SMART: entenda o que é na prática e como você pode implementar na sua empresa

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  • Gerenciar riscos e analisar cenários;
  • Facilitar a troca de informação e a comunicação entre departamentos;
  • Focar na busca dos resultados que sua empresa procura alcançar;
  • Criar e acompanhar KPIs de processos, projetos e pessoas;
  • Compartilhar informações com agilidade e transparência;
  • Usar a meritocracia e a gestão à vista para motivar e gerenciar equipes;
  • Potencializar a governança corporativa;
  • Encontrar oportunidades de melhoria;
  • Fazer a gestão de reuniões e do portfólio de projetos;
  • Aumentar a produtividade;
  • Empregar as principais metodologias de planejamento estratégico como BSC, OKR e SWOT;
  • Integrar pessoas, operação e estratégia.

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Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!

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