Ferramentas e sistemas de planejamento estratégico: os 7 melhores!

CONTEÚDO

ferramentas e sistemas de planejamento estratégico

CONTEÚDO

(Clique no player para o ouvir a narração do nosso post sobre Ferramentas do Planejamento Estratégico!)

Quando se fala em ferramentas e sistemas de planejamento estratégico empresarial, a maioria das pessoas se lembra logo da famosa Matriz SWOT.  

Alguns ainda empregam as “5 forças competitivas de Porter”, excelente opção para análise de mercado. Mas a Matriz de Ansoff, também muito importante, é lembrada por poucos.

Esses, realmente, são ótimos recursos para avaliar os resultados de uma empresa em suas diferentes frentes. Com base nos números mensurados é possível melhorar as ações e medidas adotadas pela companhia e potencializar seu crescimento.

Entretanto, é essencial que todo esse acompanhamento e gerenciamento seja feito de maneira dinâmica, otimizada e precisa. Para isso, o uso de boas tecnologias se torna essencial.

Por esse motivo, além de saber quais ferramentas usar, é fundamental identificar quais são os melhores sistemas de planejamento estratégico que podem ajudar no seu dia a dia.

É justamente sobre isso que falaremos neste artigo! 

4 sistemas de planejamento estratégico para ajudar você!

Após ler todas essas orientações, você deve estar pensando no trabalho que fazer essas análises e aplicar todas essas ferramentas pode dar, não é mesmo? Mas você já parou para pensar no quanto a tecnologia pode ser uma ótima aliada nessa tarefa?

Sobre isso, saiba que o uso de bons sistemas de planejamento estratégico é uma excelente maneira de otimizar esse processo, bem como torná-lo mais preciso e eficiente. 

Mas, afinal, o que são sistemas de planejamento estratégico? São softwares desenvolvidos especialmente para a elaboração e gestão das ações e abordagens estratégicas de uma empresa.

Com diversas funcionalidades e ferramentas de análise inseridas em suas bases, os sistemas de planejamento estratégico ajudam a planejar, aplicar e acompanhar os resultados das estratégias, dando aos gestores uma visão clara de todos os acontecimentos.

Esse recurso tecnológico também contribui para integrar as tratativas criadas para cada setor da companhia, ajudando a visualizar o impacto que essas ações individuais geram em departamentos que se complementam e/ou interagem.

Entre os melhores sistemas de planejamento estratégico disponíveis atualmente no mercado estão:

  • STRATWs ONE;
  • Perdoo;
  • Appraisd;
  • BetterWorks.

STRATWs ONE

O STRATWs ONE é um software de gestão que conecta diferentes frentes de um negócio em um único sistema. Ele é um dos sistemas de planejamento estratégico mais completo do mercado.

Nele você define e gerencia o desempenho corporativo da sua empresa, o desempenho individual dos colaboradores e realiza a gestão de talentos.

A solução conta com diversos indicadores estratégicos, táticos e operacionais que contribuem para aprimorar seu gerenciamento, verificar de maneira mais clara e precisa os resultados da companhia e, com base nisso, tomar decisões mais assertivas.

Solicite agora uma demonstração 100% gratuita e se surpreenda!

Com o STRATWs One você pode:

  • criar e acompanhar KPIs de processos, projetos e pessoas;
  • compartilhar essas informações com agilidade e transparência;
  • usar a meritocracia e a gestão à vista para motivar e gerenciar equipes;
  • encontrar oportunidades de melhoria;
  • fazer a gestão de seu portfólio de projetos e gerenciar reuniões;
  • empregar as principais metodologias de planejamento estratégico como BSC, OKR e SWOT.

Veja mais sobre o STRATWs One:


Perdoo

O Perdoo é um dos sistemas de planejamento estratégico voltado para o gerenciamento da metodologia OKR, ou seja, objetivos e resultados.

Com essa solução é possível organizar as tarefas dos times conforme os propósitos comuns. Por conta disso, ela tende a ser bastante útil no acompanhamento do quanto falta para alcançar metas, avaliar desempenhos e definir estratégias para melhorar esses resultados.

