Logo siteware

Hard skills: o que é, exemplos e como desenvolvê-las?

CONTEÚDO

Publicação:
Publicação:
hard skills

CONTEÚDO

Desde a infância, somos instruídos a desenvolver determinadas habilidades. Aprendemos a ler, escrever e fazer contas básicas, por exemplo. No entanto, à medida que crescemos e entramos no mercado de trabalho, precisamos desenvolver ainda mais as chamadas de hard skills. Dessa vez, pensando profissionalmente.

Existem diversos exemplos de hard skills, como conhecimento em informática, capacidade de lidar com números e domínio de uma segunda língua. Ou seja, identificar, conhecer e desenvolver essas habilidades nos seus colaboradores são tarefas importantes para líderes e pessoas do seu RH.

Afinal, pessoas bem desenvolvidas tecnicamente estão mais aptas e motivadas a gerarem resultados estratégicos para a empresa, como veremos mais a seguir.

Neste artigo, vamos abordar o que são hard skills, quais são os principais exemplos, como o RH pode ajudar e como desenvolvê-las para ter mais sucesso na carreira.

Por isso, continue a leitura e confira!

rh tecnologico

O que são hard skills?

As hard skills são competências técnicas adquiridas por meio da prática, da capacitação, do treinamento e da experiência na execução de tarefas específicas. Elas são habilidades diretamente relacionadas à empregabilidade e medidas em estatísticas objetivas.

Dessa forma, essas habilidades devem ser postas em prática para ajudar a alcançar o sucesso na carreira e precisam ser adquiridas durante a vida profissional. Dentre os exemplos mais conhecidos da hard skills estão:

  • conhecimento de programação;
  • línguas estrangeiras;
  • habilidades administrativas e financeiras;
  • conhecimento de ti.

Assim, as hard skills normalmente são as habilidades que mais são observadas na hora de preencher uma vaga dentro das empresas, já que um programador, por exemplo, precisa saber programar.

Além disso, a aquisição de hard skills exige uma forte dedicação ao treinamento e à capacitação, pois elas envolvem habilidades técnicas e precisam ser desenvolvidas ao longo do tempo. Ou seja, é necessário ter um forte compromisso com a aprendizagem contínua para garantir que a sua hard skills esteja atualizada e pronta para o mercado de trabalho.

Nesse caso, a aprimoração das habilidades técnicas devem estar presentes no Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), garantindo assim, o treinamento necessário para o desenvolvimento das pessoas.

Qual a diferença entre hard skills e soft skills?

Como vimos anteriormente, as hard skills, também conhecidas como habilidades técnicas, são conhecimentos técnicos, práticos e específicos da área em que a pessoa atua. São habilidades que podem ser aprimoradas por meio de capacitações, treinamentos e cursos.

No entanto, existem também as soft skills, também conhecidas como habilidades comportamentais. Elas são habilidades como liderança, comunicação, trabalho em equipe, entre outras.

Dessa forma, é dever do RH se atentar não apenas as habilidades técnicas, como também comportamentais na hora de contratar os novos colaboradores. Além disso, combinar as duas áreas é um diferencial que fará com que o profissional se destaque no mercado de trabalho em sua área de atuação.

Isso porque na hora de contratar um programador que sabe programar muito bem pode ser ótimo em um primeiro momento. No entanto, se ele não tive algumas soft skills, como capacidade de se comunicar bem ou fazer a gestão do tempo com eficiência, pode ser prejudicial para a empresa a medio e longo prazo, já que terá um profissional tendo problemas com os prazos das entregas de maneira recorrente.

Exemplos de hard skills

É importante entender que hard skills mudam de acordo com a área de atuação e é necessário conhecer e desenvolver as suas para se manter competitivo no mercado. Isso porque vivemos em um mercado muito dinâmico e novas aprendizagens são importantes para se manter atualizado.

Dessa forma, as hard skills podem incluir:

  • proficiência em inglês;
  • habilidades de Excel avançadas;
  • habilidade de atuar com um software específico, como o photoshop;
  • escrever códigos para sites;
  • operar equipamentos médicos
  • operação de máquinas.

Nesse caso, é papel do recrutador, no momento da solicitação da abertura da vaga, identificar quais são as hard skills necessárias para o preenchimento da vaga e, a partir daí, definir quais soft skills serão necessárias, conectado aos interesses da empresa e também aos pilares e cultura da organização.

Ou seja, para uma vaga de liderança, por exemplo, saber se comunicar e liderar serão soft skills extremamente necessárias. Além disso, ter os conhecimentos técnicos da área específica também serão fundamentais.

A importância das hard skills no mercado de trabalho

As hard skills são um conjunto de habilidades técnicas que fornecem aos profissionais a destreza no desenvolvimento de seu trabalho, seja na fabricação, na programação, na administração, na engenharia ou qualquer outra função. Devido à sua relevância, investir no treinamento e desenvolvimento das hard skills é essencial para evoluir na carreira.

Ao adquirir o conhecimento necessário, os profissionais se tornam mais preparados para as situações do dia a dia, e suas performances melhoram. Além disso, o desenvolvimento das hard skills, por meio da gestão de talentos da sua empresa, também facilita o acesso a novas oportunidades de trabalho, inclusive para uma mudança de área, se assim for desejo da pessoa.

