Boas práticas em gestão de equipes: saiba como melhorar o desempenho do seu time

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Como são as boas práticas em gestão de equipes na sua empresa?
Gerenciar uma equipe consiste, basicamente, em delegar e monitorar as tarefas de cada membro. Assim, é possível garantir que os resultados previamente estabelecidos sejam alcançados.
Cabe aos gestores motivar e engajar as equipes, promovendo o alinhamento entre os colaboradores e os objetivos da empresa, com o intuito de aumentar a produtividade.

Mas o que realmente são boas práticas em gestão de equipes? Como aplicá-las de forma coerente com a cultura da empresa, respeitando a individualidade de cada colaborador e ao mesmo tempo promovendo um ambiente de alta performance?
Separamos aqui as 7 principais dicas de boas práticas em gestão de equipes para você utilizar na sua empresa. Continue lendo e saiba como liderar o seu time de maneira eficiente.
O que são boas práticas em gestão de equipes e por que é essencial aplicá-las?
Boas práticas em gestão de equipes são um conjunto de ações, comportamentos e estratégias adotadas para garantir que os times estejam alinhados, motivados e em constante desenvolvimento.
Essas boas práticas em gestão de equipes envolvem desde a definição clara de metas até a criação de um ambiente de confiança, colaboração e aprendizado contínuo. Por conta disso, devem ser estruturas de forma que reflitam a cultura organizacional e o tipo de liderança que você deseja exercer.
Aplicar boas práticas em gestão de equipes é essencial porque impacta diretamente a produtividade, a retenção de talentos e a capacidade da empresa de alcançar seus objetivos estratégicos.
Para líderes e profissionais de RH, isso significa ir além das tarefas operacionais e assumir um papel ativo na construção de ambientes mais saudáveis, com foco tanto em resultados quanto no bem-estar das pessoas. E o primeiro passo é justamente entender o que funciona e adaptar à realidade da empresa.
7 boas práticas em gestão de equipes
Aplicar boas práticas em gestão de equipes é um dos caminhos mais seguros para criar times mais engajados, produtivos e alinhados aos objetivos estratégicos da empresa.
E embora não exista uma fórmula mágica, algumas atitudes e diretrizes têm se mostrado eficazes em diferentes contextos e setores. Abaixo, reunimos 7 boas práticas que podem transformar a forma como você lidera e desenvolve sua equipe:
1 – Seja transparente
Ambientes de trabalho baseados na transparência tendem a tornar as equipes mais responsáveis, felizes e criativas. Ambientes transparentes ajudam a desenvolver um sentimento de respeito mútuo entre os membros de uma equipe e seus líderes.
Por meio de uma comunicação aberta e consistente, os locais de trabalho transparentes e autênticos ajudam os funcionários a se sentirem seguros em suas posições e livres para contribuir com ideias e sugestões, aumentando a criatividade.
Quando todos os membros conseguem visualizar a evolução dos trabalhos e entender a importância que o papel de cada um tem nesse processo, você consegue promover um senso de responsabilidade e engajamento entre os membros da equipe.
Cada tarefa dentro de cada projeto é atribuída a um membro específico da equipe, deixando claras as responsabilidades de todos.
Esta clareza nos objetivos é um dos pilares da boa gestão. Quando o time sabe onde precisa chegar, e por quê, as chances de engajamento e entrega aumentam consideravelmente. Use frameworks como OKRs ou KPIs para ajudar na definição e acompanhamento dessas metas.
Leia também em nosso blog: Temas para reunião de equipe: 6 assuntos que valem a pena discutir com o grupo
2 – Forneça feedbacks
O feedback não é apenas um exemplo de boas práticas em gestão de equipes. Ele é também uma ferramenta extremamente valiosa dentro das organizações.
Por meio do feedback, seja ele individual ou coletivo, é possível identificar certas falhas e encontrar soluções inteligentes, fazendo os devidos ajustes em busca da melhoria contínua do desempenho das equipes.
Fornecer feedback aos membros da equipe é uma das melhores maneiras de ajudá-los a se desenvolver profissional e pessoalmente.
Mas nem sempre o feedback é sobre algo que não está certo. Você pode utilizar essa ferramenta de gestão para fornecer conselhos sobre como você acha que os membros de sua equipe estão progredindo e podem crescer ainda mais.
