Gestão Estratégica

Quando usar diferentes tipos de estratégias empresariais

Quando usar diferentes tipos de estratégias empresariais

Publicação : 22/07/2021

Por Viviane Rodrigues

15 min

Tipos de estratégia
Tipos de estratégia

(Clique no player para ouvir a narração do nosso post sobre tipos de estratégias empresariais! Deixe nos comentários o que achou.)

Todas as organizações precisam definir claramente os caminhos que serão usados para conquistar seus objetivos estratégicos. Isto é, seguir algum modelo de estratégia empresarial. Sem este planejamento, seus gestores e colaboradores se sentirão perdidos, sem saber como a empresa irá operar no mercado.

Neste contexto, existem diferentes tipos de estratégias empresariais para transformar esse planejamento em realidade, de forma prática. Essas estratégias farão parte de um programa geral para garantir o desempenho da organização e, assim, levarão ao alcance dos seus objetivos.

Diferentes tipos de gestores utilizam diferentes estratégias para determinar a direção e as atividades da empresa dentro do mercado em que está inserida.

Por isso, é essencial saber quais são e como usar os tipos de estratégias empresariais para garantir que a empresa alcance os resultados desejados.

Neste post, vamos apresentar diferentes tipos de estratégias corporativas, assim, você poderá escolher a que mais adequada para o seu negócio.

Confira modelos e exemplos de estratégias empresariais bem-sucedidas.

Antes de conferir as dicas, não deixe de acessar nossos materiais gratuitos para complementar o seu aprendizado sobre o assunto:

O que são estratégias empresariais e qual sua importância

Estratégia pode ser definida como a utilização dos recursos disponíveis para atingir determinado objetivo em um prazo estipulado.

No contexto empresarial, as estratégias estabelecem a direção que a organização deve seguir para alcançar seus diversos objetivos, orientando o melhor aproveitamento dos recursos físicos, intelectuais, tecnológicos e financeiros.

Elas também abrangem o padrão de resposta da organização aos desafios e aos riscos apresentados pelo mercado em que atua.

Portanto, pensar estrategicamente é fundamental para a empresa sobreviver às mudanças constantes do mercado e ainda crescer de forma sustentável.

As empresas que não possuem estratégias empresariais bem definidas nascem e crescem de forma desordenada, podendo até sobreviver por certo período no mercado, mas acabam não sendo sustentáveis no longo prazo.

Mas, no médio ou longo prazo, não resistirão ao mercado atual, extremamente competitivo e sujeito a constantes mudanças nos aspectos políticos, econômicos, sociais e tecnológicos.

Sobreviver nesse cenário com resultados diferenciados exige muita organização, controle e inovação, que só se obtém adotando diferentes tipos de estratégias empresariais.

Confira também: O papel da tecnologia da informação na execução da estratégia das empresas

Quais são os diferentes tipos de estratégias empresariais

É importante conhecer as diferentes estratégias empresariais para entender qual melhor se encaixa nos objetivos e necessidades organizacionais. Atualmente, existem 3 tipos de estratégias empresariais:

  1. Estratégias de crescimento;
  2. Estratégia de investimento;
  3. Estratégia de manutenção;
  4. Bônus: Planejamento estratégico com o Modelo de Negócios Canvas.

As empresas iniciantes, ao definir as estratégias que utilizarão, poderão conhecer melhor suas potencialidades e limitações, evitando falhas e alcançando metas e resultados mais consistentes com a sua missão.

Para as empresas já maduras, o mercado sujeito às constantes mudanças torna fundamental repensar continuamente suas operações. Pode ser necessário, por questões de sobrevivência e competitividade, a reestruturação dos tipos de estratégias organizacionais, da estrutura financeira e até dos produtos e serviços oferecidos ao mercado.

Sua empresa é madura? Confira este vídeo da Siteware e descubra:

Nesse contexto, as principais estratégias empresariais são as seguintes:

1- Estratégias de crescimento

Estratégias empresariais voltadas para aumento dos lucros, das vendas, ou da participação do mercado, aumentando o valor da empresa, são consideradas estratégias de crescimento.

