Gestão Estratégica

Desenvolvimento organizacional: um guia completo com definição, importância, técnicas, passo a passo e exemplos para inspirar

Desenvolvimento organizacional: um guia completo com definição, importância, técnicas, passo a passo e exemplos para inspirar

Publicação : 09/03/2021

Por Lorrana Freitas

14 min

Desenvolvimento organizacional
Desenvolvimento organizacional

A sua empresa se dedica ao desenvolvimento humano e organizacional?

Para que um modelo de negócio consiga se fortalecer no mercado e ganhar competitividade, é de extrema importância saber identificar e entender o impacto de fatores internos e externos sobre o funcionamento e performance da organização e sua competitividade no mercado.

E é disso que se trata o processo de desenvolvimento organizacional. Partindo do autoconhecimento, busca-se planejar e implementar ações capazes de levar a empresa a um novo patamar e alcançar a tão cobiçada vantagem competitiva.

Para detalharmos mais essa temática e esclarecer todas as suas dúvidas, elaboramos aqui um guia completo e definitivo sobre desenvolvimento organizacional.

Convidamos você a continuar a leitura deste conteúdo para conferir nos parágrafos a seguir:

O que é desenvolvimento organizacional?

O desenvolvimento organizacional é uma teoria que surgiu no início da década de 1960 e que até hoje é discutida tanto pela academia quanto pelo mundo corporativo.

Essa teoria parte do princípio de que toda empresa é influenciada, basicamente, por dois tipos de fatores: os internos e os externos à organização.

Os fatores internos se referem a aspectos como a estrutura organizacional, os processos, os recursos humanos, a cultura da empresa etc.

Já os fatores externos tratam de aspectos sobre os quais a empresa não consegue ter 100% de controle. Por exemplo, a realidade socioeconômica do país, o surgimento de novas tecnologias, a chegada de novos concorrentes etc.

Ou seja, o desenvolvimento organizacional tem como objetivo entender os fatores que exercem influência sobre o modelo de negócio e, a partir disso, planejar e efetuar as melhorias necessárias para que a empresa consiga, crescer, se fortalecer e atingir seus objetivos estratégicos.

Quais são as características do desenvolvimento organizacional?

Como bem mencionamos no tópico anterior, o desenvolvimento organizacional considera o impacto de fatores internos e externos sobre os resultados da empresa.

Essa teoria foi criada visando tornar mais fácil e realista o crescimento das organizações. Logo, como principais características do desenvolvimento organizacional, podemos citar:

  • Unir as metas e objetivos da empresa com as necessidades e expectativas dos colaboradores;
  • Abordagem sistemática, considerando os aspectos humano, corporativo, econômico e ambiental;
  • Colaboração e integração entre os agentes da organização;
  • Capacitação dos seus colaboradores;
  • Tomadas de decisão descentralizadas;
  • Responsabilidade compartilhada;
  • Exploração do potencial máximo dos colaboradores;
  • Atualização dos métodos de conduzir o negócio;
  • Otimização de processos.

Leia mais: Planejamento organizacional: tudo o que você precisa saber sobre essa importante ferramenta de gestão

Por que é importante se preocupar com o desenvolvimento humano e organizacional?

O processo de desenvolvimento organizacional é uma forma de a empresa aprimorar seu autoconhecimento e encontrar soluções que vão viabilizar o alcance dos objetivos desejados.

Direcionar o olhar não só para o aspecto econômico, mas também para o aspecto humano do desenvolvimento da organização é extremamente importante para garantir o bom funcionamento do negócio e para potencializar os resultados.

Atentar-se às habilidades, comportamentos, motivação, satisfação e engajamento dos colaboradores é tão importante quanto dedicar-se a entender a realidade do mercado e dos fatores externos.

O desenvolvimento humano e organizacional permite que a gestão da empresa seja mais eficaz e colaborativa.

Outro benefício que reside no desenvolvimento organizacional é a maior satisfação dos funcionários e, consequentemente, o aumento da produtividade das equipes.

Além disso, o clima no ambiente de trabalho melhora significativamente com a implementação das estratégias voltadas ao desenvolvimento da organização.

O processo de desenvolvimento organizacional ajuda também a fomentar a melhoria contínua e a aprimorar a comunicação interna.

Quais são as principais técnicas de desenvolvimento organizacional?

O desenvolvimento organizacional tem como foco não somente a empresa e seu desempenho econômico e financeiro, como também seus funcionários.

Há uma preocupação em alinhar as necessidades dos colaboradores com as da empresa e estudar o impacto de fatores internos e externos.

Tendo isso em vista, as principais técnicas de desenvolvimento organizacional que você pode implementar na sua empresa são:

1 – Diagnóstico da empresa

O diagnóstico é uma técnica de desenvolvimento organizacional utilizada para identificar os problemas que estão impedindo a empresa de crescer.

Nesse sentido, é feita uma análise sobre a atual situação da empresa, observando como os processos são executados, quais são os resultados mais recentes, como está o clima organizacional, qual o nível de satisfação dos colaboradores, como a tecnologia está incorporada nas rotinas da empresa etc.

Quer entender melhor com se faz um diagnóstico organizacional? Então, dê uma olhada neste vídeo de nosso canal no Youtube:

Leia também: Como fazer um diagnóstico empresarial? Confira o passo a passo!

2 – Plano de ação

O plano de ação também configura entre as técnicas de desenvolvimento organizacional. Trata-se da elaboração de um documento em que ficarão definidas as ações a serem colocadas em prática para corrigir os problemas identificados no diagnóstico.

Além disso, consta também no plano de ação quem serão os responsáveis por cada estratégia, os resultados que se espera alcançar e o cronograma e orçamento disponíveis.

Temois mais dicas para você cria seu plano de ação, é só acompnahr mais este vídeo:

Veja também: Plano de ação: como montar um em 7 passos para uma empresa

3 – Alterações estruturais e comportamentais

O objetivo desta técnica é colocar em prática as alterações de caráter estrutural e comportamental para promoção do desenvolvimento organizacional.

Enquanto a primeira tem a ver com os métodos de operação, o ambiente de trabalho e a organização como um todo, a segunda trata do engajamento e atitudes dos colaboradores.

4 – Avaliação das mudanças

Outra técnica direcionada ao desenvolvimento organizacional consiste na avaliação das mudanças implementadas. A intenção é verificar se os resultados estão de acordo com o planejado e, a partir disso, promover a melhoria contínua.

A avaliação pode ser feita por meio de indicadores de desempenho e pesquisas.

Confira também em nosso blog: As 6 etapas do processo de mudança organizacional: adapte-se a novos cenários!

Passo a passo: como implementar as etapas do desenvolvimento organizacional na sua empresa?

Basicamente, existem 3 etapas do desenvolvimento organizacional que precisam ser seguidas.

Confira a seguir quais são elas e saiba como promover o desenvolvimento humano e organizacional na sua empresa.

Etapa 1 – Preparação e planejamento

A primeira etapa do desenvolvimento organizacional consiste na preparação e planejamento de como esse processo será executado.

Para isso, é necessário fazer um levantamento das áreas mais críticas do negócio a fim de identificar problemas, fragilidades e também os pontos fortes.

Além disso, deve-se também fazer um estudo sobre como fatores internos e externos à organização podem impactar o funcionamento e a performance da empresa.

Nesta etapa, é interessante que se faça um mapeamento das possíveis alterações a serem feitas para fortalecer a organização e o desempenho coletivo.

Procure envolver os colaboradores e peça para que eles contribuam com seu ponto de vista e sugestões de melhoria.

Etapa 2 – Implementação das mudanças

Concluída a etapa de preparação e planejamento, é hora de implementar todas as mudanças e estratégias definidas anteriormente.

Comunique de forma clara para toda a empresa as transformações que estão sendo feitas e por que elas são importantes.

