Publicação: 27/06/2017
Por Luiza Andrade
10 min
Você sabe como fazer brainstorming passo a passo? Esta é uma técnica já antiga, mas a metodologia do brainstorming continua em pleno uso por um motivo simples: funciona! Nesta postagem, você vai entender o que é e como funciona a dinâmica do brainstorming. Vamos lá? Assista ao nosso vídeo no qual te contamos como fazer um Brainstorming efetivo em poucos passos e se inscreva no nosso canal do Youtube: O que é Brainstorming? O significado literal de Brainstorm é “tempestade de ideias”. Assim, remete a uma técnica de deixar fluir pensamentos sem julgamentos entre uma equipe. Essa técnica foi criada em 1942 e pode ser utilizada em diversos ambientes e situações, com o objetivo de criar novas maneiras de enxergar problemas, de ter ideias de marketing, de definir causas e suas possíveis soluções. Além disso, pode-se explorar a criatividade dos participantes para o surgimento de novas ideias. Ao contrário do que se costuma pensar, o Brainstorming não deve ser realizado como um bate-papo, no qual as ideias simplesmente podem “cair do céu”. É importante ter um ambiente propício para que as contribuições dos participantes aconteçam. Por isso, é melhor executado quando há um roteiro mediado por um coordenador e a divisão do processo entre etapas. Dessa forma, um Brainstorming bem construído é uma técnica útil em agregar conhecimento para os participantes e auxiliar na gestão de problemas. O Brainstorm entra na fase de Planejamento da metodologia PDCA, focada na Análise do Processo e no Plano de Ação. Assim, é possível determinar as causas que agem sobre o problema e também contra-atacar esses problemas com a criação de planos de ação. A fase de Planejamento do PDCA também abrange o Estabelecimento da Meta/Identificação do Problema e Análise do Fenômeno, que não se encaixam no uso do Brainstorming por focarem numa análise mais aprofundada do problema/meta e sua própria identificação. Como fazer brainstorming passo a passo Agora sim, você vai ver como fazer brainstorming passo a passo. Para o sucesso de uma reunião de Brainstorming, é necessário que exista um Coordenador para gerenciar as quatro etapas da técnica. Ele deve ser uma pessoa com experiência sobre o assunto tratado e deve focar na explicação detalhada de cada etapa. Assim, garantindo que elas fiquem claras aos colaboradores, para que não exista nenhuma precipitação ou desordem. O coordenador também deve garantir com que o ambiente seja adequado para que nenhuma contribuição seja ridicularizada, prezando pela liberdade de expressão e participação dos colaboradores. Seu papel é de ser um facilitador e criador de um ambiente confortável para todos. O Brainstorming pode ser realizado dividindo-se em 4 etapas. É interessante não as estender demais, ou pelo menos fazer com, no máximo, 50 minutos de duração para que o processo não se torne cansativo e difícil de prestar atenção. Se não for possível encurtar as reuniões, é aconselhado dividir o desenvolvimento das etapas em mais encontros, se necessário. Utilizar o roteiro de etapas proposto aqui no Brainstorm não é obrigatório. Mas é uma dica interessante para garantir maior sucesso no envolvimento das pessoas e no entendimento e resolução dos problemas. Então, vamos ver como fazer brainstorming passo a passo: 1ª etapa: Explicação da Meta/Problema O Coordenador explica ao grupo qual é a meta ou problema a ser analisado. Assim, todas as informações disponíveis sobre o objeto de estudo devem ser entregues aos colaboradores. Dessa forma, a preparação para o Brainstorming será feita da forma mais completa e didática possível. Feito isso, é aconselhado fazer uma reflexão inicial sobre os fatores que influenciam o problema. Além de pensar sobre as diversas perspectivas que envolvem tanto a causa do problema quanto a sua solução. Nessa etapa, pode ser utilizado o diagrama de Ishikawa, mais conhecido como Espinha de Peixe, que auxilia na exposição das causas e dá uma visibilidade ao problema. Por exemplo, o problema analisado é a falta de