Falta de planejamento nas empresas: 6 consequências que você deve evitar

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ilustração simbólica de executivo sofrendo as consequências da falta de planejamento nas empresas

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A sua empresa conta com um planejamento estratégico? Se não, saiba que o seu negócio está mais vulnerável a consequências negativas.

Clique no player para o ouvir a narração do nosso post sobre a falta de planejamento nas empresas:

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 21% das empresas não conseguem sobreviver após o primeiro ano de vida.

E um dos principais motivos ao qual se atribui isso, conforme um estudo do Sebrae, é a falta de planejamento nas empresas, em especial naquelas de pequeno e médio porte.

Isso mostra que quando feito de maneira correta, o planejamento estratégico dá os direcionamentos para gestores e colaboradores alcançarem os objetivos do negócio.

Além disso, ele ajuda a compreender o atual momento em que a empresa se encontra. Dessa forma, é possível definir os planos de ação que deverão ser colocadas em práticas para garantir o sucesso da organização.

Neste artigo, vamos listaremos as principais consequências da falta de planejamento nas empresas. Por isso, continue a leitura e saiba porque você deve fazer um planejamento estratégico para o seu negócio o quanto antes.

Assim, você evitará consequências negativas como estas:

  1. Desconhecimento sobre a própria empresa
  2. Desconhecimento sobre o público-alvo
  3. Gastos desnecessários
  4. Precificação inadequada
  5. Volume de vendas aquém do potencial da empresa
  6. Dificuldades na captação e retenção de talentos

Leia também: Vantagens e desvantagens do planejamento estratégico: vale mesmo a pena?

6 consequências da falta de planejamento nas empresas

1 – Desconhecimento sobre a própria empresa

A falta de planejamento nas empresas tem como uma de suas consequências o desconhecimento sobre a própria organização.

É durante o processos de construção do planejamento estratégico que são identificados os pontos fortes da empresa e suas fraquezas, bem como as oportunidades e as ameaças que rondam o negócio.

Sem essas informações, fica mais difícil definir estratégias e planos de ação para melhorar os resultados.

2 – Desconhecimento sobre o público-alvo

O planejamento estratégico também é importante para que a empresa possa entender melhor quem é o público para o qual seus produtos ou serviços são direcionados.

Quando há esse desconhecimento, pode acontecer de a sua empresa tentar vender um solução que pouco interessa ao público que ela quer atingir. O mesmo vale para as campanhas de marketing e para as estratégias de comunicação.

Todas as ações da empresa, de um modo geral, precisam considerar o perfil do público que se quer alcançar. E o planejamento é bastante útil nesse aspecto.

3 – Gastos desnecessários

Outro tópico que não poderia ficar de fora da lista de consequências da falta de planejamento se refere ao aumento de gastos desnecessários

A empresa que não se planeja tende a gastar mais dinheiro com coisas que não vão trazer tanto retorno quanto o esperado. As decisões sobre onde e quando investir são menos assertivas. Dessa forma, o fluxo de caixa da empresa é prejudicado e, consequentemente, sua sustentabilidade.

Sem um bom planejamento, a empresa pode, por exemplo, fechar contrato com um fornecedor que cobra muito mais caro que a média do mercado. Há também a questão tributária; o planejamento ajuda a evitar que você pague mais impostos que o necessário.

Existem diversas formas de reduzir gastos, veja algumas delas:

4 – Precificação inadequada

Sem o devido controle sobre os seus gastos, o preço praticado por sua empresa tende a ser inadequado. Isso porque é na precificação que você vai tentar suprir os custos e obter lucro.

E é aí que o planejamento se faz, mais uma vez, necessários. Por meio dele, você poderá otimizar os seus gastos e estabelecer preços condizentes com a realidade do seu negócio e do mercado.

Saiba mais: Pesquisa revela erros comuns de preços em empresas B2B

5 – Volume de vendas aquém do potencial da empresa

A empresa que não conta com um planejamento bem estruturado pode acabar vendendo bem menos do que é capaz. Por não conhecer seu público a fundo, a empresa não consegue estabelecer estratégias que sejam, de fato, eficientes para conquistar e fidelizar novos clientes.

Além disso, é no planejamento que se define a proposta de valor e se estrutura o Funil de Vendas. E esses são aspectos fundamentais para efetivar as negociações e expandir as vendas.

6 – Dificuldades na captação e retenção de talentos

Encerrando a nossa lista com as principais consequências da falta de planejamento nas empresas, temos o aumento da dificuldade em captar e reter talentos.

A empresa que conta com um bom planejamento consegue ter clareza sobre o perfil de funcionários que ela para compor o seu time. Além disso, o colaborador tende a ficar mais satisfeito em uma empresa que tem metas e processos bem estabelecidos e fluxos de trabalho organizados.

Essas foram as principais consequências que a falta de planejamento pode causar na sua empresa. Portanto, não negligencie esse importante aspecto da gestão corporativa.

Agora que você já viu a importância do planejamento, confira as dicas deste vídeo:

Conclusão: sem planejamento não há posicionamento

Definir o correto posicionamento de sua empresa, isto é, qual seu diferencial e qual é o seu público, é fundamental.

E sem um planejamento é impossível determinar esse fatores adequadamente. Dessa forma, se você deseja ter sucesso em seu negócio, precisa fazer o planejamento estratégico.

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