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Meritocracia: o que é e como implementar esse sistema na sua empresa

Meritocracia: o que é e como implementar esse sistema na sua empresa

Publicação : 12/07/2018

Por Siteware Siteware

8 min

(Clique no play para ouvir a narração do nosso artigo sobre Meritocracia. Nos conte o que achou nos comentários!)
Aumentar a produtividade através do reconhecimento de seus funcionários pode auxiliar tanto no desempenho da sua equipe quanto no crescimento da empresa.

A meritocracia é um sistema baseado no mérito.

Mas o que é meritocracia, afinal?

Resumidamente, podemos definir o que é meritocracia da seguinte forma: quem produz mais resultados para o time e para a empresa recebe maiores bonificações e tem maiores chances de ser promovido.

Os funcionários que são reconhecidos ficam mais motivados e mais propensos a “vestir a camisa”.

Esse sistema deve ser montado de forma que o funcionário cresça na empresa conforme atinja suas metas.

Criar um sistema de meritocracia eficiente pode não ser uma tarefa muito fácil para os gestores.

Por isso, separamos algumas dicas valiosas para você desenvolver seu plano de meritocracia.

O que é meritocracia

A meritocracia é de origem francesa. O conceito surgiu logo após a Revolução Francesa, quando foi decidido que origem de nascimento não mais seria critério de aceite para o ingresso em carreiras públicas. Assim, o critério novo seriam as qualidades, conhecimentos e habilidades individuais.

Assim, a meritocracia pode ser definida como uma forma de liderança que valoriza os méritos, habilidades, e os conhecimentos individuais. Por isso, ela é muito adotada nas empresas até mesmo para criar programas de remuneração variável.

Como criar um sistema de meritocracia na sua empresa

Entender o que é meritocracia não é algo díficil, uma vez que temos contato constante com esse conceito no mercado de trabalho. Mas você sabe como implementar um sistema de meritocracia eficiente dentro da sua empresa? É necessário ter as melhores técnicas, para que ela não se distancie do seu verdadeiro propósito: o merecimento.

meritocracia

1- Estude o ambiente interno

Antes de montar seu sistema de meritocracia, toda empresa deve olhar para dentro e descobrir quais promoções podem ser dadas aos funcionários de alto desempenho.

Caso não seja possível dar uma promoção de cargo, você poderá trocar o cargo horizontalmente, passando um funcionário de assistente financeiro para analista financeiro, por exemplo.

Da mesma forma, é necessário estudar quais os aumentos de salário que o orçamento da empresa permite.

Se sua empresa não tem uma grande capacidade para suportar aumentos de salário com frequência, as metas podem ser mais difíceis de ser atingidas. O aumento de salário pode estar relacionado à quantidade de vendas que a pessoa faz. É o caso das comissões por vendas, em que o vendedor fica com uma porcentagem do que vende.

2- Estruture benefícios

Além das comissões, sua empresa pode criar estratégias como um prêmio de destaque para o funcionário do mês, bonificações e outros planos de premiação para funcionários que podem variar de acordo com o segmento da sua empresa.

É interessante que o funcionário que se destaca veja o seu crescimento, por isso, um plano de carreira pode ser uma boa opção para a sua empresa.

Você não sabe como traçar um plano de carreira para fortalecer a meritocracia? Então, assista ao nosso vídeo! Nele, te damos cinco exemplos excelentes de plano de carreira:

Com esse plano o funcionário entende onde está e quais metas deve cumprir para chegar no próximo estágio.

Em um sistema de meritocracia, os benefícios devem ser bem pensados e servirem de motivação para os funcionários.

Procure por prêmios que motivem seus funcionários, como um pacote de viagem de férias com a família para o melhor funcionário do ano. Ou ingressos para um show internacional para o funcionário que cumpriu as metas estipuladas.

3- Crie metas claras

É importante que as metas estejam bem definidas e sejam do conhecimento de todos os funcionários.

Somente dessa forma haverá uma avaliação justa, o benefício será concedido da forma certa e o sistema de meritocracia eficiente.

Decida com os coordenadores de cada área as metas. Um exemplo é estipular uma meta de vendas de R$ 30.000,00 por mês por pessoa, mas a meta só será validada se o vendedor não zerar a venda de nenhum dia útil.

No caso de executivos com cargos mais altos, as metas podem ser:

Quem cumpre as metas deve ser reconhecido pela empresa. Esse reconhecimento pode se dar através de premiações ou promoção de cargos.

4- Dê poder aos líderes

Nem sempre você saberá se um funcionário teve um mês excelente e se está evoluindo muito.

Para avaliar, sem erros, é necessário que você tenha uma boa comunicação com o líder de cada área, pois eles lhe passarão a real produtividade de cada funcionário.

São os líderes, também, que fazem do ambiente de trabalho um lugar melhor para as contribuições de cada um e o trabalho em equipe.

Por isso, ao dar poder para os líderes, o ambiente fica mais agradável e a produtividade geral aumenta.

Por exemplo, um líder pode escolher dar um aumento de salário para uma pessoa que está fazendo um trabalho maravilhoso, mas por alguma razão não está batendo as metas.

Por isso, a comunicação com o líder é tão necessária ao estruturar um plano de meritocracia.

5- Analise os prós e contras da gestão por meritocracia

A gestão por meritocracia eficiente pode trazer inúmeros benefícios para a sua empresa.

Somente as pessoas que trabalham duro para cumprir suas metas são promovidas ou recebem benefícios, e isso pode fazer com que todos tentam trabalhar duro.

Por outro lado, deve-se tomar cuidado com o excesso de competitividade que um plano de meritocracia pode gerar.

Isso porque quando o ambiente não é saudável, uma pessoa pode tomar como sendo sua a ideia de um colega de trabalho e receber uma bonificação injustamente.

Nesse momento, o líder deve agir, para que o ambiente seja de cooperação e não de competição.

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