Metodologias de Gestão

Como definir OKR: dicas e exemplos para colocar em prática em sua empresa

Como definir OKR: dicas e exemplos para colocar em prática em sua empresa

Publicação : 17/06/2019

Por Siteware

7 min

Como definir OKR
Como definir OKR

Muito se fala sobre o método OKR e sobre o quão poderoso é manter a organização alinhada e concentrada em aspectos que realmente importam para o seu desenvolvimento.

No entanto, muitos gestores e empresários ainda não sabem como definir OKR. O fato é que criar um bom OKR não é tão simples quanto pode parecer. Por isso, é bastante comum ver as pessoas descrevendo os resultados-chave como objetivos, as tarefas como os resultados-chave, sem saber o que colocar em cada parte.

Se esse é o seu caso, fique tranquilo que vamos te ajudar.

Separamos aqui 5 dicas de como fazer OKR para você não se confundir na hora de estabelecer seus objetivos e resultados-chave. Assim, vai conseguir impulsionar desempenhos individuais, coletivos e organizacionais.

Quer entender melhor a metodologia OKR e otimizar sua gestão? Assista ao nosso vídeo do YouTube:

5 dicas de como definir OKR

Embora cada organização use OKRs de maneiras distintas e específicas, existem algumas práticas recomendadas para alcançar um sucesso maior.

Vamos a elas!

1 – Defina metas de cima para baixo

A primeira dica de como fazer OKR é começar com as metas da empresa como um todo.

Dessa forma, comece pelas prioridades do CEO e vá em direção às metas dos departamentos, das equipes e de cada colaborador.

2 – Tenha clareza do que você quer realizar

Na hora de definir o seu objetivo, é preciso ter bastante clareza e certeza sobre aquilo que você deseja realizar.

Por exemplo, “Melhorar a equipe de marketing” é um objetivo muito vago. Nesse caso, o melhor seria “Investir na capacitação dos profissionais de marketing para escrever posts no blog”.

3 – Use números quando possível

Os resultados-chave devem ter um número, precisam ser quantificáveis. No entanto, para alguns objetivos, pode ser impossível associar um número.

Por exemplo, se um de seus objetivos é lançar seu produto com sucesso no primeiro trimestre, ele ainda é mensurável com base no fato de ele ser realizado ou não; mas você não pode forçar um número com ele.

Portanto, recomendamos o uso de números, quando apropriado. Mas evite complicar demais os OKRs.

Em vez de, por exemplo, ter como OKR “Ganhar muito dinheiro”, você pode dizer “Aumentar a receita em 15% nos próximo 12 meses”.

4 – Seja mais audacioso

Para saber como definir OKR é preciso entender que essa metodologia consiste em estabelecer objetivos grandes e ambiciosos. Por isso, tenha a audácia ao definir onde você quer chegar.

Porém, se todos os objetivos de suas equipes forem muito ousados e agressivos, você pode acabar desmotivando seus colaboradores. Procure encontrar o equilíbrio para que as equipes consigam comemorar as vitórias e permanecer motivadas.

5 – Mantenha um limite

Não há como fazer OKR sem estabelecer um limite tanto para a quantidade de objetivos quanto para os resultados-chave. Se você tiver muitos OKRs, perderá a capacidade de se concentrar. Por outro lado, se você tiver apenas um ou dois, provavelmente não estará se desafiando o suficiente. O recomendado é que sejam definidos de 3 a 5 OKRs.

A implementação da metodologia OKR na empresa deve seguir um cronograma definido. Veja este exemplo prático:

Como definir OKR

Exemplos

Para sanar de vez as suas dúvidas sobre como definir OKR para a sua empresa, separamos alguns exemplos práticos.

Os resultados-chave precisam ser quantificáveis ​​e mensuráveis ​​por uma métrica específica. Geralmente, as metas começam com verbos como iniciar, aumentar, diminuir, reduzir, criar, desenvolver, entregar, construir, criar, implementar, definir, liberar, testar, preparar e planejar.

Na maioria das vezes, seus resultados-chave serão uma métrica específica e um valor a ser alcançado. Veja:

OKR da organização

Objetivo:

  • Aumentar a receita da empresa em 10%.

Resultados-chave:

  • Receber 50 novos clientes até o final do segundo trimestre;
  • Reduzir a taxa de cancelamentos para 5%;
  • Lançar um novo produto até o final do ano.

OKR da equipe de marketing

Objetivo:

  • Melhorar o novo processo de marketing.

Resultados-chave:

  • Desenvolver relacionamento pessoal com 5 clientes em potencial;
  • Aumentar a geração de leads em 10%;
  • Lançar 5 webinars.

OKR do CEO

Objetivo:

  • Melhorar a reputação da nossa empresa.

Resultados-chave:

  • Lançar dois novos produtos que impactarão nossa marca no terceiro trimestre;
  • Entrevistar 20 clientes e obter feedback;
  • Aumentar a retenção de clientes para 90%.

Veja mais alguns exemplos:

Como definir OKR

Veja mais: Objetivos e Resultados-Chave: 13 exemplos de OKR para se inspirar

Gostou das nossas dicas de como definir OKR? Então não perca mais tempo e implemente já essa metodologia na sua empresa. Faça isso e veja seus resultados melhorarem significativamente.

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre a metodologia OKR

Acompanhar seus resultados-chave é fundamental ao usar OKR. Por isso, use um software de gestão de desempenho empresarial como o STRATWs One. Dessa forma, você terá todas as informações que precisa em tempo real.

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Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!

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