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As 6 etapas do processo de mudança organizacional: adapte-se a novos cenários!

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etapas do processo de mudança organizacional

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Qual foi a última vez que sua empresa passou por uma grande mudança?

Com o avanço da tecnologia e a transformação digital criando novas maneiras de trabalhar, diversas empresas e seus processos podem se tornar obsoletos rapidamente.

Por isso, é muito importante que as organizações estejam em dia com as tendências da atualidade para que não fiquem para trás em comparação com seus concorrentes.

As chamadas mudanças organizacionais costumam ser feitas, principalmente, para responder as exigências impostas pelo mercado.

Para se ter uma ideia, segundo um artigo da revista Forbes, diversas empresas atravessam as etapas do processo de mudança organizacional a cada 12 ou 18 meses. Isso porque sabem que a estagnação pode dar espaço para a concorrência.

Leia também: Saiba o que é gestão da mudança e como fazer em 6 passos

etapas do processo de mudança organizacional

A necessidade de mudanças organizacionais

Mas por que as empresas precisam se submeter a essas caras e complexas etapas do processo de mudança organizacional?

Na verdade, essas mudanças devem fazer parte da rotina do negócio. Esse tipo de decisão costuma ser tomada com o objetivo de garantir o crescimento da empresa e sua sustentabilidade em longo prazo.

Isto é: salvaguardar (ou ampliar!) sua capacidade competitiva.

Veja alguns objetivos derivados desse marco-objetivo:

  • Se destacar da concorrência;;
  • Aumentar a produtividade;
  • Melhorar processos;
  • Atender às exigências do consumidor;
  • Seguir tendências de consumo;
  • Gerar maiores resultados;
  • Proporcionar melhores condições de trabalho aos colaboradores.

Para entender como aplicar esse processo de mudança organizacional em seu negócio, vamos apresentar as 6 etapas do processo de mudança organizacional.

Conhecimento nunca é demais: 10 livros sobre mudança organizacional que você deve ler para conhecer profundamente este tema 

As 6 etapas do processo de mudança organizacional

1- Percepção da necessidade de mudança

Nessa fase do processo de mudança organizacional, a empresa nota que está perdendo market share, que a satisfação dos clientes está diminuindo ou que sua lucratividade não é a mesma, entre outros motivos de alerta.

O ideal é se antecipar a isso e promover a mudança antes que a empresa note uma queda em seu desempenho.

Assim, estar sempre atento aos concorrentes, ao mercado e às novidades tecnológicas é fundamental.

Percebida a necessidade de mudar, a próxima etapa do processo de mudança organizacional é o diagnóstico da situação atual e a análise de riscos.

2- Diagnóstico, análise dos riscos e ameaças

O que precisa ser mudado na empresa, afinal?

Usar as tradicionais ferramentas estratégicas, como SWOT, Matriz de Porter e Matriz de Ansoff é importante nessa etapa.

Ao perceber suas forças e fraquezas, oportunidades e ameaças, e como o mercado está se posicionando, será possível passar para a etapa de planejamento com mais segurança e objetividade.

Fique por dentro: Entenda o que é a Matriz Ansoff e como aplicar na prática para fazer escolhas de crescimento de sua empresa

Precisando relembrar este conceito? Então, confira o vídeo de nosso canal no YouTube:

3- Planejamento do processo de mudança organizacional

Após entender o que precisa ser modificado, é preciso centralizar as ideias e saber onde se quer chegar com essas novas estratégias.

Quais são os objetivos? Por que essas mudanças serão tão importantes? O que você deseja almejar com elas? Toda mudança tem um propósito e com ele, um objetivo. Descubra qual é o seu e o que você realmente deseja para sua empresa.

Defina objetivos e metas e os KPIs que serão usados para monitorar o desempenho da mudança organizacional.

Confira: 7 exemplos de mudança organizacional para se inspirar e aplicar nos negócios

4- Sensibilização e engajamento das equipes

Muitas vezes é necessário fazer um processo de reorganização de equipes, quando acontecem remanejamentos, contratação e até demissão de profissionais.

Porém, isso faz parte do processo de mudança organizacional. Dessa forma, você conseguirá descobrir quais são os profissionais que estão realmente engajados em auxiliá-lo nessa mudança que foi proposta e ir em busca de melhorias.

Mas para que isso funcione, é fundamental criar uma campanha de comunicação interna para sensibilizar os colaboradores sobre a importância de fazer a mudança.

Lembre-se: mudar pode ser difícil e trazer inseguranças. Mostre para a equipe que os resultados vão valer a pena.

5- Capacitação e treinamentos

É possível que alguns processos sejam alterados, novos produtos ou serviços desenvolvidos e novas maneiras de gerenciar o negócio implementadas.

Portanto, antes das mudanças serem efetivamente colocadas em prática, é preciso que todos estejam capacitados para isso e possam dar o máximo em busca dos melhores resultados para o projeto de mudança organizacional.

6- Início das mudanças, monitoramento dos resultados e ajustes

Muito bem, agora que a empresa sabe o que vai fazer, como vai fazer e que todos estão devidamente informados e capacitados para isso, é hora de iniciar a última etapa do processo de mudança organizacional.

Com o projeto em andamento, é primordial acompanhar os indicadores de desempenho para verificar se as mudanças estão levando aos objetivos desejados.

Caso não estejam, é preciso promover ajustes. E isso deve ser feito com transparência, comunicando a todos o que será ajustado, como e porquê.

Quer mais dicas sobre mudança organizacional? Então, baixe nosso infográfico gratuito: Como evitar as principais armadilhas na gestão de mudanças?

Essas são as 6 etapas de um processo de mudança organizacional. Se forem implementadas com cuidado, a possibilidade de sucesso de seu projeto é enorme. Por isso, planeje-se com cuidado e não deixe de acompanhar atentamente os resultados e fazer as melhorias necessárias.

Saiba mais: Conheça 4 tipos de mudança organizacional para manter a empresa competitiva

O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa. Por isso, ele é perfeito para você acompanhar o desempenho das mudanças organizacionais e tomar as decisões que precisa com confiança e agilidade.

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