Gestão Estratégica

Como fazer um diagnóstico empresarial? Confira o passo a passo!

Como fazer um diagnóstico empresarial? Confira o passo a passo!

Publicação : 01/05/2018

Por Siteware

8 min

Como fazer um diagnóstico empresarial
Como fazer um diagnóstico empresarial

(Clique no player para ouvir a narração do nosso post sobre como fazer um diagnóstico empresarial! Deixe nos comentários o que achou.)

Você sabe como fazer um diagnóstico empresarial?

Quando estamos doentes, procuramos um médico para que ele possa descobrir o que há de errado com o nosso organismo.

Após diagnosticar o problema, ele vai receitar um remédio ou algum outro método para curar aquilo que está nos fazendo mal.

No caso de um diagnóstico empresarial, o raciocínio é bem semelhante.

Para as organizações, o diagnóstico é uma ferramenta que apresenta uma visão mais ampla, clara e precisa sobre diversos aspectos que envolvem a empresa.

Trata-se de um procedimento que tem como objetivo evidenciar problemas e oportunidades, além de permitir que o gestor tome decisões estratégicas mais assertivas.

Ao fazer um diagnóstico eficiente, o empresário passa a conhecer melhor o seu próprio negócio e consegue traçar um caminho que o levará a conquista de melhores resultados.

Esse procedimento possibilita, por meio de uma abordagem direta, propor soluções para aquilo que de fato compromete a “saúde” da empresa.

Isso a deixará mais forte e preparada para enfrentar o mercado cada vez mais competitivo.

Mas como fazer um diagnóstico empresarial?

Elaboramos um passo a passo que vai te ajudar a realizar essa tarefa importantíssima para qualquer negócio.

Confira!

Confira também: Como fazer uma avaliação de desempenho de sua empresa?

Passo a Passo: Como fazer um diagnóstico empresarial

Confira abaixo o vídeo do nosso canal do YouTube com o resumo de cada etapa para fazer o diagnóstico!

Passo 1 — Coleta de informações

Um diagnóstico eficaz envolve diferentes áreas da empresa: finanças, marketing, vendas, recursos humanos, logística, processos etc.

O primeiro passo é coletar o máximo de informações possíveis sobre todas as atividades que a organização desempenha.

Existem alguns métodos que podem te ajudar nessa etapa, como a realização de entrevistas.

Entrevistas

Vá até os gestores, supervisores e demais colaboradores e pergunte a eles sobre a atual situação de seus respectivos setores.

Mas, antes, procure elaborar um roteiro com as perguntas a serem feitas.

Relatórios

Outro método de coleta são os relatórios periódicos de cada área da empresa.

Esses documentos contêm informações bastante relevantes sobre procedimentos, processo de tomada de decisão e resultados obtidos.

Observação de campo

E que tal fazer uma observação em campo?

Dessa forma, você vivencia de perto a rotina de trabalho da empresa: como os funcionários operam, como os procedimentos se dão na prática, quais os principais erros e acertos, etc.

Lembre-se que, para que a observação de campo tenha eficácia, é fundamental que o observador não interfira na execução das atividades.

Existem outras formas de conhecer melhor seu negócio: Análise SWOT para planejamento estratégico: quais são seus pontos fortes e pontos fracos?

Passo 2 — Análise de dados

Agora que você já coletou as informações necessárias, é hora de organizá-las e analisá-las.

Para isso, você pode fazer uso de planilhas, gráficos, mapas, tabelas, etc.

O objetivo aqui é disponibilizar os dados de maneira que facilite a análise.

Dica: separe cada situação ou problema por categoria. Dessa forma, será possível estabelecer prioridades e solucionar o que for mais urgente.

Há inúmeras ferramentas de análise de dados. Confira algumas:

Passo 3 — Identificação dos problemas

Após coletar e analisar as informações mais relevantes da sua empresa, fica mais fácil identificar os problemas que ela enfrenta.

Mais que isso: é possível encontrar a raiz de tais problemas.

Nesse terceiro passo de como fazer um diagnóstico empresarial, é feita uma investigação aprofundada para saber quais são as causas dessas falhas e gargalos.

Confira: 3 ferramentas para análise de causa raiz como guia para tomada de decisão

O Diagrama de Ishikawa é uma dessas ferramentas que pode te ajudar bastante nessa etapa.

Ele classifica a causa dos seus problemas em 6 tipos.

São eles:

1. Máquina

Muitos problemas são ocasionados devido ao mau funcionamento de máquinas e equipamentos.

2. Matéria-prima

Problemas relacionados à matéria-prima são muito comuns e podem acarretar prejuízos significativos.

Por isso, escolha bem os seus fornecedores e mantenha um bom relacionamento com eles.

3. Mão-de-obra

Funcionários mal treinados, incapacitados, sem qualificação ou simplesmente desmotivados podem prejudicar o cumprimento das atividades.

4. Meio ambiente

Aqui os problemas estão relacionados ao ambiente interno (falta de espaço, layout incorreto) e externo (poluição, intempéries) à empresa.

5. Medida

Você costuma medir os processos da sua empresa?

Se não, saiba que isso pode comprometer o andamento das atividades, gerando trabalho dobrado.

Lembre-se da frase de Deming, o mestre da qualidade total:

“Não se gerencia o que não se mede”

6. Método

Esse último aspecto observado no Diagrama de Ishikawa diz respeito aos problemas causados pelos métodos que a organização utiliza na execução de suas atividades.

Veja mais em nosso blog: O que é e como fazer um diagrama de Ishikawa?

Passo 4 — Proposta de intervenção

Apenas saber o que há de errado com a sua empresa não basta.

Você precisa se perguntar: o que pode ser feito para melhorar essa situação?

Com base nas informações coletadas e nas análises feitas, reúna a sua equipe de gestores e proponham, juntos, soluções efetivamente capazes de corrigir o que quer que esteja impedindo o seu negócio de crescer.

Porém, vale lembrar que essas medidas não serão implantadas e surtirão efeito da noite para o dia.

Tudo precisa ser estrategicamente pensado, com um plano de ação bem definido.

Agora que você já sabe como fazer um diagnóstico empresarial, não perca tempo e faça logo o da sua empresa!

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Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!

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