.elementor-element .elementor-swiper .swiper { overflow: hidden; }

Capacitação profissional: confira como desenvolver 10 tipos e treinamento

CONTEÚDO

A capacitação profissional no sucesso das empresas

CONTEÚDO

As empresas estão cada vez mais exigentes em relação à qualidade dos profissionais para atender às suas demandas. Dessa forma, a capacitação profissional se tornou fundamental para o sucesso de qualquer organização.

Isso porque ela é importante não apenas para os profissionais, mas também para as empresas. Afinal, a capacitação garante que os colaboradores estejam preparados para as atividades que irão desempenhar e, consequentemente, aumenta a produtividade da companhia.

Além disso, a capacitação profissional também contribui para a redução de acidentes de trabalho, menores taxas de turnover e até para a melhoria da qualidade dos produtos e serviços prestados pelas empresas.

E aí, está interessado em saber mais sobre a capacitação profissional? Neste artigo, vamos abordar os principais benefícios dela para as empresas e como iniciar um projeto aí dentro da sua organização. Continue a leitura e confira!

rh tecnologico

O que é capacitação profissional?

A capacitação profissional é uma melhor adaptação dos colaboradores dentro de uma empresa para que eles possam desempenhar melhor os seus respectivos papéis. Ela pode ser aplicada por treinamentos, cursos e palestras. Dessa forma, a capacitação profissional pode ser tanto pela área das hard skills como também das soft skills.

Além disso, ela visa proporcionar aos colaboradores conhecimentos e habilidades necessárias para desempenhar seus papéis de forma eficaz, auxiliando assim na execução dos objetivos da organização. Verdade seja dita, os resultados obtidos por meio dos treinamentos são capazes de contribuir diretamente para qualquer área da organização.

Isso porque, quando realizada de forma correta, a capacitação profissional não é apenas um investimento de curto prazo, mas gera benefícios de longo prazo para o desenvolvimento da empresa.

Afinal, ela ajuda as empresas a recrutar e reter os melhores profissionais, pois elas podem oferecer treinamentos que possam levar os trabalhadores a atingirem um maior desenvolvimento de suas habilidades. Ao final, a empresa terá maior eficiência no seu trabalho.

Porque a capacitação profissional é importante para o sucesso das empresas?

A capacitação profissional é uma etapa crucial para o sucesso de qualquer empresa. Por meio de treinamentos adequados, as empresas podem desenvolver ou aprimorar habilidades nos seus colaboradores, contribuindo para que eles tenham as ferramentas e conhecimentos necessários para que alcancem seus objetivos individuais dentro da empresa de forma eficaz.

Nesse sentido, investir em capacitações profissionais pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso no mercado competitivo, principalmente porque ela está diretamente ligada à retenção de talentos.

Ademais, a capacitação profissional ajuda os colaboradores a atingirem um alto nível de produtividade e a usarem seus conhecimentos com eficiência. Isso também é uma excelente forma de melhorar a motivação do time. Afinal, quando o colaborador identifica que a empresa está investindo nele, as chances dele ser um colaborador satisfeito é maior e isso ajuda a reduzir o absenteísmo, por exemplo.

Por fim, a capacitação profissional é importante para que as empresas consigam manter-se competitivas no mercado, por meio da mão de obra qualificada e alcançar a excelência em seus resultados. Dessa forma, empresas de todos os portes e segmentos devem investir em treinamentos eficazes e com conteúdos selecionados de forma aprimorar as habilidades dos colaboradores, otimizando assim sua performance. 

A importância da capacitação profissional para os colaboradores

Oferecer treinamento e capacitação profissional aos colaboradores é parte essencial de qualquer programa de gestão e avaliação de desempenho.

kit avaliação de desempenho

Dessa forma, a capacitação profissional não só ajuda os colaboradores a desenvolverem habilidades e competências úteis para o seu trabalho, como também os motiva a se sentirem parte da equipe. Além disso, esse tipo de programa não só melhora as perspectivas de carreira dos colaboradores, como também os prepara para o para o mercado de trabalho e também para assumir novas responsabilidades, seja em uma mudança de área ou até mesmo em áreas de liderança técnica e gestora.

Por fim, é importante lembrar que as empresas que investem em capacitação profissional aumentam a produtividade e melhoram os resultados. Investir nesse tipo de programa é um passo na direção certa para que as empresas prosperem e se destaquem em seus setores.

É uma forma de preparar os colaboradores para qualquer desafio e de aumentar o nível de satisfação deles com o seu trabalho. Portanto, a capacitação profissional já se tornou uma das tendências na gestão do RH e deve ser considerada a solução de sucesso para as empresas.

10 tipos de capacitação profissional para serem aplicados

Ciente da importância da capacitação profissional no ambiente de trabalho, tanto para a empresa quanto para os colaboradores, confira a seguir 10 diferentes tipos de capacitação profissional para você aplicar:

1- Otimização das competências

Vivemos em uma realidade em que é preciso estar atento ao o que tem feito a diferença no mercado, pois é possível que algo se torne defasado em pouquíssimo tempo. É o exemplo dos profissionais que têm conseguido fazer bom uso da Inteligência Artificial, por exemplo.

Dessa forma, garantir que os seus colaboradores estejam cientes das novas competências e exigências no mercado pode ser uma ótima forma de capacitá-los profissionalmente.

2- Onboarding e integração

Um tipo de capacitação profissional muito importante diz respeito sobre a integração dos novos talentos: o onboarding.

