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O que são metas? Entenda a diferença entre tarefas, objetivos e metas!

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o que são metas

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No mundo corporativo a eficácia na definição e no cumprimento de metas pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma organização. E por isso é tão importante saber o que são metas.

Um estudo feito pela consultoria de gestão global Bain & Company revelou que as empresas que se destacam em definir metas têm até quatro vezes mais probabilidade de serem classificadas como “top performers”.

Além disso, outra pesquisa da Management Study Guide indicou que 90% das empresas bem-sucedidas usam metas para impulsionar o desempenho e a produtividade de seus negócios.

Porém, apesar de sua importância crítica, ainda há muita confusão sobre o que exatamente são as metas e como elas se relacionam com outros conceitos importantes, como tarefas e objetivos.

Muitas vezes, esses termos são usados de maneira intercambiável, o que pode levar a uma falta de clareza e estrutura na hora de planejar e executar estratégias de negócios.

Neste artigo vamos abordar o que são metas, suas diferenças para objetivos e tarefas e explicar como você pode introduzi-las no seu negócio. Boa leitura!

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O que são metas? Entenda a diferença entre metas, objetivos e tarefas

Metas são resultados quantitativos ou qualitativos específicos que uma pessoa ou organização deseja alcançar dentro de um prazo definido. Elas se caracterizam por serem mais específicas e mensuráveis, auxiliando na criação de um caminho claro para a realização de um objetivo.

Já os objetivos são declarações gerais sobre o que se deseja alcançar a longo prazo. Eles são mais abrangentes e menos mensuráveis do que as metas.

Por exemplo, um objetivo pode ser “ser a maior empresa do setor moveleiro do estado”, enquanto uma meta relacionada seria “aumentar o faturamento a cada semestre por meio da criação de novos produtos para se tornar a maior empresa do estado em 5 anos”.

As tarefas, por sua vez, são ações específicas que precisam ser realizadas para se alcançar uma meta. No contexto do exemplo acima, uma tarefa poderia ser “lançar um produto e testá-lo a cada 6 meses”.

Portanto, as tarefas são as atividades mais concretas e imediatas que conduzem ao cumprimento das metas que levarão à realização dos objetivos. Em curtas palavras:

  • meta: quanto e até quando você pretende fazer;
  • objetivo: o que você quer fazer;
  • tarefas: o que você precisa fazer para chegar lá.

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Por que é importante a definição de metas?

A definição de metas é crucial para dar uma direção e foco para a empresa, bem como motivar os colaboradores, medir o progresso, favorecer a tomada de decisões e aumentar a autoconfiança. Vamos falar sobre elas.

Direção e Foco

Metas proporcionam um senso de direção e propósito. Elas ajudam a orientar nossos esforços e energia para o que é mais importante, permitindo um foco mais nítido nas tarefas que precisamos realizar para atingi-las.

Motivação

Quando há metas claras e mensuráveis, os colaboradores têm um incentivo para trabalhar mais duro para alcançá-las. Além disso, o progresso em direção a ela é gratificante e estimula a continuar persistindo, mesmo diante de desafios.

Medição de Progresso

Ao ter uma meta bem definida, os gestores são capazes de criar indicadores para ver o quanto a empresa está avançando em direção a sua meta, e assim rever estratégias para se atingir os resultados propostos.

Tomada de Decisão

As metas são excelentes ferramentas para a tomada de decisão, uma vez que ao compreender onde se quer chegar, pode-se estabelecer estratégias mais bem definidas, facilitando o entendimento de todos.

De modo geral, elas são um componente bastante importante para que a empresa cresça consistentemente ao longo do tempo em busca de melhores resultados.

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Como definir metas de uma empresa?

Para definir metas em um negócio, é primordial ter foco, dedicação e disciplina. Além de entender qual o prazo máximo de entrega do nosso objetivo e como ele será mensurado.

Por isso é importante não deixar para a última hora. É preciso muito estudo antes de se definir as metas para o próximo ano, para que a qualidade dos resultados não seja comprometida.

Além do mais, é necessário que elas sejam claras e objetivas, e que todos dentro da empresa compreendam as metas que estão perseguindo e o que isso trará de benefícios.

Ao pensar no plano de ação para alcançar metas, o chamado plano de objetivos e metas, é vital que todos os problemas na execução sejam documentados. Desta forma, é possível tratar os desvios possibilitando que a empresa atinja seus objetivos.

E, por último, mas não menos importante, é preciso que todos sejam envolvidos no processo. Isso significa desdobrar as metas em iniciativas individuais, ou por setores em empresas maiores. Cada um deve conhecer seu papel em relação aos resultados do negócio.

Leia o nosso texto complementar e descubra como estabelecer e dar exemplos de metas para os seus colaboradores, clique aqui.

