Meritocracia: o que é e como implementar esse sistema na sua empresa

CONTEÚDO

meritocracia nas empresas

CONTEÚDO

Se preferir, clique no play para ouvir a narração do nosso artigo sobre Meritocracia.

Aumentar a produtividade e o engajamento dentro das organizações por meio do reconhecimento dos seus colaboradores costuma auxiliar no desempenho das equipes, bem como no próprio crescimento da empresa, de maneira saudável. Não é à toa que muitos líderes estão em busca de alcançar uma gestão empresarial voltada para a meritocracia.

Mas o que é meritocracia, afinal?

Resumidamente, podemos definir o que é meritocracia da seguinte forma: quem produz mais resultados para o time e para a empresa recebe maiores bonificações e tem maiores chances de ser promovido.

Dessa forma, os colaboradores que são reconhecidos ficam mais motivados e mais propensos a estarem sempre em busca de crescer e entregar melhores resultados. Assim, dentro das organizações, há igualdade de oportunidade para todos, gerando um bem-estar no cenário profissional.

Esse sistema deve ser montado de forma que o colaborador cresça na empresa conforme atinja suas metas. No entanto, criar um sistema de meritocracia eficiente pode não ser uma tarefa muito fácil para os gestores.

Por isso, separamos algumas dicas valiosas para você desenvolver seu plano de meritocracia. Continue a leitura e aproveite!

O que é meritocracia nas empresas?

O conceito meritocracia é de origem francesa. Ele surgiu logo após a Revolução Francesa, quando foi decidido que origem de nascimento não mais seria critério de aceite para o ingresso em carreiras públicas. Assim, o critério novo seriam as qualidades, conhecimentos e habilidades individuais. Nesse sentido, a justiça social passaria a agir de maneira igualitária, independente das condições sociais,

Embora a lógica do sistema seja francesa, a palavra meritocracia foi utilizada pela primeira vez pelo inglês Michael Young (1915 – 2022), em seu livro “The Rise of Meritocracy“. Na obra ele explica que recorreu da palavra latina “mereo” (ser merecedor) e o sufixo grego kratos (força) para formar a nova palavra.

Assim, a palavra meritocracia é definida como uma forma de liderança que valoriza os méritos, habilidades, e os conhecimentos individuais. Por isso, ela é muito adotada nas empresas, como criar programas de remuneração variável, por exemplo.

A Siteware preparou um material 100% gratuito para você. Utilize a nossa Planilha automatizada em Excel e calcule a remuneração variável dos seus colaboradores. Baixe agora:

BANNER Planilha RV 2 Meritocracia: o que é e como implementar esse sistema na sua empresa

Dessa forma, todos os indivíduos dentro da organização se sentem valorizados, pois eles compreendem que a meritocracia é um sistema que funciona para eles e parece justo. Afinal, quem entrega os melhores resultados, de acordo com os seus indicadores de desempenho, têm mais chance de crescer profissionalmente.

E a meritocracia não entra apenas no sistema de remuneração. Ou seja, na hora de haver uma promoção também deve ser levada em conta as habilidades e resultados entregues pelos colaboradores e não se eles são amigos ou parentes de algum gestor. Nesse caso, é comum que a liderança e o departamento de RH adotem a Matriz 9 box para identificar e até reter os principais talentos de maneira meritocrática.

Por que o sistema de meritocracia é importante para as empresas?

Ter uma lógica de meritocracia nas empresas está ligada a diversos benefícios que podem contribuir para o crescimento, eficiência e equidade dentro da organização.

Alguns dos benefícios são:

  1. Estímulo à excelência: a meritocracia motiva os colaboradores a se esforçarem ao máximo e a buscar constantemente a excelência em suas funções, já que eles sabem que serão recompensados.
  2. Inovação e criatividade: ao recompensar o desempenho e o pensamento inovador, a meritocracia cria um ambiente propício para a geração de ideias criativas e soluções inovadoras. Os colaboradores são encorajados a pensar fora da caixa, uma vez que sabem que suas contribuições serão reconhecidas e valorizadas.
  3. Retenção de talentos: a meritocracia ajuda a reter os melhores talentos dentro da empresa. Quando os colaboradores percebem que têm a oportunidade de crescer com base em seu desempenho, são mais propensos a permanecer na organização a longo prazo, em vez de procurar oportunidades em outros lugares.
  4. Justiça e equidade: um sistema meritocrático promove a justiça e a equidade na distribuição de recompensas e oportunidades. Os colaboradores sabem que serão avaliados com base em critérios objetivos, minimizando a sensação de favoritismo e nepotismo.
  5. Motivação e engajamento: quando as pessoas percebem que seus esforços estão diretamente ligados a recompensas tangíveis, eles tendem a ficar mais motivados e engajados no trabalho. Isso resulta em um ambiente mais produtivo e em equipes mais comprometidas.
  6. Crescimento pessoal e profissional: a meritocracia oferece a oportunidade de crescimento pessoal e profissional com base no próprio mérito. Isso permite que os colaboradores desenvolvam suas habilidades, ampliem seus conhecimentos e alcancem metas individuais.
  7. Identificação de talentos emergentes: em um sistema meritocrático, é mais provável que os talentos emergentes sejam identificados e promovidos rapidamente, independentemente de sua antiguidade na empresa. Isso ajuda a empresa a se beneficiar de novas ideias e lideranças.

Como criar um sistema de meritocracia na sua empresa?

