Dashboard: o que é + 5 tipos + como fazer um

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Um dashboard é uma maneira visual de apresentar dados, geralmente em forma de gráficos ou tabelas. Ele pode ser usado para monitorar vários indicadores ao mesmo tempo e, assim, tomar decisões mais assertivas.

Existem vários tipos de dashboards, cada um com seus próprios objetivos e características. Por exemplo, um dashboard pode ser criado para monitorar o desempenho de uma empresa ou para acompanhar as métricas de um projeto específico.

Dashboards também podem ser criados usando diferentes ferramentas. Algumas pessoas preferem usar uma planilha, enquanto outras optam por um software especializado.

Neste artigo, vamos falar mais sobre dashboard, sua definição, tipos e muito mais!

Antes, veja este material 100% gratuito que a Siteware preparou para você:

O que é um dashboard?

O Dashboard é uma ferramenta gráfica que reúne informações relevantes de negócios, dados de desempenho, métricas de KPI e outros dados. Ele oferece uma visualização clara dos dados agregados, tornando-o útil para ver os resultados de uma única vez.

O dashboard permite que os usuários vejam relatórios em tempo real, monitorando e analisando os resultados de maneira eficiente.

Existem vários tipos de dashboards, como analítico, operacional, métrico, gerencial e financeiro. Cada um deles tem seu próprio conjunto de informações e recursos específicos que ajudam a atender às necessidades únicas de um negócio.

Criar um dashboard também é importante para fornecer informações e dados que os tomadores de decisão precisam de maneira rápida e fácil. O processo de criação começa por definir quais informações são necessárias e como elas devem ser visualizadas.

É importante ter KPIs definidos para acompanhar os resultados. O design também é uma parte importante no processo, pois ele pode facilitar a navegação e a visualização dos dados. Finalmente, os usuários precisam testar o dashboard para garantir que atenda às suas necessidades e que ela mostre os resultados esperados.

Dashboards são ferramentas muito úteis para empresas e usuários, pois permitem que os usuários vejam relatar dados, métricas e informações de negócios de maneira clara, rápida e eficiente.

dashboard o que é

Quais são os objetivos de um dashboard?

O dashboard pode ajudar a executivos, gerentes e outros profissionais a acompanharem eficientemente as operações da empresa. Dessa forma, os usuários podem tomar decisões fundamentadas com maior rapidez e segurança, aproveitando ao máximo as informações disponíveis, seja de comportamentos passados ou previsões futuras.

Além disso, com essa ferramenta de gestão à vista, os profissionais têm maior facilidade para deter e acompanhar tendências, definir estratégias e alcançar os objetivos da empresa.

O dashboard é também uma forma visual de transformar os tópicos, dados e indicadores que estão espalhados em diversas áreas da empresa em um modelo único que fornece informações de alto nível. Por isso, é possível identificar problemas, acompanhar desempenho e tocar projetos com maior eficiência.

Tipos de Dashboards

Como dito anteriormente, o dashboard é uma ferramenta crucial para o sucesso de qualquer empresa. Através dele, é possível analisar diversos dados da companhia e tomar decisões baseadas em informações confiáveis, não em achismos.

Há vários tipos de dashboard, e cada um pode servir para diferentes propósito. Separamos, para você, 5 tipos. Veja mais:

1. Dashboard analítico:

O dashboard analítico é uma ferramenta útil e inovadora que se tornou cada vez mais comum para acompanhar as atividades de negócios. Ele fornece aos administradores de negócios a capacidade de visualizar informações sobre os produtos, serviços, vendas, lucro, despesas e muitas outras métricas importantes. É uma forma intuitiva de facilitar a tomada de decisão eficaz.

Com um dashboard analítico, você pode monitorar as tendências de sua empresa e verificar se está em conformidade com as diretrizes de negócios estabelecidas. Além disso, também pode ajudar você a tomar melhores decisões, rastrear o desempenho das equipes e descobrir oportunidades de crescimento.

Para criar seu próprio dashboard analítico, você precisa coletar as informações certas, definir seus objetivos e selecionar a melhor ferramenta para gerenciar os dados.

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2. Dashboard operacional:

O dashboard operacional é essencial em qualquer empresa. É ele que vai mostrar informações dos processos, se eles estão acontecendo da forma ideal. Esse tipo pode acompanhar, por exemplo, a produção de uma indústria em tempo real, quantidades de estoque, prazos relacionadas à logística etc.