Appraisd

A Appraisd é dos sistemas de planejamento estratégico voltada para o gerenciamento de desempenho, que tem por objetivo contribuir para o cumprimento de metas estratégicas e retenção de talentos.

O sistema ajuda na gestão de análises de performance, feedback 360, treinamentos, definição e gestão de propósitos individuais e em grupo, elaboração e aplicação de planos de desenvolvimento de carreira e mais.

BetterWorks

O BetterWorks é outro dos sistemas de planejamento estratégico. Ele é focado em gestão de RH que também auxilia na análise e acompanhamento de desempenho dos talentos de uma empresa. 

Um dos principais propósitos desse sistema de gestão estratégica é integrar metas e resultados, de modo que os gestores consigam definir ações que ajudem a melhorar a performance dos times e, com isso, alcançar mais e melhores resultados para a companhia.

3 ferramentas do planejamento estratégico e como usá-las juntas 

Começar pela análise SWOT faz bastante sentido. Isso porque essa ferramenta de planejamento estratégico permite identificar pontos fortes e fracos da empresa, oportunidades e ameaças de negócios, a partir da análise de fatores internos e externos.

Em seguida, é sugerido analisar as forças dos mercados nas quais pretende atuar e, por fim, usar a matriz de Ansoff para definir de que maneira e com quais produtos e/ou serviços pretende participar dos setores escolhidos.

ferramentas do planejamento estrategico



1. Análise SWOT

Provavelmente a mais conhecida das ferramentas do planejamento estratégico é a análise SWOT. Ela estuda o ambiente interno da empresa — aquele que você pode controlar — em busca de suas forças e fraquezas

Ela investiga também o ambiente externo — aquele sobre o qual sua empresa não tem como intervir — a fim de identificar oportunidades e ameaças.

Por conta disso, a matriz estratégica SWOT é uma das mais importantes ferramentas de análise de cenário interno e externo.

Confira o template 100% gratuito que a Siteware preparou para você de Matriz SWOT. Baixe agora:

Banner email blog 2 1 Ferramentas e sistemas de planejamento estratégico: os 7 melhores!


Como a matriz estratégica SWOT faz a análise do cenário interno?

As forças de uma empresa podem ser a sua marca, a mão de obra especializada, a localização, o domínio de determinadas tecnologias ou a posse e utilização de equipamentos e bens de produção de ponta.

As fraquezas, podem seguir os mesmos exemplos, só que no sentido de que a companhia não vai bem nesses pontos e precisa melhorá-los. Em resumo, tudo aquilo que o seu negócio pode controlar diretamente, tais como:

  • contratação e treinamento de funcionários;
  • localização das unidades;
  • capitalização do negócio;
  • adquirir novas tecnologias;
  • fazer um bom trabalho de branding;
  • investir no relacionamento com clientes;
  • renovar o parque de máquinas;
  • política salarial e de inventivos.

Além desses, há vários outros exemplos que fazem parte do ambiente interno da empresa.

Seguindo essa linha de raciocínio, para o que estiver fraco é necessário encontrar maneiras de melhorar; e o que estiver forte, deve ser mantido assim.

Como a matriz estratégica SWOT faz a análise do cenário externo?

O ambiente externo, por sua vez, costuma ser analisado por meio da análise PESTEL, um acrônimo para fatores:

  • políticos;
  • econômicos;
  • sociais;
  • tecnológicos;
  • ecológicos;
  • legais.

Desse modo, uma nova regulamentação econômica baixando impostos e um clima político favorável à queda dos juros, por exemplo, podem ser consideradas oportunidades para a empresa. 

Por outro lado, a restrição à emissão de CO2 em sua planta fabril (ecologia), ou uma lei que proíbe o uso de certo conservante que o seu negócio utiliza, são condições vistas como ameaças.

