Objetivos estratégicos: exemplos e como defini-los

CONTEÚDO

Objetivos estratégicos: exemplos e como definí-los

CONTEÚDO

No coração do planejamento estratégico de qualquer organização bem-sucedida, encontram-se os objetivos estratégicos. Esses objetivos são as metas que definirão o rumo da empresa, integrando-se profundamente às ações que as lideranças irão definir ao longo dos próximos anos.

No entanto, identificar quais devem ser os objetivos estratégicos e entender como eles se diferem dos demais costuma ser uma dúvida comum no meio organizacional.

Não é à toa que o mapa estratégico e o BSC surgiram como soluções para conectar os objetivos estratégicos com uma abordagem holística e equilibrada para transformar visão e planejamento em ação.

Por isso, neste conteúdo, te ajudo a entender tudo sobre os objetivos estratégicos, como eles devem ser escolhidos e quais métodos e ferramentas irão te ajudar nesse alinhamento. Continue a leitura e confira!

planejamento estratégico

O que são os objetivos estratégicos?

Os objetivos estratégicos estão intrinsecamente ligados à visão de longo prazo e à missão fundamental da empresa. Eles são projetados para direcionar a organização em direção ao seu futuro desejado e são fundamentais para a realização de sua razão de ser.

Por exemplo, se a visão de uma empresa é ser líder de mercado em tecnologia sustentável, um objetivo estratégico pode ser desenvolver uma nova linha de produtos eco-friendly até uma determinada data.

Dessa forma, enquanto objetivos comuns podem ser de curto prazo ou relacionados a tarefas específicas, os objetivos estratégicos têm um horizonte de tempo mais longo e focam no impacto sustentável e no crescimento a longo prazo da empresa.

Por isso, definir quais são os objetivos estratégicos da empresa ajuda a liderança a ter uma direção clara para onde a empresa está indo, o que é crucial em um ambiente de negócios que está sempre mudando e se tornando cada vez mais competitivo.

Ou seja, sem objetivos estratégicos claros, as empresas podem se encontrar à deriva, incapazes de responder efetivamente às mudanças do mercado ou às necessidades dos clientes.

Quais são os tipos de objetivos?

No ambiente organizacional existem três tipos de objetivos: estratégicos, táticos e operacionais. A seguir, você entende o que são cada um deles:

1- Objetivos estratégicos

Como explicado anteriormente, os objetivos estratégicos são metas de alto nível gerencial que uma organização estabelece para direcionar sua trajetória e alcançar sua visão de longo prazo. Eles são fundamentais para a estratégia global da empresa, refletindo sua missão e valores centrais.

Estes objetivos são caracterizados por seu amplo escopo e horizonte de tempo estendido, geralmente abrangendo um período de três a cinco anos, ou até mais.

Um objetivo estratégico pode ser expandir as operações da empresa para novos mercados geográficos nos próximos cinco anos. Isso pode envolver entrar em novos países ou regiões, adaptando produtos ou serviços para atender às necessidades locais.

2-Objetivos táticos

Já os objetivos táticos são metas intermediárias que servem como o elo entre os objetivos estratégicos de longo prazo e as ações operacionais do dia a dia. Eles são essenciais para traduzir a visão e as metas amplas estabelecidas nos objetivos estratégicos em planos concretos e realizáveis.

Assim, enquanto os objetivos estratégicos definem para onde a empresa quer ir, os objetivos táticos delineiam como chegar lá.

Esses objetivos são caracterizados por serem mais específicos e detalhados do que os objetivos estratégicos, mas ainda mantêm um certo nível de abstração e visão geral. 

Por exemplo, se um objetivo estratégico de uma empresa é aumentar sua participação no mercado, um objetivo tático relacionado pode ser o desenvolvimento de uma nova campanha de marketing para um produto específico. Este objetivo tático é mais concreto e imediato do que o objetivo estratégico, mas ainda é parte integrante da estratégia geral para alcançar a meta de longo prazo.

Outro exemplo pode ser se o objetivo estratégico é melhorar a eficiência operacional da empresa. Um objetivo tático correspondente poderia ser a implementação de um novo software de gestão de projetos para melhorar a comunicação e a coordenação entre as equipes.

3- Objetivos operacionais

Os objetivos operacionais são metas específicas e de curto prazo focadas nas operações diárias de uma organização. Eles são essenciais para a execução eficiente da estratégia global da empresa e para a realização dos objetivos táticos e estratégicos.