3 – Incentive a colaboração
Inevitavelmente, os membros de sua equipe ficarão mais felizes se puderem se dar bem uns com os outros. Como um bônus adicional, eles também terão um desempenho melhor.
Para conseguir isso, incentive os membros de sua equipe a colaborar. Em sua equipe, provavelmente haverá um monte de habilidades diversas. Certifique-se de que essas diferentes qualificações sejam utilizadas, garantindo que todos estejam cientes dos projetos em andamento.
Dessa forma, os membros da equipe podem participar para colaborar sempre que acharem que podem agregar valor.
O Google Drive, por exemplo, é uma boa ferramenta colaborativa. Nele é possível fazer atualizações em tempo real em documentos compartilhados.
No MindMeister, por sua vez, vários usuários podem acessar mapas mentais ao mesmo tempo, o que significa que os membros da equipe podem adicionar suas ideias e fornecer feedback. Tudo isso também em tempo real.
4 – Defina expectativas realistas
Como gestor de uma equipe, você é responsável por guiar seus colaboradores em direção às metas estabelecidas.
Nesse sentido, é importante saber que nada encoraja mais uma equipe do que o sucesso, não importa quão pequena seja a vitória. Dessa forma, uma equipe pode ficar desencorajada e desmotivada se você definir metas que nunca poderão ser cumpridas.
Se você deseja criar uma nova política, definir um novo objetivo ou fazer uma alteração, é necessário que as expectativas sejam realistas. Isso pode significar observar seu orçamento alocado ou a carga de trabalho daqueles cuja ajuda você precisará.
Mas lembre-se também que mesmo os maiores projetos que parecem difíceis de alcançar podem ser divididos em tarefas menores e mais gerenciáveis.
Pode levar mais tempo para atingir o objetivo final, mas essas pequenas vitórias ao longo do caminho serão um grande impulso motivacional para a equipe.
5 – Encontre motivadores reais
Por falar em impulso motivacional, um exemplo de boas práticas em gestão de equipes é saber encontrar o que realmente motiva os seus colaboradores.
A promessa de um aumento salarial pode ser relevante para alguns funcionários. No entanto, outros podem não ser movidos por dinheiro.
Há muitos motivadores diferentes que você deve considerar, como a oportunidade de trabalhar em casa, algum tempo extra para questões pessoais ou até mesmo um elogio e um agradecimento verbal pelo esforço e dedicação.
Veja também: Você sabe como parabenizar uma equipe de trabalho? Descubra agora!
Quando você descobre os verdadeiros motivos que motivam cada indivíduo, você pode usar essa informação para encorajar sua equipe quando eles parecerem meio pra baixo e desestimulados.
6 – Dê o bom exemplo
Um bom líder deve servir de modelo para seus liderados. Seja proativo, mostre entusiasmo, tenha ética no ambiente de trabalho. Todas essas e outras características serão observadas pelos colaboradores.
Por exemplo, se você quiser que todos cheguem na hora marcada para as reuniões em equipe, não é interessante que você, o líder, chegue atrasado. Portanto, pratique o que você prega, dê o bom exemplo.
Agir enquanto liderança faz parte das boas práticas em gestão de equipes.
Você sabe qual é seu tipo de liderança? Então, confira este infográfico:
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7 – Mantenha sua porta aberta
Evite ser o último a saber sobre problemas com projetos ou entre membros da equipe. Para isso, torne-se acessível.
Aprenda a ouvir antes de responder e demonstrar respeito pelo que seus funcionários dizem quando chegam até você.
Permita que os funcionários saibam que você está disponível. Encoraje-os a chegar até você para esclarecer dúvidas, reportar algum fato ou dar sugestões.
Saiba mais: 4 dicas de gestão de pessoas para otimizar os resultados e unir sua equipe
Próximos passos
Gostou das nossas 7 dicas? Com essas boas práticas em gestão de equipes, tenho certeza que você e seu time alcançarão resultados cada vez melhores.
Mas saiba que implementar boas práticas em gestão de equipes exige também processos bem definidos, dados confiáveis e ferramentas que conectem pessoas, metas e estratégia. É aí que o STRATWs One se torna um aliado indispensável para você que deseja transformar a gestão de times em vantagem competitiva.
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