RH Digital: descubra como inovar na sua empresa

CONTEÚDO

RH Digital

CONTEÚDO

Por muito tempo, a área de Recursos Humanos foi muito burocrática. Naquela época, o setor era estritamente operacional e tinha o único objetivo de manter a relação de acordo entre pessoas e empresas, de acordo com a legislação. No entanto, por necessidade e entendimento que as pessoas são partes cruciais dos resultados, surge o RH Digital.

A lógica é que agora, o RH redesenhou seus antigos processos, que foram aprimorados pela tecnologia, enquanto apoia a gestão de pessoas e promove culturas organizacionais saudáveis.

Assim, se você está interessado em modernizar e promover um RH Digital, convido você a continuar a leitura deste artigo. Aqui, te apresento melhor o conceito, os benefícios e trago alguns exemplos de ferramentas para você dar os próximos passos no seu time de Recursos Humanos.

Continue a leitura e confira!

rh tecnologico

O que é um RH Digital?

RH Digital é a transformação digital da área de Recursos Humanos que busca modernizar e otimizar as atividades relacionadas à gestão de pessoas por meio do uso de tecnologias digitais. Embora modernizar e humanizar possam parecer palavras antagônicas, o conceito de RH Digital nos mostra que, na verdade, elas são complementares.

Assim, essa abordagem envolve a adoção de softwares, aplicativos e plataformas online para automatizar tarefas repetitivas. Além disso, o RH Digital permite acesso a informações em tempo real, como histórico de treinamentos e avaliações de desempenho, facilitando a tomada de decisões.

A comunicação e engajamento também são beneficiados, pois as ferramentas digitais possibilitam uma comunicação ágil e eficiente entre os colaboradores e o RH, além de promover a interação entre a equipe.

A análise de dados e métricas é outra característica importante do RH Digital, pois permite coletar e analisar informações relacionadas à gestão de pessoas, identificando tendências, avaliando desempenho e embasando decisões. Além disso, a adoção de soluções de autosserviço, como portais do colaborador, proporcionam autonomia às pessoas e reduz a carga administrativa do RH.

Quais os benefícios em contar com um RH Digital?

Modernizar o setor de RH é uma necessidade importante para as empresas. Isso porque muitas já descobriram os diversos benefícios possíveis de serem conquistados quando se investe.

Alguns deles são:

1- Eficiência operacional

A automação de tarefas repetitivas e a digitalização dos processos agilizam as atividades do RH, reduzindo o tempo gasto em tarefas administrativas e liberando os profissionais para se dedicarem a atividades mais estratégicas e que devem ser mantidas de forma humanizada.

Nesse cenário, tanto o RH como também o Departamento Pessoal (DP) podem se beneficiar desse universo mais digital.

2- Redução de erros

Com a utilização de sistemas digitais, há uma redução significativa de erros humanos em processos como o cálculo da folha de pagamento, remuneração variável, gerenciamento de benefícios e emissão de contratos, melhorando a precisão e confiabilidade dos dados.

3- Acesso rápido a informações

A digitalização dos dados permite que as informações relevantes sobre os colaboradores estejam disponíveis em tempo real e em um único lugar. Assim, um RH Digital facilita a tomada de decisões, o monitoramento de indicadores de desempenho e o planejamento estratégico de recursos humanos.

Dessa forma, gestores e demais líderes conseguem tomar decisões baseadas em dados concretos. É o caso, por exemplo, da 9 Box. Empresas que fazem o uso dela, além de conseguir identificar rapidamente quem são seus top talents que estão performando acima da média, conseguem desenvolver também planos de sucessão, por exemplo.

4- Melhor experiência do colaborador

Um RH Digital oferece maior autonomia aos colaboradores por meio de soluções de autosserviço, como portais do colaborador. Dessa forma, as pessoas podem acessar suas informações profissionais, solicitar férias, consultar benefícios e atualizar dados de forma rápida e conveniente.

5- Comunicação e engajamento aprimorados

As ferramentas digitais permitem uma comunicação mais ágil e eficiente entre os colaboradores e o RH. Dessa forma, é possível enviar comunicados, divulgar informações importantes, realizar pesquisas de clima organizacional e promover melhor interação entre os membros da equipe, contribuindo para um maior engajamento e alinhamento.

