Gestão de Equipe

Entenda como funciona a criatividade e inovação nas empresas e o que é preciso para estimular seu time

Entenda como funciona a criatividade e inovação nas empresas e o que é preciso para estimular seu time

Publicação : 06/11/2018

Por Siteware

8 min

(Clique no player para ouvir a narração do nosso post sobre criatividade e inovação nas empresas! Deixe nos comentários o que achou.)

Inovar é fundamental para qualquer negócio. E sem criatividade, isso é impossível!

Se antes as operações eram centradas nas ações tradicionais, houve uma mudança na cultura organizacional.  Hoje os negócios só conseguem evoluir se puderem se diferenciar no mercado. E o caminho mais certeiro para alcançar esses objetivos é a partir da implementação da criatividade e inovação nas empresas.

Mas como fazer isso?

Entenda, neste post, o que é, afinal,  criatividade e inovação nas empresas e como estimular cada um deles no seu ambiente de trabalho.

Veja também: 6 truques mentais para aumentar sua criatividade

O que são a criatividade e inovação nas empresas?

Nos últimos anos, tanto a inovação como a criatividade se tornaram habilidades indispensáveis para alcançar o sucesso em diversos mercados diferentes.

Criatividade é encontrar relações entre conceitos aparentemente desconectados.

Já a inovação envolve encorajar os outros a pensar diferente e realmente fazer isso acontecer de maneira única e útil para o negócio.

Quanto maior a sua base de conhecimento e nível de curiosidade, mais ideias e combinações criativas e inovadoras você pode alcançar.

Um exemplo foi a invenção da mala de rodinhas. Pense bem: o que esses dois conceitos têm de relação entre eles, uma mala e uma roda? Mas, se colocados juntos, uma mala de rodinhas se revela uma excelente solução criativa!

Existe diferença entre os dois?

Para muitos, os termos criatividade e inovação nas empresas se confundem. Mas, na prática, será que existe diferença entre eles?

A verdade é que a criatividade anda de mãos dadas com a inovação. Não há inovação sem criatividade. Enquanto a criatividade é a capacidade de produzir ideias novas e únicas, a inovação é a implementação delas.

Isso significa que a criatividade é a principal força por trás da inovação em processos empresariais. Olhar as coisas de uma perspectiva diferente e não se apegar às regras e normas comuns é o principal passo para colocá-los em prática.

Os dois pontos são capazes de dar para sua empresa uma vantagem competitiva e inspirar uma experiência totalmente diferente para o usuário ou consumidor final, mostrando o quanto é importante implementar na sua organização.

Antese de prosseguir a leitura, dê uma olhada neste vídeo de nosso canal do YouTube:

Importância da criatividade e inovação nas empresas

Ter criatividade e inovação nas empresas traz uma série de benefícios. E já que as organizações hoje operam em um ambiente global altamente competitivo, não há dúvida da relevância desses pontos para a empresa prosperar.

A criatividade é o que alimenta grandes ideias, desafia o modo de pensar dos seus times e abre as portas para novas oportunidades focadas no crescimento de negócios.

Empresas que premiam a criatividade mostram o quanto valorizam essa estratégia. Isso inspira todos os colaboradores a seguirem o mesmo caminho.

E podemos acompanhar ao longo do tempo que a criatividade e inovação nas empresas sempre foram reconhecidas como um caminho importante e seguro para o sucesso. Estimular ambos traz como resultado o aumento da produtividade no dia a dia de trabalho.

Não importa se estamos falando de desenvolver uma nova estratégia ou uma maneira inovadora de ficar à frente da concorrência. O processo de inovação e a solução criativa de problemas fornece essa importante vantagem competitiva que toda empresa se esforça em alcançar.

Como estimular e inserir a criatividade e inovação na cultura da empresa?

Nem todo mundo vai ser criativo e inovador, mas a maioria das pessoas pode conhecer as ferramentas e técnicas para desenvolver essas habilidades.

Ou seja, o primeiro passo para estimular a criatividade e inovação nas empresas é investir em ferramentas que possibilitem o desenvolvimento de ideias.

Alguns fatores são essenciais, não só para estimular, como para aplicar as soluções:

  • Conhecimento, estudando outras ações;
  • Curiosidade, para encontrar caminhos e resoluções únicas;
  • Imaginação, para desenvolver ideias diferenciadas;
  • Avaliação das opções, para escolher qual pode trazer os melhores resultados.

Mas para conseguir estimular ainda mais rápido, você pode seguir dois caminhos:

1 – Experimente novas abordagens

Um método para estimular ideias criativas e inovadoras é tentar usar abordagens diferentes. A técnica de improvisação, por exemplo, durante uma reunião para debater determinado problema, pode ser uma ótima opção para criar esse tipo de mudança no ambiente de trabalho.

As iniciativas diferentes para pensar em novas saídas encorajam os colegas a construírem os pensamentos que sempre quiseram expor e que antes não tinham tanto espaço nem se sentiam à vontade para isso.

Evitar falar um “não” logo de cara facilita para que todas as ideias sejam ouvidas.

2 – Ofereça um ambiente de trabalho diferenciado

O seu negócio oferece um ambiente de trabalho diferenciado para os colaboradores? Esse é um dos fatores que comprovam o nível de maturidade das empresas. Se manter no mesmo estilo de todas as outras organizações é um passo para trás quando se pensa em estimular a criatividade e inovação.

Se diferencie com pequenas ações como:

  • Oferecendo refeições gratuitas;
  • Organizando excursões de equipe;
  • Criando novos incentivos financeiros;
  • Gerando oportunidades para a equipe participar de eventos;
  • Oferecendo descontos para academias;
  • Permitindo animais no local de trabalho.

Por fim, também é importante oferecer um bom equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Essa ação não só ajuda a eliminar o estresse como desenvolve o ambiente propício para ser mais criativo e inovador.

Encorajar os funcionários a pensar fora da caixa e dar tempo e recursos para explorar novas ações é a chave para encontrar novas ideias focadas em criatividade e inovação nas empresas.

Saiba mais: O que pessoas criativas fazem de diferente?

O STRATWs ONE é um software desenvolvido pela Siteware para a gestão de performance empresarial que estimula o trabalho em equipe e a colaboração, permitindo o desenvolvimento da criatividade e trazendo excelentes resultados.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

Inovar significa mudar para melhor. Baixe nosso infográfico gratuito e veja como gerenciar isso: Check-list para Gestão de Mudanças