Gestão Estratégica

O que é Análise PEST? Descubra para que serve essa metodologia e saiba como fazer na sua empresa

O que é Análise PEST? Descubra para que serve essa metodologia e saiba como fazer na sua empresa

Publicação : 22/04/2021

Por Viviane Rodrigues

7 min

O que é Análise PEST
O que é Análise PEST

Você faz ideia sobre o que é uma análise PEST?

Para uma eficaz gestão de negócios, é imprescindível considerar o impacto que os fatores externos podem exercer sobre a empresa ou sobre algum projeto específico que ela venha a desenvolver.

Nesse sentido, uma das metodologias analíticas mais utilizadas pelas organizações é a Matriz PEST. Você já ouviu falar?

Nas linhas a seguir, vamos explicar o que é Análise PEST, para que serve uma Análise PEST e um passo a passo de como fazer uma Matriz PEST na sua empresa.

Continue a leitura para conferir também alguns exemplos de Análise PEST para se inspirar.

O que é Análise PEST?

“PEST” é um acrônimo que se refere a quatro categorias de fatores externos que podem impactar a empresa direta ou indiretamente:

  • Política (P)
  • Economia (E)
  • Social (S)
  • Tecnologia (T)

Logo, podemos definir o que é Análise PEST como o estudo que se faz dos fatores que se enquadram nessas categorias.

Há quem acrescente ainda outros dois tipos de fatores: o Ambiental (A) – ou Environmental (E), em inglês – e o Legal (L). Assim, a nomenclatura muda para Análise PESTEL ou Análise PESTAL.

O principal objetivo desse modelo analítico é permitir que se enxergue a empresa por uma perspectiva mais macro, facilitando o entendimento sobre a influencia dos fatores externos nas operações e decisões do negócio.

A Análise PEST, PESTEL ou PESTAL é muito usado na hora de fazer projeção se cenários, veja mais sobre essa prática neste vídeo:

Confira mais detalhes sobre as outras ferramenats citadas no vídeo nestes posts de nosso blog:

Para que serve uma Análise PEST?

Conforme bem adiantamos no tópico anterior sobre o que é uma Análise PEST, essa metodologia de análise serve para compreender os reflexos de fatores externos sobre a organização.

Se, por exemplo, a sua empresa pensa em expandir suas atividades ou dar início ao desenvolvimento de algum outro tipo de projeto, é indispensável considerar como os fatores políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, ambientais e legais podem impactar o negócio.

Esse tipo de análise servirá como base para orientar as tomadas de decisão da empresa, as quais estarão mais alinhadas à realidade macro da empresa.

Diferenças entre Análise PEST e Matriz SWOT

PEST e SWOT são duas metodologias de análise muito úteis para a definição de estratégias e para a obtenção de um maior conhecimento sobre a empresa e sobre as ameaças e oportunidades que a orbitam.

No entanto, a principal diferença entre SWOT e PEST é que esta tem um foco maior no ambiente externo à organização.

Os elementos observados na Matriz SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) estão mais voltados ao ambiente interno. Apesar de se preocupar com alguns fatores externos, a análise SWOT não é tão aprofundada quanto a PEST nesse âmbito.

Passo a passo: como fazer uma Análise PEST?

Bom, agora que você já sabe o que é Análise PEST e para que serve uma é hora de descobrir como fazer.

Veja a seguir o passo a passo.

Passo 1 – Fatores políticos

O cenário da política brasileira nas esferas municipal, estadual e federal pode impactar as operações da sua empresa. Por exemplo:

  • Subsídio do governo a determinados setores produtivos;
  • Isenção de impostos;
  • Restrições impostas pelo governo ao seu setor.

Passo 2 – Fatores econômicos

Identifique os aspectos da economia que podem influenciar o seu modelo de negócio. Por exemplo:

  • Cotação do dólar;
  • Inflação;
  • Taxa básica de juros;
  • Facilidade de acesso ao crédito.

Passo 3 – Fatores sociais

O contexto sociocultural do qual o seu público-alvo faz parte também deve ser considerado na Análise PEST. Observe, por exemplo:

  • Poder de compra das famílias;
  • Acesso à internet;
  • Aspectos mais valorizados atualmente.

Passo 4 – Fatores tecnológicos

Avalie como a transformação tecnológica pode afetar seu negócio e identifique as principais tendências:

  • Os equipamentos utilizados na sua empresa estão ficando obsoletos?
  • É possível automatizar quais tarefas na sua empresa?

Exemplos de Análise PEST

Confira abaixo um exemplo de Análise PEST da Netshoes, considerado um dos maiores e-commerces de calçados e vestuário esportivo:

O que é Análise PEST

Fonte: Gen Negócios & Gestão

Implemente esse método analítico na sua empresa para maximizar seu entendimento a respeito do cenário em que o seu modelo de negócio encontra-se inserido e passe a tomar decisões estratégicas mais efetivas e bem fundamentadas.

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  • Aumentar a produtividade.

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