Ambiente de trabalho saudável: como implementar e monitorar?

CONTEÚDO

Ambiente de trabalho saudável

CONTEÚDO

Ter um ambiente de trabalho saudável é um elemento chave para a produtividade, o bem-estar dos colaboradores e o sucesso de qualquer organização. No entanto, implementar e monitorar práticas saudáveis no local de trabalho não é sempre simples e envolve uma série de fatores, desde práticas de gestão até programas de saúde e fitness. 

(Clique no play para ouvir a narração do nosso post sobre Atitudes de Grandes Líderes. Nos conte o que achou nos comentários!)

Para você ter ideia, em uma pesquisa realizada pela Catho, 64% dos profissionais desejam melhorar a qualidade de vida. Para isso, o primeiro passo é trabalhar em uma organização que permita esse espaço saudável.

Por isso, neste artigo, te mostro como desenvolver e monitorar um ambiente de trabalho saudável com os objetivos certos, a fim de criar uma equipe produtiva e engajada. Continue a leitura e confira!

Se quiser conferir algumas tecnologias que estão se destacando no mercado de RH, baixe o nosso material agora mesmo!

rh tecnologico

O que é um ambiente de trabalho saudável?

Um ambiente de trabalho saudável é aquele em que os colaboradores se sentem confortáveis, respeitados e produtivos. Dessa forma, todos os envolvidos devem estar engajados e interessados em promover um ambiente seguro e focados no bem-estar coletivo.

Para isso, é importante que a empresa tenha políticas e estratégias que priorizem o conforto físico e psicológico das pessoas. A depender dos interesses da empresa, um ambiente de trabalho saudável pode ser identificado por ações como:

  • horário de trabalho flexível;
  • remuneração condizente com o mercado;
  • ferramentas e instrumentos que permitem o colaborador executar suas funções;
  • planos de carreira e cargos e salários para todos.

Dessa forma, esses fatores podem influenciar positivamente os ambientes de trabalho, melhorando a produtividade e gerando resultados excelentes para a empresa. Além disso, os profissionais de RH devem monitorar os indicadores de satisfação e bem-estar dos colaboradores para identificar o clima organizacional e trabalhar sempre com novas soluções e melhorias.

Quais são os benefícios de um ambiente de trabalho saudável?

Se você está interessado em implementar e acompanhar práticas de um ambiente de trabalho saudável para a sua empresa, deixo aqui para você alguns dos benefícios dessas práticas:

1- Redução das taxas de turnover

Ao criar um ambiente de trabalho saudável para os colaboradores, as empresas evitam que os seus profissionais sintam mais estresse, pressionados ou sobrecarregados de trabalho.

Como esses são alguns dos principais sintomas que levam uma pessoa a deixar uma empresa, como benefício desse ambiente mais saudável, a taxa de turnover, ou de rotatividade, é menor, reduzindo os custos de treinamento e desligamentos.

Além disso, garante que seus colaboradores se desenvolvam por mais tempo dentro da empresa.

calculo de turnover

2- Mais motivação profissional

Ter um ambiente de trabalho saudável permite que os colaboradores se sintam motivados a contribuir para o crescimento da empresa, engajando nas métricas e objetivos gerais e específicos.

Nesse cenário, se os profissionais acreditam nas missões, visões e valores da empresa eles estarão mais dispostos e motivados a realizarem seus respectivos trabalhos com mais afinco e interesse para que a organização alcance seus objetivos.

3- Mais qualidade de vida

Os millennials, também chamados de Geração Y, já são maioria dentro das empresas. Diferentes da geração anterior, eles estão interessados ativamente em uma empresa que ofereça algo além de uma boa remuneração: qualidade de vida.

É claro que o conceito de qualidade de vida vai depender de cada indivíduo. No entanto, garantir que o seu time de RH esteja atento aos interesses dos seus colaboradores será fundamental para construir um ambiente de trabalho saudável.

4- Mais engajamento dos colaboradores

É frustrante ter que lidar com profissionais pouco engajados. Uma pesquisa de clima sem resposta, ninguém interessado em participar de novos projetos, nenhum comentário sobre aquela ação do RH… Essas e tantas outras ações são exemplos comuns de uma empresa com baixo engajamento.

No entanto, quando se tem um ambiente de trabalho saudável, a tendência é que todos estejam empenhados em oferecer feedbacks e apoiar uns aos outros, pois todos estão interessados no bem-estar coletivo profissional.

Se estiver com dificuldades em identificar colaboradores desengajados na sua empresa, baixe o nosso infográfico agora mesmo e saiba mais!

Baixe agora!

Como tornar o ambiente de trabalho mais saudável?

Se você chegou até aqui neste conteúdo, acredito que está super interessado em construir um ambiente de trabalho saudável dentro da sua empresa. Por isso, será importante destacar que não será apenas uma ação que irá mudar isso, mas sim um conjunto delas.

Por isso, antes de focar em um plano de ação para construir um ambiente de trabalho saudável, o primeiro passo é mapear o que é prioridade da sua empresa. Como? Perguntando!

Uma pesquisa de e-NPS deverá ser o bastante para mapear qual o nível de satisfação atual e para onde as próximas ações devem apontar. A seguir, deixo então algumas dicas que vão te ajudar nesse planejamento:

#1 Cultura de feedbacks

Uma empresa em que os colaboradores não confiam uns nos outros e não conseguem passar feedbacks estruturados com certeza tem problemas quando o assunto é ambiente de trabalho saudável.

Afinal, se líderes e liderados não puderem apontar trocas e pontos de melhoria entre si, o desenvolvimento profissional estará em cheque. Dessa forma, a dica aqui é, além de oferecer treinamentos para a construção de feedbacks, o time de RH deve oferecer uma ferramenta e um ambiente próprio para feedbacks.

Isso apoiará melhores trocas entre pares e líderes, garantindo que todos possam oferecer oportunidades de melhoria.

template feedbacks

#2 Desenvolvimento de lideranças

Um líder possui uma série de missões e objetivos em que ele é o responsável dentro de um time. Dessa forma, uma dessas tarefas com certeza é garantir que novos líderes sejam desenvolvidos dentro da própria equipe dele e participar efetivamente dessa jornada.

Seja para lideranças técnicas ou gestoras, promover esse ambiente de crescimento e apoio será fundamental para um ambiente de trabalho saudável.

#3 Diversidade e inclusão no time 

Contar com pessoas que pensam de maneira diferente será fundamental para um ambiente saudável. Embora muitos líderes acreditam que possa ser o contrário, a promoção de um espaço amplamente democrático, com diferentes formas de pensar, agir e acreditar permitirão o crescimento de um ambiente diverso.

Para isso, será fundamental que haja espaços de inclusão nos times e as pessoas permitam que isso aconteça.

#4 Benefícios corporativos estratégicos

Um dos principais pilares na atração e retenção de talentos com certeza está na política de benefícios das empresas. Dessa forma, se você deseja construir um ambiente de trabalho saudável, ter um foco nesse ponto com certeza irá ajudar.

Hoje em dia, por exemplo, já é possível contar com softwares capazes de ajudar na política de remuneração variáveis, levando em consideração a performance e produtividade dos colaboradores para que eles possam receber benefícios referentes às metas escolhidas.

Quais as características de um ambiente de trabalho saudável?

Para garantir a construção de um ambiente de trabalho saudável, o time de Recursos Humanos deve realizar um acompanhamento de indicadores estratégicos para o RH. Alguns deles são:

Com esse acompanhamento, o seu RH poderá facilmente acompanhar o nível de saúde do ambiente de trabalho da empresa e realizar ações rapidamente.

Quem é responsável por manter um ambiente de trabalho saudável?

Líderes e colaboradores têm que trabalhar em conjunto para assegurar que o ambiente de trabalho seja saudável e seguro para todos. Assim, o primeiro passo será determinar quais são os princípios básicos que a empresa segue.

Isso inclui definir quais são os direitos e responsabilidades dos colaboradores, quais são as expectativas para o desempenho do trabalho, com quais ferramentas os resultados serão monitorados, e se as pessoas são incentivadas a expressar suas opiniões.

Além disso, é importante assegurar que os funcionários são tratados com respeito e equidade, e que eles recebem treinamento adequado sobre suas responsabilidades e direitos.

Próximos passos

Com um software de recursos humanos você é capaz de identificar, reter e desenvolver talentos através de ciclos automatizados de avaliações de competências. Um bom sistema de gestão de pessoas oferece mais autonomia ao RH, pois permite a automatização dos processos e estimula a cultura de feedbacks com uma gestão de talentos inteligentes.

E um software de gestão de RH que colabora para isso é o STRATWs One. Com ele você planeja, organiza e melhora a rotina de trabalho de toda a equipe, fazendo com que os colaboradores tenham o foco na cultura de resultados.

stratws one