Diferentemente dos objetivos estratégicos e os táticos, os operacionais são altamente específicos e orientados para a ação. Além disso, eles estão diretamente relacionados com as atividades cotidianas e com a eficiência operacional da empresa.

Por exemplo, um objetivo operacional pode ser aumentar a eficiência da linha de produção em 10% nos próximos seis meses. Este objetivo é específico, mensurável e tem um prazo claro. Outro exemplo pode ser a redução da taxa de erros em um processo de atendimento ao cliente em 5% até o final do trimestre.

Dessa forma, esses objetivos operacionais são frequentemente estabelecidos por líderes operacionais e são essenciais para garantir que as operações diárias estejam alinhadas com os objetivos mais amplos da empresa.

Ou seja, os objetivos operacionais estão diretamente conectados a planos de ação para que os objetivos táticos sejam alcançados e, assim, os objetivos estratégicos conquistados.

Como definir os objetivos estratégicos?

A definição dos objetivos estratégicos na sua empresa vai definir bastante de qual é a realidade dela. No entanto, como defini-los costuma haver um padrão de planejamento.

A seguir confira mais detalhes:

Passo 1: Realize a análise estratégica

A análise estratégica é um processo fundamental para entender a posição atual da sua empresa no mercado e para planejar seu futuro.

Para entender onde está e levar em consideração as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa, uma ferramenta bastante utilizada nesta etapa é a Matriz SWOT.

analise swot

Na matriz você deverá planejar os seguintes quadrantes: 

  • Forças (Strengths): este quadrante da matriz foca nos pontos fortes da sua empresa. Aqui, você deve identificar os aspectos internos que dão à sua empresa uma vantagem competitiva. Isso pode incluir uma equipe altamente qualificada, tecnologia inovadora, recursos financeiros sólidos, uma forte marca ou reputação, patentes exclusivas, localização favorável, etc.
  • Fraquezas (Weaknesses): nesta parte, você analisa as áreas internas onde a empresa pode melhorar. As fraquezas podem incluir falta de expertise em áreas-chave, recursos financeiros limitados, processos internos ineficientes,  problemas na cadeia de suprimentos, entre outros.
  • Oportunidades (Opportunities): aqui, o foco é nos fatores externos que a empresa pode aproveitar para crescer e se destacar. As oportunidades podem surgir de mudanças no mercado, novas tendências de consumo, lacunas no mercado que a concorrência não atende, etc. Identificar essas oportunidades permite que a empresa se posicione de forma proativa para aproveitá-las.
  • Ameaças (Threats): este quadrante aborda os riscos externos que podem desafiar a empresa. As ameaças podem incluir novos concorrentes, mudanças nas preferências dos consumidores, crises econômicas, entre outros. Entender essas ameaças é vital para desenvolver estratégias defensivas.

Preenchendo essa matriz, a alta liderança saberá onde a empresa está no mercado em comparação aos concorrentes e saberá do potencial dela.

banner-swot

Passo 2: Defina a Missão, Visão e Valores

Entendido onde a empresa está no mercado, a segunda etapa definirá para onde e como a empresa quer ir para os seus objetivos. Para isso, será necessários definir a missão, visão e valores.

Eles vão orientar todas as decisões e ações, moldando a cultura organizacional e a percepção pública.

A missão de uma empresa é uma declaração clara de seu propósito fundamental. Ela responde à pergunta “Por que nossa empresa existe?“. Uma missão bem definida orienta as ações diárias, assegurando que todos os esforços estejam alinhados com o propósito central da empresa.

Já a visão de uma empresa é uma declaração inspiradora que descreve onde ela aspira estar no futuro. Ela responde à pergunta “Onde queremos chegar?“. A visão serve como um farol, guiando a empresa em direção ao futuro e inspirando inovação e crescimento.

Por fim, os valores de uma empresa são os princípios e crenças fundamentais que guiam seu comportamento e decisões. Os valores estabelecem a base para a cultura organizacional, influenciam como a empresa opera e como os funcionários interagem entre si e com os clientes.

Passo 3: Construa o Mapa Estratégico com o BSC

O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta de gestão estratégica que transforma a visão e a estratégia de uma organização em um conjunto coerente de indicadores de desempenho.

O mapa estratégico, uma parte integral do BSC, é uma representação visual que fornece uma visão clara de como os objetivos estratégicos estão interligados e como eles contribuem para a realização da visão da empresa.

