Home Office aumenta a produtividade? Que tal pagar para ver?

CONTEÚDO

Home Office

CONTEÚDO

Que o home office hoje é um dos modelos de trabalho mais procurados nos últimos tempos, isso não é novidade para ninguém, não é mesmo? Aplicado de maneira emergencial para boa parte das empresas do mundo todo no início da pandemia da covid-19, esse modelo de trabalho se tornou interessante para empresas e também trabalhadores.

Para você ter uma ideia, hoje, 92% dos trabalhadores estão em busca de vagas que possibilitem à pessoa trabalhar de casa, segundo pesquisa  da Sodexo. No entanto, sabemos bem que nem tudo que o é muito buscado, na maioria das vezes será o melhor para a empresa.

Por isso, neste artigo, falamos um pouco mais sobre o home office e como esse modelo de trabalho pode ajudar a sua empresa a ganhar produtividade.

Se quiser saber mais, continue a leitura e aproveite!

rh tecnologico

O que é Home office e o que trabalho remoto?

Embora muitas pessoas não saibam, o conceito de home office é diferente do chamado trabalho remoto (ou teletrabalho). O conceito de home office, assim como a própria tradução diz, se trata de trabalhar em casa. Ou seja, o trabalhador que estiver fora da sua residência durante o horário de trabalho poderá estar cometendo um delito.

E isso pode ser comprovado com ferramentas de controle de ponto que se tornaram comuns para muitas empresas que adotaram o modelo de trabalho em casa. Afinal, o gestor consegue ter o controle de onde estão as pessoas do seu time. Esse modelo é mais rígido e normalmente é aplicado por empresas que estão iniciando nesse modelo longe do presencial, por exemplo.

Em contrapartida, o trabalho remoto dá muito mais liberdade para as pessoas, podendo assim elas trabalharem de qualquer lugar, como cafés ou bibliotecas, por exemplo. Nesse modelo de atuação, é comum termos líderes menos autocráticos e que estão mais focados na qualidade das entregas e dos prazos, do que necessariamente de onde o colaborador está atuando.

Pode parecer uma diferença bem simples, mas definir qual desses modelos de trabalho a sua empresa irá adotar, falará bastante do modelo de gestão e liderança da sua empresa.

Países que mais praticam o home office

Embora tenha se tornado um dos principais modelos de trabalho dos países, no Brasil, o home office está bem longe de ser um dos mais ofertados. Pelo menos é o que revela a pesquisa da empresa de software e segurança cibernética Nordlayer, que destaca que o Brasil não está nem entre os 10 países que mais adotam esse modelo.

Na pesquisa, a Alemanha lidera, sendo seguida por:

  • Dinamarca;
  • Estados Unidos;
  • Espanha;
  • Lituânia;
  • Holando;
  • Suécia;
  • Estônia.

Nessa mesma pesquisa, o Brasil apareceu apenas na 51ª posição, estando até mesmo atrás do Uruguai, Chile e México.

Assim, 90% das empresas que já adotam a prática afirmam que o primeiro passo para conseguir este benefício para os funcionários é provar aos gestores as vantagens dessa prática – não só para os colaboradores -, mas para a produtividade do negócio também.

Isso porque muitas vezes, os gestores, têm fixado que ao permitir que o trabalhador atue de casa, terá uma perda da produtividade. No entanto, muito disso está atrelado à uma visão de trabalho e produtividade e até ultrapassada, já que hoje, existem muitas ferramentas capazes de acompanhar o desempenho individual dos colaboradores, onde quer que eles estejam.

Nesse caso, o primeiro passo é entender como o home office pode ser benéfico tanto para a empresa, como também para o colaborador. Afinal, na rotina do dia a dia, o trabalhador não precisará pegar transporte público, por exemplo, e a empresa terá ainda a satisfação das equipes, gerando muito mais produtividade.

Como aumentar a produtividade no home office?

Aumentar a produtividade no home office pode ser um desafio, mas com algumas estratégias e práticas eficazes, você pode tornar seu ambiente de trabalho em casa mais produtivo. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a melhorar sua produtividade no home office:

  1. Estabeleça um ambiente de trabalho dedicado:
    • Crie um espaço de trabalho confortável e organizado em sua casa. Evite trabalhar na cama ou no sofá.
    • Certifique-se de que o ambiente seja livre de distrações e tenha uma boa iluminação.
  2. Mantenha uma rotina consistente:
    • Estabeleça horários regulares para começar e terminar o trabalho, como faria em um escritório tradicional.
    • Defina pausas curtas e regulares para descanso e recarga.
  3. Vista-se para o trabalho:
    • Vestir-se como se estivesse indo para o escritório pode ajudar a entrar no modo de trabalho e a se sentir mais profissional.
  4. Defina metas diárias e semanais:
    • Estabeleça metas claras para o que você deseja realizar em cada dia e semana. Isso ajuda a manter o foco e a motivação.
  5. Faça listas de tarefas:
    • Crie uma lista de tarefas priorizadas. Comece com as tarefas mais importantes e vá marcando conforme as conclui.
  6. Evite distrações:
    • Identifique as principais distrações em sua casa e tome medidas para minimizá-las. Isso pode incluir silenciar notificações de mídias sociais ou criar um espaço de trabalho longe de áreas movimentadas.
  7. Use ferramentas de gerenciamento de tempo:
    • Utilize técnicas como a Técnica Pomodoro, que envolve trabalho focado por um período de tempo seguido por uma pausa curta.
  8. Comunique-se com colegas e supervisores:
    • Mantenha uma comunicação regular com sua equipe e supervisor para garantir que todos estejam alinhados e informados sobre o progresso do trabalho.
  9. Aproveite a tecnologia:
    • Utilize ferramentas de colaboração online, como videoconferências, acompanhamento de metas e aplicativos de mensagens, para manter a comunicação eficaz com colegas e clientes.
  10. Cuide da saúde física e mental:
    • Mantenha uma dieta equilibrada, faça exercícios regularmente e reserve tempo para cuidar da sua saúde mental.
    • Evite o excesso de trabalho e o esgotamento, estabelecendo limites claros entre vida profissional e pessoal.

Como convencer seu chefe a deixar você trabalhar em casa?

Este é o título de um artigo de Rebeca Knight, jornalista que contribui para o The New York Times, USA Today e The Financial Times.

Ela apresenta algumas dicas práticas, quase um roteiro de como chegar lá.

Que conhecer?

template feedbacks

1- Mostre que trabalhar em casa é mais produtivo

Um estudo citado pelo professor Nicholas Bloom, de Stanford, afirma que trabalhar em casa pode ser tanto ou até mais produtivo que no escritório, pois não é preciso se locomover até lá e é muito mais fácil focar no trabalho, sem ser interrompido.

E essa constatação é confirmada pelos dados da pesquisa O Futuro do Trabalho, onde 40% dos profissionais entrevistados afirmam que o trabalho remoto é amplamente usado em suas empresas e mais de 50% deles considera que essa prática aumenta a produtividade.

2- Seja sincero consigo mesmo: por que você quer trabalhar em casa?

Um motivo pode mesmo ser a produtividade aumentada pelo fato de se concentrar mais no trabalho, sem falar na qualidade de vida.

Mas se houver outras razões, como ter mais tempo perto dos filhos ou cuidar de um pai doente, por exemplo, isso precisa ser deixado claro, tanto para você como para seu chefe.

3- Desenvolva seus argumentos

O que você pretende? Qual seu real objetivo?

Para quem quer ficar mais tempo perto dos filhos, essa é uma maneira de mostrar ao chefe que não vai passar o dia todo jogando videogame com eles, mas que às terças e quintas a tarde vai trabalhar de casa e poder estar por perto, só isso.

É hora de pensar em como justificar seus reais motivos para ficar em casa e pensar em uma carga horária de home office que seu chefe aceitaria, sem medo de que você abuse.

Se você realmente quer dar mais duro e produzir mais no sossego do seu lar, e for convincente, pode conseguir passar a semana toda em casa: mas é preciso construir um plano realista!

Se você quer apenas ter as sexta-feira em casa, por exemplo, cite a semana de 4 dias, usada por muitas empresas na Europa; ou a jornada de trabalho de 6 horas diárias, da Suécia, que corresponde a um dia a menos de trabalho por semana, proporcionalmente.

A lógica é informar sobre como o home office vem sendo benéfico para empresas de todo o mundo.

3.2- Ponto extra: levante os benefícios para a empresa

Muitos líderes costumam tomar atitudes quando percebem que estão ficando para trás em relação à concorrência. Por isso, construir um levantamento de benefícios que a empresa pode conquistar ao permitir o home office pode ajudar a ter argumentos fortes para convencer os gestores a aprovarem o home office.

Alguns dos benefícios do home office para empresa levantados podem ser:

  • Economia com gastos com o colaborador;
  • Maior retenção de colaboradores que estão engajados;
  • Aumento da produtividade;
  • Poder contar com mão de obra especializada de diferentes áreas do país ou do mundo;
  • Atuar com regimes de trabalho mais interessantes.

4- Falando com seu chefe

Chegou a hora de abrir o jogo.

A dica é ser direto, objetivo e não fazer rodeios.

Apresente os motivos, o tempo que achar necessário trabalhar em casa para que isso funcione e os resultados positivos, tanto para você como para a empresa.

Usar os dados de pesquisas que trouxemos neste artigo pode ajudar.

5- Não pressione seu chefe

Uma dica é fazer sua proposta e não ficar esperando uma resposta imediata. Você pode até, depois da conversa, enviar um e-mail com um resumo de seus termos, para ele ter o que estudar mais tarde.

Jogue suas cartas na mesa e dê tempo ao tempo.

6- Peça um “teste drive”

Se seu chefe demorar para responder ou dizer não, lance a última ofensiva: sugira uns 3 meses de experiência para ver o que acontece.

Se tudo der certo, aí fica algo definitivo.

Bem, estas são apenas algumas dicas de como tentar conseguir este benefício de poder trabalhar em casa.

Mas, pelo que vimos, esta é uma tendência que vem se consolidando no mercado e você pode até mesmo ser surpreendido por uma mudança de política em sua empresa

Já imaginou chegar para trabalhar em uma segunda-feira e descobrir que todos poderão fazer 20% das horas de trabalho em casa?

Quem sabe? Não custa nada sonhar…

Próximos passos

Agora que você entendeu que atuar no modelo home office pode ajudar a sua empresa a ser mais produtiva, que tal contar com o apoio de um software que vai ajudar na gestão da produtividade da sua equipe?

Com o STRATWs One, o gestor tem mais embasamento para identificar, reter e desenvolver talentos. Bem como realizar o acompanhamento de diferentes indicadores individuais e também da organização.

Além disso, permite que organizações contem com um sistema de gestão de pessoas capaz de estimular a cultura de feedbacks no desenvolvimento de equipes de alta performance com uma gestão de talentos mais eficientes, possibilitando uma tomada de decisão mais assertiva.

Portanto, se você quer ter um aumento da produtividade no trabalho, não deixe de conhecer nosso sistema. Solicite hoje mesmo uma demonstração grátis:

stratws one