Não sabe como fazer um plano de objetivos e metas? Então, confira o vídeo de nosso canal no YouTube:

Metas SMART

Seja ao montar seu planejamento estratégico ou criar planos de ação para tratar os desvios na sua empresa, o que ajuda a assegurar o sucesso da operação começa na definição das metas e dos objetivos.

Por isso, contar com metodologias ajuda na gestão, pois elas vêm carregadas de conhecimento e experiência de quem trabalhou para desenvolvê-las. Além de serem amplamente utilizadas em outras empresas, trazendo resultados.

Assim, uma das metodologias mais aplicadas para definição de metas é a SMART, que define 5 critérios simples que você deve levar em consideração ao criar as metas e objetivos da sua empresa.

S – Específicos (Specific)

As metas devem ser formuladas de forma específica e precisa, para que não causem dúvidas ou amplas interpretações.

M – Mensuráveis (Measurable)

As metas devem ser definidas de maneira que possam ser medidas e analisadas. Ou seja, é imperativo ter, pelo menos, um indicador que aponte o cumprimento da meta.

A – Atingíveis (Attainable)

É importante que suas metas sejam alcançáveis, não adianta ter uma meta utópica e passar o ano no vermelho, pois é impossível alcançar o seu desejo.

R – Realistas (Realistic)

Como no item acima, é essencial que as metas não almejam resultados que os recursos da empresa não permitem serem alcançados.

T – Temporizados (Time-bound)

Suas metas devem ter prazo e duração bem definidos. Como por exemplo: atingir um faturamento de R$ 5 mil por mês em 5 anos.

Levando em consideração as dicas acima e a metodologia SMART, sua meta deveria ficar assim:

  • exemplo de meta SMART: obter 20% de aumento nas vendas, chegando a R$ X milhões de faturamento até dezembro de 2025.

Essa meta é específica, mensurável, atingível, realista e temporizável. Foi claramente descrita e leva em consideração os valores históricos da empresa, além de ter métricas para ser medida.

O que fazer para cumprir metas empresariais?

Cumprir metas empresariais pode ser desafiador, mas há várias estratégias que você pode adotar para melhorar suas chances de sucesso:

  1. Estabeleça metas claras e mensuráveis

As metas devem ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido.

  1. Crie um plano de ação

Depois de definir suas metas, você precisa de um plano de ação detalhado sobre como alcançá-las. Isso deve incluir a identificação de tarefas específicas, quem será responsável por elas e quando devem ser concluídas.

  1. Mensure o progresso

É importante acompanhar o progresso em relação às metas regularmente. Isso possibilita ajustar o plano de ação, se necessário, e manter a equipe motivada.

  1. Comunique-se efetivamente

As metas e o progresso em relação a elas devem ser comunicados claramente a todos os envolvidos para melhorar o engajamento e garantir que todos estejam alinhados.

  1. Fomente a responsabilidade

Atribuir responsabilidade por tarefas específicas garante que o trabalho necessário para alcançar as metas seja realizado.

  1. Recompense o sucesso

Reconhecer e recompensar o sucesso pode ser um poderoso motivador, podendo variar desde elogios por um trabalho bem feito até bônus ou outros incentivos tangíveis.

  1. Esteja aberto a mudanças

Às vezes, mesmo com o melhor planejamento, as coisas não saem como queríamos. Portanto, é crucial estar aberto a adaptar suas metas ou planos de ação conforme necessário.

Lembre-se de que o cumprimento de metas não é um processo linear. Pode haver contratempos e obstáculos ao longo do caminho. No entanto, com planejamento, monitoramento e adaptação, é possível superar esses desafios e atingir suas metas empresariais.

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Próximos passos

Agora que você já sabe como definir objetivos e metas para sua empresa, não se esqueça de levar em consideração os valores do negócio ao criar seus objetivos.

Acompanhe o alcance das metas regularmente e faça ajustes necessários nas tarefas para que sua organização continue crescendo rumo aos resultados desejados.

Se você está começando a criar seus objetivos e metas agora, o CPM (Corporate Performance Management) é uma excelente metodologia de gestão para ser seguida.

Com ela, alcançar os resultados (os “números” reais que sua empresa alcançou) que correspondem às suas metas e objetivos será muito fácil.

Para ajudar você nessa jornada, o melhor caminho é contar com um software de indicadores que centralize toda a gestão de desempenho do seu negócio, desdobrando a estratégia, conectando projetos e executando os seus planos de ação.

Por meio de um bom sistema de gestão empresarial, você acompanha o desempenho corporativo de forma conectada, monitora e centraliza os indicadores estratégicos, táticos e operacionais, facilitando assim a tomada de decisões.

E um dos melhores sistemas do mercado é o STRATWs One, um software de gestão que ajuda a organizar melhor a sua rotina, gerenciar e engajar a sua equipe, para ter o foco em resultados. Solicite uma demonstração grátis!

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