Isso significa que existem situações favoráveis no mercado que podem transformar-se em oportunidades. Nesse cenário, a empresa busca lançar novos produtos e aumentar o volume de vendas.

Algumas ações inerentes às estratégias de crescimento são:

  • Inovação: se a empresa atua em um mercado de rápida evolução tecnológica, deve procurar antecipar-se aos concorrentes através do desenvolvimento frequente e lançamentos de novos produtos e serviços. É necessário o acesso rápido e direto a todas as informações necessárias.
  • Joint venture: duas empresas se associam para produzir um produto e conseguir, juntas, entrar em um novo mercado. Normalmente, uma das empresas entra no negócio com o  capital e a outra com a tecnologia necessária.
  • Expansão: o processo deve ser muito bem planejado, para não correr o risco de perder investimentos ou o timing do negócio, o que provocaria a perda de mercado, e, dependendo do prejuízo, sua venda ou associação com empresas de maior porte.
  • Internacionalização: a empresa estende suas operações para fora do seu país de origem.

Veja mais: Confira 8 ideias de projetos de melhorias para empresas

Conquistar novos clientes, novos mercados ou ambos? Qual o tipo de estratégia organizacional adotar?

Para uma empresa crescer, um dos caminhos mais óbvios e conquistar novos clientes. Mas como fazer isso? Que modelo de estratégia empresarial de crescimento usar?

  • Ampliar o número de clientes no mercado em que já atua?
  • Vender os produtos e serviços que já comercializa, mas em outros mercados?
  • Cria novos produtos e serviços para o mercado atual?
  • Criar novos produtos e serviços e conquistar clientes em novos mercados?

Para responder a essas perguntas, você pode usar a Matriz de Ansoff. Se você Não conhece esta matriz, então, confira o vídeo:

É importante entender esse conceito, por isso, leia mais: Entenda o que é a Matriz Ansoff e como aplicar na prática para fazer escolhas de crescimento de sua empresa

2- Estratégia de investimento

Este é um dos principais tipos de estratégias empresariais que devem constar no planejamento estratégico da organização.

Neste caso, as ações visam, principalmente, a utilização dos seus recursos financeiros, o que deve ser bem planejado para evitar falhas no projeto e, consequentemente, prejuízos para a empresa.

O investimento estratégico só deve ser realizado quando a empresa conhece muito bem o seu mercado, os concorrentes e os clientes. Assim, os gestores poderão identificar qual o setor deve receber o investimento para que a empresa se diferencie e se destaque.

Para que a estratégia seja bem-sucedida, é necessário o uso do planejamento e da criatividade para conseguir extrair o máximo de resultado com os recursos disponíveis.

3- Estratégia de manutenção

Neste caso, a empresa identifica um ambiente com potenciais ameaças à sua sobrevivência. No entanto, ela possui uma série de pontos fortes, como, por exemplo, disponibilidade financeira, recursos humanos e tecnologia, acumulados ao longo dos anos.

Esses fatores possibilitam aos gestores definirem as ações necessárias para continuar no mercado e, assim, manter a posição conquistada até o momento.

Essas ações deverão abranger o fortalecimento dos seus pontos fortes, ao mesmo tempo em que procura minimizar seus pontos fracos. Dessa forma, a estratégia de manutenção é uma postura defensiva. Portanto, o objetivo é preparar a empresa para enfrentar possíveis dificuldades em um futuro próximo.

Esses problemas podem ser a perda de mercado pela entrada de um concorrente forte, crise econômica, ou outra ameaça qualquer.

Se você não conhece maneiras de identificar oportunidades e ameaças, então, aprenda a usar a análise de cenários e ferramentas como a Matriz SWOT:

Confira também: Análise de cenários para planejamento estratégico: conheça as melhores ferramentas

Você viu 3 exemplos de estratégias empresariais bem-sucedidas:

  1. Estratégias de crescimento
  2. Estratégia de manutenção
  3. Estratégia de investimento

Agora, veja como colocá-las em prática com ajuda da tecnologia.

Veja também em nosso blog: Quais os modelos de gestão empresarial mais adequados para o seu negócio?

Para colocar em prática: Kit de ferramentas de análise

BÔNUS! Quer conhecer outro exemplo de planejamento estratégico?

O Modelo de Negócios Canvas foi criado por Alexander Osterwalder e Yves Pigneur no ano de 2005.

O Modelo de Negócios Canvas é um template na forma de quadro com 9 campos. Eles devem ser preenchidos respondendo a determinadas perguntas para se criar um plano de negócios.

Assim, essa tarefa tão complexa se tona bem mais ágil e objetiva. Por isso, o Canvas Model tem sido usado por startups, onde agilidade, redução de custos e eficiência são muito importantes.

Muitas pessoas não conhecem o Quadro Canvas, por isso, criamos este modelo para você:

tipos de estratégias empresariais: conheça o modelo canvas

Conheça as 9 perguntas principais desse modelo de estratégia empresarial:

  • Propostas de valor: o que o seu produto faz e promete fazer?
  • Segmentos de clientes: para quem o seu produto se destina?
  • Atividades-chave: quais são as principais atividades que viabilizam a proposta de valor?
  • Recursos principais: quais recursos humanos, financeiros, físicos, intelectuais etc. serão necessários?
  • Canais: Por quais meios a organização fornece sua proposta de valor?
  • Relacionamento com clientes: como a empresa se relacionará com sua base de clientes?
  • Parceiros principais: como terceiros se encaixam no plano de negócios?
  • Estrutura de custos: quais são todos os custos relacionados aos negócio?
  • Fonte de receitas: como o produto fará dinheiro?

Uma das vantagens do Canas Model é a possibilidade de criar o planejamento do negócio de forma colaborativa. Isso porque reune-se um grupo de colaboradores qualificados que vão respondendo às perguntas em uma espécie de brainstorming.

Para isso, usa-se um Modelo Canvas em tamanho grande, que vai sendo preenchido com post its, Assim, se houver mudanças de ideias, basta substituir esses post its.

Portanto, tudo já é alinhado com diversas áreas da empresa conforme vai sendo definido. E mais: as ideias são amplas e diversificadas. Alem disso, rapidamente se cria o plano de negócios que fica resumido em uma única folha de papel.

Se você quer mais detalhes, então, saiba mais assistindo a este vídeo:

E não deixe de ler em nosso blog:

Prepare-se para colocar em prática suas estratégias empresariais

Existem diferentes tipos de estratégias empresariais que podem ser utilizadas em todas as situações previstas ou não previstas pelas organizações.

As estratégias empresariais devem ser usadas em conjunto com o planejamento estratégico. Dessa forma, isto permite aos empresários e administradores analisarem o cenário onde atuam, identificando suas crenças e valores para atuação no mercado.

A partir daí, estabelece-se a missão da empresa, sua razão de existir no mercado, o que vai entregar e como será reconhecida em determinado prazo.

A missão é o que irá nortear a escolha e elaboração dos diferentes tipos de estratégias empresariais que serão utilizadas pelas organizações.

Para ajudar você nessa tarefa, a Siteware desenvolveu o STRATWs ONE, um software de gestão de performance corporativa que vai alavancar o crescimento de sua empresa, fortalecendo a cultura de gestão estratégica e transformando planos em realidade.

O STRATWs One já foi adotado por mais de mil empresas, contando atualmente com nada menos que 160 mil usuários satisfeitos.

Sabe por quê?

Por que conta com uma série de vantagens, coimo estas:

  • Criar e acompanhar KPIs de processos, projetos e pessoas;
  • Compartilhar informações com agilidade e transparência;
  • Usar a meritocracia e a gestão à vista para motivar e gerenciar equipes;
  • Facilitar a troca de informação e a comunicação entre departamentos;
  • Focar na busca dos resultados que sua empresa procura alcançar;
  • Encontrar oportunidades de melhoria;
  • Fazer a gestão de reuniões e do portfólio de projetos;
  • Aumentar a produtividade;
  • Empregar as principais metodologias de planejamento estratégico como BSC, OKR e SWOT;
  • Potencializar a governança corporativa;
  • Gerenciar riscos e analisar cenários.

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