(Clique no player para ouvir a narração do nosso post sobre a análise SWOT cruzada! Deixe nos comentários o que achou.)
A análise SWOT e a análise SWOT cruzada (também chamada de matriz TOWS) são grandes aliadas da estratégia das empresas que desejam se sobressair frente à concorrência. Você já as conhece?
Assim como diversas outras metodologias de gestão, elas têm como principais objetivos trazer autoconhecimento e melhorar a qualidade do planejamento que guia o futuro da organização.
Neste artigo, vamos explicar a importância dessas análises e como elas se complementam para trazer melhores resultados para a gestão.
Se você quiser saber mais detalhes sobre a Análise SWOT, leia nosso artigo completo sobre ela clicando aqui. Boa leitura!
O que é Análise SWOT?
A Matriz SWOT (também chamada de Matriz FOFA) é o acrônimo de Strengths, Weakness, Opportunities e Treaths – forças (ou competências), fraquezas, oportunidades e ameaças. Ela é uma ferramenta que tem como objetivo o equilíbrio entre os fatores internos e externos que permeiam uma organização.
Sua análise é feita pelo alinhamento do ambiente interno (seus pontos fracos e fortes) com o ambiente externo (oportunidades e ameaças). Estes elementos que a compõem podem surgir, por exemplo, em uma reunião de Brainstorming com a equipe responsável pelo projeto.
Por ser uma ferramenta de planejamento, a Análise SWOT é utilizada para auxiliar o plano de negócios e o planejamento estratégico das empresas. É uma análise de fácil construção e que pode ser utilizada por empresas de todos os tamanhos e segmentos, auxiliando na tomada de decisão e na consolidação do autoconhecimento corporativo.
Quais são seus tipos?
Existem duas maneiras de representar a Análise SWOT e as estratégias dela derivadas. Confira abaixo:
Matriz SWOT em colunas

A Análise SWOT em colunas é a forma mais simples de representação da ferramenta. Ela tem maior aplicabilidade nos estágios iniciais da análise, já que permite a coleta e visualização de uma grande quantidade de fatores identificados.
Por outro lado, este modelo de representação não permite a visualização da relação de causa e efeito entre seus fatores, diferentemente da segunda, como veremos a seguir.
Matriz SWOT tradicional

Representada por duas linhas e duas colunas, a Análise SWOT tradicional segue a mesma lógica, porém, organizando os fatores coletados de forma a favorecer uma lógica de associação entre eles.
Ambas as análises, a tradicional e a análise SWOT cruzada, em Excel ficam muito bem representadas.
Confira este tutorial da Estech com um exemplo de matriz SWOT cruzada no Excel, construída passo a passo:
O que é Análise SWOT Cruzada (TOWS)?
A Matriz TOWS, por sua vez, é uma variante da Matriz SWOT. Também chamada de SWOT cruzada, ela envolve os mesmos passos básicos e seus resultados podem ser bastante parecidos. Mas, então, por que utilizá-la?
Sua utilização é interessante porque a Análise TOWS complementa a Análise SWOT. Além da análise das forças, fraquezas, ameaças e oportunidades, a TOWS faz uma análise dos pontos negativos de forma a transformá-los em pontos positivos.
Dessa forma, ela é utilizada para gerar alternativas estratégicas após a obtenção dos resultados da matriz SWOT. Isso é feito por meio do cruzamento da análise SWOT, através das informações obtidas nos quatro quadrantes da matriz TOWS.
Ou seja, ela tem o papel de mostrar como as oportunidades e as ameaças externas podem ser ajustadas com as forças e fraquezas internas da empresa, de forma que seja possível traçar estratégias interessantes para a mesma.
E por ter essa característica, a Análise TOWS não é considerada uma ferramenta de planejamento, mas sim de ação. Os cruzamentos da análise SWOT que podem ser feitos com a matriz TOWS são:

Dessa forma, serão gerados 4 grupos de alternativas estratégicas.
As 4 Estratégias da análise SWOT cruzada (TOWS):
1- Estratégias SO (Forças e Oportunidades)
Estratégia Ofensiva: consiste na junção das forças internas com as oportunidades externas. Seu objetivo é aumentar e aperfeiçoar as forças para que as oportunidades sejam bem aproveitadas, se tornando vantagens competitivas.
2- Estratégias ST (Forças e Ameaças)
Estratégia Confrontativa: consiste na junção das forças internas com as ameaças externas. Nela, são desenvolvidas estratégias de confronto que utilizam os pontos fortes da empresa para diminuir as ameaças.
3- Estratégias WO (Fraquezas e Oportunidades)
Estratégia de Reforço: consiste na junção das fraquezas internas e oportunidades externas. Seu objetivo é analisar as fraquezas de forma a tentar superá-las para aproveitar as oportunidades.
4- Estratégias WT (Fraquezas e Ameaças)
Estratégia Defensiva: consiste na junção das fraquezas internas e ameaças externas. Nela, são desenvolvidas ações defensivas para proteger a empresa, diminuindo o impacto das ameaças.
Por que utilizá-las?
Como você já percebeu, a análise SWOT e a SWOT cruzada são matrizes complementares. Se a análise SWOT for desenvolvida e a equipe parar por aí, ela não será nada além de uma listagem que não fará diferença nenhuma para a empresa.
Portanto, no cruzamento da análise SWOT, o dados da matriz TOWS são essenciais para a construção de planos de ação que fortaleçam as vantagens competitivas da empresa em relação ao mercado e à concorrência. Dessa forma, será possível tomar decisões mais estratégicas, baseadas em objetivos alcançáveis.
Sabe como criar planos de ação? Então, confira este vídeo de nosso canal no YouTube:
Dessa forma, Ambas as análises [Análise SWOT cruzada (TOWS) e análise SWOT tradicional] permitem o desenvolvimento de um autoconhecimento imprescindível para o crescimento da organização.
Além disso, elas são de simples execução e eliminam a gestão baseada em achismos e em intuição. Então, por que não?
O STRATWs ONE é um software de gestão de performance corporativa capaz de unir seu pessoal, a operação e a estratégia em busca de melhores resultados.
Dessa forme, permite que sua empresa:
- Empregue as principais metodologias de planejamento estratégico como BSC, OKR e SWOT;
- Potencialize a governança, a comunicação e os resultados;
- Crie e acompanhe KPIs de processos, projetos e pessoas;
- Compartilhe informações com agilidade e transparência;
- Encontre oportunidades de melhoria;
- Faça a gestão de seu portfólio de projetos e gerenciar reuniões.
Por isso, é ideal para quem deseja fazer análises estratégicas e planos de ação. E análise SWOT cruzada (TOWS) pode ser de grande ajuda nessa hora. Se você quer saber mais sobre estratégia empresarial, então, baixe nosso e-book gratuito: Como fazer gestão estratégica?
Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

Luiza AndradeJornalista, analista de SEO e produtora de conteúdo para a Siteware. Fotógrafa nas horas vagas e completamente viciada em música e internet.