engajamento dos funcionários de uma empresa. O diagrama pode ser feito da seguinte forma: 2ª etapa: Determinação das causas É nessa fase que surge o apontamento das possíveis causas que provocaram o ocorrido, de forma organizada e horizontal (todos têm as mesmas oportunidades de opinarem). O Coordenador deve induzir os colaboradores a refletirem sobre essas possíveis causas, trocando informações sobre elas e esclarecendo dúvidas sobre sua importância. Seguindo o exemplo, nessa etapa pode ser feita a distribuição de post-its para todos os participantes, nos quais eles possam escrever as possíveis causas que imaginam influenciar o problema. Dessa forma, a participação das pessoas se torna mais horizontal e justa, já que os menos interativos podem se expressar da mesma forma e o receio de julgamentos também é diminuído. 3ª etapa: Hierarquização das causas Após a leitura das possíveis causas para o problema, os participantes devem determinar a importância das mesmas e refletir sobre elas. Nessa etapa, é possível usar o método dos 5 Porquês para aprofundar e encontrar a raiz dos problemas citados. A utilização dos papeis ou post-its também pode ser útil nessa etapa. Se duas ou mais pessoas tiverem escrito a mesma causa, é importante considerá-la em prioridade. O Coordenador terá esse papel de ler o que foi escrito e organizar por relevância, assunto etc. Ele tem o papel de classificar as causas apontadas. 4ª etapa: Criação do plano de ação Depois de definidas as causas mais e menos importantes, é hora de criar contramedidas para contornar a situação. É importante questionar quais dessas ações terão mais impacto, quais são as mais fáceis, rápidas, seu custo financeiro etc. É possível utilizar o sistema dos papeis novamente, na qual eles são entregues para os participantes, que escrevem o que acreditam ser necessário para solucionar o problema. Se houver uma grande variação de ações, pode ser um sintoma de que as causas ainda não foram bem determinadas, portanto, é preciso voltar à etapa anterior. Se isso não acontecer, é sinal de que o Brainstorming está sendo bem-sucedido e que é preciso hierarquizar também essas contramedidas. É interessante utilizar aqui a metodologia 5W2H, geralmente criada em formato de tabela (como mostrado abaixo), que consiste em se fazer algumas perguntas diante das ações pensadas para determinado problema, sendo elas: what (o que), why (por quê), where (onde), who (quem), when (quando), how (como) e how much (quanto). O que? Aumentar o engajamento dos colaboradores. Por quê? O desempenho tem caído e a rotatividade de funcionários é maior do que o desejado. Como? Viabilizando uma cultura organizacional que acolha os colaboradores e incentive seu desempenho. Onde? Em toda a organização. Quem? CEOs, gerentes etc. Quando? A partir da data do Brainstorming. Quanto? Definir quanto custam as ações de engajamento para a empresa. Criamos um vídeo com o resumo das etapas para você consultar quando quiser, confira abaixo. Se inscreva no nosso Canal do Youtube para ter acesso à mais vídeos como esse. Conclusões Dessa forma, é importante focar em cada etapa do Brainstorm, dando atenção à opinião de todos os participantes e prezando pela boa organização realizada pelo mediador. Assim, o resultado do processo será enriquecedor e positivo. Em brainstormings malsucedidos, é possível notar que alguns erros foram cometidos durante o desenvolvimento da técnica, que acabam resultando na dispersão da equipe ou na limitação da contribuição dos envolvidos. Deve existir um cuidado para que a dinâmica social não seja dominada por indivíduos que intimidam a participação dos outros ou pelo medo de sofrer julgamento pelas próprias ideias. Se isso ocorrer, não tem como fazer brainstorming passo a passo, ele ficará comprometido. É importante criar um ambiente confortável e igualitário para todos os participantes para que o Brainstorm seja realmente eficiente. Gostou de aprender como fazer brainstorming passo a passo? Implemente em sua empresa e conte-nos se deu certo nos comentários!