O BSC é estruturado em torno de quatro perspectivas principais: financeira; aprendizado e crescimento; processos internos e clientes;

Comece identificando objetivos estratégicos claros para cada uma das quatro perspectivas. Estes objetivos devem estar alinhados com a missão, visão e valores da empresa.

  • Financeira: pode incluir metas como crescimento de receita, rentabilidade, redução de custos.
  • Clientes: foco em satisfação do cliente, retenção, aquisição, e valor percebido.
  • Processos Internos: melhoria da eficiência operacional, inovação, qualidade dos produtos/serviços.
  • Aprendizado e Crescimento: desenvolvimento de competências dos funcionários, cultura organizacional, tecnologia e infraestrutura.

Depois, desenhe linhas de conexão entre os objetivos para mostrar como eles se influenciam mutuamente. Por exemplo, como o desenvolvimento de competências dos funcionários (Aprendizado e Crescimento) pode melhorar os processos internos, levando a uma maior satisfação do cliente e, eventualmente, a melhores resultados financeiros.

Para cada objetivo estratégico, defina indicadores-chave de desempenho (KPIs) que permitirão medir o progresso.

Se quiser, aprofunde os seus conhecimentos sobre o BSC no vídeo abaixo:

Passo 4: Defina os objetivos estratégicos, táticos e operacionais

Com base na análise SWOT e no mapa estratégico, defina os objetivos estratégicos. Estes devem ser amplos, de longo prazo e alinhados com a visão da empresa.

Desdobre os objetivos estratégicos em objetivos táticos. Estes devem ser mais específicos, de médio prazo e focados em como cada departamento pode contribuir para os objetivos estratégicos.

Por fim, traduza os objetivos táticos em objetivos operacionais. Estes são de curto prazo, muito específicos e relacionados às operações diárias da empresa.

Exemplo de Desdobramento de Objetivos

Este exemplo mostra como um objetivo amplo e de longo prazo (estratégico) é desdobrado em metas mais específicas e de médio prazo (táticas), que por sua vez são divididas em tarefas concretas e de curto prazo (operacionais). 

1- Objetivo Estratégico

Expandir a participação de mercado

Suponha que uma empresa de tecnologia defina como seu objetivo estratégico expandir sua participação de mercado em 20% nos próximos cinco anos. Este é um objetivo de longo prazo que foca no crescimento e na expansão da empresa.

2- Objetivo Tático

Desenvolver e lançar novos produtos

Para apoiar o objetivo estratégico de expansão de mercado, um objetivo tático pode ser o desenvolvimento e lançamento de três novos produtos inovadores nos próximos três anos. Este objetivo é mais específico e tem um prazo médio.

Além disso, ele se concentra em como a empresa pode alcançar o crescimento desejado por meio da inovação e diversificação de produtos.

3- Objetivo Operacional

Concluir a fase de pesquisa e desenvolvimento do “Produto A” até o final do ano

Para atingir o objetivo tático de lançar novos produtos, um dos objetivos operacionais pode ser concluir a fase de pesquisa e desenvolvimento do Produto A até o final do ano corrente. Este é um objetivo de curto prazo, muito específico e mensurável, focado nas atividades diárias e na eficiência operacional.

Próximos passos

A tecnologia é a maior aliada de um planejamento estratégico de alta performance. Contar com um software de gestão de projetos é o melhor caminho para visualizar todo o cenário, gerenciando seu portfólio e monitorando de perto o progresso das ações.

Esse sistema de gestão empresarial possibilita não apenas criar um planejamento completo e realista, mas também centralizar todos os resultados em um só local, conectando indicadores de desempenho para tornar a tomada de decisão mais certeira.

E a melhor opção do mercado para quem deseja aprimorar sua gestão é o software STRATWs One. Robusto e com funcionalidades valiosas, ele é simples e fácil de usar. Assim, é possível planejar, gerenciar as ações e engajar o time com 100% de foco nos resultados.

A ferramenta auxilia líderes e liderados a desenvolverem planos de ação que sejam eficazes dentro das organizações, compondo funções, como:

  • usar as principais metodologias de planejamento estratégico como BSC, OKR e SWOT;
  • criar e acompanhar KPIs de processos, projetos e pessoas;
  • compartilhar informações com agilidade e transparência;
  • focar na busca dos resultados;
  • usar a meritocracia e a gestão à vista para motivar e gerenciar equipes;
  • gerenciar riscos e analisar cenários;
  • encontrar oportunidades de melhoria;
  • aumentar a produtividade
  • fazer a gestão de reuniões e do portfólio de projetos.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs ONE!

stratws one