Gestão de Equipe

Comportamento organizacional: tudo o que você precisa saber sobre a forma com que seus colaboradores se comportam e o impacto disso no desempenho da sua empresa

Comportamento organizacional: tudo o que você precisa saber sobre a forma com que seus colaboradores se comportam e o impacto disso no desempenho da sua empresa

Publicação : 16/12/2020

Por Viviane Rodrigues

14 min

comportamento organizacional
comportamento organizacional

Comportamento organizacional é a maneira como as pessoas agem dentro da empresa e ao lidar com assuntos relacionados a ela.

Hoje, esse comportamento empresarial é uma temática que merece atenção especial de gestores e empresários.

A maneira com que colaboradores e lideranças de diferentes níveis se comportam no ambiente de trabalho é determinante para o pleno funcionamento e sucesso de uma organização.

Atentar-se às atitudes de caráter individual e coletivo é algo crucial para garantir uma experiência positiva para os colaboradores, o que acaba por se refletir na produtividade no trabalho, no engajamento, na motivação, na redução de conflitos internos e na imagem da empresa.

Através de estudos sobre valores e comportamentos organizacionais, é possível identificar e entender com mais clareza os pontos fortes e as fragilidades dos colaboradores. A partir disso, traça-se um plano para efetuar as melhorias necessárias e potencializar o desempenho individual e coletivo.

Mas, afinal, o que é comportamento organizacional?

A resposta para esse e outros questionamentos você confere nas próximas linhas deste artigo.

Elaboramos aqui um guia completo para esclarecer todas as suas dúvidas sobre comportamento organizacional. Convidamos você a continuar a leitura para descobrir:

  • O que é comportamento organizacional?
  • Qual a origem do comportamento organizacional?
  • Quais são os tipos de comportamento organizacional?
  • Quais são os níveis de comportamento organizacional?
  • Qual a importância de entender o comportamento organizacional?
  • 7 dicas de como avaliar o comportamento organizacional
  • 6 dicas de livros sobre Comportamento organizacional para se aprofundar

Leia também: Como avaliar a cultura organizacional de uma empresa? Confira 4 dicas infalíveis

Cultura e comportamento organizacional estão intimamente ligados. Entenda mais sobre cultura organizacional neste webinar gravado:

O que é comportamento organizacional?

Podemos definir o que é comportamento organizacional como um conjunto de atitudes praticadas no ambiente empresarial. Ele se refere à maneira com que indivíduos e grupos agem e se comportam dentro de uma organização

O comportamento organizacional também tem a ver com a prática dos valores defendidos pela empresa e do compromisso com a sua missão e visão.

O comportamento organizacional exerce influência sobre o clima da empresa e sobre a percepção que diretores, gestores e demais colaboradores têm sobre a organização.

Veja mais: Como implementar cultura organizacional? Descubra em 7 etapas

Qual a origem do comportamento organizacional?

A origem do comportamento organizacional data do final da década de 1940. Pesquisadores daquela época buscavam entender como os indivíduos se comportavam no ambiente corporativo e no desempenho de suas funções.

Esses estudos tinham como objetivo analisar as condutas individuais e coletivas nas organizações e o impacto delas nas rotinas de trabalho e no desempenho dos colaboradores.

Dessa forma, ao observar o comportamento e o senso organizacional, passou-se a entender melhor as necessidades dos profissionais, garantindo as condições ideais para o desenvolvimento das atividades diárias.

Veja também: Entenda o que é cultura organizacional de uma empresa e conheça seu lado negro

Quais são os tipos de comportamento organizacional?

Toda organização possui a sua própria cultura. Esta é formada por um conjunto de atitudes, crenças, objetivos, valores e comportamentos organizacionais.

Agora que você já sabe o que é e qual a origem do comportamento organizacional, é hora de conferir quais são os principais tipos de comportamento organizacional.