Você sabe como fazer brainstorming passo a passo? Esta é uma técnica já antiga, mas a metodologia do brainstorming continua em pleno uso por um motivo simples: funciona!
Nesta postagem, você vai entender o que é e como funciona a dinâmica do brainstorming. Vamos lá?
Assista ao nosso vídeo no qual te contamos como fazer um Brainstorming efetivo em poucos passos e se inscreva no nosso canal do Youtube:
O significado literal de Brainstorm é “tempestade de ideias”. Assim, remete a uma técnica de deixar fluir pensamentos sem julgamentos entre uma equipe. Essa técnica foi criada em 1942 e pode ser utilizada em diversos ambientes e situações, com o objetivo de criar novas maneiras de enxergar problemas, de ter ideias de marketing, de definir causas e suas possíveis soluções. Além disso, pode-se explorar a criatividade dos participantes para o surgimento de novas ideias.
Ao contrário do que se costuma pensar, o Brainstorming não deve ser realizado como um bate-papo, no qual as ideias simplesmente podem “cair do céu”.
É importante ter um ambiente propício para que as contribuições dos participantes aconteçam. Por isso, é melhor executado quando há um roteiro mediado por um coordenador e a divisão do processo entre etapas.
Dessa forma, um Brainstorming bem construído é uma técnica útil em agregar conhecimento para os participantes e auxiliar na gestão de problemas.
O Brainstorm entra na fase de Planejamento da metodologia PDCA, focada na Análise do Processo e no Plano de Ação. Assim, é possível determinar as causas que agem sobre o problema e também contra-atacar esses problemas com a criação de planos de ação.
A fase de Planejamento do PDCA também abrange o Estabelecimento da Meta/Identificação do Problema e Análise do Fenômeno, que não se encaixam no uso do Brainstorming por focarem numa análise mais aprofundada do problema/meta e sua própria identificação.
Agora sim, você vai ver como fazer brainstorming passo a passo.
Para o sucesso de uma reunião de Brainstorming, é necessário que exista um Coordenador para gerenciar as quatro etapas da técnica.
Ele deve ser uma pessoa com experiência sobre o assunto tratado e deve focar na explicação detalhada de cada etapa. Assim, garantindo que elas fiquem claras aos colaboradores, para que não exista nenhuma precipitação ou desordem.
O coordenador também deve garantir com que o ambiente seja adequado para que nenhuma contribuição seja ridicularizada, prezando pela liberdade de expressão e participação dos colaboradores.
Seu papel é de ser um facilitador e criador de um ambiente confortável para todos.
O Brainstorming pode ser realizado dividindo-se em 4 etapas.
É interessante não as estender demais, ou pelo menos fazer com, no máximo, 50 minutos de duração para que o processo não se torne cansativo e difícil de prestar atenção. Se não for possível encurtar as reuniões, é aconselhado dividir o desenvolvimento das etapas em mais encontros, se necessário.
Utilizar o roteiro de etapas proposto aqui no Brainstorm não é obrigatório. Mas é uma dica interessante para garantir maior sucesso no envolvimento das pessoas e no entendimento e resolução dos problemas. Então, vamos ver como fazer brainstorming passo a passo:
O Coordenador explica ao grupo qual é a meta ou problema a ser analisado. Assim, todas as informações disponíveis sobre o objeto de estudo devem ser entregues aos colaboradores. Dessa forma, a preparação para o Brainstorming será feita da forma mais completa e didática possível. Feito isso, é aconselhado fazer uma reflexão inicial sobre os fatores que influenciam o problema. Além de pensar sobre as diversas perspectivas que envolvem tanto a causa do problema quanto a sua solução.
