Planejamento organizacional: tudo o que você precisa saber sobre essa importante ferramenta de gestão

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Imagem de mão montando labirinto de madeira para representar o planejamento organizacional

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Um bom planejamento organizacional é a base para o sucesso de qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

Isso porque é nesse tipo de documento que ficarão especificados, depois de muitos estudos e análises, seus objetivos e quais caminhos trilhar para alcançá-los.

Mas, infelizmente, ainda é comum encontrar modelos de negócio que não possuem um planejamento bem estruturado e que, por isso, apresentam um desempenho muito aquém do seu verdadeiro potencial.

Na verdade a ausência de um plano organizacional é apontado como uma das principais causas para o fechamento prematuro de várias empresas.

Se você não quer fazer parte dessa realidade, então você precisa continuar a leitura deste artigo.

Nas próximas linhas, elaboramos um conteúdo para que você entenda o conceito de planejamento organizacional, bem como seus principais tipos e benefícios.

Além disso, separamos também algumas dicas essenciais para colocar em prática na hora de fazer o seu planejamento.

Leia também: Falta de planejamento nas empresas: 6 consequências que você deve evitar

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O que é planejamento estratégico organizacional?

Podemos definir o que é planejamento estratégico organizacional como um documento que busca estruturar os objetivos de uma organização e as ações necessárias para alcançá-los. É por meio do planejamento estratégico que se atesta a viabilidade de determinados projetos, organizando sua execução.

Essa é considerada uma das mais importantes ferramentas de gestão empresarial e serve para empresas de diferentes tipos e portes, e não apenas para grandes corporações, como muitos acreditam.

Ou seja, fazendo um resumo de planejamento organizacional, é possível defini-lo como uma ferramenta que auxilia a gestão a fazer o melhor uso de seus recursos (humanos, financeiros, tecnológicos, intelectuais etc.) a fim de alcançar resultados previamente estabelecidos.

Confira em nosso blog: Aprenda a fazer uma reunião de planejamento estratégico produtiva e eficiente

Tipos de planejamento organizacional

Existem, basicamente, 3 tipos de planejamento organizacional: o estratégico, o tático e o operacional. Conheça mais sobre cada um deles a seguir.

Estratégico

Conforme mencionamos no tópico anterior, quando definimos o que é planejamento estratégico organizacional, essa modalidade busca estabelecer estratégias para alcançar objetivos de longo prazo.

Nesse documento, ficam definidos também a Missão, a Visão e os Valores da organização. Ele funciona como um guia para orientar as ações da empresa como um todo.

Veja mais sobre o planejamento estratégico neste vídeo de nosso canal no YouTube:

Tático

Já o planejamento tático se refere a ações mais direcionadas e visa resultados de médio e longo prazo. É a partir dele que o planejamento estratégico é executado em cada departamento, levando em conta suas especificidades e seus objetivos particulares.

Ou seja, os objetivos institucionais são “desdobrados” em objetivos setoriais.

Operacional

Por fim, o planejamento operacional é bem mais específicos do que os outros dois tipos que acabamos de citar.

Ele se refere aos métodos e aos processos internos de cada departamento. Ele detalha as ações na prática, os responsáveis pela execução de cada uma delas, a divisão de tarefas, os prazos para cada entrega e os recursos necessários.

Tudo é pensado a curto prazo, geralmente não extrapolando 6 meses.

Para isso, são criados os chamados planos de ação. Veja como desenvolver um nesse vídeo:

Veja também: Revisão do planejamento estratégico: isso é mesmo necessário?

Benefícios do planejamento organizacional: por que fazer?

Quais são os principais benefícios do planejamento organizacional que justificam sua elaboração e execução?

  • Definição de metas e objetivos que são coerentes à realidade da empresa;
  • Uso inteligente dos recursos disponíveis;
  • Redução de desperdícios de custos operacionais;
  • Maior entendimento sobre fatores internos e externos à organização;
  • Melhor identificação de riscos e de oportunidades;
  • Facilitação do cumprimentos de prazos;
  • Maior clareza sobre responsabilidades de cada colaborador;
  • Melhoria na comunicação entre os diferentes setores;
  • Maior agilidade nos processos internos e externos;
  • Melhoria no foco e no comprometimento dos colaboradores;
  • Maximização de lucros.

Para se beneficiar de tudo isso, você precisa elaborar seu planejamento com todo cuidado. A seguir, veja algumas ações que vão te ajudar a alcançar esse objetivo.

8 dicas de como fazer um planejamento organizacional

Confira agora algumas práticas que você deve seguir na hora de elaborar o seu planejamento organizacional

  1. Busque entender a situação atual da sua empresa e sua estrutura;
  2. Conheça bem o seu público-alvo;
  3. Faça uma análise de fatores externos e internos à organização;
  4. Analise também o mercado em que a sua empresa está inserida;
  5. Estabeleça metas e objetivos realistas;
  6. Trace um plano de ação com estratégias bem estruturadas;
  7. Defina os indicadores-chave de desempenho (KPIs);
  8. Acompanhe a execução do planejamento organizacional e faça os ajustes necessários.

Veja mais: Saiba a importância de um planejamento estratégico para startups

Conclusão: é preciso se diferenciar dos concorrentes

O planejamento organizacional, para que tenha efeitos positivos, precisa ser coerente à realidade da empresa. As metas e os objetivos devem ser traçados pensado nos recursos que se tem disponíveis.

Dessa forma, é possível se manter presente e relevante no mercado e alcançar resultados que façam com que a sua empresa se destaque perante os concorrentes.

Podemos dizer que o objetivo principal do planejamento é definir as ações necessárias para que a empresa consiga entregar ao seu público-alvo produtos ou serviços que se diferenciam dos concorrentes e que, por isso, são os preferidos de seus clientes. 

Lembre-se. também, de que o planejamento organizacional deve ser monitorado continuamente a fim de fazer as adaptações necessárias capazes de otimizar os resultados, caso eles não estejam sendo alcançados.

Este post também pode interessar a você: O que é IBP e como esse método de planejamento pode ajudar as empresas

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