Cabe à análise SWOT identificar como as forças da companhia podem potencializar oportunidades e defendê-la de ameaças. Assim como quais fraquezas precisam ser fortalecidas para não ampliarem os perigos, ou prejudicarem o aproveitamento das oportunidades.

Saiba mais sobre a Matriz SWOT:


2. As 5 forças competitivas de Porter

Sua análise SWOT indicou alguns mercados promissores? Muito bem! Então analise-os com a ajuda das “5 forças competitivas de Porter“, mais uma das ferramentas para planejamento estratégico que não pode faltar no seu repertório.

A matriz de Porter é um dos mais poderosos recursos de análise de mercado. O motivo é que ele ajuda a identificar em qual posição a sua empresa está no setor de atuação, e os prós e contras desse posicionamento.

Para isso, essa ferramenta considera alguns pontos, que são:

  • rivalidade entre os concorrentes;
  • poder de barganha dos clientes;
  • poder de barganha dos fornecedores;
  • ameaça de novos entrantes;
  • ameaça de produtos substituídos

Rivalidade entre os concorrentes

Quanto maior a rivalidade, mais difícil será entrar no mercado no qual pretende atuar, pois quem já está nele investe pesado em marketing e pesquisa, além de praticar baixas margens.

Por exemplo, empresas de bens de consumo, tais como as de alimentos e bebidas, costumam participar de mercados com alta rivalidade. Por isso, suas margens são pequenas e os custos de marketing elevados.

Por razões como essa é importante pensar duas vezes antes de entrar em um setor muito competitivo.

Poder de barganha dos clientes

Quando os compradores dispõem de diversas opções semelhantes para escolher, ou têm tempo para tomar a decisão de compra, podem pressionar o mercado a baixar preços e a aumentar a qualidade dos produtos e serviços.

Com isso, um segmento com poucos compradores e muitos fornecedores “fica na mão dos clientes”, pois esses não têm nada a perder ao fazer exigências.

Outro exemplo de poder de barganha dos consumidores é quando se vende para órgãos governamentais ou grupos empresariais muito poderosos. 

Grandes varejistas que dominam um mercado e, por isso, são as únicas vias de distribuição de algumas empresas, também são clientes com alto poder de barganha.

Poder de barganha dos fornecedores

Existem situações típicas de monopólios ou oligopólios, quando os fornecedores praticamente ditam preços e condições. Mas outros fatores também podem aumentar ou diminuir o poder de negociação dos fornecedores, como o grau de diferenciação entre eles e o custo de produção.

Ameaça de novos entrantes

Diversos mercados contam com barreiras de entrada. Quanto a isso, ou é muito fácil fazer parte dele, ou extremamente difícil.

Patentes, custos altos de instalação, economia de escala já instalada em alguns concorrentes e a força das marcas já presentes no mercado, são alguns fatores que podem determinar qual é o grau da ameaça de novos concorrentes saturarem o setor rapidamente.

Assim, as barreiras de entrada são favoráveis se a sua empresa já estiver inserida no mercado. Entretanto, se ainda pretende entrar, será necessário superá-las — se tiver condições para isso, então, esse é um ótimo mercado para o seu negócio!

Outro importante ponto a ser considerado é que existe a possibilidade de um fornecedor se tornar seu concorrente. Por exemplo, imagine um abastecedor que vende essências para uma fábrica de perfumes. 

Em determinado momento, ele pode resolver investir em pesquisa e desenvolvimento e, assim, produzir perfumes também, tornando-se um concorrente da empresa que antes era sua cliente.

Ameaça de produtos substitutos

Produtos substitutos são aqueles que atendem às mesmas necessidades dos clientes da sua empresa, só que de outra forma — às vezes, melhor.

Por exemplo, pense em como a companhia Uber substitui os táxis convencionais, e em como o aplicativo Waze acabou com o mercado de GPS para automóveis.

Em outras palavras, podemos dizer que os produtos substitutos são fruto de um pensamento “fora da caixa”. Por isso, atente-se sempre às novidades tecnológicas que podem surgir e revolucionar o mercado no qual seu negócio está inserido.

