Gestão Estratégica

Aprenda passo a passo para montar um plano de negócios

Aprenda passo a passo para montar um plano de negócios

Publicação : 17/04/2019

Por Siteware

8 min

como montar um plano de negocios
como montar um plano de negocios

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Como montar um plano de negócios? Em outras palavras, como identificar oportunidades, concorrentes e clientes em potencial?

Muitos empreendedores podem pensar que escrever um plano de negócios é uma tarefa chata e que o plano precisa ter centenas de páginas. Mas, muito pelo contrário, o plano deve ser o mais conciso possível e fornecer todas as informações relevantes para o negócio.

Você conhece o Modelo Canvas? Ele é uma ferramenta visual que permite o desenvolvimento do seu plano em apenas uma tela!

Embora não haja regras rígidas e rápidas para escrever um plano de negócios eficaz, ele precisa demonstrar que você tem motivação, habilidades, competências e confiança para liderar os negócios.

Vamos dar uma olhada nas principais etapas de como montar um plano de negócios.

Como montar um plano de negócios?

1. Posicionando o plano de negócios

Por favor, não escreva o plano de negócios rapidamente! O primeiro passo é ter certeza de que você realmente quer começar um negócio a curto prazo.

Dizem que é importante separar a abordagem do plano de negócios do lançamento de um negócio. Você saberá que este momento chegou quando você progredir nos seguintes quatro pilares:

  1. Consciência do seu perfil empreendedor;
  2. Clara ideia de negócio;
  3. Motivação intrínseca relacionada ao projeto;
  4. Capacidade para a ação.

2. Visão geral

Nesta fase, o objetivo é entender no que você está se metendo. O processo de elaboração será longo? Quais são os seus pontos fortes e fracos? Quais recursos e ajuda você precisará?

No começo, dê uma olhada em todas as seções do plano de negócios. Aproveite o tempo para entender o que é um plano de negócios. Essa etapa deve levar um ou dois dias.

Simplesmente integre a estrutura do plano de negócios a seu próprio ritmo. Faça pequenas anotações sobre as suas observações, suas surpresas ou suas perguntas.

3. Identifique a oportunidade

Agora você começará a escrever seu plano de negócios.

Uma das seções mais importantes é a Pesquisa de Mercado. Esta parte do plano de negócios permitirá que você explore o seu ramo de atividade e, acima de tudo, lhe ajudará a compreender melhor a oportunidade de negócio que está a sua frente.

Esta etapa tem quatro objetivos:

  1. Registrar em um só lugar tudo o que você já sabe sobre o seu setor de negócios;
  2. Destacar o que você precisa aprender antes de iniciar o seu negócio;
  3. Analisar todos os resultados;
  4. Formular claramente a oportunidade de negócio que será trabalhada.

Depois de entender o seu mercado, você poderá seguir em frente.

4. Modelando

Então, você tem uma oportunidade de negócio? A pergunta de um milhão de dólares é: ela é viável? Neste ponto, você precisará se certificar de que a oportunidade que você está buscando vale a pena.

Portanto, você precisa começar definindo o modelo de negócio viável que trará suporte a essa oportunidade. Para evitar escrever um plano de negócios completo para um negócio insustentável, faça apenas um modelo neste estágio.

5. Planejamento triplo

Em termos concretos, como você fará para alcançar o modelo de negócio desenvolvido na etapa anterior? Quais recursos você precisará? Como a sua empresa alcançará sua missão? Como isso atrairá clientes?

Chegamos ao planejamento triplo. Por que triplo? Porque você precisará planejar três aspectos do seu negócio: operações, marketing e finanças. E você precisará planejar esses aspectos de acordo com três níveis lógicos: estratégico, tático e operacional.

É nesse estágio que você poderá completar as seções como Operações, Marketing e Finanças. Essas seções devem ser trabalhadas em paralelo em um espírito de planejamento global.

Por exemplo, se você optar por anunciar no Facebook, isso afetará seu calendário de marketing (seção de Marketing), mas também suas atividades diárias e seus recursos humanos (seção de Operações) e, por fim, seus custos iniciais e de operação (seção Financeira).

6. Identidade visual da empresa

Nesta etapa, é importante pensar e criar a identidade visual da sua empresa. Isso não só irá diferenciá-lo de seus concorrentes, mas também ajudará a atrair mais clientes, fazendo com que seu negócio seja lembrado.

Além disso, visitantes, futuros clientes ou futuros “fãs” precisam identificá-lo de maneira rápida e fácil. Saiba que não é assim tão difícil quanto parece criar uma identidade.

Há muitos serviços online que podem fazer isso, por exemplo, o Logaster, que ajudará você a realizar essa etapa. O Logaster oferece um logo gratuito em tamanho pequeno para que você tenha a possibilidade de inseri-lo nos produtos da sua marca.

Também é possível baixa-lo para ver como ele se ajustará em seu site, nas páginas de redes sociais etc. Além disso, é possível adquirir planos com kits para a marca que incluem imagens para redes sociais, cartões de visita etc.

7. A síntese

Agora é a hora de voltar ao começo.

Parece estranho para você escrever as primeiras seções no final? Muitos empreendedores ficam surpresos com essa prática. No entanto, é crucial fazer assim. Elas reúnem a essência do seu projeto de negócios. Elas mostram todo o trabalho que você fez nas outras seções.

Em poucas páginas, você vai convencer o potencial investidor que tem em mãos uma oferta sólida, pronta para o mercado e, acima de tudo, que vale a pena o investimento.

Essa etapa é o auge do seu plano de negócios, mas também é uma transição natural para o próximo passo na elaboração do plano de negócios: buscar financiamento!

Agora que você já sabe como montar um plano de negócios passo a passo, utilize nossa ferramenta pronta para desenvolver o seu clicando aqui.

Este artigo foi escrito pela equipe da Logaster