Conheça 3 das principais ferramentas de gestão empresarial para planejar e monitorar seu negócio
Planejar, acompanhar e ajustar são 3 das principais ações que um gestor empresarial deve executar em seu dia a dia.
Afinal, ao gerenciar um negócio, várias ações precisam de atenção dos principais responsáveis pela empresa. Tudo isso para que exista uma gestão de sucesso.
Mas, na prática, isso não é uma tarefa fácil. E é nesse momento que surgem as principais ferramentas de gestão empresarial para dar apoio nas ações desses profissionais, facilitando sua tomada de decisão.
Diferentemente de sistemas e aplicativos que encontramos para organizar tarefas e definir as próximas ações – que também são importantes – as principais ferramentas de gestão empresarial são, na verdade, metodologias e práticas que podem trazer vantagens para o dia a dia do negócio, como por exemplo:
- Redução de custos;
- Melhor estruturação das etapas de trabalho;
- Otimização dos processos de venda;
- Captação de novos recursos;
- Aumento da lucratividade.
Por isso, confira a lista que preparamos com as 3 principais ferramentas de gestão empresarial que vão ajudar qualquer tipo de negócio.
Principais ferramentas de gestão empresarial: planeje, monitore e ajuste
Essas são algumas fórmulas práticas que toda empresa precisa conhecer para seguir no caminho certo e conseguir crescer de forma sustentável no mercado, ajustando seus processos sempre que necessário.
1- Análise SWOT
A análise SWOT é uma ferramenta para conhecer profundamente uma organização e seu ambiente, tanto interno como externo. É o primeiro estágio de um bom planejamento da sua empresa e ajuda os profissionais a se concentrarem em questões-chave para o negócio.
SWOT é a sigla que significa Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Na prática, para fazer a análise SWOT, é utilizado um quadro com esses 4 espaços.
Veja um modelo de uma matriz SWOT:
Cada um deles precisa ser preenchido de acordo com essas características de seu negócio.
Esses pontos são divididos de acordo com uma abordagem positiva e negativa, em relação a fatores externos ou internos:
- Pontos fortes e fracos são fatores internos;
- Oportunidades e ameaças são fatores externos;
- Uma força é um fator interno positivo;
- Uma fraqueza é um fator interno negativo;
- Uma oportunidade é um fator externo positivo;
- Uma ameaça é um fator externo negativo.
O principal objetivo da análise deve ser agregar valor aos produtos e serviços da empresa para que ela possa buscar novos clientes, reter clientes fiéis e ampliar os segmentos de clientes que atendem em longo prazo.
Se realizada com sucesso, é possível aumentar o retorno sobre o investimento e outros índices de lucratividade, ao potencializar oportunidades e defender sua empresa de ameaças.
2- Canvas Model
Outra das principais ferramentas de gestão empresarial, focada no planejamento e criação de negócios, é o Canvas, muito usado em startups.
Criado por Alex Osterwalder, o Business Model Canvas – ou simplesmente Canvas – ajuda a determinar e alinhar suas atividades de negócios de uma maneira simples e criativa. É usada uma tabela com 9 elementos de negócios para garantir que você não perca nenhuma parte vital de sua empresa.
Preenchendo toda a tabela Canvas, você terá uma visão macro do seu projeto. Então use o Canvas quando desejar descrever o modelo de negócios de sua empresa ou otimizá-lo. Observe que o Canvas é um documento que deve ser revisado periodicamente, pois todos os fatores listados podem mudar com o tempo.
Como usar o Business Model Canvas?
Essa que é uma das principais ferramentas de gestão empresarial possui 9 quadros que descrevem seu negócio. São eles:
- Segmentos de Clientes
- Proposições de Valor
- Canais
- Relacionamento com Clientes
- Fontes de Receita
- Recursos-Chave
- Atividades-Chave
- Parcerias-Chave
- Estrutura de Custos
Preencha cada bloco usando notas, links, desenhos, fotos e vídeos. Peça a colaboração das equipes para encontrar a maneira melhor de explicar seu negócio através da ferramenta.
Baixe nosso template e use agora mesmo o Canvas Model em sua empresas: Modelo Canvas
Siga as instruções deste vídeo de nosso canal no YouTube:
3- Criação e monitoramento de KPIs
Depois de definir suas ações e estratégias, é preciso acompanhar sua execução. Essa é a parte mais complexa da gestão empresarial.
Um Key Performance Indicator (KPI), chamado de indicador de desempenho, em português, é um valor mensurável que demonstra a eficiência com que uma empresa está atingindo os principais objetivos de negócios. As organizações usam KPIs em vários níveis para avaliar seu sucesso em atingir os objetivos.
Os KPIs de alto nível podem se concentrar no desempenho geral da empresa, enquanto os KPIs de baixo nível podem se concentrar em processos ou na performance de funcionários em departamentos como vendas ou marketing.
Um KPI é tão valioso quanto a ação que inspirou sua criação. Com muita frequência, as organizações adotam cegamente os KPIs reconhecidos pelo seu setor de atuação e depois se perguntam porque eIes não refletem seu próprio negócio e não trazem nenhuma mudança positiva, ao serem medidos.
É muito mais provável que informações sucintas, claras e relevantes sejam absorvidas e postas em prática de forma eficiente, se você estudar quais processos são realmente relevantes para seu negócio, e não apenas copiar as práticas do mercado, sem a devida adaptação à sua realidade.
Os KPIs são os responsáveis por mostrar ao gestor se o caminho escolhido pela empresa está sendo seguido ou se é preciso fazer ajustes.
Nesse contexto, vale acrescentar um pouco de tecnologia ao uso das ferramentas de gestão empresarial citadas.
Com o STRATWs One você poderá definir e acompanhar os KPIs de seu negócio, promovendo uma troca de informações transparente para que as pessoas entendam seu planejamento estratégico e o coloquem em prática com mais facilidade.
Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One
Baixe nosso e-book gratuito e saiba mais sobre a execução do planejamento estratégico: A importância do planejamento estratégico empresarial