Outro exemplo famoso de produto substituto é o Airbnb, visto que mesmo sem contar com nenhum imóvel, é considerada hoje a maior rede de hospedagem do mundo.

Por conta de situações como essas é que é tão importante acompanhar as necessidades do seu público-alvo e descobrir maneiras criativas de atendê-las, antes que os concorrentes o façam.

Após analisar quais das oportunidades de mercado podem ser aproveitadas em função das 5 forças competitivas, é interessante que você defina:

  • com que produtos e/ou serviços pretende trabalhar;
  • quais mercados são mais promissores de serem explorados.

Para ajudar nessa análise, uma boa pesquisa de marketing é bastante indicada. E se você quer se aprofundar na análise das “5 forças de Porter”, assista agora este vídeo sobre essa importante ferramenta de análise de mercado!

Veja essas dicas de como desenvolver uma estratégia perfeita:

sistemas de planejamento estrategico Ferramentas e sistemas de planejamento estratégico: os 7 melhores!


3. Matriz de Ansoff ou Matriz Produto Mercado

A Matriz de Ansoff, que também costuma ser chamada de Matriz Produto de Mercado, é uma ferramenta que ajuda a analisar e planejar as ações estratégicas voltadas para o crescimento de uma empresa.  

Para isso, ela mensura estes pontos:

  • penetração de mercado da companhia;
  • desenvolvimento de produtos;
  • desenvolvimento de mercado;
  • diversificação.

Por essa característica, a Matriz de Ansoff pode ser usada após a identificação das forças e fraquezas, oportunidades e ameaças, além do grau de competitividade dos mercados do seu negócio.

Penetração de mercado

Sua empresa decidiu manter-se no mercado em que se encontra, na tentativa de conquistar novos clientes. Mas não vai desenvolver novos produtos e/ou serviços para isso.

Desenvolvimento de produtos

Neste caso, sua companhia detectou a oportunidade de criar soluções para oferecer no mercado no qual já atua.

Desenvolvimento de mercado

Esta estratégia consiste em lançar os produtos que sua empresa já comercializa, mas em outros mercados que pretende conquistar.

Diversificação

Consiste na união das duas estratégias anteriores. Isto é, lançar novos produtos em novos mercados.

Essas decisões dependem das análises anteriores. Por exemplo, se foi detectado um mercado no qual as forças competitivas são favoráveis, e sua empresa é forte em marketing e inovação, pode ser interessante optar pela diversificação.

Já se sua marca é forte e conhecida em seu mercado, e seu negócio passa por um momento em que o desenvolvimento de novos produtos e/ou serviços é um ponto fraco, a penetração de mercado pode ser uma saída inteligente.

Sobre a análise da matriz de Ansoff, vale dizermos ainda que talvez ela seja a menos conhecida entre as ferramentas de planejamento estratégico. 

Por isso, este vídeo ajudará você a entendê-la melhor e complementar as informações que acabamos de dar.

Quer ainda mais capacitação sobre esse tema? Baixe agora nosso e-book gratuito: “Como fazer Gestão Estratégica

Como escolher sistemas de planejamento estratégico?

O ideal é contar com sistemas de planejamento estratégico que ajude a aumentar, engajar e turbinar os seus resultados, com recursos visuais que melhoram o desdobramento estratégico da empresa.

O objetivo é que esse sistema de gestão empresarial permita o acompanhamento integrado do desempenho corporativo e o monitoramento e centralização de todos os indicadores, com foco na tomada de decisão.

E no mercado, como dissemos, um software que possui todas essas características é o STRATWs One, que possibilita aos gestores organizarem sua rotina de trabalho com melhor gerenciamento e engajamento de todo o time.

Já são mil clientes e mais de 180 mil usuários no Brasil e no mundo que potencializaram uso das melhores técnicas e ferramentas de planejamento por meio da nossa tecnologia. Entre eles, empresas como BRMalls, DOTZ e Movile

Banner 16 Ferramentas e sistemas de planejamento estratégico: os 7 melhores!