Estrutura organizacional horizontal e vertical: o que é, diferenças, exemplos e qual é a melhor

CONTEÚDO

estrutura organizacional horizontal e vertical

CONTEÚDO

Interessado em entender mais sobre as diferenças na estrutura organizacional horizontal e vertical das empresas? Bem, como você deve saber, a estrutura de uma empresa se refere à forma com que departamentos, tarefas e responsabilidades são distribuídos e organizados.

Dessa forma, é ela quem determina a dinâmica das relações internas, especialmente em se tratando da cadeia hierárquica e do poder de decisão dos agentes que compõem o organograma organizacional.

Neste artigo, você vai descobrir o que é e como funcionam a estrutura organizacional horizontal e vertical, as principais diferenças entre essas modalidades e exemplos de empresas que se estruturam de maneira horizontal e vertical.

Ainda nas próximas linhas, vamos te ajudar a decidir sobre qual tipo é melhor para o seu modelo de negócio. Continue a leitura e aproveite!

Leia também: Desenvolvimento organizacional: um guia completo com definição, importância, técnicas, passo a passo e exemplos para inspirar

governança corporativa

Quais são os tipos de estruturas organizacionais?

No vídeo a seguir, o CHRO da Siteware, Luiz Torres, explica as estruturas organizacionais e qual escolher:

Caso você não saiba, o bom desempenho de uma empresa está diretamente relacionado à maneira com que a sua estrutura é estruturada. Isso significa que uma organização só vai funcionar direito se ela puder contar com uma estrutura organizacional eficiente e adequada ao seu perfil e objetivos.

Nesse sentido, existem duas opções de estrutura organizacional: a horizontal e a vertical.

De um modo geral, ambas vão definir a divisão de cargos, os níveis hierárquicos e o papel de cada colaborador de modo a aproveitar o máximo potencial deles.

Além disso, é a estrutura, seja ela horizontal ou vertical, que vai orientar a circulação de informação e a comunicação entre os colaboradores.

Confira abaixo como funciona cada tipo de estrutura organizacional.

Estrutura de organograma vertical

A estrutura organizacional do tipo vertical é a mais tradicional. As empresas que aderem a essa modalidade possuem um organograma vertical.

Isso significa que a cadeia de comando é muito bem estabelecida e rígida. A hierarquia é organizada de cima para baixo, com um nível respondendo a um superior até chegar na presidência da corporação.

Nesse cenário, os que têm o maior poder de decisão dentro da empresa estão nas posições superiores, enquanto aqueles de menor poder estão nas partes mais baixas.

Dessa forma, a gestão vertical é muito utilizada por empresas que são mais tradicionais, pois esse é o modelo mais antigo e comum dentro das organizações. Ou seja, bancos e serviços industriais.

Veja mais: Planejamento organizacional: tudo o que você precisa saber sobre essa importante ferramenta de gestão

gestão de projetos

Estrutura de organograma horizontal

Já no modelo de gestão horizontal, a estrutura organizacional é menos rígida, bem como as relações hierárquicas.

Nesse formato, os colaboradores não precisam ter todas as suas decisões necessariamente aprovadas por alguém que ocupa uma posição superior. Há uma maior autonomia decisória e autogerenciamento.

O processo decisório e a comunicação não seguem uma cadeia de comando de cima para baixo. Dessa forma, a gestão horizontal é bastante comum em empresas mais modernas e que contam com métodos ágeis de decisão, como startups e as demais com foco em tecnologia.

Qual a diferença entre estrutura organizacional horizontal e vertical?

A estrutura organizacional horizontal e a vertical apresentam uma série de diferenças que precisam ser levadas em consideração por qualquer líder e gestor que esteja interessado em rever o modelo de atuação.

A primeira delas se refere a um aspecto de extrema importância e que acabamos de citar anteriormente: as tomadas de decisão.

Enquanto na estrutura verticalizada os colaboradores possuem pouca ou nenhuma autonomia para tomarem suas decisões (ou nem sequer participam de processos decisórios importantes da organização), no modelo horizontalizado os colaboradores têm maior poder para decidir sobre determinados aspectos do dia a dia.

Além disso, há uma maior valorização da perspectiva dos funcionários, os quais são comumente consultados antes que certas decisões com impacto coletivo sejam tomadas.

Outro ponto que devemos mencionar sobre a diferença entre esses dois modelos é a colaboração e a comunicação entre os funcionários.

Ambos fatores ficam muito presos à cadeia de comando no modelo de estrutura organizacional vertical. Já em empresas de estruturas horizontais, a comunicação e colaboração acontecem de maneira mais orgânica.

Leia mais: Saiba o que é gestão da mudança organizacional e como fazer em 6 passos

Exemplos de empresas com gestão vertical

  • Ford
  • Petrobrás
  • Banco do Brasil

Exemplos de empresas com gestão horizontal

  • Vagas.com
  • Google

Confira também: 7 segredos da cultura organizacional do Google

Estrutura organizacional horizontal e vertical: qual a melhor?

Agora que você já conhece quais são os tipos de estruturas organizacionais, deve estar se perguntando: “qual dos dois modelos é o melhor?

A escolha entre estrutura organizacional horizontal e vertical vai depender das características e objetivos do seu modelo de negócio. Ou seja, não existe uma resposta certa ou errada. Embora cada uma delas possua uma linha tradicional de tipos de empresas que costumam utilizá-las, tudo isso pode ser adaptado.

Conheça algumas tendências nessa área baixando nosso material gratuito: [INFOGRÁFICO] Tendências de RH

Dessa forma, a gestão verticalizada pode ser uma boa opção no caso de empresas com um nível de complexidade muito elevado em seus processos internos. Ou seja, as muitas e difíceis decisões estão sempre nas mãos dos líderes que precisam sempre compreender os diversos processos organizacionais antes de tomar uma decisão.

Já a horizontalização da estrutura pode beneficiar bastante as empresas que querem reduzir a burocracia e agilizar seus processos. Não é à toa que as empresas mais modernas, que buscam ser cada vez mais ágeis em suas práticas e decisões, têm optado por esse modelo de estrutura organizacional.

Bom, ficou claro o que é uma estrutura organizacional horizontal e vertical? Em qual modelo a sua empresa mais se enquadra? Lembre-se que independente do modelo escolhido, ele deve ser bem definido tanto para gestão quanto para os demais colaboradores.

Saiba mais: Gestão transparente: descubra o que é, quais são os benefícios e 5 dicas de como implementar a transparência na sua empresa

Próximos passos

O STRATWs One é um software de gestão de performance empresarial que auxilia na criação, acompanhamento e compartilhamento de seus indicadores de desempenho. Por isso, ele vem sendo escolhido por empresas de gestão horizontal e vertical para apoiar no desenvolvimento delas.

Com ele, as informações fluem de forma mais transparente e confiável.

Veja mais vantagens do STRATWs One que o fizeram ser escolhido por mais de mil empresas, sendo utilizado por 180 colaboradores:

  • Gerenciar riscos e analisar cenários;
  • Facilitar a troca de informação e a comunicação entre departamentos;
  • Focar na busca dos resultados que sua empresa procura alcançar;
  • Potencializar a governança corporativa;
  • Compartilhar informações com agilidade e transparência;
  • Usar a meritocracia e a gestão à vista para motivar e gerenciar equipes;
  • Fazer a gestão de reuniões e do portfólio de projetos;
  • Aumentar a produtividade;
  • Compartilhar KPIs com agilidade e transparência.

O tipo de estrutura organizacional é uma importante decisão que a área de RH deve tomar, mas existem outras.

stratws one