O dashboard operacional é uma ferramenta essencial para você gerenciar e monitorar todas as áreas operacionais da sua empresa. Com uma interface intuitiva, você pode usar essa ferramenta para acompanhar todas as suas metas e KPIs de uma forma simples e eficiente.

Além disso, a construção pode ajudá-lo a planejar, otimizar e maximizar o desempenho de sua empresa a longo prazo.

3. Dashboard gerencial:

O dashboard gerencial é aquele que, como o nome propõe, existe para facilitar a gestão de áreas da empresa. É usado por gestores e equipes para acompanhar KPIs do time que ajudam a empresa no alcance dos objetivos.

É possível criar dashboard gerencial, que é composto de vários layouts, para ajudar a identificar oportunidades de melhoria nos processos de negócio e aperfeiçoar as estratégias que estão sendo aplicadas.

Além disso, ele deve oferecer à equipe de gerenciamento análises flexíveis, dinâmicas e confiáveis, além de informações relevantes sobre as decisões de negócios. Com as informações reunidas e exibidas, é possível obter um melhor entendimento dos dados e tomar decisões mais lógicas e acertadas com base nelas.

4. Dashboard métrico:

Um dashboard métrico é uma ferramenta poderosa para organizar e monitorar dados, fornecer análises detalhadas e tomar decisões ágeis.

Para criar um dashboard métrico, você precisa de recursos, dados, conhecimento de negócios e experimentação. Eles se dividem em três tipos principais: dashboards orientados a dados, dashboards orientados a processos e dashboards orientados às pessoas.

As métricas mais comuns apresentadas nessa ferramenta incluem tráfego de sites, ROI, leads gerados, receita, conversões e taxa de cliques. A maioria deles inclui gráficos, diagramas e outras visualizações que permitem que os usuários analisem os dados instantaneamente.

É importante lembrar que os insights que você obtém de seu dashboard de métricas devem ser objetivos, facilmente interpretáveis e úteis para suas necessidades e metas de negócios.

5. Dashboard financeiro:

Um dashboard financeiro é uma representação visual dos dados financeiros de uma empresa. Ela pode oferecer uma ótima compreensão dos estados da frente de caixa, permitindo que líderes façam decisões informadas.

Existem cinco principais tipos de dashboard financeiro: fluxo de caixa, planos de investimento, KPIs financeiros, relatório de desempenho e painel de controle. Cada um desses tipos de dashboard financeiro oferece análises financeiras diferentes.

Veja os principais indicadores financeiros para se acompanhar em um dashboard financeiro:

dashboard financeiro - indicadores

Para criar um dashboard financeiro eficiente, precisamos decidir qual usar. Para isso, é preciso entender qual a intenção dos dados que serão utilizados no dashboard.

Além disso, as informações financeiras precisam ser atualizadas regularmente para garantir que o dashboard financeiro seja preciso. Como resultado, ele pode ajudar a avaliar o histórico financeiro da empresa e prever tendências futuras.

Implementação da Gestão à Vista

O conceito de Gestão à Vista é uma estratégia de gerenciamento que se baseia na transparência e na comunicação visual eficaz para disseminar informações importantes pela organização de uma forma que seja fácil de entender e acessível a todos os envolvidos.

A ideia é que, ao tornar as informações visíveis para todos os membros da equipe, a organização pode aumentar o engajamento dos funcionários, melhorar a colaboração e acelerar a tomada de decisão.

Algumas das principais características envolvem:

  • Visibilidade: o princípio mais fundamental da Gestão à Vista é a visibilidade. Informações críticas sobre a performance e os processos da empresa são exibidas em quadros, monitores digitais ou outros formatos visíveis em áreas comuns da empresa. Isso pode incluir métricas de desempenho, status de projetos, indicadores-chave de desempenho (KPIs), objetivos de curto prazo, e alertas sobre problemas ou desafios.
  • Comunicação em tempo real: a Gestão à Vista facilita a comunicação em tempo real. As informações são atualizadas regularmente para refletir o estado atual das operações ou mudanças no ambiente de trabalho. Isso permite que os funcionários vejam o impacto de suas ações quase imediatamente e ajustem suas práticas conforme necessário.
  • Promove o alinhamento organizacional: Manter todos na mesma página é essencial para o sucesso organizacional, especialmente em empresas grandes ou com muitas equipes. A Gestão à Vista assegura que todos os funcionários, de executivos a operadores, entendam as metas estratégicas da empresa e como seu trabalho se encaixa nessas metas.

