Metodologias de Gestão

Como identificar e reter talentos com a Matriz 9 Box?

Como identificar e reter talentos com a Matriz 9 Box?

Publicação : 24/05/2018

Por Luiza Andrade

7 min

9 Box
9 Box

(Clique no player para o ouvir a narração do nosso post sobre a Matriz 9 Box! Deixe nos comentários o que achou.)

A Matriz 9 Box, abreviação de 9-Box Matrix, é traduzida em português para um termo autoexplicativo: matriz de nove caixas. Ela é uma ferramenta visual, que conta com quadrados representativos do desempenho e do potencial de cada funcionário da empresa.

Ela é uma ferramenta bastante utilizada como base para a criação de um modelo de meritocracia da empresa, facilitando as avaliações individuais e a tomada de decisões importantes, como as futuras lideranças da gestão. Saiba mais sobre a Matriz 9 Box! Continue lendo.

Entenda como implantar a valorização de pessoal por seu desempenho

Por que usar a Matriz 9 Box?

O atributo alt desta imagem está vazio

Como citado anteriormente, a Matriz 9 Box é uma ferramenta visual. Essa característica justifica parte da sua popularidade, já que ferramentas visuais permitem maior dinamismo e interatividade. Utilizada e difundida pela gestão da área de Recursos Humanos, as características dessa Matriz facilitam e aprimoram as tomadas de decisão. Essas que, muitas vezes, são processos complexos. Algumas delas são:

  • Promoções;
  • Bonificações;
  • Treinamentos;
  • Desligamentos;
  • Aumento de salário.

Com este recurso, é possível avaliar o desempenho e o potencial dos profissionais, levando em consideração aspectos de competência, comportamentos, resultados e capacidades. A utilização da 9 Box é uma forma de encontrar os verdadeiros talentos da sua empresa, focando em novas lideranças para o planejamento de sucessão da empresa. Essa função é desenvolvida pela análise dos indicadores de desempenho previamente analisados.

Além disso, ela ajuda a desenvolver a capacidade de cada colaborador, o que costuma ser um processo trabalhoso. Dessa forma, com o bom uso da ferramenta, a Matriz 9 Box serve como facilitadora da análise e crescimento das pessoas na organização. A funcionalidade e simplicidade de uso potencializam seus benefícios, que são:

  • Facilidade de uso;
  • Resultados a curto prazo;
  • Auxílio no trabalho em equipe;
  • Auxílio no diálogo entre lideranças;
  • Desenvolvimento de critérios e expectativas;
  • Abertura de espaço para a discussão sobre performance;
  • Permite a criação de planos de desenvolvimento individual;
  • Identifica necessidades individuais para o desenvolvimento da equipe.

Como construir uma 9 Box?

Você pode utilizar a ferramenta com um software de gestão de desempenho, com programas específicos ou pode criar sua própria Matriz com planilhas. Aprenda a construir uma:

Primeiro, crie três linhas e três colunas. Depois, nomeie de cima para baixo da seguinte maneira: A – alto; M – médio e B – baixo. Esses critérios são os referentes ao potencial do colaborador. Em seguida, faça as colunas. Elas indicam o desempenho. Da esquerda para a direita, são nomeadas: 1 – abaixo do esperado; 2 – esperado; 3 – acima do esperado.

Com a estrutura construída, o uso do 9 Box se torna bem intuitivo: o responsável pelo processo de análise individual irá colocar o nome de cada uma das pessoas em algum dos nove quadrados, de acordo com o nível do seu desempenho na sua atual função e seu potencial para melhorar e ser promovido.

Com o quadro pronto, será mais fácil determinar as pessoas que têm potencial para ascender no quadro e na organização, ao mesmo tempo que será possível visualizar aquelas que não estão atendendo às expectativas. Dessa forma, os líderes poderão compreender melhor sua equipe, criando um plano de ação para mudar a situação ou, até mesmo, desligando alguns colaboradores.

Leia nosso e-book sobre como automatizar o processo de meritocracia da sua empresa

Como implementá-la?

Para implantar corretamente essa ferramenta, é importante que líderes com experiência em avaliações de desempenho tomem a frente na implantação da Matriz. Os responsáveis precisam entender a fundo a construção e aplicação, assim como os funcionários precisam ser bem instruídos para entenderem claramente como funciona a avaliação e o porquê de a ferramenta estar sendo utilizada.

Portanto, não se esqueça de se comunicar bem com toda a equipe. Além disso, é importante ter critérios definidos para avaliar cada categoria e definir padrões que os colaboradores devem alcançar. Dessa maneira, você e sua equipe evitam julgamentos e avaliações subjetivas. Os critérios evitam injustiças, aumentam a assertividade e fazem com que a equipe aceite o processo com menos receio ou discordância. O importante é ser objetivo e transparente.

E, não se esqueça, não adianta utilizar a 9 Box sem dar feedbacks! Eles são peças-chave para o desenvolvimento. A constância da avaliação varia de empresa para empresa, mas é importante manter uma rotina para acompanhar o desenvolvimento dos colaboradores de acordo com os feedbacks dados pelos líderes.

Conclusão

Neste post, você aprendeu o que é a Matriz 9 Box, aprendeu a construí-la, viu quais são seus benefícios e como fazer o bom uso da ferramenta. Portanto, quando ela é bem utilizada, a Matriz tem um papel essencial na avaliação do desempenho, na condução estratégica das sucessões e no plano de carreira dos profissionais da sua empresa.

Com as soluções da Siteware, você pode criar matrizes 9 Box personalizadas. Com nosso módulo de Performance Individual, você consegue criar matrizes para gerir os planos de sucessão da sua empresa. Dessa forma, você realiza a avaliação com base nos dados do book de metas e nas avaliações de desempenho. Assim fica bem mais fácil entender e, consequentemente, desdobrar pontos fortes e fracos de cada membro da sua equipe.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One