Nessa etapa, pode ser utilizado o diagrama de Ishikawa, mais conhecido como Espinha de Peixe, que auxilia na exposição das causas e dá uma visibilidade ao problema. Por exemplo, o problema analisado é a falta de engajamento dos funcionários de uma empresa. O diagrama pode ser feito da seguinte forma:
É nessa fase que surge o apontamento das possíveis causas que provocaram o ocorrido, de forma organizada e horizontal (todos têm as mesmas oportunidades de opinarem). O Coordenador deve induzir os colaboradores a refletirem sobre essas possíveis causas, trocando informações sobre elas e esclarecendo dúvidas sobre sua importância.
Seguindo o exemplo, nessa etapa pode ser feita a distribuição de post-its para todos os participantes, nos quais eles possam escrever as possíveis causas que imaginam influenciar o problema. Dessa forma, a participação das pessoas se torna mais horizontal e justa, já que os menos interativos podem se expressar da mesma forma e o receio de julgamentos também é diminuído.
Após a leitura das possíveis causas para o problema, os participantes devem determinar a importância das mesmas e refletir sobre elas. Nessa etapa, é possível usar o método dos 5 Porquês para aprofundar e encontrar a raiz dos problemas citados.
A utilização dos papeis ou post-its também pode ser útil nessa etapa. Se duas ou mais pessoas tiverem escrito a mesma causa, é importante considerá-la em prioridade. O Coordenador terá esse papel de ler o que foi escrito e organizar por relevância, assunto etc. Ele tem o papel de classificar as causas apontadas.
Depois de definidas as causas mais e menos importantes, é hora de criar contramedidas para contornar a situação. É importante questionar quais dessas ações terão mais impacto, quais são as mais fáceis, rápidas, seu custo financeiro etc.
É possível utilizar o sistema dos papeis novamente, na qual eles são entregues para os participantes, que escrevem o que acreditam ser necessário para solucionar o problema.
Se houver uma grande variação de ações, pode ser um sintoma de que as causas ainda não foram bem determinadas, portanto, é preciso voltar à etapa anterior. Se isso não acontecer, é sinal de que o Brainstorming está sendo bem-sucedido e que é preciso hierarquizar também essas contramedidas.
É interessante utilizar aqui a metodologia 5W2H, geralmente criada em formato de tabela (como mostrado abaixo), que consiste em se fazer algumas perguntas diante das ações pensadas para determinado problema, sendo elas: what (o que), why (por quê), where (onde), who (quem), when (quando), how (como) e how much (quanto).
Aumentar o engajamento dos colaboradores.
O desempenho tem caído e a rotatividade de funcionários é maior do que o desejado.
Viabilizando uma cultura organizacional que acolha os colaboradores e incentive seu desempenho.
Em toda a organização.
CEOs, gerentes etc.
A partir da data do Brainstorming.
Definir quanto custam as ações de engajamento para a empresa.
Criamos um vídeo com o resumo das etapas para você consultar quando quiser, confira abaixo. Se inscreva no nosso Canal do Youtube para ter acesso à mais vídeos como esse.
Dessa forma, é importante focar em cada etapa do Brainstorm, dando atenção à opinião de todos os participantes e prezando pela boa organização realizada pelo mediador. Assim, o resultado do processo será enriquecedor e positivo.
Em brainstormings malsucedidos, é possível notar que alguns erros foram cometidos durante o desenvolvimento da técnica, que acabam resultando na dispersão da equipe ou na limitação da contribuição dos envolvidos.
Deve existir um cuidado para que a dinâmica social não seja dominada por indivíduos que intimidam a participação dos outros ou pelo medo de sofrer julgamento pelas próprias ideias. Se isso ocorrer, não tem como fazer brainstorming passo a passo, ele ficará comprometido.
É importante criar um ambiente confortável e igualitário para todos os participantes para que o Brainstorm seja realmente eficiente.
Gostou de aprender como fazer brainstorming passo a passo? Implemente em sua empresa e conte-nos se deu certo nos comentários!
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