Como desenvolver a criatividade e inovação nas empresas?

CONTEÚDO

criatividade e inovação

CONTEÚDO

Inovar é fundamental para qualquer empresa. E sem criatividade, isso é impossível!

Se antes as operações eram centradas nas ações tradicionais, houve uma mudança na cultura organizacional. Hoje os negócios só conseguem evoluir se puderem se diferenciar no mercado. E o caminho mais certeiro para alcançar esses objetivos é a partir da implementação da criatividade e inovação nas empresas.

Mas como fazer isso?

Entenda, neste post, o que é criatividade e inovação nas empresas, como estimular cada um deles no seu ambiente de trabalho e claro, como garantir que a sua empresa desenvolva um potencial diferencial no mercado. Continue a leitura e confira!

Veja também: 6 truques mentais para aumentar sua criatividade

O que é a criatividade e a inovação nas empresas?

Nos últimos anos, tanto a inovação como a criatividade se tornaram habilidades indispensáveis para alcançar o sucesso em diversos mercados diferentes.

Dessa forma, a criatividade é encontrar relações entre conceitos aparentemente desconectados. Uma pessoa criativa, por exemplo, costuma ter muitas ideias, mas não significa necessariamente que ela vai colocar em prática.

Já a inovação envolve encorajar os outros a pensar diferente e realmente fazer isso acontecer de maneira única e útil para o negócio. Ou seja, a inovação está mais relacionada a ação de colocar em prática algo que vai mudar ou mesmo revolucionar a vida das pessoas.

Sendo assim, quanto maior a sua base de conhecimento e nível de curiosidade, mais ideias e combinações criativas e inovadoras você pode alcançar.

Um exemplo foi a invenção da mala de rodinhas. Pense bem: o que esses dois conceitos têm de relação entre eles, uma mala e uma roda? Mas, se colocados juntos, uma mala de rodinhas se revela uma excelente solução criativa!

Dessa forma, a criatividade e inovação devem juntas, principalmente para empresas que estão em busca de se tornarem referência no mercado ao propor soluções e negócios inovadores.

Existe diferença entre os dois?

Para muitos, os termos são iguais e acabam se confundindo, mas a verdade é que há sim diferenças entre criatividade e inovação nas empresas.

A verdade é que a criatividade anda de mãos dadas com a inovação. Não há inovação sem criatividade. Enquanto a criatividade é a capacidade de produzir ideias novas e únicas, a inovação é a implementação delas.

Isso significa que a criatividade é a principal força por trás da inovação em processos empresariais. Olhar as coisas de uma perspectiva diferente e não se apegar às regras e normas comuns é o principal passo para colocá-los em prática.

Os dois pontos são capazes de dar para sua empresa uma vantagem competitiva e inspirar uma experiência totalmente diferente para o usuário ou consumidor final, mostrando o quanto é importante implementar na sua organização.

A lógica é que muitas empresas na atualidade buscam por pessoas criativas, para que elas possam desenvolver novas ideias, tornando-as assim, negócios inovadores.

Importância da criatividade e inovação nas empresas

Ter criatividade e inovação nas empresas traz uma série de benefícios. E já que as organizações hoje operam em um ambiente global altamente competitivo, não há dúvida da relevância desses pontos para a empresa prosperar.

Dessa forma, a criatividade é o que alimenta grandes ideias, desafia o modo de pensar dos seus times e abre as portas para novas oportunidades focadas no crescimento de negócios.

Além disso, empresas que premiam a criatividade mostram o quanto valorizam essa estratégia. Isso inspira todos os colaboradores a seguirem o mesmo caminho, seja por meio de destaques, ou mesmo bonificações e remunerações variáveis.

remuneração variável

Assim, podemos acompanhar ao longo do tempo que a criatividade e inovação nas empresas sempre foram reconhecidas como um caminho importante e seguro para o sucesso. Estimular ambos traz como resultado o aumento da produtividade no dia a dia de trabalho.

Não importa se estamos falando de desenvolver uma nova estratégia ou uma maneira inovadora de ficar à frente da concorrência. O processo de inovação e a solução criativa de problemas fornece essa importante vantagem competitiva que toda empresa se esforça em alcançar.

Como estimular e inserir a criatividade e inovação na cultura da empresa?

Nem todas as pessoas possuem naturalmente as skills para ser criativo e inovador, mas a maioria delas podem conquistar esse perfil, se você líder e gestor, trabalhar isso dentro da sua equipe.

avaliação de desempenho

A boa notícia é que para te ajudar, separamos a seguir algumas dicas que vão te ajudar a desenvolver, tanto a criatividade, como também a inovação.

1- Conte com o apoio de ferramentas

O primeiro passo para estimular a criatividade e inovação nas empresas é investir em ferramentas que possibilitem o desenvolvimento de ideias.

Alguns fatores são essenciais, não só para estimular, como para aplicar as soluções:

  • Conhecimento, estudando outras ações;
  • Curiosidade, para encontrar caminhos e resoluções únicas;
  • Imaginação, para desenvolver ideias diferenciadas;
  • Avaliação das opções, para escolher qual pode trazer os melhores resultados.

A lógica é que você conte com um ambiente de trabalho que permita que novas ideias surjam por parte dos seus colaboradores.

https://www.youtube.com/watch?v=yRQ6Al3Z4xA

2 – Experimente novas abordagens

Um método para estimular ideias criativas e inovadoras é tentar usar abordagens diferentes. A técnica de improvisação, por exemplo, durante uma reunião para debater determinado problema, pode ser uma ótima opção para criar esse tipo de mudança no ambiente de trabalho.

As iniciativas diferentes para pensar em novas saídas encorajam os colegas a construírem os pensamentos que sempre quiseram expor e que antes não tinham tanto espaço nem se sentiam à vontade para isso.

Evitar falar um “não” logo de cara facilita para que todas as ideias sejam ouvidas.

Inovar significa mudar para melhor. Baixe nosso infográfico gratuito e veja como gerenciar isso: Check-list para Gestão de Mudanças

3 – Ofereça um ambiente de trabalho diferenciado

O seu negócio oferece um ambiente de trabalho diferenciado para os colaboradores? Esse é um dos fatores que comprovam o nível de maturidade das empresas. Se manter no mesmo estilo de todas as outras organizações é um passo para trás quando se pensa em estimular a criatividade e inovação.

Se diferencie com pequenas ações como:

Por fim, também é importante oferecer um bom equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Essa ação não só ajuda a eliminar o estresse como desenvolve o ambiente propício para ser mais criativo e inovador.

A lógica é que o seu time de gestão e claro, o RH, conte com ferramentas e soluções que vão ajudá-los a ter uma visão muito mais estratégica, possibilitando-os focar no desenvolvimento das pessoas.

Próximos passos

Encorajar os funcionários a pensar fora da caixa e dar tempo e recursos para explorar novas ações é a chave para encontrar novas ideias focadas em criatividade e inovação nas empresas.

O STRATWs One é um software de gestão que apoia líderes e liderados a ganharem muito mais autonomia e praticidade no dia a dia. Isso porque ele promove diversas soluções que ajudam a manter o seu time engajado e motivado quanto às necessidades da empresa.

Quer saber como o software pode promover um ambiente de criatividade e inovação, agende uma demonstração agora mesmo e confira mais sobre!

stratws one