Liderança

3 atitudes de grandes líderes para criar um ambiente de trabalho saudável

3 atitudes de grandes líderes para criar um ambiente de trabalho saudável

Publicação : 14/07/2016

Por Siteware

6 min

(Clique no play para ouvir a narração do nosso post sobre Atitudes de Grandes Líderes. Nos conte o que achou nos comentários!)

A fundação de excelentes ambientes de trabalho saudável começa com grandes líderes que tomam certas atitudes para garantir a qualidade de vida da sua equipe no trabalho.

Como já falamos neste post, um dos principais motivos para o turnover de funcionários é a chefia. Muitas vezes os colaboradores saem por causa da má liderança e outras por não suportarem seus chefes.

Você pode conferir algumas estatísticas chocantes sobre engajamento aqui.

O mundo corporativo mudou, empregados estão mais ágeis, mais empreendedores e desejam exercer papéis mais relevantes na tomada de decisão. Autonomia, colaboração e transparência são o novo modelo e o segredo para um ambiente de trabalho saudável.

Como promover um ambiente de trabalho saudável em sua empresa

Construindo uma comunidade “amorosa” para impacto nos negócios

Um líder com visão e esperança de construir uma cultura forte precisa acreditar que deve, primeiro, “servir” sua equipe para que ela seja o melhor que pode ser e produza resultados extraordinários.

Em muitos casos, um ambiente de trabalho saudável parece mais uma comunidade do que corporativo. Gestores e colegas se importam com o trabalho um do outro e demonstram compaixão quando algo dá errado.

Além de ser melhor trabalhar em um lugar assim, o ambiente é importante para a moral do funcionário, trabalho em equipe e satisfação do cliente.

A professora de Gestão da Universidade de Wharton, Sigal Barsade, estudou profundamente ambientes de trabalho e cultura com foco em cultura emocional. Ela diz que o entendimento de emoções compartilhadas no trabalho tem um impacto importante nos resultados das empresas.

O impacto de pertencer a uma comunidade amorosa e companheira, em um ambiente de trabalho invejável, é enorme. Colegas que confiam uns nos outros, que se comportam e pertencem ao mesmo sistema de valores e emoções, demonstrando dignidade e respeito mútuo são mais leais uns aos outros e à empresa.

E lealdade e senso de pertencimento impactam na produtividade da equipe, o que se traduz em resultados.

O ponto de partida para a construção de uma comunidade

Transformar uma cultura tóxica em uma comunidade amorosa e em um ambiente de trabalho saudável exige esforço monumental, mas é possível com líderes visionários que agem e servem de exemplo, exibindo os comportamentos desejados.

Conheça 3 pontos importantes para começar a transformação da sua empresa em direção de um ambiente de trabalho saudável.

1. Desenvolva relacionamentos sólidos

Atitudes de um líder: Para os líderes, isso significa passar tempo com seu pessoal sem querer ganhar nada com isso. Essa prática consiste em investir tempo em seus melhores funcionários e gestores para aprender quem eles são.

Mas o foco não é tomar um cafezinho e compartilhar hobbies. Você deve compartilhar informações sobre você e sobre a empresa (transparência), mostrando que se importa com eles (empatia) e discutindo abertamente suas intenções.

A frase “eu preciso lhe conhecer para lhe desenvolver” se aplica aqui. Então conheça as forças, paixões e dons da sua equipe para saber onde melhor aplicá-los.

2. Trabalhe colaborativamente com outros

Grandes líderes trabalham melhor com outros do que sozinhos, colaborando em conjunto com sua equipe em vez de separadamente. E replicam essa atitude para outros líderes.

3. Trabalhe com diversidade e ouça as pessoas

Bons líderes tem atitudes que celebram as diferenças e ganham com tudo que elas podem agregar ao negócio. Essa atitude tem como objetivo principal a construção de um ambiente saudável e produtivo para o trabalho, onde o fluxo e a diversidade de ideias são constantes e resultam em novas perspectivas que levam a resultados.

Além disso, esses líderes se responsabilizam pela concretização dessa atitude. Eles medem os novos talentos que chegam à empresa, assim como aqueles que já fazem parte do quadro para promover as pessoas com igualdade.

Fazendo o Gol

O ponto aqui é que há imenso poder em um ambiente saudável de trabalho e em se conectar com as pessoas de modo autêntico.

Por quê?

Porque relacionamentos conduzem satisfação e performance. Somos programados para nos relacionar, sendo seres sociais. Quando a liderança e as atitudes de um líder abrem o caminho e dão o exemplo, a colaboração, produtividade, confiança e o moral da equipe atingem os mais altos patamares.

Agora você já sabe como criar um ambiente leve e agradável para seu trabalho e aumentar a produtividade da sua equipe! Siga a gente nas redes sociais e acompanhe mais conteúdos que auxiliam na gestão da sua empresa!

Linkedin | Facebook | Twitter | Instagram | Pinterest

Texto adaptado daqui por:

Cecília DutraRelações Públicas por formação, apaixonada por tecnologia, antenada às novidades e analista de marketing na Siteware.

2 comentários

  1. Márcio José Pinto Araújo

    Tenho certeza que um líder com as características citadas sendo colocado em prática, o clima organizacional fica muito bom onde os resultados vem como consequência do trabalho feito com dedicação e amor.
    Posso falar por experiência própria que saí de uma grande empresa por não aguentar mais trabalhar com meu gestor, pois não existe essa preocupação de gerar um ambiente saudável de trabalho , o único foco era a produção e as pessoas ficavam em segundo lugar, conversei algumas sobre essa postura diante da equipe mais não surtiu efeito.

    • Cecilia Dutra

      Com certeza, Márcio. Quando colocadas em práticas as dicas do post, dificilmente os funcionários se sentirão oprimidos no ambiente de trabalho, resultando em aumento da satisfação com a empresa e aumento da produtividade!