4 melhores ferramentas para fazer um dashboard

Criar dashboards eficazes é essencial para visualizar e interpretar dados de maneira rápida e intuitiva. Várias ferramentas no mercado são projetadas para facilitar essa tarefa, cada uma com suas características únicas.

Confira algumas delas:

1- Tableau

Tableau é uma das ferramentas de visualização de dados mais poderosas e populares disponíveis atualmente. É conhecido por sua capacidade de criar visualizações interativas e complexas com facilidade.

O Tableau suporta uma vasta gama de fontes de dados e oferece flexibilidade na manipulação de dados. Além disso, seus dashboards são altamente personalizáveis, permitindo que os usuários ajustem as visualizações para atender exatamente às suas necessidades.

A capacidade de interação do Tableau também é notável, permitindo aos usuários explorar dados de formas variadas diretamente através do dashboard.

2- Microsoft Power BI

Microsoft Power BI é outra ferramenta líder de mercado para análise de dados e criação de dashboards. Integrando-se perfeitamente com outros produtos da Microsoft, como Excel e Azure, o Power BI é uma escolha popular, especialmente em organizações que já dependem de produtos Microsoft.

Oferece recursos robustos de visualização, relatórios e análise de dados. Os dashboards do Power BI são interativos e podem ser compartilhados facilmente com outros usuários dentro da organização, facilitando a colaboração e a tomada de decisão baseada em dados.

3- Qlik Sense

Qlik Sense é uma ferramenta intuitiva de visualização e exploração de dados que emprega uma abordagem única para o processamento de dados chamada “associação em memória”. Isso permite que os usuários façam conexões entre dados de várias fontes de maneira mais eficiente e sem a necessidade de extenso pré-processamento.

O Qlik Sense é valorizado por sua interface de usuário limpa e por fornecer análises complexas de maneira acessível. A ferramenta é altamente escalável, tornando-a adequada para empresas de todos os tamanhos, e suporta uma personalização extensiva, adaptando-se bem às necessidades específicas dos usuários.

4- STRATWs One

STRATWs One é uma plataforma desenvolvida pela Siteware, projetada para facilitar a gestão de desempenho empresarial através de uma abordagem holística. A ferramenta integra diferentes módulos que permitem às empresas planejar, executar, monitorar e analisar seu desempenho de maneira eficiente e alinhada com seus objetivos estratégicos.

No STRATWs One, os usuários podem criar dashboards totalmente personalizados que refletem os indicadores-chave de desempenho (KPIs) mais relevantes para suas áreas de responsabilidade. Esses dashboards fornecem uma visão clara e imediata do desempenho em relação às metas estabelecidas, permitindo uma rápida tomada de decisão e ajustes operacionais conforme necessário.

A plataforma suporta a gestão à vista por meio de sua capacidade de tornar os dados acessíveis e visíveis para todos os níveis da organização. Isso é crucial para garantir que todos os membros da equipe estejam alinhados e informados sobre o progresso em relação aos objetivos.

A visibilidade promovida pelos dashboards do STRATWs One ajuda a criar um ambiente de transparência e incentiva uma cultura de responsabilidade e melhoria contínua.

Como fazer um dashboard?

Para criar um Dashboard, primeiro é preciso identificar e entender as necessidades do usuário e montar os dados de maneira correta. Em seguida, é importante definir quais os indicadores mais relevantes para que se possa ter a visão adequada do progresso e dos resultados. Uma vez definidos estes indicadores, é possível criar o Dashboard.

Existem vários softwares que podem auxiliar no processo de construção de Dashboards.

O STRATWs One, software desenvolvido pela Siteware, pode ajudar a sua empresa. Conheça mais sobre o STRATWs One!

Para fazer um dashboard, é preciso seguir alguns passos básicos e cruciais. Preparamos algumas dicas para você:

#1 Determine os objetivos do dashboard

Para que os benefícios de um dashboard, seja qual for o tipo, sejam alcançados, é necessário definir objetivos claros para o painel.

Em termos de objetivos, é importante determinar quais são as informações que precisam ser monitoradas pelo painel para que ele seja eficaz. Definir o objetivo principal do dashboard é extremamente importante.