Com foco na ética

Neste tipo de comportamento organizacional, o foco está em desenvolver as atividades com base em normas de conduta e regras previamente estabelecidas. Há um forte preocupação em seguir os valores cultivados pela organização.

Além disso, esse tipo de comportamento valoriza a transparência das ações e o respeito ao próximo.

Com foco na responsabilidade

O comportamento organizacional com foco na responsabilidade preocupa-se em garantir o pleno cumprimento de todas as obrigações e demandas de trabalho.

Nesse tipo de comportamento, entende-se que as atitudes do colaborador exercem impacto no coletivo.

Com foco no controle gerencial

O tipo de comportamento organizacional com foco no controle gerencial dos processos trata do monitoramento das atividades e do desempenho individual e coletivo.

Há uma cobrança maior por resultados. Tem muito a ver com a maneira com que os líderes se comportam com seus liderados.

Com foco na competitividade

É comum encontrar empresas que incentivam o comportamento competitivo em seus colaboradores. O objetivo é fazer com que eles deem o melhor de si na busca por melhores resultados.

Mas é preciso ter cautela ao adotar esse tipo de comportamento, pois ele pode contribuir para a criação de um ambiente tóxico e prejudicial para a produtividade.

Com foco na autocracia

O comportamento organizacional autocrático é observado nos casos em que as lideranças não abrem espaço para que os colaboradores possam manifestar suas opiniões e contribuir com sugestões sobre o trabalho.

A verticalização das decisões é muito evidente em empresas que adotam esse tipo de comportamento. Há uma clara centralização do poder.

Com foco na perseguição

Esse é um tipo de comportamento organizacional que deve ser abolido da sua empresa. Não é nada benéfico quando líderes perseguem alguns subordinados.

Isso pode gerar sérios problemas jurídicos e ainda comprometer o bom desempenho dos colaboradores. Portanto, empenhe-se ao máximo em evitar esse tipo de comportamento.

Leia mais: 5 dicas de cultura organizacional para começar com o pé direito numa nova empresa

Veja algumas dicas para melhorar a cultura organizacional em sua empresa:

qual a importancia da cultura organizacional

Os níveis de comportamento organizacional

Basicamente, existem dois níveis de comportamento organizacional: o individual e o coletivo. Entenda melhor como funciona cada um desses níveis.

Nível individual

O nível individual de comportamento organizacional busca analisar e compreender os objetivos, as expectativas e as motivações das atitudes de cada colaborador.

Nesse nível, procura-se entender de que maneira os indivíduos que compõem a força de trabalho da organização conseguem se adequar aos valores e às normas da empresa.

Aqui também é feita uma análise das ambições, dos interesses, das percepções e das habilidades dos colaboradores em sua singularidade.

Nível coletivo

Já as análises do comportamento em grupo nas organizações buscam entender como as equipes se constituem e como funciona a dinâmica de cada uma delas.

A intenção é identificar como os colaboradores se comportam coletivamente e interagem entre si, bem como o impacto de suas atitudes na organização como um todo.

No nível coletivo, os estudos sobre o comportamento em grupo nas organizações também buscam apontar quem são os líderes de cada grupo e o poder de influência que eles têm.

Além disso, nesse nível do comportamento organizacional, procura-se compreender como os colaboradores trabalham juntos para alcançar os objetivos da organização.

Confira em nosso blog: 7 segredos da cultura organizacional do Google

Qual a importância de analisar e entender o comportamento organizacional?

A análise e a compreensão do comportamento organizacional são práticas indispensáveis para qualquer empresa.

Ter ciência sobre a maneira com que os colaboradores se comportam e também sobre aquilo que motiva determinadas atitudes é algo crucial para que a organização alcance um melhor desempenho.

Além de garantir uma boa experiência para os clientes, a empresa também precisa assegurar que os seus funcionários também tenham uma experiência positiva em suas funções.

