Gestão Estratégica

Missão, visão e valores: aprenda de uma vez por todas a definir na sua empresa

Missão, visão e valores: aprenda de uma vez por todas a definir na sua empresa

Publicação : 21/12/2020

Por Papoca Redação

12 min

Missão, visão e valores é a tríade mais conhecida do marketing. Mesmo assim, muitas empresas ainda estão no mercado sem definir esses conceitos super importantes. Alguns gestores simplesmente não tiram um tempo para pensar sobre eles. Outros não têm clareza sobre o que significam.

De um jeito ou de outro, estabelecer essa base é o primeiro passo para um bom planejamento estratégico. Afinal, você só consegue saber para onde quer ir se, antes, souber quem é.

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Agora, não espere nem um minuto a mais: leia todo este artigo e domine os conceitos de missão, visão e valores de uma vez por todas!

O que são missão, visão e valores de empresas? 

A missão, a visão e os valores de uma empresa são conceitos estratégicos que servem para nortear todas as decisões da empresa. Isso porque, desenvolvendo o que está por trás dessas três palavrinhas, você define as bases da empresa. Como se estivesse descrevendo os fundamentos da “personalidade” da organização.

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Uma vez definidos, eles funcionam como uma espécie de bússola para a tomada de decisão. Diante de uma escolha difícil, basta pensar qual das opções está mais de acordo com a missão, a visão e os valores. Esse parâmetro costuma facilitar bastante as decisões. Agora, vamos analisar cada um deles detalhadamente.

Missão

Todas as empresas são abertas com o objetivo de resolver algum problema na sociedade ou no mercado. Esse objetivo é justamente a missão, que normalmente é definida como “a razão de ser da empresa”.

A missão deve incluir também de que forma a empresa pretende resolver o problema identificado, e a solução tem que ser um modelo de negócio viável. A grande vantagem de definir a missão é que ela pode ser comunicada de forma clara para todos os colaboradores. Assim fica mais fácil que todos tomem decisões com base nos mesmos critérios.

O tempo verbal da missão é o presente. Mas, para formulá-la bem, o gestor precisa ter uma boa visão de futuro.

Visão

Isso nos traz até a visão da empresa, ou o “sonho impossível” que ela gostaria de alcançar daqui a uns 10 ou 20 anos. Muitas vezes, esse sonho está muito relacionado ao desejo do fundador ou de um dos fundadores da organização.

Elon Musk, por exemplo, parece ter o sonho de ser o autor do primeiro assentamento humano em Marte. E isso se reflete em todas as empresas que ele tem no presente, cada uma desenvolvendo tecnologias que podem ser aplicadas para alcançar esse desejo no futuro.

Valores

Por fim, há os valores da empresa, ou seja, um conjunto de princípios morais e éticos que definem de que forma ela conduz seus negócios. Por meio dos valores, a empresa define certos limites do que é aceitável ou não nas suas operações.

Por exemplo, uma empresa que tem como valor a “promoção da sustentabilidade” não pode patrocinar um evento no qual todos os copos serão descartáveis. Os valores oferecem uma base para o código de conduta tanto dentro da empresa quanto na relação que esta tem com a comunidade.

Missão, visão e valores estão ultrapassados? 

Há quem diga que esses conceitos caíram de moda e ficaram obsoletos. O argumento é que, nos dias de hoje, outras ferramentas fazem mais sentido. Um exemplo seria o Golden Circle, criado por Simon Sinek. Assista ao vídeo abaixo para entender sobre esse conceito:

A verdade é que você não precisa escolher. Uma mesma empresa pode (e até deve) saber tanto o seu propósito quanto ter claros os conceitos de missão, visão e valores. Uma coisa não invalida a outra — ao contrário, juntos, esses conceitos vão construindo uma base sólida que vai ajudar você a tomar decisões estratégicas mais coerentes.

Como definir missão, visão e valores? 

Você pode até achar que a missão, a visão e os valores de uma empresa vêm prontos com o próprio modelo de negócio. Eles não vêm. Esses conceitos são uma decisão estratégica, que precisa ser tomada deliberadamente pelo gestor. E há algumas técnicas que ajudam você a definir os seus, como vamos ver a seguir.

Missão

Para definir a missão da empresa, Peter Drucker, um dos papas da gestão estratégica, orienta a responder às seguintes perguntas:

  • O que fazemos (qual é o nosso negócio)?
  • Para quem fazemos (qual é o público)?
  • Que valor trazemos para o cliente?
  • De que forma fazemos (como será o negócio)?
  • Como deveria ser o negócio no mundo ideal?

Visão

A visão já tem um caráter menos prático e mais inspiracional, mas também não pode ser fantasiosa. Portanto, ela deve mirar em uma meta de longo prazo bastante ambiciosa, mas sem perder o contato com a realidade. As perguntas seguintes ajudam na definição da visão:

  • Como nós nos imaginamos no longo prazo (pense em 10 a 20 anos), enquanto empresa?
  • De uma forma bem generalista: em que estágio de maturação estaremos, qual será o nosso público, que tipo de produtos ou serviços teremos?
  • O que desejamos que os clientes do futuro vejam quando olharem para a organização?
  • Essa visão é verossímil, podemos alcançá-la?

Lembre-se que uma visão não deixa de ser uma meta. Portanto, mesmo trabalhando com um prazo bastante longo, é estratégico pensar nela no formato SMART, como indica o infográfico abaixo:

infografico como atingir metas smart

Valores

Os valores de uma organização têm tudo a ver com a ética profissional de seus fundadores.

Para defini-los, não existe atalho: é necessário avaliar de forma profunda as noções morais de quem está no comando da empresa. Você precisa compreender quais são os seus limites morais e éticos, quais condutas não tolera, o que é prioridade e o tipo de relações que gostaria que a empresa desenvolvesse.

Depois, transpor tudo isso para um conjunto de valores que vão moldar o código de comportamento dos funcionários e a própria forma como a empresa se relaciona com a sociedade.

Comece este novo ciclo com o pé direito com o nosso guia de retomada no novo normal:

Exemplos de missão, visão e valores de gigantes do mercado

Vamos ver os conceitos fundadores de algumas gigantes para você se inspirar a construir os seus?

Missão, visão e valores da Apple

Missão

A Apple está comprometida a levar a melhor experiência de computação pessoal a estudantes, educadores, profissionais criativos e a consumidores do mundo todo através de seu hardware, software e serviços de internet inovadores.

Visão

Produzir produtos de alta qualidade e de fácil uso que incorporam alta tecnologia para o indivíduo, provando que alta tecnologia não precisa ser intimidadora para aqueles que não são experts em computação.

Valores

  1. Empatia com os usuários
  2. Agressividade
  3. Contribuição social positiva
  4. Inovação e visão
  5. Desempenho individual
  6. Espírito de equipe
  7. Qualidade
  8. Recompensa individual
  9. Grande direção

Missão, visão e valores da Microsoft

Missão

Permitir às pessoas e às empresas, em todo o mundo, a concretização do seu potencial.

Visão

Disponibilizar às pessoas software de excelente qualidade – a qualquer momento, em qualquer local e em qualquer dispositivo.

Valores

  1. Integridade e Honestidade
  2. Abertura e Respeito
  3. Vontade de Abraçar Grandes Desafios
  4. Atitude Crítica
  5. Responsabilidade
  6. Paixão por Tecnologia, Parceiros e Clientes

Missão, visão e valores da Netflix

Missão

Entreter or mundo.

Visão

Ser o melhor serviço de distribuição de entretenimento do mundo, licenciando o maior número possível de conteúdo e criando um “ambiente” onde criadores de conteúdo consigam ter uma audiência global.

Valores

  1. Capacidade de julgamento
  2. Comunicação
  3. Curiosidade
  4. Coragem
  5. Paixão
  6. Altruísmo
  7. Inovação
  8. Inclusão
  9. Integridade
  10. Impacto

Missão, visão e valores da Kopenhagen

Missão

Fabricar produtos de altíssima qualidade, preservando seu sabor com sofisticação e originalidade.

Visão

Ser um grupo competitivo que atue de forma abrangente no segmento alimentício, através de um portfólio de produtos com qualidade, representado por marcas fortes, com características e propostas.

Valores

  1. Lideranças Interativas
  2. Trabalho em Equipe
  3. Proatividade
  4. Qualidade
  5. Ética e Respeito

Agora que você já entendeu melhor o que são missão, visão e valores de empresas, está um passo mais perto de fazer um planejamento estratégico imbatível para a sua. Para isso, considere contar com a ajuda de um software de gestão, como o STRATWs One.

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