Gestão de Equipe

Gestão transparente: descubra o que é, quais são os benefícios e 5 dicas de como implementar a transparência na sua empresa

Gestão transparente: descubra o que é, quais são os benefícios e 5 dicas de como implementar a transparência na sua empresa

Publicação : 14/10/2020

Por Siteware Siteware

8 min

A gestão transparente se caracteriza pela troca e compartilhamento de informações por parte dos tomadores de decisão com todos os demais níveis hierárquicos da organização.

Assim, a figura do gestor soberano, que não aceita questionamentos de seus subordinados, que não compartilha determinadas informações relevantes e que evita ao máximo falar abertamente sobre os números de sua gestão tem caído em desuso nos últimos anos.

É cada vez mais comum observar modelos de gestão pautados na transparência e na horizontalização das relações internas. Por isso, empresas que insistem em uma estrutura organizacional hierárquica rígida e opaca estão perdendo força.

Mas, afinal, o que é ser transparente no trabalho?

Neste artigo, vamos explicar o que significa uma gerência transparente e os benefícios que essa postura pode trazer para o seu negócios.

Além disso, você vai conferir também nas próximas linhas 5 dicas fundamentais para se tornar uma empresa transparente na sua empresa e alguns exemplos para se inspirar.

Leia também: Como implantar gestão do conhecimento na sua empresa e se destacar no mercado em 6 passos

Compartilhar informações gera conhecimento para sua empresa, por isso, vale a pena dar uma olhada neste vídeo:

O que é gestão transparente?

A gestão transparente pode ser definida como um modelo em que há o livre compartilhamento de dados e informações relevantes sobre as atividades da empresa com todos os colaboradores.

Em uma empresa transparente, aqueles que ocupam cargos de liderança não concentram em si informações que possam ser de interesse coletivo.

Uma organização que se pauta na transparência busca divulgar amplamente entre os colaboradores dados e informações referentes à condução do modelo de negócio em vez de concentrá-las em um pequeno grupo que ocupa posição superior na hierarquia da empresa.

Na gerência transparente, os colaboradores passam a compreender com mais clareza o funcionamento do negócio, podendo até participar mais ativamente das tomadas de decisão.

Saiba mais: O que é tomada de decisão nas organizações e mais 5 dicas de como fazer na prática

Quais as vantagens de se tornar uma empresa transparente?

Tornar-se uma empresa transparente pode até ser uma missão desafiadora, principalmente no caso de organizações que há muito tempo adotam uma postura mais rígida e verticalizada.

No entanto, implementar a transparência na gestão de negócio pode trazer alguns benefícios, como o aumento da confiança por parte dos colaboradores.

Quando a empresa é conduzida de maneira transparente, os colaboradores passam a confiar mais na gestão. Dessa forma, se favorece também o engajamento com as tarefas do dia a dia e com as metas estabelecidas.

A transparência da gestão contribui para a redução de custos e impacta positivamente a produtividade das equipes, pois eleva o senso de responsabilidade.

Vale a pena citar também como vantagem da gestão transparente o fortalecimento das relações internas e a melhoria do clima organizacional.

E mais: empresas com gestão transparente tendem a atrair e reter mais talentos, o que tem sido um dos maiores desafios de organizações no mundo inteiro.

Exemplos de empresas que adotam uma gestão transparente

Para que você possa entender melhor o que é ser transparente no trabalho, separamos aqui alguns exemplos de transparência na empresa.

Intertox

A Intertox é uma empresa de consultoria com foco na gestão de riscos químicos, toxicológicos e ambientais.

Em entrevista para ao jornal Estado de São Paulo, o sócio-diretor da empresa, Fausto Antônio de Azevedo, disse que, para reter o seu time de colaboradores extremamente qualificados e mantê-los engajados, ele investe na transparência e promove a participação efetiva deles.

De acordo com Azevedo, todos os colaboradores participam da reunião mensal para avaliar os resultados da empresa e dos encontros de alinhamento que ocorrem quinzenalmente.

Além disso, a empresa conta com um software de gestão interna ao qual todos têm acesso e podem verificar informações e dados importantes.

O planejamento estratégico anual da empresa também conta com a participação de todos. Como resultado da gestão transparente, a empresa cresceu 10% em 5 anos.

Veja como um software de acompanhamento de performance pode ajuda sua empresa a ser mais transparente:

Portal da Transparência do Governo Federal

Lançado em 2004, o Portal da Transparência tem como objetivo incentivar a participação da população brasileira nas decisões do poder público federal.

No Portal da Transparência, é possível ter acesso a informações sobre os gastos da União e sobre onde estão sendo alocados o dinheiro dos contribuintes.

Veja mais sobre essa iniciativa governamental neste vídeo:

5 dicas de como promover a gestão transparente na sua empresa

Para implementar a gestão pautada na transparência, existem algumas boas práticas fundamentais a serem seguidas.

São elas:

  1. Promova uma comunicação interna clara e eficiente;
  2. Torne os procesos internos menos burocráticos;
  3. Reduza as barreiras (no sentido figurado e literal) entre líderes e liderados;
  4. Incentive a participação dos colaboradores nas tomadas de decisão da empresa;
  5. Recrute talentos que valorizem a transparência organizacional.

Bom, agora que você já está mais por dentro sobre o que é gestão transparente, que tal implementar na sua empresa?

Adote a transparência para impulsionar seus resultados e ganhar competitividade no mercado.

Saiba mais: Governança corporativa e compliance: os 6 maiores desafios para as empresas

Com o STRATWs One sua empresa compartilha dados e informações de forma ágil e objetiva. Mas ele pode fazer muito mais que isso pelo seu negócio. Por isso, é usado por mais de mil empresas e 162 mil de seus colaboradores ao redor do mundo!

Veja mais algumas vantagens do STRATWs One:

  • Fazer a gestão de reuniões e do portfólio de projetos;
  • Aumentar a produtividade;
  • Compartilhar KPIs com agilidade e transparência;
  • Potencializar a governança corporativa;
  • Compartilhar informações com agilidade e transparência;
  • Usar a meritocracia e a gestão à vista para motivar e gerenciar equipes;
  • Gerenciar riscos e analisar cenários;
  • Facilitar a troca de informação e a comunicação entre departamentos;
  • Focar na busca dos resultados que sua empresa procura alcançar.

Se você quer mais dicas de como deixar seu negócio mais transparente, baixe nossos materiais com algumas metodologias:

Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *