Metodologias de Gestão

Planilha de metas: baixe uma gratuitamente e descubra como criar uma você mesmo!

Planilha de metas: baixe uma gratuitamente e descubra como criar uma você mesmo!

Publicação : 21/08/2020

Por Siteware

9 min

planilha de metas
planilha de metas

(Clique no player para ouvir a narração do nosso post sobre planilha de acompanhamento de metas! Deixe nos comentários o que achou.)

Saber se os objetivos e metas de seu planejamento estratégico estão sendo alcançados é fundamental para ajustar rumos e tomar decisões com agilidade.

Por isso, o uso de uma planilha de acompanhamento de metas é muito comum nas organizações brasileiras. Com o objetivo de aumentar constantemente os resultados de vendas, as metas e objetivos traçados são muito importantes para conduzir as ações de uma empresa.

Porém, mais do que traçar essas metas e objetivos, é essencial que o gestor consiga acompanhar com facilidade a realização dos resultados, na prática. Então, é para facilitar essa rotina que é usada a planilha de acompanhamento de metas.

Ao longo deste artigo veremos como você pode criar uma planilha de acompanhamento de metas para maximizar os resultados do seu negócio.

Veja também este vídeo e entenda a diferença entre metas e objetivos:

A importância de usar uma planilha de metas

São as metas e objetivos que conduzem uma empresa ao sucesso — servindo como um norte a ser seguido. Assim, quando isso não acontece, qualquer resultado alcançado é considerado suficiente.

Para um negócio que vende 100 unidades do seu produto neste mês, vender 105 no mês seguinte parece uma grande evolução. Porém, se existe uma meta de crescimento de 10% ao mês, esse resultado já não parece tão satisfatório.

A planilha de metas e objetivos é importante não só para traçar a evolução de vendas, mas para acompanhar o seu desenvolvimento no dia a dia em todos os processos do negócio. Dessa forma, o gestor tem em mãos informações completas e precisas.

No caso de uma planilha de metas de vendas, é importante poder responder perguntas como essas:

  • Qual é o vendedor que possui a melhor performance de vendas?
  • Em quais períodos do mês  a empresa consegue fechar mais vendas?
  • Quanto tempo leva para converter uma pessoa interessada em um cliente?
  • Como as vendas se distribuem ao longo do ano?

E o mesmo tipo de pergunta pode ser adaptada para outras áreas do negócio. Para isso, basta você construir a planilha de objetivos, metas e indicadores ideal para a sua empresa.

Na verdade, essas são apenas algumas das questões que podem ser respondidas com os dados inclusos em uma planilha de monitoramento de metas.

Trata-se de uma ferramenta indispensável para o sucesso de uma empresa no mercado. Afinal, quem não sabe para onde está indo, acaba não chegando em lugar algum.

Veja também: Software para acompanhamento de metas: vale a pena investir?

Você sabe o que são metas SMART? 

Metas SMART é uma técnica para definição de metas que prega algumas regras. Assim, as metas serão traçadas da melhor maneira possível para o colaborador e para a empresa. Portanto, elas tem que ser: 

  • Specific (Específica) 
  • Mensurable (Mensurável) 
  • Attainable (Atingível) 
  • Relevant (Relevante) 
  • Time Based (Temporal)

Descubra mais neste vídeo do nosso canal no YouTube:

E se você quer uma planilha de metas smart grátis, já sabe onde encontrar: PLANILHA GRÁTIS: Acompanhamento de indicadores de desempenho

Como criar uma planilha de metas e objetivos?

Por muito tempo, os controles sobre os objetivos traçados por uma empresa eram feitos de forma manual, apenas com base nos resultados levantados ao final do mês. Porém, essa forma de controle limita bastante o acesso à informação.

A boa notícia é que criar uma planilha de acompanhamento de metas é muito simples e pode ser feita pelo próprio gestor da empresa. Para isso, basta utilizar um aplicativo de planilhas (como o Excel) ou o Google Sheets para organizar todas as informações.

Se você deseja colocar isso em prática na sua empresa, basta seguir o passo a passo para criar uma planilha de acompanhamento de metas que criamos.

Usamos como exemplo o departamento de vendas, mas você pode adaptar o esquema para outras áreas.

1. Criação da planilha

O primeiro passo para criar a sua planilha de metas e objetivos é simplesmente abrir o programa escolhido e criar um arquivo para a sua planilha. Após isso, você pode começar a organizar todas as informações nos seguintes campos:

  • Meta orçada do mês: a meta geral traçada para o mês pode ser dividida por dias ou semanas.
  • Meta realizada: a meta realizada deve ficar ao lado da meta orçada para avaliar a concretização das metas traçadas.
  • Desempenho dos vendedores: é possível criar campos específicos para avaliar o desempenho de cada um dos vendedores da empresa.
  • Resumos e gráficos: todas essas informações podem ser organizadas de forma mais clara em forma de percentuais ou gráficos.

Essa é apenas uma sugestão. Em nossa planilha de objetivos, metas e indicadores as informações escolhidas são outras, veja:

planilha de metas

Veja esta parte da planilha onde constam as metas planejadas:

planilha de acompanhamento de metas

2. Organização dos dados

Os dados da sua planilha para acompanhamento de metas precisam ser organizados para facilitar a interpretação das informações. Por isso, o ideal é criar uma aba para cada mês do ano e criar um dashboard que faça um resumo do ano inteiro.

3. Coleta de informações

Depois de criada a planilha de monitoramento de metas, inicia-se a etapa de coleta de informações — que é uma rotina constante do gestor.

Todas as informações sobre vendas realizadas devem ser incluídas diariamente para que os dados gerados sejam precisos e atualizados.

Mas será que não existe uma maneira mais fácil de acompanhar suas metas?

Veja como você pode visualizar as informações neste painel de controle:

planilha de metas grátis

Saiba mais: Como estabelecer metas de vendas para seu time comercial

Software para acompanhamento de metas: informações ainda mais precisas

Apesar de representar uma grande evolução em relação aos controles manuais, uma planilha de acompanhamento de metas ainda fica limitada à inserção manual de todos os dados. Além disso, é suscetível à falhas nas fórmulas ou arquivos corrompidos.

Para as empresas que desejam ter um domínio ainda maior sobre suas metas e objetivos, é possível utilizar um software específico para essa finalidade.

Essas soluções digitais podem automatizar processos e tornar os controles ainda mais práticos – alinhando toda empresa em torno dos objetivos traçados.

Além de uma planilha de metas [GRÁTIS!], você também pode encontrar nos materiais gratuitos da Siteware outras planilhas que vão além do controle de metas, conheça algumas delas:

A Siteware desenvolveu o STRATWs One, um software de gestão de performance corporativa que pode ser usado por todos os níveis da empresa. Assim, integrando colaboradores, execução e estratégia de forma ágil e transparente.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!

Quer mais dicas de como acompanhar as metas de seu negócio? Então baixe este infográfico gratuito: INFOGRÁFICO — Como usar KPIs para acompanhar os resultados e engajar seu time