Garantir que o novo profissional saiba mais sobre os processos da empresa e conhecer os novos colegas de trabalho pode acelerar a curva de aprendizado de um novo colaborador e por isso a adaptação dele será uma capacitação fundamental.

3- Capacitação profissional de novas lideranças

Um dos papéis de um bom líder é garantir que dentro das suas equipes tenha profissionais que possam substitui-lo um dia. Por isso, será fundamental que o time de Recursos Humanos desenvolva programas de liderança e garanta que novas habilidades estejam sendo aprendidas pelos colaboradores com potencial de liderar.

Uma boa forma de identificar esses potenciais líderes é por meio da Matriz 9box.

9 box

4- Capacitação profissional de soft skills

As habilidades comportamentais são tão valorizadas quanto as competências técnicas dos colaboradores. Nesse caso, saber se comunicar, trabalhar em equipe e até trabalhar com feedbacks são habilidades bastante valorizadas no mercado.

Por isso, apoiar que o colaborador desenvolva suas diferentes soft skills é uma ótima forma de capacitá-lo profissionalmente.

5- Treinamento de habilidades técnicas

Talvez o tipo de capacitação mais comum, a capacitação das hard skills é um dos pilares para qualquer empresa que deseja apoiar o desenvolvimento do seu corpo de profissionais. Nesse caso, permitir e apoiar que o colaborador realize um treinamento, MBA e conquiste novas certificações é uma forma de capacitação profissional.

6- Capacitação profissional obrigatória

Dependendo do campo de atuação do colaborador, existem capacitações profissionais que são obrigatórias, como é o caso de Proteção Contra Incêndios e o de Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos. Esses treinamentos são comumente chamadas de Normas Regulamentadores, ou NRs.

7- Ensino à distância

Ficando ainda mais comum entre empresas que atuam no modelo hibrido ou no home office, o treinamento virtual, ou e-leaning, pode ser uma ótima forma de promover a capacitação profissional e identificar os canais em que o seu grupo de stakeholders mais se interessam, como vídeos, podcasts, leituras etc.

8- Ensino presencial

Podendo ser combinado para apoiar uma outra forma de capacitação profissional, como de hard skills ou obrigatória, o modelo in company exige um espaço de treinamento dentro das empresas com o único objetivo de desenvolver os colaboradores.

9- Blended learning

Muito utilizado por empresas que podem oferecer um modelo hibrido de atuação, o blended learning se apoiar na aplicação do ensino presencial e a distância para criar um treinamento dinâmico e estratégico para os seus colaboradores.

10- Gamificação

A gamificação é um modelo de treinamento e capacitação profissional que vem sendo bastante utilizado. Isso porque ao promover um senso de desenvolvimento prático, competitividade saudável e recompensas, os colaboradores tendem a serem mais engajados nos treinamentos, gerando resultados rápidos.

Como melhorar a capacitação profissional nas empresas?

As empresas estão buscando cada vez mais soluções para melhorar seus processos a fim de obter sucesso e neste artigo já vimos que uma das principais soluções está na capacitação profissional. Por isso, é importante compreender quais são as formas de capacitação que melhor se encaixam nas necessidades de cada empresa.

Como solução de sucesso, a capacitação profissional engloba algumas etapas que precisam ser bem planejadas e executadas. Nesse caso, o primeiro passo é a identificação das habilidades que os colaboradores já possuem, para que o treinamento possa ser realizado de forma mais efetiva. Essa análise pode ser feita por meio de uma avaliação de desempenho, por exemplo.

Em seguida, é necessário definir as metas que deverão ser alcançadas com a capacitação. Nesse caso estamos falando de um Plano de Desenvolvimento Individual, o PDI. Por meio dele, o gestor, junto do liderado, pode planejar um plano de ação, com pequenas práticas e metas que devem ser alcançadas pelo colaborador para que ele se desenvolva, seja por meio de cursos ou ações dentro da própria empresa.

Por fim, é hora de organizar as atividades que serão desenvolvidas, optar por metodologias que melhor se adequem ao objetivo, e fazer uma avaliação dos resultados, rodando novamente a avaliação de desempenho.

Além disso, contar com um bom ambiente de treinamento também proporciona resultados muito mais satisfatórios, pois isso revela aos colaboradores que a empresa está interessada em oferecer oportunidades de crescimento. Assim, o sentimento de motivação é fortalecido e o empenho em tornar o processo de capacitação profissional rentável é maior.

No entanto, para que tudo isso aconteça, é necessário que o time de Recursos Humanos  tenha a autonomia para planejar e executar todas essas ações. Para isso, é fundamental que a empresa conte com uma solução estratégica capaz de otimizar as ações do dia a dia, otimizando boa parte dos processos e garantindo uma visão consolidada para tomada de decisões decisivas.

Próximos passos

Bem, agora que você já entendeu o que é a capacitação profissional e a importância dela para as empresas, que tal permitir que o seu time de RH esteja apto a desenvolver os seus colaboradores? Como fazer isso? Bem, com o STRATWs One.

Ele é  um software de Gestão de Performance Corporativa intuitivo que conta com um módulo específico de Gestão de Performance Individual e Gestão de Talentos. Dessa forma, ele consegue oferecer muito mais autonomia ao RH, automatizando processos, estimulando a cultura de feedbacks e muito mais!

Solicite uma demonstração agora mesmo e confira!

stratws one