6- Análise de dados e métricas

Com a digitalização dos processos, é possível coletar e analisar dados relacionados à gestão de pessoas. Isso permite identificar tendências, avaliar o desempenho dos colaboradores, identificar lacunas de competências e embasar decisões estratégicas com informações objetivas.

Com as ferramentas de avaliação de desempenho, por exemplo, gestores e RH já conseguem ter um maior alinhamento, além de reunir em um único lugar os insights necessários para desenvolver PDIs mais assertivos.

kit avaliação de desempenho

7- Recrutamento e seleção mais eficientes

O RH Digital também pode oferecer ferramentas para automatizar e agilizar os processos de recrutamento e seleção, como triagem de currículos, aplicação de testes online e agendamento de entrevistas. Isso facilita a identificação de talentos e reduz o tempo necessário para preencher vagas.

8- Adaptabilidade e escalabilidade

Com a tecnologia digital, é mais fácil adaptar e escalar os processos de RH de acordo com as necessidades da organização. À medida que a empresa cresce ou enfrenta mudanças, as soluções digitais podem ser ajustadas e expandidas de forma mais ágil.

Ferramentas do RH Digital

Interessado em promover um RH Digital na sua empresa? A seguir, confira alguns modelos de ferramentas para você:

#1 Ferramentas de Gestão de Desempenho

Essas ferramentas auxiliam na definição de metas, avaliação de desempenho e feedback contínuo dos colaboradores. Elas permitem acompanhar o desempenho individual e coletivo, identificar áreas de melhoria e reconhecer os destaques.

Dessa forma, agiliza todo o processo de avaliação, deixando os líderes e RH responsáveis apenas pela calibração, realização do Plano de Desenvolvimento Individual.

Gestão de pessoas

#2 Sistema de Gestão de Recursos Humanos

Um HRMS é um software que centraliza e automatiza várias atividades do RH, como gerenciamento de dados dos colaboradores, folha de pagamento, benefícios, treinamento e desenvolvimento, entre outros. Ele oferece funcionalidades integradas que facilitam o fluxo de trabalho e a tomada de decisões.

#3 Software de Recrutamento e Seleção

Essas ferramentas permitem gerenciar todo o processo de recrutamento e seleção de forma digital, desde a divulgação das vagas até a contratação. Elas podem incluir recursos como triagem automática de currículos, entrevistas em vídeo, testes online e avaliações de candidatos.

#4 Plataforma de Aprendizagem Online

Uma plataforma de aprendizagem online permite a criação e entrega de treinamentos e programas de desenvolvimento de colaboradores de forma digital. Ela oferece recursos como cursos interativos, vídeos, avaliações e acompanhamento do progresso dos colaboradores.

#5 Ferramentas de Comunicação Interna

Plataformas de comunicação interna, como aplicativos de mensagens, redes sociais corporativas e intranets, facilitam a comunicação entre os colaboradores e o RH. Elas são ideais para compartilhar informações importantes, comunicados, eventos e promover a interação e engajamento da equipe.

#6 Sistemas de Análise de Dados

Essas ferramentas permitem coletar, analisar e visualizar dados relacionados aos recursos humanos, como indicadores de desempenho, rotatividade, absenteísmo e satisfação dos colaboradores. Elas oferecem insights valiosos para embasar decisões estratégicas e promover o chamado people analytics.

Próximos passos

Promover um RH Digital pode ser aquilo que está faltando para a sua empresa se desenvolver ainda mais!

Com um software de recursos humanos você é capaz de identificar, reter e desenvolver talentos através de ciclos automatizados de avaliações de competências. Um bom sistema de gestão de pessoas oferece mais autonomia ao RH, pois permite a automatização dos processos e estimula a cultura de feedbacks com uma gestão de talentos inteligentes.

E um software de gestão de RH que colabora para isso é o STRATWs One. Com ele você planeja, organiza e melhora a rotina de trabalho de toda a equipe, fazendo com que os colaboradores tenham o foco na cultura de resultados.

Solicite uma demonstração agora mesmo e saiba mais!

stratws one