Dicas e truques de gestão empresarial dos maiores CEOs do mundo

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CEO sabe os segredos da gestão empresarial

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A gestão empresarial é o conjunto de estratégias e ações usadas para administrar seu negócio e levá-lo a um bom desenvolvimento e crescimento. Trata-se de um conceito amplo, que usa várias metodologias e também insumos, recursos financeiros e humanos.

Num mundo VUCA, como o que vivemos atualmente, praticar a gestão empresarial de forma dinâmica torna-se ainda mais indispensável. O mundo muda, e é imprescindível que as empresas mudem com ele, acompanhando os movimentos da sociedade, as necessidades e prioridades dos consumidores.

Hoje em dia, o que não faltam são livros, teorias, metodologias e ferramentas sobre gestão de negócios. Mas alguns truques fazem parte do dia a dia, e você pode levar anos para aprender. Foi para contar algumas dessas dicas de alguns dos maiores CEOs do mundo que preparamos este artigo.

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O que é gestão empresarial e liderança para grandes CEOs

Uma das características mais marcantes na gestão empresarial dos grandes CEOs do mercado é o seu estilo de liderança. Ao contrário de todos os outros gestores, os CEOs são responsáveis por todas as decisões tomadas na empresa — até mesmo aquelas que eles desconhecem.

Assim, os CEOs devem conseguir inspirar todos os níveis hierárquicos da empresa, para que os demais líderes tomem decisões coerentes com aquelas que ele próprio tomaria. Uma pesquisa feita na Universidade de Harvard identificou cinco estilos de liderança entre os mais eficientes CEOs nos Estados Unidos. Veja a seguir as abordagens reveladas pelo estudo.

Abordagem estratégica

Esse tipo de CEO acredita que o seu papel é criar, testar e implementar a estratégia de longo prazo da empresa. Ele dedica a maior parte do seu tempo em tarefas externas (competidores, mercado, inovações etc), portanto, valoriza muito colaboradores a quem ele possa delegar as tarefas internas do dia a dia.

Abordagem do capital humano

Em oposição direta ao perfil anterior, o CEO que segue essa abordagem acredita que os seu trabalho é passar para os colaboradores um conjunto de valores e comportamentos. A ideia central é criar CEOs satélite em cada departamento, para que eles tomem decisões como o próprio CEO tomaria.

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Abordagem da experiência

Esses CEOs dedicam a maior parte do seu tempo a desenvolver a principal área de expertise da empresa, como forma de conseguir uma vantagem competitiva. Muitas vezes, eles focam no desenvolvimento de políticas internas, prêmios e estruturas para valorizar os colaboradores que aprendem a expertise que ele acredita ser a mais importante na empresa.

Abordagem da caixa

Os líderes nessa categoria acreditam que o maior valor que podem agregar à empresa é criando, fortalecendo e monitorando um conjunto específico de controles para garantir uma experiência sem riscos e consistente para os consumidores. Por isso, empregam a maior parte do seu tempo corrigindo exceções a esses controles.

Abordagem da mudança

Esses CEOs tomam para si um dos mais difíceis papéis em uma empresa e no mercado, ou seja, a reinvenção constante do modelo de negócio para se adaptar ao contexto. Esse perfil está muito menos interessado no controle, mas na mudança em si e no processo como um todo.

Entender esses tipos de liderança é importante para você identificar onde está nesse espectro e para conseguir trabalhar melhor as suas fraquezas.

As dicas e os truques de gestão empresarial de grandes nomes do mercado

Agora que você já sabe qual é o seu estilo de liderança na gestão empresarial, é hora de ver algumas dicas para se inspirar.

Falhe em direção ao sucesso 

A sociedade contemporânea pressiona, valoriza e cobra a perfeição. Mas um CEO de sucesso não pode ter medo de assumir riscos e falhar. Essa é a grande dica de Tim Armstrong, CEO do grupo Oath, que agora detém a AOL e o Yahoo. “Se você sabe qual é o objetivo, tudo bem falhar nessa direção”, ele defendeu em uma entrevista para a Business Insider (BI).

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Não vá só pelo dinheiro

A maioria esmagadora das pessoas que já empreenderam sabem que é um caminho difícil e que os “perrengues” muitas vezes ultrapassam as glórias. Em alguns setores, os lucros demoram anos a chegar, e as preocupações com as finanças são muitas.

É por essas e outras que o fundador e atual CEO do BuzzFeed, Jonah Peretti, aconselha a não desejar ser CEO somente pelo dinheiro. “Você não deveria ser um CEO de startup, nem mesmo um executivo de uma, se você não gosta de coisas difíceis e desafiadoras, nas quais você precisa entender coisas que ainda existem ainda. Isso tem que ser parte do porquê você faz isso [se torna CEO]”, ele afirmou na matéria da BI.

Seja uma pessoa legal

Definitivamente, a imagem do chefe que só aparece no escritório para criticar e cobrar metas é algo do passado. O líder atual é “gente como a gente” e faz questão de ser uma pessoa legal para os seus liderados, os parceiros e consumidores. É o que defende o CEO da Lyft, John Zimmer.

Para a BI, ele afirmou que “tratar bem as pessoas é ótimo para os negócios”. Zimmer lembra que, na maior parte das empresas, o CEO depende de um enorme conjunto de pessoas — colaboradores, fornecedores, parceiros, clientes etc — para ajudar você a chegar aonde deseja na gestão empresarial. E conseguir essa ajuda fica muito mais fácil sendo uma pessoa agradável.

Seja incorrigivelmente curioso

Uma matéria do jornal inglês The Guardian entrevistou mais de 70 CEOs para saber os seus segredos de sucesso. Uma das respostas mais recorrentes entre os entrevistados foi a postura curiosa para a vida e sempre receptiva às novidades.

Alan R Mulally, CEO da montadora de veículos Ford, é um dos que admitem estar de olhos abertos a tudo e a todos, dentro e fora da gestão empresarial. “Você aprende com todo mundo. Eu sempre quis aprender com tudo, entender todas as pessoas que estavam ao meu redor — por que elas pensavam o que pensavam, por que faziam o que faziam, o que funcionava para elas e o que não funcionava”, revelou ele ao jornal.

Bônus: comece pelo porquê

Apesar de não ser nenhum segredo, esta é uma dica que vale a pena relembrar. O autor Simon Sinek analisou o discurso dos CEOs mais inspiradores do mercado para tentar entender o seu sucesso. O que ele encontrou em comum nos discursos foi o papel central do propósito para engajar as pessoas em uma ideia. Se você ainda não assistiu à famosa TED Talk de Sinek, a hora é agora:

Com essas dicas de gestão empresarial, temos certeza que você está preparado para ser um CEO ainda mais inspirador para a sua equipe. Mas, se o que você deseja é simplificar a gestão da sua empresa e ganhar tempo para funções mais estratégicas, a solução está na STRATWs One.

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