Metodologias de Gestão

Descubra quais são os indicadores de desempenho mais utilizados

Descubra quais são os indicadores de desempenho mais utilizados

Publicação : 03/08/2018

Por Siteware

9 min

Quais os indicadores de desempenho mais utilizados
Quais os indicadores de desempenho mais utilizados

(Clique no play para ouvir o áudio do nosso post sobre quais são os indicadores de desempenho mais utilizados. Dê sua opinião nos comentários!)

Como qualquer outro empreendedor, você quer que a sua empresa cresça e, para isso, é preciso avaliar constantemente o desempenho, saber se está alcançando as metas que foram traçadas no planejamento estratégico. Saber quais são os indicadores de desempenho mais utilizados é fundamental para conseguir fazer um bom acompanhamento dos negócios.

Neste post você vai conhecer exemplos de indicadores de performance e entender melhor como usar cada um deles.

Que tal começar acompanhando este vídeo?

O que são indicadores de desempenho?

Também conhecidos como KPIs (Key Performance Indicators), trata-se de parâmetros que conseguem ajudar os empresários a descobrirem se o caminho que está sendo seguido no negócio é, de fato, a melhor opção para o momento.

Esses indicadores de desempenho podem oferecer resultados quantitativos e também qualitativos, ajudando a empresa a ter o máximo de informações possíveis. Assim, ela consegue melhorar ou modificar a estratégia de acordo com esses dados.

Saber quais são os indicadores de desempenho mais relevantes para cada informação que se deseja saber é fundamental para ajudar na tomada de decisão dentro da empresa. Afinal, só conseguimos administrar, melhorar ou modificar as decisões a partir do momento em que temos um parâmetro nos dando direcionamento sobre o caminho que estamos seguindo.

Veja, agora, quais são os indicadores de desempenho mais utilizados!

Quais são os indicadores de desempenho mais utilizados?

Quais os indicadores de desempenho mais utilizados

Quer começar hoje mesmo a melhorar os resultados da sua empresa usando indicadores de desempenho? Então, comece pelos que são mais utilizados pelas empresas. Veja quais são!

1. Indicadores de lucratividade

Este é um dos indicadores de desempenho mais utilizados. Apenas verificar que a empresa está tendo resultados positivos no fim do mês não é o suficiente para determinar sua saúde financeira. É preciso usar indicadores financeiros adequados. É necessário calcular os lucros, pois é com esse indicador que você saberá se a empresa está ou não tendo os resultados esperados.

O lucro é calculado de acordo com uma porcentagem, e é preciso ir além de saber somente que essa porcentagem é positiva para ter a certeza de que a empresa está indo bem. Desse lucro, é preciso retirar o dinheiro para os gastos fixos e variáveis. Só depois de tudo é que você saberá se o investimento está ou não valendo a pena.

Levando isso em conta, o índice de lucratividade pode ser obtido pela fórmula:

(lucro líquido / receita de vendas) x 100

Por exemplo, se sua empresa vender R$ 100 mil e tiver um lucro de R$ 5 mil, então isso quer dizer que o índice de lucratividade foi de 5%.

Para saber qual foi seu lucro líquido, subtraia do total de receitas todos os custos e despesas da empresa (esse resultado corresponde ao lucro bruto). Depois, subtraia também os impostos e outras tributações.

2. Indicador de eficácia

Esse tipo de indicador tem como principal objetivo mensurar a satisfação do cliente com a sua empresa. O KPI pode ser o resultado de uma pesquisa feita por meio da internet, com envio de e-mails ou mesmo na própria empresa.

Por meio dele, é possível saber se o cliente recomendaria a sua solução para outras pessoas, se compraria novamente na sua empresa, se o atendimento foi adequado, entre outros aspectos. Pode ser usado como uma forma de pós-venda e descobrir se a solução que o cliente adquiriu está tendo os resultados desejados.

Você sabe quais os indicadores de desempenho mais usados para isso? Um deles é a pesquisa NPS – Net Promoter Score. Nessa pesquisa, usa-se uma única pergunta como esta: Em uma escala de 0 a 10, qual a possibilidade de você indicar nossa empresa para um amigo?

As respostas indicarão não apenas a satisfação dos clientes, mas também sua fidelidade e lealdade à marca. Quem dá notas 9 ou 10 é considerado promotor da empresa, notas 7 e 8 são neutros e 6 ou menos são detratores da marca.

3. Indicador do valor de ticket médio

Esse é um dos indicadores de desempenho mais utilizados pelas organizações para a área de vendas. Ele tem como principal função medir e entender como funciona a dinâmica de vendas.

Usando o indicador do valor de ticket médio, você é capaz de identificar, por exemplo, quais são os clientes que mais compram da sua empresa e os mais fiéis, ao comparar seu ticket médio com a média dos outros clientes.

Dessa forma, é possível oferecer um atendimento diferenciado, melhorando a experiência deles e, assim, reduzir as chances deles irem para a concorrência.

Para calcular o ticket médio use a seguinte fórmula:

faturamento em determinado período / quantidade de clientes ativos no período

Use o nosso kit de ferramentas para usar os indicadores a favor da sua gestão estratégica:

4. Indicador de turnover

Empresas que apresentam uma grande taxa de turnover podem apresentar problemas de valorização da empresa por parte dos funcionários, problemas na liderança, ou até mesmo no clima organizacional. Essas questões internas podem afetar o atendimento do cliente, algo muito perigoso.

E como calcular o grau de turnover dos funcionários? Esse cálculo é simples de ser feito: basta calcular o tempo médio que cada funcionário permaneceu na empresa.

É possível usar a fórmula clássica dividindo por dois a soma do número de demissões e do número de admissões. Esse resultado, por sua vez, deve ser dividido pelo total de funcionários que estão cadastrados na empresa.

5. Indicadores estratégicos

Se você deseja saber quais são os indicadores de desempenho mais usados para saber se as metas estão sendo atingidas, aqui está a resposta. Cada empresa define os indicadores estratégicos mais importantes para o seu negócio, em função de seu planejamento estratégico.

Vamos supor que a meta estratégica para o ano é aumentar a capacidade de produção da empresa em 25%. Isso significa que, para cada mês, essa capacidade deve aumentar em uma média de 1% (o cálculo das porcentagens é composto)

Em alguns meses pode ser menos que isso e em outros mais, porém, é importante se manter dentro dessa média e verificá-la sempre. A partir dos indicadores, é possível saber se é necessário modificar esse processo ou se é possível aperfeiçoá-lo.

Veja mais dois exemplos de quais indicadores de desempenho são muito usados:

  • Market Share: porcentagem do mercado que a empresa domina;
  • Churn Rate: taxa de clientes que desistem da empresa em determinado período, muito usado por empresas que tem receitas recorrentes, como escolas e academias.

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