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Análise SWOT para planejamento estratégico: Quais seus pontos fortes e pontos fracos?

Análise SWOT para planejamento estratégico: Quais seus pontos fortes e pontos fracos?

Publicação : 23/08/2017

Por Siteware

10 min

Análise matriz SWOT completa
Análise matriz SWOT completa

(Clique no player para o ouvir a narração do nosso post sobre análise SWOT! Deixe nos comentários o que achou.)

Planejamento estratégico e matriz SWOT são dois conceitos muito conhecidos na gestão empresarial.

Mas será que você sabe mesmo usar a matriz SWOT no planejamento estratégico?

As vezes, de tanto falarmos em um assunto, ele se torna algo automático. E muitos de seus detalhes importantes, acabam, se perdendo.

Por isso, te convidamos a relembrar esses conceitos para ter certeza de que sabe exatamente como fazer uma matriz SWOT.

Vamos lá?

Planejamento estratégico e autoconhecimento

Autoconhecimento é algo essencial para tomarmos decisões. E quando pensamos no mundo corporativo, o processo não é diferente. As empresas precisam ter confiança para dar passos à frente em seus processos. E, para isso, a análise de diversos aspectos é fundamental para se chegar a um melhor resultado.

Mas como fazer isso?

Existem algumas metodologias que podem auxiliar na execução do planejamento estratégico de uma organização. Como o OKR , o PDCA e o FCA, sobre os quais já falamos aqui no blog.

Esses artigos são materiais complementares importantes para seu conhecimento sobre estratégia. Portanto, fique de olho nos conteúdos que disponibilizamos!

Mas, neste post vamos falar sobre o planejamento estratégico com análise SWOT. Trata-se de uma alternativa para complementar e melhorar o planejamento da sua organização.

Para saber o que é SWOT e como essa metodologia é aplicada, continue a leitura e saiba tudo sobre essa ferramenta!

Veja também este vídeo, de nosso canal no YouTube:

O que é a Matriz SWOT?

SWOT é a sigla em inglês para:

  • Forças (Strengths);
  • Fraquezas (Weakness);
  • Oportunidades (Opportunities);
  • Ameaças (Threats).

Essa ferramenta foi desenvolvida pelos professores Kenneth Andrews e Roland Christensen, por volta dos anos 60. E seu objetivo é o de aprimorar o planejamento estratégico das empresas.

A análise SWOT é uma ferramenta que pode ser utilizada no planejamento estratégico ou nos planos de negócios. Sua finalidade é avaliar os ambientes internos e externos de uma organização.

Para isso, faz-se uma análise interna SWOT e uma análise externa SWOT. Esse planejamento estratégico busca pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades. Sendo que forcas e fraquezas correspondem ao ambiente interno (aquele que a empresa controla). E as ameaças e oportunidades ao ambiente externo.

Dessa forma, é possível identificar a relação dos pontos fortes e fracos dos ambientes internos analisados com as oportunidades e ameaças externas. Além disso, ela auxilia a encontrar soluções para possíveis problemas detectados.

A matriz SWOT é uma metodologia simples, em formato de quadro: a tabela SWOT. Ela facilita a visualização e o entendimento das informações coletadas. Mas para que o planejamento estratégico com análise SWOT seja eficiente, a empresa deve fazer a análise periodicamente. Assim, as áreas da organização estarão em constante atualização e melhoria.

O desenvolvimento da Matriz SWOT possui várias vantagens, entre elas:

  • Serve como base para a formulação de estratégias;
  • Aumenta o conhecimento dos pontos fortes e fracos da empresa;
  • Ajuda na compreensão da posição da empresa em relação à concorrência;
    Auxilia na otimização do desempenho;
  • Identifica ameaças e oportunidades que podem ser desenvolvidas;
  • Facilita a visualização das características da organização;
  • Ajuda a definir novas estratégias de mercado e de negócios;
  • Auxilia na exploração de novos mercados.

Como fazer os diagnósticos da Análise SWOT?

Os conhecimentos dos gestores e dos especialistas de cada área são indispensáveis para que a matriz seja construída com maior embasamento. Mas toda a equipe pode e deve se envolver no processo da análise para que ela seja a mais completa e enriquecedora possível.

Na verdade, não há como elaborar uma matriz SWOT sem um trabalho de colaboração entre todos os envolvidos no planejamento.

Veja como desenvolver os diagnósticos

A ferramenta SWOT é dividida em 2 área:

  • A intenta, onde estão as forças e fraquezas da empresa.
  • A externa, onde se encontram as oportunidades e ameaças.