Se o objetivo é monitorar o desempenho de um projeto, deve ser especificamente definido na fase de concepção do painel. Além disso, muitas vezes o objetivo da ferramenta é monitorar o desempenho de uma empresa ou produto, neste caso, devem ser consideradas as diretrizes de negócios e métricas relacionadas ao objetivo.

#2 Identificar as métricas-chave;

O dashboard é, basicamente, uma representação visual de dados importantes da empresa. Através dele, é possível ver as principais métricas da empresa em tempo real e tomar decisões rápidas e acertas.

No entanto, para que isso realmente funcione, é preciso identificar quais são as métricas-chave da empresa, do setor ou do projeto – a depender dos objetivos do dashboard.

As métricas-chave têm muitas utilidades, desde demonstrar se a empresa está atingindo seus objetivos até indicar quais ações precisam ser tomadas para melhorar o desempenho. Existem 5 principais tipos de métricas-chave: financeiras, operacionais, estratégicas, de marketing e de vendas.

Todas as empresas devem definir seus objetivos específicos e estabelecer métricas-chave específicas para monitorar o progresso. É importante criar um plano de ação para definir as métricas-chave, coletar dados e analisar os resultados.

Para o setor comercial, por exemplo, a taxa de conversão de leads/clientes pode ser uma métrica-chave interessante. No caso do time de Recursos Humanos, um bom exemplo de métrica-chave é o nível de satisfação dos colaboradores.

#3 Escolher o tipo de dashboard mais adequado;

No capítulo anterior, destacamos quais são os principais tipos de dashboard usados pelas grandes empresas. Além desses, há muitos outros, e é preciso entender sobre eles e analisar se encaixam no contexto da empresa.

Para fazer um dashboard que realmente funcione para a companhia, é preciso escolher o tipo mais adequado para a sua realidade e objetivos. Se os objetivos-chaves da empresa são, por exemplo, majoritariamente financeiros, o financeiro é um ótimo ponto de partida.

Por outro lado, em empresas maiores, com diversas áreas, é preciso trabalhar com diversos dashboards. Assim, é possível ter o maior número de dados possível em tempo real, facilitando na tomada de decisão.

Principais erros na hora de fazer um dashboard:

Criar um dashboard eficaz requer uma compreensão clara do que os usuários precisam para tomar decisões informadas. Aqui estão alguns dos erros mais comuns que podem comprometer a eficácia de um:

1. Sobrecarregar com informações

Um dos erros mais comuns é tentar incluir muita informação em um único dashboard. Isso pode levar à confusão e dificultar para os usuários localizarem as informações que realmente importam. Um dashboard deve ser focado, mostrando apenas os dados necessários para suportar decisões específicas.

2. Falta de objetivos claros

Não definir claramente o propósito da ferramenta pode resultar em uma ferramenta que é pouco prática e raramente usada. Dessa forma, antes de desenvolvê-lo, é crucial entender quais perguntas ele precisa responder e quais decisões ele deve informar.

3. Uso Inadequado de visualizações

Usar o tipo errado de visualização para dados pode não apenas confundir os usuários, mas também levar a interpretações incorretas. Por exemplo, usar um gráfico de pizza para dados que evoluem ao longo do tempo pode ser menos eficaz do que um gráfico de linhas. A escolha da visualização deve sempre melhorar a clareza dos dados.

4. Não Considerar o usuário final

Muitas vezes, dashboards são criados sem uma consideração suficiente das necessidades e do contexto dos usuários finais. Isso inclui entender a frequência com que eles usarão a ferramenta, em quais dispositivos eles o visualizarão, e quais informações são mais importantes para suas decisões diárias.

Como a tecnologia pode ajudar na construção e visualização do dashboard

A tecnologia tem permitido que organizações criem e disponibilizem facilmente dashboards personalizados em diferentes plataformas. Com o uso dela, as empresas podem aumentar sua produtividade e obter dados importantes rapidamente.

Para criar seu próprio dashboard, você precisará selecionar um software de dashboard específico, reunir seus dados, adicionar conexões de dados, escolher um layout, criar seus próprios gráficos e painéis, testar seu painéis e, por fim, implementá-lo.

O STRATWs One, software desenvolvido pela Siteware, é um sistema de gestão estratégica ideal para a sua empresa. Com ele, é possível reunir todos os seus indicadores em um só lugar, criando dashboards funcionais e com informações confiáveis.

Além disso, o STRATWs One tem diversas funcionalidades. Dentro da plataforma, é possível unir desempenho corporativo, desempenho individual e gestão de talentos.

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