Processos

O que é gestão de estoque: definição, importância e 7 dicas para ser mais eficiente

O que é gestão de estoque: definição, importância e 7 dicas para ser mais eficiente

Publicação : 26/09/2019

Por Siteware

7 min

que é gestão de estoque
que é gestão de estoque

Você sabe o que é gestão de estoque? Como você tem feito esse tipo de gestão na sua empresa?

Com um mundo cada vez mais globalizado e marcado pela alta competitividade, conseguir se destacar é um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas atualmente.

Na busca pela vantagem competitiva, conseguir atender às demandas dos clientes no momento e na quantidade certa pode significar um diferencial decisivo para o sucesso.

Para que isso aconteça, o estoque é um dos aspectos de negócio que merece atenção especial. A má gestão deste setor pode colocar em risco a sobrevivência da sua empresa.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para esclarecer o que é gestão de estoque, sua importância para os negócios e quais dicas você deve seguir para implementar esse tipo de gestão com eficiência.

Continue a leitura e saiba como suprir as necessidades da empresa e dos clientes sem comprometer seus recursos de maneira desnecessária e alcançar uma posição de destaque perante a concorrência.

Leia também: Indicadores de gestão de estoque: confira os 6 principais e saiba como aplicá-los

O que é gestão de estoque?

A gestão de estoque é o momento em que a empresa consegue promover a organização e o controle de suas mercadorias em determinado espaço e tempo.

Com ela é possível compreender melhor suas demandas e determinar as necessidades de reabastecimento.

A intenção da gestão de estoque é evitar a falta ou o excesso de mercadorias, pois isso pode representar prejuízos para o caixa da empresa.

A gestão de estoque pode ser entendida também como o processo que envolve a definição do tipo de estoque a ser utilizado, as metodologias de organização e a realização de inventário.

Assim, a gestão de estoque tem como objetivo alcançar o equilíbrio entre compras, armazenamento e entregas. Para isso, é feito o controle de todas as mercadorias que entram e saem e da frequência com que isso acontece.

Confira em nosso blog: Conheça os 5 principais indicadores de desempenho na armazenagem

Por que a gestão de estoque é importante?

Como vimos anteriormente, a gestão de estoque procura garantir o armazenamento de quantidades ideais para sustentar as atividades da sua empresa; nem para mais, nem para menos.

Essa prática é determinante para que você obtenha sucesso com o seu negócio. Ela possibilita que todas as demandas sejam atendidas, inclusive nos períodos de baixa ou de alta procura por seus produtos.

A gestão de estoque é importante também para assegurar a continuidade das operações e a otimização dos recursos disponíveis, o que gera redução de custos e aumento da produtividade.

Leia mais: Para que serve, como calcular e o que é KPI de logística

7 dicas para uma gestão de estoque eficiente

Agora que você já sabe o que é gestão de estoque e porque ela é importante para os negócios, veja a seguir 7 dicas de como implementá-la com eficiência na sua empresa:

1 – Localização

A primeira dica é saber escolher o local para armazenar suas mercadorias. Uma escolha equivocada pode gerar desperdícios devido ao acondicionamento inadequado dos produtos.

Além disso, é importante que os estoques estejam a uma distância ótima tanto da produção quanto dos locais de distribuição.

2 – Produtos

Procure definir com quais produtos você trabalha e quais as quantidades, mínimas e máximas, você deverá manter em estoque para cada produto. Assim, você consegue evitar o ônus tanto da falta quanto do excesso de mercadorias.

3 – Rotatividade

Nesta dica de gestão de estoque, é extremamente importante que você fique atento à rotatividade dos produtos que você comercializa.

Quais costumam sair mais? E quais saem menos? Há sazonalidade? Quais produtos representam maior lucratividade para a empresa?

4 – Periodicidade

Com que frequência você precisa repor o seu estoque? Esse é um aspecto bastante relevante para uma gestão de estoque eficiente.

5 – Layout

Assim como a localização, o layout do estoque também é importante.

Ele precisa ser pensado de forma a contribuir para o fluxo das mercadorias, reduzir o tempo de transporte e movimentação, evitar quebras e garantir o acondicionamento adequado dos produtos.

Nas prateleiras, o layout escolhido precisa facilitar a compra dos clientes e induzi-los a adquirir outros produtos.

6 – Inventários

Procure fazer inventários do seu estoque periodicamente. O objetivo é assegurar que a quantidade de mercadorias registrada no sistema esteja de acordo com o que conta no estoque físico.

7 – Fornecedores

Busque por fornecedores de confiança, que cumpram os prazos acordados e que ofereçam boas condições de pagamento. Mais que isso, mantenha um bom relacionamento com eles.

A análise ABC é uma tradicional técnica de gestão de estoques, você conhece? Então, confira este vídeo do canal Aprendendo Gestão:

Gostou de saber mais sobre o que é gestão de estoque? Então que tal colocar em prática as dicas que citamos aqui? Faça isso e passe a gerenciar o seu estoque de maneira mais eficiente!

Saiba mais: O que são indicadores de desempenho logístico: 5 exemplos para usar em sua empresa

O STRATWS One é um software de gestão de performance corporativa que ajuda a criar e compartilhar indicadores de desempenho, assim, você poderá controlar seus estoques (e diversos outros processos de seu negócio) com muito mais facilidade.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!

Quer começar a usar KPIs em seu negócio agora mesmo? Então, baixe nosso e-book gratuito: Como criar seu dashboard de indicadores de desempenho em 3 dias 

Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *