Produtividade

Técnica Pomodoro: como gerenciar seu tempo de forma mais inteligente e ser mais produtivo

Técnica Pomodoro: como gerenciar seu tempo de forma mais inteligente e ser mais produtivo

Publicação : 03/04/2020

Por Siteware

8 min

técnica pomodoro
técnica pomodoro

(Clique no player para ouvir a narração do nosso post sobre a técnica Pomodoro! Deixe nos comentários o que achou.)

Como você tem feito o gerenciamento do seu tempo para executar suas atividades? Você também tem a sensação de que nunca sobra tempo e de que a quantidade de tarefas parecem só aumentar?

Então, este artigo foi feito para você. Por isso, conheça agora a Técnica Pomodoro e saiba como é possível fazer uma boa gestão do seu tempo e ser mais produtivo.

Assim, você vai conhecer uma excelente forma de fazer a gestão do tempo no trabalho.

Veja também: Técnicas de gestão do tempo: a solução para melhorar seu rendimento

O que é a Técnica Pomodoro?

o que é pomodoro

Criada pelo italiano Francesco Cirillo no final da década de 1980, a Técnica Pomodoro consiste em uma metodologia de gerenciamento de tempo que encoraja as pessoas a trabalhar com o tempo que elas têm – e não contra ele.

Um cronômetro é utilizado para dividir seu dia de trabalho em pedaços de 25 minutos separados por intervalos de cinco minutos. Assim, a cada quatro pedaços de 25 minutos, é feita uma pausa maior de 20 a 30 minutos.

A Técnica Pomodoro recebe esse nome porque seu idealizador, Francesco Cirillo, utilizava um cronômetro em formato de tomate, que em italiano significa pomodoro.

O método tem como base a ideia de que pausas frequentes podem intensificar a agilidade mental. Dessa forma, o temporizador impõe certo senso de urgência.

Então, em vez de sentir que você tem um tempo infinito no dia de trabalho para fazer as coisas e desperdiçá-lo com pequenas distrações, você saberá que só tem 25 minutos para fazer o máximo de progresso possível em uma tarefa.

Além disso, as pausas forçadas ajudam a evitar aquele esgotamento que muitas pessoas sentem no final do expediente. Assim, o cronômetro te força a levantar, respirar e, depois, voltar ao trabalho.

Essa estratégia funciona porque você se concentra completamente em uma tarefa sem mudar o foco para fazer outras coisas. Assim, quando o tempo está passando, você ignora o desejo de checar e-mails, acessar o Facebook, responder a mensagens de texto ou fazer qualquer outra atividade que o distraia. Com isso, você está completamente focado.

Saiba mais: 4 exemplos de indicadores de produtividade para otimizar seus resultados

Quer conhecer outras metodologias ágeis como a Pomodoro para otimizar seu tempo e sua gestão? Assista ao nosso vídeo sobre metodologias ágeis e como aplicá-las:

Como o método Pomodoro funciona na prática?

Agora que você já sabe o que é o método Pomodoro, veja como você pode aplicá-lo no seu dia a dia. É mais simples do que você imagina. Além disso, ele também é um ótimo método de desenvolvimento pessoal, te ajudando até mesmo a ficar mais inteligente

1 – Planejamento

Antes de dar início aos trabalhos, faça uma lista com todas as tarefas que você precisa executar naquele dia, colocando-as em ordem de importância. Seja racional na hora de listar suas tarefas; expectativas realistas são a chave para ser produtivo.

2 – Foco

Qualquer distração, por menor que seja, pode prejudicar sua produtividade. Por isso, saia do seu e-mail e das redes sociais e coloque o seu telefone no silencioso. Peça para que os seus colegas não te perturbem enquanto você estiver trabalhando.

3 – Trabalho

Escolha sua primeira tarefa, ajuste o seu cronômetro para 25 minutos, aperte o play e foco total. Assim, é recomendado que você não pause o medidor de tempo antes que os 25 minutos terminem.

4 – Pausa curta

Quando o seu cronômetro apitar avisando que os 25 minutos programados já terminaram, você deverá parar tudo o que está fazendo e se afastar da sua mesa por 5 minutos.

Portanto, utilize esse tempo para esticar as pernas, respirar fundo, fazer um pequeno lanche, ir ao banheiro, tomar água ou um café.

5 – De volta aos trabalhos

Após essa primeira pausa, você retornará às suas tarefas e repetirá esse ciclo por mais três sessões de 25 minutos, concentrando toda a sua energia e foco.

6 – Pausa longa

Ao término das quatro sessões de 25 minutos, você poderá fazer uma pausa maior, de 20 a 30 minutos. Aproveite esse tempo ao máximo para limpar a sua mente e relaxar.

Feito isso, o ciclo inicia-se novamente até o final do seu expediente ou até você concluir todas as tarefas que você listou inicialmente.

Quer fixar melhor o método pomodoro? Então, confira o nosso infográfico: 

infográfico pomodoro

As vantagens da Técnica Pomodoro

Há muitas melhorias que você pode experimentar implementando com sucesso a técnica pomodoro em sua vida, tornando-se um dos seus bons hábitos.

Aqui estão algumas das melhorias que você poderá experimentar:

  • Produtividade aumentada;
  • Melhor qualidade e quantidade de trabalho;
  • Melhor gerenciamento de tempo;
  • Foco e motivação fortalecidos;
  • Eliminação do hábito de multitarefa;
  • Mais concentração na tarefa que se tem em mãos;
  • Maior senso de urgência e, portanto, maior agilidade;
  • Aumento da força de vontade e da concentração;
  • Diminuição dos níveis de estresse por estar fazendo uma coisa de cada vez.

Ficou claro para você como usar o método pomodoro? Então, dê uma olhada neste vídeo produzido pela IlustradaMente:

10 dicas de ferramentas

Agora que você já está por dentro do método Pomodoro, que tal colocá-lo em prática no dia a dia da sua empresa? Ela pode ser muito útil para você e para os seus colaboradores.

Leria também: Produtividade no ambiente de trabalho: entenda o que é e conheça 3 dicas para aumentá-la

O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa em que você define indicadores de desempenho e os acompanha em tempo real. Assim, é possível monitorar a produtividade das equipes e promover a melhoria de processos.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!

Quer mais dicas de produtividades? Então, baixe este KIT gratuito: KIT COMPLETO métodos de produtividade