Verifique a necessidade de desenvolver um programa de treinamento para que os colaboradores possam aprender de forma mais sistemática como as coisas serão feitas daqui pra frente.

Nessa etapa de implementação, pode ser que os colaboradores apresentem certa resistência, o que acaba ocasionando conflitos internos. Tendo isso em vista, é preciso ter bastante paciência e empatia para entender o lado deles também.

Etapa 3 – Monitoramento

Por fim, a terceira etapa do desenvolvimento organizacional consiste em monitorar os resultados das mudanças implementadas.

Esse monitoramento deve ser constante. Isso permitirá avaliar se as ações estão surtindo o efeito desejado e se há necessidade de fazer alguns ajustes.

Busque fazer reuniões periódicas com as equipes para repassar os resultados e também ouvir dos colaboradores como tem sido a adaptação deles às transformações às quais eles foram submetidos.

Não deixe também de reconhecer os esforços individuais e coletivos e oferecer recompensas para aqueles com a melhor performance. Esse forma de incentivar os colaboradores e aumentar o engajamento.

Exemplos de desenvolvimento organizacional para se inspirar

Várias empresas implementaram o desenvolvimento organizacional de maneira bem sucedida. Veja a seguir alguns exemplos para se inspirar.

Caterpillar

A Caterpillar é uma empresa de fabricação de equipamentos de construção e mineração. Neste case de desenvolvimento humano organizacional, os mais de quatro mil funcionários têm a oportunidade de fazer cursos presenciais e à distância por conta da empresa.

A Caterpillar também possui um programa voltado à segurança do trabalho e prevenção de acidentes e gestão de riscos. Os colaboradores com doenças crônicas recebem medicamentos gratuitos e acompanhamento médico periódico.

Safe Clean 

A Safe Clean é uma empresa brasileira especializada na prestação de serviços de limpeza e impermeabilização de estofados.

Após colocar em prática as etapas de desenvolvimento organizacional, a empresa conseguiu observar significativa melhora na comunicação e no comportamento dos colaboradores. A gestão de conflitos também foi aprimorada.

Depois de implementar o desenvolvimento organizacional, é preciso manter a cultura da empresa, este webinar gravado [gratuito] pode ajudar você nessa tarefa:

Conclusão

Como você pôde perceber, o desenvolvimento organizacional possibilita à empresa um maior preparo para lidar com as mudanças do mercado e com os mais diferentes desafios, motivados por fatores internos e externos.

Implemente o desenvolvimento organizacional na sua empresa e torne-se mais competitivo.

DICA: Como avaliar a cultura organizacional de uma empresa? Confira 4 dicas infalíveis

O STRATWs One é um software usado para a gestão do desempenho empresarial, assim, entre outras funcionalidades, ajuda sua organização a definir, acompanhar e compartilhar os indicadores de performance do seu negócio.

Hoje, mais de 180 mil colaboradores em mil empresas pelo mundo usam o STRATWs One, veja o que ele pode fazer pelo seu negócio:

  • Integrar pessoas, operação e estratégia;
  • Encontrar oportunidades de melhoria;
  • Fazer a gestão de reuniões e do portfólio de projetos;
  • Criar e acompanhar KPIs de processos, projetos e pessoas;
  • Compartilhar informações com agilidade e transparência;
  • Usar a meritocracia e a gestão à vista para motivar e gerenciar equipes;
  • Empregar as principais metodologias de planejamento estratégico como BSC, OKR e SWOT;
  • Gerenciar riscos e analisar cenários;
  • Facilitar a troca de informação e a comunicação entre departamentos;
  • Focar na busca dos resultados que sua empresa procura alcançar;
  • Aumentar a produtividade;
  • Compartilhar KPIs com agilidade e transparência;
  • Potencializar a governança corporativa.

Quer promover o desenvolvimento organizacional em seu negócio? Este infográfico gratuito pode responder a algumas perguntas, baixa agora: INFOGRÁFICO: 5 perguntas para fugir do senso comum de Cultura Organizacional

Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *