Metodologias de Gestão

Software para acompanhamento de metas: vale a pena investir?

Software para acompanhamento de metas: vale a pena investir?

Publicação : 10/09/2018

Por Siteware

7 min

Software para acompanhamento de metas
Software para acompanhamento de metas

“O que pode ser medido, pode ser melhorado”

Esta frase de Peter Drucker (o pai da administração moderna) fica ainda mais clara, se a explicarmos desta forma: O que não pode ser medido, não pode ser melhorado.

Como você mede os resultados em sua empresa? Como você sabe se seus processos de negócios estão sendo eficientes e eficazes?

O controle eficaz de metas e resultados é um importante fator para empresas que querem se destacar no mercado. Para isso, a tecnologia tem sido uma forte aliada.

Se você ficou sem resposta para as duas perguntas que fizemos alguns parágrafos acima, já pensou em utilizar um software para acompanhamento de metas no seu negócio?

Saiba que essa é uma prática cada vez mais comum nas organizações e é sobre isso que falaremos a seguir.

Você também pode gostar de:

Um software para acompanhamento de metas tornará sua operação muito mais ágil e sua tomada de decisão mais certeira e objetiva.

Mas você sabe como criar indicadores de desempenho para definir metas?

Confira este vídeo de nosso canal no YouTube e descubra:

A importância do acompanhamento de metas em sua empresa

De um modo geral, pode-se dizer que as metas são criadas com o objetivo de impulsionar a produtividade e, consequentemente, os resultados financeiros da empresa.

Além disso, elas servem para orientar os colaboradores, dando a eles um norte a seguir.

Mas não basta apenas estabelecer as metas; é preciso acompanhá-las. Fundamental para o sucesso da organização, essa prática impacta, de forma positiva para quem busca atingir os objetivos estratégicos da empresa.

Através do acompanhamento das metas, é possível fazer feedbacks mais assertivos e trabalhar a motivação das equipes.

Essa é também uma oportunidade para alinhar as áreas da empresa aos objetivos estratégicos do negócio, fazendo com que todos trabalhem em direção à mesma linha de chegada.

Sem um acompanhamento constante, é bastante provável que as metas definidas percam sua efetividade. Afinal, é preciso saber que distância já se percorreu rumo ao destino para saber se os esforços estão valendo a pena, se é preciso acelerar ou não.

Neste posts, vamos mostrar como um software de acompanhamento de metas pode ajudar sua empresa.

3 perguntas que auxiliam no acompanhamento de metas

A pergunta básica a ser feita durante o acompanhamento é:

  • As metas estão sendo alcançadas?

Mesmo que a resposta seja “sim”, questione:

  • O que pode ser feito melhorar ainda mais e continuar avançando?

Se a resposta for “não”, questione:

  • Quais são as causas desse desvio?

Nesse último caso, você pode recorrer aos diagramas de Ishikawa, à análise de Pareto ou à técnica dos 5 Porquês para identificar as causas do não alcance das metas.

Para um acompanhamento mais eficiente, é interessante também que você faça uso de recursos visuais que facilitem a compreensão dos colaboradores.

Se as metas não forem devidamente acompanhadas, elas podem acabar se tornando um problema em vez de serem a solução. Isso porque, além de não serem cumpridas, será mais trabalhoso redefini-las.

Acompanhar as metas é monitorar de perto o andamento das atividades de cada colaborador. Assim, ao menor sinal de desvio, é possível agir corretivamente antes que tudo vire uma bola de neve.

Baixe nossa planilha e acompanhe suas metas de forma eficiente!

Para facilitar essa tarefa de acompanhamento, que tal utilizar a tecnologia ao seu favor?

Você sabe definir metas? Este infográfico vai te ajudar!

Software para acompanhamento de metas

Por que contratar um software para acompanhamento de metas?

A automatização de processos é uma tendência que vem ganhando cada vez mais adeptos no mundo corporativo. Além de otimizar recursos, os softwares de gestão ajudam a aumentar a produtividade e a melhorar a qualidade e a eficiência na execução das tarefas.

No caso de software para acompanhamento de metas, os benefícios são vários. Com ele é possível, por exemplo, acompanhar o desempenho das equipes de cada setor em diferentes níveis e etapas

As tradicionais planilhas eletrônicas podem até ser úteis nesse sentido. Porém, após certo tempo, elas começam a ficar defasadas, principalmente se a sua empresa contar com um grande fluxo de informações.

Além disso, as planilhas são mais indicadas para controles básicos. Empresas com diferentes setores possui tarefas que necessitam ser vistas de maneira integrada, o que faz o software ser uma opção interessante.

Confira agora as principais vantagens do uso de software para acompanhamento de metas:

Vantagens da automatização do acompanhamento de metas:

  • Melhora da comunicação e maior integração entre os colaboradores;
  • Funcionários mais alinhados aos objetivos e metas estabelecidos;
  • Otimização das tarefas e recursos disponíveis;
  • Maior segurança e confiabilidade das informações;
  • Relatórios e gráficos gerados automaticamente;
  • Agilidade no acesso aos dados;
  • Assertividades nas tomadas de decisão.

E não para por aí. Com um software para acompanhamento de metas, os colaboradores podem acompanhar frequentemente (e em tempo real) os seus resultados e o progresso em cada uma das metas estabelecidas.

Essa ferramenta possibilita também que os colaboradores visualizem, com mais transparência, quais são os indicadores mais relevantes para a empresa, estimulando a priorização de determinadas ações.

Com um sistema para esse tipo de acompanhamento, é possível que eles vejam como o desempenho individual impacta no desempenho coletivo. Isso ajuda a criar um ambiente motivador, porque o colaborador se sente importante para o grupo e, por isso, acaba se tornando mais engajado.

Ou seja: optar por um software para acompanhamento de metas é uma importante decisão para as empresas que querem continuar crescendo e ocupando mais espaço no mercado.

Além de garantir uma visualização mais clara sobre o progresso de cada meta, essa ferramenta estimula a autogestão dos colaboradores.

Confira este case de sucesso e veja como ele pode trazer resultados para sua empresa: Gestão de competências: otimizando o processo DOTZ