No entanto, é importante entender que adquirir as hard skills é um processo contínuo. Por isso, é importante ter disposição e esforço para se aprimorar constantemente. Dessa forma, é possível desenvolver competências ao longo de sua carreira, o que pode gerar melhores oportunidades em termos de emprego e, consequentemente, proporcionar um maior desenvolvimento profissional.

Se você é um gestor ou atua na área de RH, entenda que um colaborador, quando ele percebe que a empresa está interessada em desenvolver as suas hard e soft skills, ele se torna mais propenso a ser um profissional fiel à organização, pois ali se sente realizado.

Tudo isso ajuda a combater o absenteísmo e a reduzir o turnover

Por que as hard skills devem ser identificadas antes do recrutamento?

Para garantir que os candidatos aprovados para a vaga desenvolvam as atividades requeridas na melhor forma possível, o RH deve se atentar às hard skills que o profissional apresenta. Elas podem ser definidas como características e habilidades técnicas únicas que um candidato possui.

Uma boa avaliação das hard skills ajuda a reduzir os riscos relacionados ao recrutamento, pois demonstra que os candidatos selecionados possuem a experiência necessária para atender às necessidades da empresa. Além disso, identificar antes as hard skills dos candidatos ajuda a economizar tempo no processo de recrutamento, pois reduz a necessidade de avaliar todos os aspectos de um determinado trabalho.

Por isso, o famoso teste técnico é tão utilizado e possui papel fundamental no processo de admissão.

Dessa forma, é importante se atentar ao que cada vaga requer, por exemplo, o profissional de marketing digital deve possuir conhecimento em SEO, enquanto o programador deve saber programar em linguagens de programação.

Por isso, torna-se necessário a realização de avaliações técnicas e testes específicos para conhecer melhor as hard skills dos candidatos. Isso é importante para que seus melhores talentos possam se destacar. Além disso, é possível realizar treinamentos específicos para aprimorar as hard skills dos colaboradores.

Como desenvolver hard skills?

Desenvolver as hard skills nos ambientes de trabalho é uma necessidade constante das empresas que querem manter-se competitivas. Afinal, não basta apenas ter as melhores ferramentas, é importante contar com profissionais capacitados para a atuação delas.

Dessa forma, embora seja uma tarefa desafiadora, é possível desenvolver as hard skills que você precisa para obter um desempenho ótimo. O RH pode desempenhar um papel crucial na aquisição e desenvolvimento de hard skills específicas, que podem ser desenvolvidas no ambiente de trabalho. Treinamento, palestras e seminários são algumas das ferramentas eficazes com as quais a área de Recursos Humanos pode contribuir para o aprimoramento das habilidades técnicas.

Além disso, o RH pode trabalhar ativamente para criar um ambiente de trabalho que promova o desenvolvimento das hard skills, promovendo, por exemplo, aplicações de avaliações de desempenho.

Fazendo pequenas mudanças e utilizando as ferramentas corretas, o RH pode fazer grandes progressos para melhorar as habilidades e hard skills de um indivíduo.

avaliação de desempenho

Nesse caso, é fundamental que o próprio colaborador tenha iniciativa de se aperfeiçoar. Para a empresa, ela precisará oferecer um ambiente que permita esse desenvolvimento e apoie o colaborador quando necessário e a avaliação de desempenho oferece isso.

Assim, na hora de construir o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) caberá identificar onde estão os pontos de melhoria e ofertar soluções. Existem ferramentas no mercado, como o STRATWs One, que com o apoio da tecnologia e inteligência artificial, consegue identificar quais são essas melhoras necessárias e oferecer PDIs personalizados.

Próximos passos

E aí, conseguiu entender mais a importância das hard skills no mercado de trabalho e também para o RH? O próximo passo é garantir que a empresa tenha um ambiente saudável e seguro para a área de recursos humanos tenha o cenário ideal para garantir que as habilidades interpessoais sejam evoluídas.

Como fazer isso? O STRATWs One te ajuda.

Isso porque a ferramenta conta com módulos de gestão de talentos e também performance individual dos colaboradores. O que significa que soluções como acompanhamento de indicadores, remuneração variável e avaliação de desempenho, feedbacks e muito mais estão disponíveis.

Solicite uma demonstração agora mesmo e saiba mais sobre!

stratws one
[Template Gratuito]
[Template Gratuito]
[E-book Gratuito]
[E-book Gratuito]
[Guia prático]
[Guia prático]
[Template Gratuito]
[Template Gratuito]
[Kit Gratuito]
[Kit Gratuito]
[E-book Gratuito]
[E-book Gratuito]
[Planilha Gratuita]
[Planilha Gratuita]
[Template Gratuito]
[Template Gratuito]
[Kit de produtividade]
[Kit de produtividade]
[Planilha Gratuita]
[Planilha Gratuita]
[Planilha Gratuita]
[Planilha Gratuita]
[Planilha Gratuita]
[Planilha Gratuita]
[Ferramenta Gratuita]
[Ferramenta Gratuita]