Conheça 3 diferentes tipos de estratégias empresariais Ir para conteúdo
Tipos de estratégias empresariais

Todas as organizações precisam definir claramente os caminhos que serão usados para conquistar seus objetivos. Sem este planejamento, seus gestores e colaboradores se sentirão perdidos, sem saber como a empresa irá operar no mercado.

Neste contexto, existem diferentes tipos de estratégias empresariais para transformar esse planejamento em realidade. Elas farão parte de um programa geral para garantir o desempenho da organização que a levará ao alcance dos seus objetivos.

Os gestores utilizam as estratégias para determinar a direção e as atividades da empresa dentro do mercado em que está inserida.

É essencial saber quais são e como usar os tipos de estratégias empresariais para garantir que a empresa alcance os resultados desejados.

O que são estratégias empresariais e qual sua importância

Estratégia pode ser definida como a utilização dos recursos disponíveis para atingir determinado objetivo em um prazo estipulado.

No contexto empresarial, as estratégias estabelecem a direção que a organização deve seguir para alcançar seus diversos objetivos, orientando o melhor aproveitamento dos recursos físicos, tecnológicos e financeiros.

Elas também abrangem o padrão de resposta da organização aos desafios e riscos apresentados pelo mercado em que atua.

Pensar estrategicamente é fundamental para a empresa sobreviver às mudanças constantes do mercado e ainda crescer de forma sustentável.

As empresas que não possuem estratégias empresariais bem definidas, nascem e crescem de forma desordenada, podendo até sobreviver por certo período no mercado.

Mas, no médio ou longo prazo, não resistirão ao mercado atual, extremamente competitivo e sujeito a constantes mudanças nos aspectos políticos, econômicos, sociais e tecnológicos.

Sobreviver nesse cenário com resultados diferenciados exige muita organização, controle e inovação, que só se obtém adotando diferentes tipos de estratégias empresariais.

Confira também: O papel da tecnologia da informação na execução da estratégia das empresas

Quais são os diferentes tipos de estratégias empresariais

Existem diversos tipos de estratégias empresariais que podem ser empregados nas situações apresentadas à empresa pelo mercado.

As empresas iniciantes, ao definir as estratégias que utilizarão, poderão conhecer melhor suas potencialidades e limitações, evitando falhas e alcançando metas e resultados mais consistentes com a sua missão.

Para as empresas já maduras, o mercado sujeito às constantes mudanças torna fundamental repensar continuamente suas operações. Pode ser necessário, por questões de sobrevivência e competitividade, a reestruturação dos tipos de estratégias organizacionais, da estrutura financeira e até dos produtos e serviços oferecidos ao mercado.

Sua empresa é madura? Confira este vídeo da Siteware e descubra:

Nesse contexto, as principais estratégias empresariais são as seguintes:

1- Estratégias de Crescimento

Estratégias empresariais voltadas para aumento dos lucros, das vendas, ou da participação do mercado, aumentando o valor da empresa, são consideradas estratégias de crescimento.

Isso significa que existem situações favoráveis no mercado que podem transformar-se em oportunidades. Nesse cenário, a empresa busca lançar novos produtos e aumentar o volume de vendas.

Algumas ações inerentes às estratégias de crescimento são:

  • Inovação: se a empresa atua em um mercado de rápida evolução tecnológica, deve procurar antecipar-se aos concorrentes através do desenvolvimento frequente e lançamentos de novos produtos e serviços. É necessário o acesso rápido e direto a todas as informações necessárias.
  • Joint venture: duas empresas se associam para produzir um produto e conseguir, juntas, entrar em um novo mercado. Normalmente, uma das empresas entra no negócio com o  capital e a outra com a tecnologia necessária.
  • Expansão: o processo deve ser muito bem planejado, para não correr o risco de perder investimentos ou o timing do negócio, o que provocaria a perda de mercado, e, dependendo do prejuízo, sua venda ou associação com empresas de maior porte.
  • Internacionalização: a empresa estende suas operações para fora do seu país de origem.

Veja mais: Confira 8 ideias de projetos de melhorias para empresas

2- Estratégia de manutenção

Neste caso, a empresa identifica um ambiente com potenciais ameaças à sua sobrevivência. No entanto, ela possui uma série de pontos fortes, como disponibilidade financeira, recursos humanos e tecnologia, acumulados ao longo dos anos.

Estes fatores possibilitam aos gestores definirem as ações necessárias para continuar no mercado, mantendo a posição conquistada até o momento.

Essas ações deverão abranger o fortalecimento dos seus pontos fortes, ao mesmo tempo em que procura minimizar seus pontos fracos. A estratégia de manutenção é uma postura defensiva com o objetivo de preparar a empresa para enfrentar possíveis dificuldades em um futuro próximo.

Esses problemas podem ser a perda de mercado pela entrada de um concorrente forte, crise econômica, ou outra ameaça qualquer.

3- Estratégia de investimento

Este é um dos principais tipos de estratégias empresariais que devem constar no planejamento estratégico da organização.

Neste caso, as ações visam, principalmente, a utilização dos seus recursos financeiros, o que deve ser bem planejado para evitar falhas no projeto e, consequentemente, prejuízos para a empresa.

O investimento estratégico só deve ser realizado quando a empresa conhece muito bem o seu mercado, os concorrentes e os clientes. Assim, os gestores  poderão identificar qual o setor deve receber o investimento para que a empresa se diferencie e se destaque.

Para que a estratégia seja bem-sucedida, é necessário o uso do planejamento e da criatividade para conseguir extrair o máximo de resultado com os recursos disponíveis.

Veja também em nosso blog: Quais os modelos de gestão empresarial mais adequados para o seu negócio?

Prepare-se para colocar em prática suas estratégias empresariais

Existem diferentes tipos de estratégias empresariais que podem ser utilizadas em todas as situações previstas ou não previstas pelas organizações.

As estratégias empresariais devem ser usadas em conjunto com o planejamento estratégico, que permite aos empresários e administradores analisarem o cenário onde atuam, identificando suas crenças e valores para atuação no mercado.

A partir daí, estabelece-se a missão da empresa, sua razão de existir no mercado, o que vai entregar e como será reconhecida em determinado prazo.

A missão é o que irá nortear a escolha e elaboração dos diferentes tipos de estratégias empresariais que serão utilizadas pelas organizações.

Para ajudar você nessa tarefa, a Siteware desenvolveu o STRATWs ONE, um software de gestão de performance corporativa que vai alavancar o crescimento de sua empresa, fortalecendo a cultura de gestão estratégica e transformando planos em realidade.

Baixe nosso e-book gratuito e aprofunde ainda mais seus conhecimentos sobre o tema: Guia do Gestor

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One