Entender o que é meritocracia não é algo difícil, uma vez que temos contato constante com esse conceito no mercado de trabalho. Mas você sabe como implementar um sistema de meritocracia eficiente dentro da sua empresa?

A princípio, é necessário ter as melhores técnicas e ferramentas, para que a visão do gestor – que é o responsável pela promoção e outros bônus – não se distancie do seu verdadeiro propósito: o merecimento daqueles que realmente merecem.

meritocracia

1- Estude o ambiente interno

Antes de montar seu sistema de meritocracia, toda empresa deve olhar para dentro da organização e descobrir quais promoções podem ser dadas aos colaboradores de alto desempenho.

Caso não seja possível dar uma promoção de cargo, você poderá oferecer a troca de cargo horizontalmente, passando de um colaborador de assistente financeiro para analista financeiro, por exemplo.

Da mesma forma, é necessário estudar quanto de aumento no salário que o orçamento da empresa permite. Afinal, é importante que os acordos sejam cumpridos, ou isso pode desmotivar os seus colaboradores. Nesse caso, a lógica é ver o que pode ser feito antes de prometer coisas que não poderão ser cumpridas.

Além disso, se sua empresa não tem uma grande capacidade para suportar aumentos de salário com frequência, as metas podem ser mais difíceis de ser atingidas. Dessa forma, o aumento de salário pode estar relacionado à quantidade de vendas que a pessoa faz. É o caso das comissões por vendas, em que o vendedor fica com uma porcentagem do que vende, como exemplo de remuneração estratégica.

Saiba tudo sobre RV e Remuneração Estratégica vendo o vídeo abaixo:

2- Estruture benefícios

Além das comissões, sua empresa pode criar estratégias como um prêmio de destaque para o colaborador do mês. Dessa forma, bonificações e outros planos de premiações para as pessoas  podem variar de acordo com o segmento da sua empresa.

Além disso, é interessante que o colaborador que se destaca veja o seu crescimento, por isso, um plano de carreira pode ser uma boa opção para a sua empresa. Para construir planos de carreira, é comum que muitos gestores trabalhem com avaliações de desempenho para construir PDI’s que vão ajudar em um plano de sucessão, por exemplo.

Com esse plano, o colaborador entende onde está e quais metas deve cumprir para chegar no próximo estágio. Dessa forma, em um sistema de meritocracia bem sucedido, os benefícios devem ser bem pensados e servirem de motivação para os funcionários.

Assim, escolha prêmios que os motivem, como um pacote de viagem de férias com a família para o melhor funcionário do ano. Ou ingressos para um show internacional para o funcionário que cumpriu as metas estipuladas.

Afinal, de nada adianta escolher e investir em benefícios que não são do interesse dos seus colaboradores.

3- Crie metas claras

É importante que as metas estejam bem definidas e sejam do conhecimento do seu time. Somente dessa forma haverá uma avaliação justa, o benefício será concedido da forma certa e o sistema de meritocracia será eficiente.

Um exemplo é estipular uma meta de vendas de R$ 30.000,00 por mês por pessoa, mas a meta só será validada se o vendedor não zerar a venda de nenhum dia útil. Para isso, você pode seguir a lógica das metas SMART. Dessa forma, garantirá que elas sejam de fácil entendimento para o seu time.

No caso de executivos com cargos mais altos, as metas podem ser:

Quem cumpre as metas deve ser reconhecido pela empresa. Esse reconhecimento pode se dar através de premiações ou promoção de cargos.

4- Dê poder aos líderes

Na falta de uma ferramenta de acompanhamento de metas, nem sempre você saberá se um funcionário teve um mês excelente e se está evoluindo muito ou pouco. Assim, para avaliar, sem erros, é necessário que você tenha uma boa comunicação com o líder de cada área, pois eles lhe passarão a real produtividade de cada funcionário. Além, é claro, de uma ferramenta, como o STRATWs One.

São os líderes, também, que fazem do ambiente de trabalho um lugar melhor para as contribuições de cada um e o trabalho em equipe.

Por isso, ao dar poder para os líderes, o ambiente fica mais agradável e a produtividade geral aumenta. Por exemplo, um líder pode escolher dar um aumento de salário para uma pessoa que está fazendo um trabalho maravilhoso, mas por alguma razão não está batendo as metas.

Por isso, a comunicação com o líder é tão necessária ao estruturar um plano de meritocracia.

5- Analise os prós e contras da gestão por meritocracia

A gestão por meritocracia eficiente pode trazer inúmeros benefícios para a sua empresa.

Somente as pessoas que trabalham duro para cumprir suas metas são promovidas ou recebem benefícios, e isso pode fazer com que todos se empenhem em trabalhar duro.

Por outro lado, deve-se tomar cuidado com o excesso de competitividade que um plano de meritocracia pode gerar. Isso porque quando o ambiente não é saudável, uma pessoa pode tomar como sendo sua a ideia de um colega de trabalho e receber uma bonificação injustamente.

Nesse momento, o líder deve agir, para que o ambiente seja de cooperação e não de competição.

Próximos passos

O STRATWs ONE é software de gestão de performance corporativa criado pela Siteware, Ele permite, entre diversas outras funcionalidades, acompanhar a performance dos colaboradores a definir critérios baseados em KPIs para a remuneração variável, por exemplo bem como realizar o acompanhamento de metas de maneira realmente estratégica.

stratws one