Assim, veja como fazer o planejamento estratégico com base nos pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades, segundo o método SWOT:

Análise Interna SWOT

É aqui que as Forças e Fraquezas da empresa são analisadas. Esses pontos importantes podem ser encontrados e listados por meio de reuniões de Brainstorming com a equipe.

A análise interna dos processos dá uma melhor visão sobre as vantagens e desvantagens que a empresa tem diante da concorrência. A partir dela, os pontos fracos podem ser eliminados ou aprimorados, e os pontos fortes são desenvolvidos para se tornarem peças-chave do sucesso do negócio.

Alguns exemplos de fatores internos são:

  • Forças: equipe bem treinada, marca forte, localização privilegiada dos pontos de venda, gestores preparados, empresa capitalizada, maquinário moderno, cultura voltada para a excelência etc.
  • Fraquezas: atendimento ao cliente ruim, esquipe de vendas desmotivada, softwares desatualizadas, gestão não profissional, frota de veículos para entregas sucateada, clima organizacional ruim etc.

Análise Externa SWOT

A análise das Oportunidades e Ameaças surge nessa etapa, que se refere ao impacto dos fatores externos no desenvolvimento da empresa. Esses fatores fogem do controle das empresas, mas seus impactos podem ser medidos com a Matriz SWOT, que deixa a empresa mais preparada para seus possíveis efeitos.

Alguns exemplos de fatores externos são

  • Ameaças: clima chuvosos (para um resort na praia), escassez de água, matéria-prima mais cara, taxas de juros elevada, impostos elevados, etc.
  • Oportunidades: real valorizado (para um agência de viagens ao exterior), reformas constitucionais em andamento, construção de uma nova estrada na porta de sua fábrica, inauguração de uma iniversidade próxima de sua academia, queda da taxa de juros etc.

sabe como fazer um brainstorming? então, confira :

Como fazer a Matriz SWOT

Agora que você sabe para que serve a matriz SWOT, é preciso construir uma.

Depois de feita a análise dos ambientes externos e internos da organização, você já tem material suficiente para construir a matriz SWOT.

Ela pode ser feita de diversas maneiras, como em planilhas, no papel, em post-its ou até mesmo em quadros do Trello.

Veja agora como montar uma matriz SWOT em 10 passos!

Passo a passo para fazer a matriz SWOT:

  1. Monte uma tabela de 4 quadrantes, com duas linhas e duas colunas;
  2. Ao lado esquerdo da primeira linha, determine o Ambiente Interno;
  3. No primeiro quadrado desta linha, escreva as Forças;
  4. No segundo quadrado da mesma linha, escreva as Fraquezas;
  5. Ao lado esquerdo da segunda linha, determine o Ambiente Externo;
  6. No primeiro quadrado desta linha, escreva as Oportunidades;
  7. No segundo quadrado da mesma linha, escreva as Ameaças;
  8. Depois de definidas, determine suas possíveis estratégias;
  9. Utilize as forças da empresa para potencializar oportunidades e combater ameaças;
  10. Contorne as fraquezas que prejudicam as oportunidades e potencializam as ameaças.

Veja este modelo de matriz SWOT:

análise SWOT completa

Concluindo a análise da matriz SWOT

Por ser uma ferramenta simples de ser construída e bastante eficaz para esclarecer dúvidas e direcionar a estratégia, a análise SWOT completa pode ser utilizada para o planejamento de pequenas ou grandes empresas, para a análise de projetos e até mesmo para auxiliar em decisões de pessoas que não necessariamente tenham relação com o mundo corporativo.

Para usar o modelo SWOT no planejamento estratégico de forma bem-sucedida, é importante que toda a equipe esteja treinada e empenhada em dar o melhor de si para alcançar os objetivos.

Essa metodologia, assim como outras que auxiliam no desenvolvimento do plano estratégico, é uma alternativa para aprimorar os processos realizados no dia a dia da gestão e, consequentemente, melhorar os resultados da empresa. Por isso, se você quer tirar a estratégia do papel e executá-la de forma construtiva, foque nessas ferramentas e caminhe para o sucesso!

E você, já conhecia a Matriz SWOT? Viu como é simples? Então segue a gente nas redes sociais para ficar por dentro dos assuntos! Estamos no Twitter, LinkedIn, Facebook e Instagram.

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Luiza AndradeEstudante de Jornalismo e estagiária de marketing na Siteware. Amante de fotografia, artes e aspirante à redatora.