Dedicar-se ao estudo do comportamento organizacional favorece a adoção de melhores práticas voltadas à gestão de pessoas. Isso ajuda a melhorar o clima da empresa e a tornar os colaboradores mais satisfeitos, engajados com os resultados e produtivos.

Analisar o comportamento organizacional (individual e coletivo) também é importante para a criação de condições de trabalho favoráveis ao desempenho dos colaboradores e métodos mais efetivos de liderança.

Ao entender com mais profundidade o comportamento organizacional, é possível reter melhor os talentos da empresa e promover a melhoria contínua dos processos internos.

Confira também: Qual a importância da cultura organizacional? Por que é necessário sempre pensar nela?

O engajamento é um importante fator do com portamento organizacional, veja algumas dicas de como estimular esse comportamento:

7 dicas de como avaliar o comportamento organizacional

Agora que você já sabe o que é e está convencido sobre a importância de compreender o comportamento organizacional, confira agora X dicas para você fazer esse tipo de avaliação na sua empresa.

Para fazer uma boa análise do comportamento organizacional, é importante que você:

  1. Faça uma pesquisa de clima;
  2. Análise o resultado histórico dos indicadores de desempenho individual e coletivo;
  3. Avalie o nível de envolvimento dos colaboradores nos projetos da empresa;
  4. Observe nos colaboradores características como proatividade, criatividade, empenho, responsabilidade, comprometimento e inovação;
  5. Avalie a qualidade dos relacionamento interpessoal, especialmente entre líderes e liderados;
  6. Verifique se os colaboradores estão alinhados aos valores e objetivos da empresa;
  7. Avalie o índice de rotatividade de funcionário e as possíveis causas para a saída de talentos.

Veja também como fazer avaliação individual de desempenho:

Comportamento organizacional: livros para se aprofundar nesse assunto

Caso você esteja interessado em se aprofundar mais na temática do comportamento organizacional, fizemos aqui uma curadoria com os 6 melhores livros que tratam sobre esse relevante assunto. Veja a seguir quais são eles:

Autor: John W. Newstrom

Autoras: Camila Bruning, Cristiane Cecchin Monte Raso, Alessandra De Paula

Autor: Marcus Vinicius Gomes Pereira

Autor: Ricardo Luiz Freitas

Autor: Fabio de Biazzi

Autores: Neusa Salete Vitola Pasetto e Fernando Eduardo Mesadri

Veja mais algumas dicas de livros para quem quer se aprofundar na gestão de organizações, de processo e projetos:

Bom, diz pra gente: o que você achou deste guia completo sobre comportamento organizacional?

Agora que você já conhece mais sobre esse importante aspecto do negócio, dedique-se às análises sobre o comportamento dos colaboradores da sua empresa e, com base nisso, trace estratégias capazes de potencializar o desempenho de cada um deles.

O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa que pode ser bastante útil na avaliação e no acompanhamento do comportamento de seus colaboradores.

Ele foi adotado por mais de mil empresas no Brasil e no exterior e serve a cerca de 180 mil usuários dessas organizações.

Confira alguns dos motivos que fazem do STRATWs One o software escolhido por esses negócios:

  • Potencializar a governança corporativa;
  • Gerenciar riscos e analisar cenários;
  • Facilitar a troca de informação e a comunicação entre departamentos;
  • Focar na busca dos resultados que sua empresa procura alcançar;
  • Criar e acompanhar KPIs de processos, projetos e pessoas;
  • Compartilhar informações com agilidade e transparência;
  • Usar a meritocracia e a gestão à vista para motivar e gerenciar equipes;
  • Empregar as principais metodologias de planejamento estratégico como BSC, OKR e SWOT;
  • Aumentar a produtividade;
  • Integrar pessoas, operação e estratégia;
  • Encontrar oportunidades de melhoria.

Separamos alguns infográficos sobre cultura organizacional que podem ser bastante úteis pata você trabalhar o comportamento nas empresas:

Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *